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Brasil consome 13,3 bi de litros de cerveja


Com o lar se tornando o principal centro de convivência durante a pandemia, os reflexos desses novos hábitos de consumo já podem ser sentidos nos números levantados pela Euromonitor. O principal deles foi o consumo de cerveja, que no ano passado atingiu 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo.

Além disso, ela foi a bebida alcóolica com maior volume de vendas no Brasil, em 2020, seguida pela cachaça (398,8 milhões de litros) e o vinho (380 milhões de litros), de acordo com o levantamento. 

Detalhe: em termos de faturamento, o crescimento foi ainda maior, registrando 9,9% na comparação com 2019. As vendas de cerveja no varejo movimentaram um mercado de R$ 184,5 bilhões, impulsionado pela maior penetração das chamadas cervejas premium, geralmente as mais caras.

Para Carlos Lima, Sócio do TapTap, especializada em cervejas premium e artesanais,  sem dúvida esse tipo de cerveja tem contribuído para o aumento desses números. “Durante todo o ano passado realizamos entregas, via delivery, tanto das latas de cervejas premium com lotes exclusivos, quando growlers, com um litro dos chopes engatados em 16 torneiras, explica.

Outro estudo, realizado recentemente pela KPMG, mostra também que a retomada de crescimento tem sido alavancada principalmente pelo consumo de bebidas e alimentos, fazendo com que as indústrias e empresas que atravessam o atual momento ganhem mais fôlego. “Neste contexto, a pesquisa apontou um cenário em que não só há mais foco no consumo de produtos essenciais, especialmente durante a quarentena, mas também na compra de produtos que tragam bem-estar no lar, que passou a ser o novo centro de convivência”, conclui o Sócio Líder do setor de Alimentos e Bebidas da KPMG no Brasil, Mauricio Godinho.

(Fonte: Super Varejo, 28 de maio de 2021)

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