Embalagens funcionais: entenda por que o mercado não pode ignorá-las
20/02/2020
Você conhece algum cliente que aceitaria um produto em uma embalagem amassada, rasgada ou com qualquer outro tipo de problema? Certamente, não! Por isso, é muito importante que as empresas invistam em embalagens funcionais, seguras e resistentes.
Quando a compra é feita pela internet, isso se torna ainda mais indispensável. Afinal, o consumidor não pode ver a embalagem no momento da compra, como faz quando vai ao supermercado, por exemplo. Além disso, há também uma expectativa em torno da entrega do produto. Imagine como seria ruim se ele não conseguisse abrir a embalagem por dificuldade ou defeito?
Situações frustrantes como essas podem fazer com que o público perca a confiança em uma marca e, até mesmo, repense suas preferências na próxima compra. Assim, as embalagens devem ser pensadas para gerar ao consumidor uma experiência satisfatória, despertando nele a vontade de adquirir mais produtos da empresa.
Nesse contexto, a funcionalidade pode ser fundamental
Toda embalagem cumpre dois princípios básicos: proteção e conservação de um produto. Mas, além disso, ela pode ter objetivos mais específicos, como contribuir com o consumo ou facilitar o transporte, por exemplo. Ter uma função específica torna-a mais útil e atrativa para o consumidor — é o caso de um iogurte que vem acompanhado de uma colherzinha para que a pessoa possa tomá-lo em qualquer lugar. Isso faz com que o produto supere a expectativa do cliente, gerando uma experiência positiva.
Embalagens funcionais podem aliar praticidade, segurança e sustentabilidade, sendo uma ótima alternativa para as marcas que desejam criar um diferencial para os seus negócios e se aproximar de seus públicos. Elas também podem reduzir os custos do processo produtivo, bem como estimular os consumidores à prática do reaproveitamento e da reciclagem, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente.
Para ilustrar essa situação, vamos apresentar alguns cases em que as embalagens funcionais impactaram os negócios.
Naturágua: embalagem funcional traz praticidade e economia
Para facilitar a vida dos consumidores e aumentar sua participação na economia circular, a Naturágua lançou recentemente uma embalagem de água mineral que alia praticidade, logística e sustentabilidade. A nova garrafa PET de 500 mililitros pesa apenas 9 gramas, bem mais fácil de carregar do que os modelos tradicionais, que variam de 13 a 15 gramas.
A garrafa mais leve permite também uma redução no custo e tempo de transporte do produto, com o carregamento de mais caixas por vez. Assim, a marca apresentou uma embalagem mais sustentável, com ganhos em todas as etapas do ciclo produtivo.
Em relação à fabricação em si, a Naturágua trouxe da Alemanha uma inovação tecnológica: um maquinário em linha única de sopro e envase fabricado pela Krones, uma das principais fornecedoras de linhas de engarrafamento para bebidas no mundo. O equipamento (pioneiro no segmento de águas na América Latina) faz todo o processo — desde a confecção da garrafa até o envase, rotulagem e empacotamento —, garantindo mais capacidade produtiva e qualidade ao produto final.
Natura Lumina: embalagens com benefícios de ponta a ponta
A Natura investiu em duas inovações tecnológicas no desenvolvimento das embalagens para uma de suas linhas de produtos para cabelos: a Natura Lumina. As novidades consistem em um selo com membrana olfativa — que permite ao consumidor sentir a fragrância do produto sem a necessidade de abrir a tampa — e um sistema VENT, que equaliza a pressão da embalagem, impedindo o vazamento e o rompimento do frasco.
Combinando praticidade e segurança, a embalagem otimiza o relacionamento entre consultoras e clientes na hora da venda, além de proporcionar maior funcionalidade e segurança no uso diário.
Em termos estéticos, o selo de segurança por indução com sistema VENT não interfere no design da embalagem, associando-se a ela de forma harmônica. Ele também contribuiu para que a Natura garantisse o Ouro no Prêmio ABRE 2019, na categoria Tecnologia – Produtos em geral.
Usabilidade: Sundown
A nova embalagem de Sundown, na versão da linha Praia & Piscina, foi pensada para agradar até mesmo os consumidores mais exigentes. A primeira novidade é um grip (pontinhos em alto relevo) nas duas laterais do frasco, que permite segurar o protetor com mais firmeza, diminuindo as chances de queda e, consequentemente, de desperdício.
A segunda mudança é um duplo dosador: de um lado sai a quantidade ideal para o rosto e, do outro, para o corpo. Para liberar o filtro solar, é só apertar uma das extremidades na parte superior da tampa. Além de ser mais prático, esse novo dispositivo ajuda o consumidor a economizar no uso do produto.
A versão Praia & Piscina possui também a linha Kids, com filtros coloridos e fragrância de tutti-frutti e uva, oferecendo proteção para toda a família.
Além desses exemplos, existem várias outras formas das marcas inovarem em suas embalagens, proporcionando experiências mais satisfatórias aos consumidores. É importante lembrar que embalagens recicláveis e reutilizáveis também são consideradas embalagens funcionais e podem engajar os consumidores na preservação do meio ambiente.