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Adimax é pioneira no setor pet food em adotar embalagem com antiviral


Há dois anos, os cuidados com a higiene revelaram um perfil de consumidor extremamente atento a atitudes do cotidiano que poderiam comprometer sua saúde e de sua família. Desde março de 2020, quando a Covid-19 se espalhou rapidamente pelo mundo, as pessoas passaram a prestar mais atenção em situações relacionadas à segurança sanitária e mudaram algumas práticas, visando minimizar os riscos de contaminação. Entre os hábitos adotados, a limpeza dos produtos que chegavam em casa passou a fazer parte da rotina, já que uma das formas de propagação deste e de outros vírus é através do toque com as mãos.

Mesmo que o uso de álcool 70% e detergentes seja considerado eficaz para esta finalidade, o processo de higienização consome tempo e não assegura que todas as superfícies das embalagens sejam completamente limpas, não anulando o risco de levar vírus, bactérias, germes e outros micro-organismos para dentro de casa. Para garantir que os produtos cheguem com segurança nos lares, a solução encontrada pela indústria são embalagens que oferecem proteção contra agentes causadores de doenças, agregando proteção e praticidade aos produtos.

“Durante todo seu ciclo, as embalagens passam pelas mãos de dezenas de pessoas, o que aumenta potencialmente o risco de disseminação de doenças infectocontagiosas. Imagine quantas pessoas as manipulam desde sua origem, quando saem das fábricas, passando pelos consumidores e chegando ao destino final após o descarte, quando são recicladas ou depositadas em um aterro sanitário?”, lembra Leonardo Dalmagro, gerente de desenvolvimento de embalagens da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil.

A empresa é pioneira no setor de pet food do país em adotar embalagens com aditivo antiviral em sua composição, capaz de reduzir o número de partículas virais infecciosas que têm contato com a superfície. Um importante valor agregado, uma vez que os produtos destinados aos animais de companhia estão cada vez mais presentes dentro dos lares. “Nosso novo projeto é resultado da busca constante da Adimax por alternativas para aprimorar seu produto final, alinhado ao seu propósito de cuidar das pessoas, assegurando o bem-estar e a saúde dos consumidores”, justifica Dalmagro.

A nova embalagem com aditivo antiviral da Adimax é produzida pela CANGURU, INCOPLAST e PLASTRELA. O produto com aditivo libera íons que atacam o vírus, provocando a ruptura e decompondo a membrana que o reveste, onde ficam todas as informações genéticas que permitem que ele entre nas células humanas. Desfeita essa membrana, o vírus deixa de existir, eliminando o risco de infecção. “Além de antiviral, a película confere ação antibacteriana e antifúngica na superfície da embalagem, favorecendo a proteção e saúde de quem a manuseia em todo o ciclo: indústria – consumidor — reciclagem. O momento pede transformação e estamos preparados para um futuro ainda mais seguro”, destaca Daiane Mazon, engenheira de produto da INCOPLAST, marca do Grupo Copobras e líder do mercado de embalagens pet food.

Além de reduzir a propagação da Covid-19, o aditivo tem eficácia de 99,68% contra bactérias, fungos, mofo, algas e bolor, comprovada por análise laboratorial da UNICAMP. As embalagens são aprovadas pela Anvisa para contato com os alimentos, pois o antiviral é aplicado e tem ação apenas na camada externa, não comprometendo a qualidade do seu conteúdo.

As embalagens com antiviral da Adimax serão introduzidas no mercado nos alimentos da linha Origens Light para cães de médio e grande porte e, gradativamente, disponibilizadas para outros produtos. Além do aditivo, as embalagens são inclusivas, pois possuem inscrição em braile, promovendo acessibilidade às pessoas com deficiência visual, um dos propósitos da empresa.

(Fonte: ABC da Comunicação, 04 de abril de 2022)

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