Ifood e Xprize se unem e criam competição para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis
23/05/2022
A foodtech iFood e a XPRIZE, que atua em competições de prêmios para acelerar avanços que beneficiam a sociedade, formalizam parceria para arrecadar US$ 20 milhões e realizar uma competição que estimulará inovações para o desenvolvimento de uma embalagem circular de alimentos para reduzir o impacto ambiental.
O concurso de embalagens circulares para alimentos será focado na pesquisa e desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica, como sacolas plásticas e filmes PVC. As propostas devem ser sustentáveis em grande escala, seguros para o consumo humano e para o ambiente.
O prêmio total será de US$ 10 milhões para as equipes selecionadas por juízes terceiros com base nas diretrizes do prêmio. O primeiro colocado receberá US$ 6 milhões, o segundo US$ 2 milhões e o terceiro US$ 1 milhão. Além disso, também será concedido US$ 1 milhão para os Milestone Prizes – prêmios concedidos para apoiar soluções de dimensionamento aos participantes que cumprirem metas ao longo da competição.
O iFood, como investidor desta competição de desenvolvimento tecnológico XPRIZE, também buscará atrair empresas, para que possam investir, juntos, US$ 20 milhões para viabilizar a concorrência para a busca de projetos inovadores de embalagens sustentáveis, além disso, desde julho de 2021, o CEO do iFood, Fabrício Bloisi, integra o conselho de inovação da XPRIZE e colabora para a criação de um futuro mais promissor para a humanidade.
“Hoje, muitas empresas já perceberam e outras começam a perceber que devem desempenhar um papel além de seus negócios, atuando diretamente na solução de problemas globais. Portanto, a agenda ESG tem sido e será cada vez mais abordada. Essa é uma das razões pelas quais estamos investindo na XPRIZE e difundindo seu conhecimento no Brasil”, diz Fabrício Bloisi, CEO do iFood e membro do conselho de inovação da XPRIZE.
“Entre tantas soluções que essa organização possibilitou, como a ZZAPPMALARIA – que usa Inteligência Artificial para erradicar a malária – precisamos estimular as empresas a investir no próximo desafio, além de incentivar que universidades e startups brasileiras se inscrevam na competição, para o Brasil fazer parte da liderança no desenvolvimento de projetos de pesquisa que vão ajudar a reduzir o uso de plástico e garantir um futuro mais promissor para o nosso meio ambiente”.
“O modelo XPRIZE de inovação de crowdsourcing é considerado extremamente relevante por aumentar o acesso a tecnologias exponenciais e democratizar a capacidade de qualquer pessoa para resolver os problemas mais urgentes do planeta”, finaliza Anousheh Ansari, CEO da XPRIZE.
(Fonte: EMBANEWS, 18 de maio de 2022)