Programa
Dia 07/10/2014
|
|
7h15 - 8h00 |
Credenciamento / Welcome coffee |
|
8h00 - 8h20 |
Abertura |
|
8h20 - 8h50 |
As diretrizes de negócios na indústria de embalagem hoje e amanhã (*)
Thomas Schneider
Presidente da WPO - World Packaging Organisation |
|
8h50 - 9h40 |
Visão estratégica sobre os drivers de competitividade da indústria de embalagens em seus negócios (*)
Thomas Reiner
Sócio-Diretor da Berndt+Partner GmbH
Um panorama estratégico da indústria de embalagens no mundo
Onde estão as forças e as fraquezas do setor
Como avaliar a evolução e amadurecimento desta indústria globalmente
Como uma empresa pode ser competitiva neste cenário
|
|
9h40 - 10h30 |
Renda e consumo: o que esperar para os próximos anos
Fernando de Holanda Barbosa Filho
Professor e Pesquisador do IBRE - FGV
O panorama econômico social do Brasil
Os reflexos da maior presença da mulher no mercado de trabalho e do envelhecimento populacional
A relação do consumo com a renda e o crédito e perspectivas para os próximos anos
|
|
10h30 - 11h00 |
Momento Networking e visita à exposição |
|
11h00 - 11h45 |
A embalagem à frente na competitividade (*)
Marco Bernasconi
Vice-Presidente Global de Embalagem da Nestlé
Como fazer da embalagem o elemento estratégico de valor de marca em uma grande corporação
Como desenvolver soluções competitivas num mercado altamente sensível a preço
Como entregar valor aos consumidores por meio da embalagem fortalecendo os valores da empresa
|
|
11h45 - 12h30 |
Os rumos do setor de alimentos industrializados no Brasil
Sylvia Leão
Vice-Presidente de Marketing e Inovação da BRF
Tendências em desenvolvimento de produtos nos mercados de atuação da empresa
|
|
12h30 - 14h00 |
Almoço e visita à exposição |
|
14h00 - 14h45 |
A sustentabilidade como ferramenta de competitividade
Ana Galego
Gerente Regional de Sustentabilidade de Embalagens da Unilever
Como a empresa vê o futuro do seu segmento de atuação, calcado na premissa da sustentabilidade, e como isso transformará o mercado
|
|
14h45 - 15h30 |
Prototype to Learn - Case de sucesso por meio do Design Thinking (*)
Jonathan Dien – Sócio e Designer da Gravitytank
Jason Boon – Gerente Global de Design da Kimberly-Clark
Busca-se com esta palestra trazer ao mercado brasileiro um maior conhecimento sobre a metodologia internacionalmente conceituada do Design Thinking orientada tanto para a busca de soluções de problemas de performance de produtos / embalagens ou mesmo de processos, como metodologia para a assertividade nos processos de inovação.
Entendendo a grande tendência mundial de aplicação do Design Thinking como metodologia para solucionar problemas e orientar de forma consistente e certeira os processos de inovação em produtos e embalagens ou a busca de melhoria em fluxos operacionais.
Jason e Jonathan vão partilhar o seu trabalho usando como exemplo a Kimberly-Clark que utilizou essa abordagem para apoiar a transformação da empresa que partiu de um foco em produtos para um foco em experiências de consumo. Além de proporcionar uma melhor compreensão dos consumidores, a tangibilidade da Prototipagem ajuda as equipes a contar histórias dentro de suas empresas e assim construir a convicção necessária para trazer inovações ao mercado.
