Quando é o momento de renovar as embalagens da sua marca?
05/03/2020
As inovações tecnológicas das últimas décadas vêm transformando o mundo e as pessoas de um modo cada vez mais constante e veloz. E isso exige das marcas uma atenção maior em relação às tendências de comportamento dos consumidores, que também se modificam com rapidez. Para lidar com isso e se adequar às necessidades do público, é preciso revisar as estratégias sempre que necessário, oferecendo inovação e criatividade em produtos e serviços. Nesse sentido, as embalagens são fundamentais.
Ao renová-las de alguma forma, alterando suas cores, formato ou seu próprio conceito, a empresa consegue trazer mais frescor para seus produtos, atraindo novos olhares e despertando o interesse dos consumidores já fidelizados. Mas quando exatamente é a hora de mudar?
Essa é uma dúvida que acompanha as marcas e deve ser avaliada em parceria com designers. Afinal, uma decisão equivocada pode resultar em embalagens não aprovadas pelos consumidores, comprometendo o posicionamento no mercado. Cada negócio tem sua própria história, cada produto está inserido em um diferente contexto, e tudo isso precisa ser levado em conta no momento de aplicar a estratégia.
Neste artigo, conheça algumas marcas que já percorreram esse caminho e fizeram mudanças que agregaram valor aos seus produtos!
TNT: quando o novo momento da marca precisa ser expresso
A TNT estava vivendo um novo momento na sua história, em que conceitos relacionados à resistência e diversidade passaram a ser mais valorizados. Pensando nisso, a marca lançou uma nova identidade visual para as suas latas de drinks energéticos, inspirada na verticalidade do meio urbano, com seus altos prédios e grafites, e no próprio storytelling da marca, centrado nos ideais de força e autoafirmação.
O redesign preza pela unidade de cores e formas, com o vermelho e a verticalidade em primeiro plano, funcionando como elemento de coesão entre todos os modelos. Cada um deles corresponde a uma variante de sabor, que é expressa por sua respectiva cor de apoio, sem alterar as formas da embalagem. Além disso, a marca se identifica muito com seu público por meio das subculturas urbanas, cujos códigos visuais e verbais foram apropriados pela TNT de maneira singular, enfatizando questões de identidade.
Como toda a extensão da lata (frente e verso) foi aproveitada para comunicar o novo design, a embalagem proporciona uma maior unidade para a apresentação da marca nos pontos de venda. O resultado positivo foi reconhecido com o Ouro no Prêmio ABRE 2019, na categoria Design Gráfico – Redesign Alimentos e Bebidas.
Casa Granado: novo frasco e cores vibrantes ganham mais atenção
Para despertar um interesse maior com a embalagem do seu sabonete de glicerina, a Casa Granado recuperou o aspecto gráfico do frasco lançado em 1915 e criou um layout com cores vibrantes que dão um ar contemporâneo e evidenciam o contraste entre as diferentes fragrâncias da marca.
A embalagem ganhou um novo formato e volume de 300 ml e seus rótulos chamaram mais atenção nos pontos de venda após a Casa Granado aplicar um acabamento em verniz fosco, protegendo a impressão, e um verniz UV localizado.
Em 2019, o frasco, com layout 100% tipográfico, conquistou o troféu de Prata no Prêmio ABRE, na categoria Design Gráfico – Redesign Produtos em Geral.
Skol: ações especiais impressas em novas embalagens
Já é tradição a Skol desenvolver edições especiais das suas embalagens. No final de 2019, a marca estampou nas suas latas de cerveja algumas gírias que são comumente utilizadas nas redes sociais, como “Arroba”, “Fanfiqueira”, “Biscoiteira”, “Afrontosa”, “Atenta” e “Embuste”. Há também a explicação de cada um dos termos e alguns símbolos relacionados a eles.
A nova coleção é baseada na websérie “Tour das Tours”, que foi lançada recentemente pela Skol e é uma espécie de “novela social” inspirada nas postagens do Lana Del Rey Vevo (LDRV), um grupo do Facebook com milhares de membros.
Leite Moça Light: frases especiais dão leveza à embalagem
Nesta edição limitada das embalagens de leite condensado Moça Light, da Nestlé, consumidores puderam remover o tradicional rótulo de papel da marca para ver artes especiais. As ilustrações e mensagens divertidas que são reveladas atingem o público positivamente, criando vínculos emocionais ao brincar com os sentimentos gerados pelos doces feitos com o ingrediente.
As latas são colecionáveis e podem ser utilizadas de várias maneiras, como porta-objetos e vasinhos — algo que a própria Nestlé incentiva em seu site e nas redes sociais. O impacto visual é proporcionado pela tipografia e pela mistura de cores vivas, como azul, rosa e amarelo, ajudando a transformar as embalagens em itens de desejo.
Como é possível perceber, não existe um momento específico para renovar as embalagens. Isso vai depender de uma série de fatores, como o tempo de atuação da marca, o posicionamento do produto no mercado e a forma de se comunicar com os consumidores. Assim, cada marca precisa avaliar as suas estratégias para aproveitar positivamente essa oportunidade.