|
|
15h30 - 15h50 |
Momento Networking e visita à exposição |
|
15h50 - 16h20 |
Desenvolvimentos recentes de adesivos com ou sem solvente para laminação de embalagens flexíveis (*)
Volker Dreja
Gerente de Negócios Europeu e Mundial de Adesivos para Embalagens Flexíveis da COIM |
|
16h25 - 16h50 |
O que os consumidores realmente querem? Tendências globais de consumo alinhadas com inovação de produtos (*)
Alessandro Bulfon
Diretor Geral da Divisão de Máquinas para Bens de Consumo da Coesia
Um olhar profundo para as últimas tendências mundiais de consumo
Alguns exemplos de como diferentes empresas ao redor do mundo transformam tendências em vantagem competitiva
|
|
16h55 - 17h25 |
Mudança de paradigma e marketing do vidro: B2B e B2B2C (*)
Saga Shoffner
Vice-Presidente de Comunicações Globais e Marketing de Marca da Owens-Illinois (O-I)
Movimentação de commodity para valor
Mudança de percepção e início do movimento
O molho secreto |
|
17h30 |
Encerramento |
|
Dia 08/10/2014
|
|
7h15 - 8h30 |
Welcome coffee |
|
8h30 - 8h50 |
Abertura |
|
8h50 - 9h40 |
Os rumos do varejo no Brasil com foco na operação estratégica dos multicanais
André Svartman
Gerente Geral de Marketing Varejo do GPA
Quais são os pilares da estratégia de multicanais
Quais os direcionamentos que a estratégia de multicanais traz para as indústrias de bens de consumo e embalagens
A visão do GPA em relação ao comportamento e os anseios dos consumidores brasileiros e a dinâmica de compras
Como o GPA enxerga o desenvolvimento do varejo no Brasil
|
|
9h40 - 10h30 |
A inovação como aliada da competitividade
Alexandre Sanchez
Vice-Presidente de Operações da Brasil Kirin
|
|
10h30 - 11h00 |
Momento Networking e visita à exposição |
|
11h00 - 11h45 |
Mondelēz International: Os principais desafios na América Latina sob o ponto de vista da indústria de snacks (*)
Sergio Perelman
Diretor de Desenvolvimento e Pesquisa de Embalagens para a América Latina da Mondelēz
Como a Mondelēz International vê a dinâmica do mercado de snacks na América Latina
Quais são os principais desafios que esta indústria enfrenta
Como esses desafios são traduzidos em estratégia de embalagens para snacks
Como esta estratégia é traduzida em desafios para a cadeia de valor da embalagem
|
|
11h45 - 12h30 |
Tendências em desenvolvimento dos mercados de atuação e produtos
Camille Kaufmann
Gerente Regional de Desenvolvimento de Embalagens, Inovação e Melhoria Contínua da Reckitt Benckiser
As oportunidades para os produtos de higiene doméstica no Brasil e como a Reckitt Benckiser está cumprindo as novas exigências de mercado
|
|
12h30 - 14h00 |
Almoço e visita à exposição |
|
14h00 - 14h45 |
Buscando a diferenciação para entregar valor às revendedoras e aos consumidores
Camila Storel
Gerente Senior de NPE & D da Avon |
|
14h45 - 15h30 |
Encontrando o mercado do futuro agora: posicionando-se à frente da concorrência (*)
Seth Starner
Presidente da NewNorth for Innovation
Esta palestra trará um olhar para o futuro. Se 65% das profissões do futuro ainda não foram inventadas, quais dinâmicas de negócios estarão por traz delas e como isto poderá impactar empresas calcadas nos modelos tradicionais? Como será a dinâmica dos negócios na era da tecnologia, interação, e práticas mais enxutas e extremamente dinâmicas de atuação? É possível se aliar a elas?
As novas dinâmicas de mercado, como start ups, incubadoras, processos de cocriação: o que trazem de diferente para o ambiente de negócios.
Como sua empresa pode se beneficiar destes novos modelos, formando parcerias para ganhar agilidade e potencializar os processos de inovação.
Os métodos que são utilizados para esse tipo de estudo e como implantar algumas ações dentro das organizações.
Estudo de caso: o olhar da Amway para as novas dinâmicas de negócios.
A compreensão de como olhar para o mercado de uma maneira mais abrangente e assim se colocar à frente da concorrência. Ferramentas básicas para compreender que o ‘design thinking’ aplicado como ferramenta para desenvolvimento de projetos tem um papel importante no auxílio à criação de valor e crescimento das empresas.
|
|
15h30 - 15h50 |
Momento Networking e visita à exposição |
|
15h50 - 16h20 |
Inovar para servir o cliente e gerar novos negócios para a cadeia do plástico
Márcia Pires
Pesquisadora Sênior da Braskem
Conheça o papel da inovação dentro de uma indústria química e petroquímica e sua contribuição para o constante desenvolvimento do mercado de embalagens, com foco em Polietileno e Polipropileno.
Descubra como a inovação pode ser uma ferramenta essencial para a solução de desafios enfrentados pelo mercado.
Conheça também o processo de inovação dentro da Braskem e como, com base em sua experiência e conhecimento, a empresa se dedica a entender as necessidades de seus clientes e, de maneira colaborativa, entregar grandes novidades para o setor.
|
|
16h25 - 16h50 |
Protegendo a sua marca - Tendências em regulações de segurança de alimentos para embalagens: uma perspectiva global e para a América Latina (*)
Monika Tönnießen
Gerente de Segurança de Produtos e Assuntos Regulatórios | Europa da Henkel |
|
16h55 - 17h20 |
A ciência por trás das mais modernas tecnologias de impressão e etiquetagem inline (*)
Jose Gomes
Vice-Presidente América Latina da Videojet |
|
17h30 |
Encerramento |
|
(*) Palestras com tradução simultânea