Storytelling: a importância de contar boas histórias para conquistar consumidores
07/08/2019
Do que você mais gosta quando ouve uma boa história? Personagens interessantes? Uma trama envolvente? Uma lição positiva no final? Existem inúmeros motivos que fazem uma pessoa realmente se conectar com a mensagem por trás de uma narrativa.
Desde o período das pinturas rupestres estamos contando, vendo e ouvindo histórias. Livros, filmes, peças de teatro, músicas, fotografias, quadrinhos e videogames contribuem para a nossa busca por narrativas, mas elas não são encontradas apenas no mundo das artes. Diversas empresas investem no chamado storytelling para transmitir de maneira simples e eficaz uma mensagem sobre a marca, seus valores e consumidores.
Neste artigo você vai entender a importância desse recurso para divulgar seus produtos e serviços de uma forma que realmente conquiste as pessoas.
A arte do storytelling
O storytelling é uma técnica utilizada em propagandas e campanhas de marketing para comunicar uma ideia e cativar clientes. Em vez de simplesmente apresentar produtos e preços, a empresa cria uma narrativa convidativa, com personagens autênticos, para que o público possa ter uma experiência realmente única com determinado anúncio. É uma maneira de humanizar a organização e trazê-la para perto do cliente.
As pessoas não se lembram das propagandas comuns, mas sim daquelas que as fazem rir, chorar ou refletir ao contar histórias que gerem um sentimento de identificação. Um exemplo é essa premiada peça brasileira que aproximou a marca de lingerie Valisere de suas consumidoras, mostrando que ela conhecia seus problemas e tinha uma solução.
Estratégias de storytelling
Sabe aquela ideia de vender o furo na parede e não a furadeira em si? Muitas campanhas são eficientes em transmitir sentimentos e até estilos de vida associados a seus produtos. Mas, para gerar engajamento e retenção, o anúncio deve surpreender e inspirar. Nesse caso vale usar histórias dos próprios clientes com a marca, como fez a marca de açúcar Guarani.
Uma das capacidades do storytelling é transparecer da maneira mais honesta possível tudo aquilo em que a empresa acredita. Lembre-se: as pessoas gostam de adquirir produtos de marcas que defendem causas com as quais elas concordam. Para clientes fidelizados isso importa bem mais do que os preços cobrados. A Dove, por exemplo, divulgou uma poderosa reflexão sobre autoestima e aceitação da própria beleza.
Na era da internet, em meio a inúmeros conteúdos e informações, as pessoas estão cada vez mais dispostas a dedicar seu tempo àquilo que realmente lhes interessa. Nesse cenário as marcas precisam ser estratégicas e encontrar formas de comunicar sua mensagem com histórias atrativas e bem contadas.
Pensando nisso, aqui vão 5 dicas para quem quer investir em storytelling:
Os investimentos em realidades virtuais e aumentadas ainda não são amplos, mas a incorporação dessas novidades no varejo fica mais palpável a cada dia. Sua empresa está preparada?
1. Seja autêntico: clientes gostam de veracidade. Mantenha-se fiel à mensagem que a sua marca quer passar com o storytelling, usando detalhes e personagens reais.
2. Escolha os personagens certos: toda história tem heróis e vilões. No storytelling, os vilões podem ser os problemas dos seus clientes e os heróis devem ser as soluções que a marca dá a esses problemas. Defina um herói que a audiência possa se identificar e que personifique os valores da marca.
3. Use gatilhos mentais: nosso cérebro se lembra mais das informações quando elas vêm associadas a uma experiência sensorial. Se usadas de forma assertiva, palavras, cores e imagens podem estimular determinadas respostas.
4. Leve em conta o formato: além de desenvolver a história em si, pense em qual canal ela será melhor transmitida. Sua história funciona melhor em um post de redes sociais com 280 caracteres ou em uma série de vídeos para o YouTube?
5. Estruture sua narrativa com cuidado: toda boa história tem um início, um conflito e uma resolução. Atente-se também para o ritmo em que ela é contada, para manter seu público intrigado e envolvido até o final.
Lembre-se: para que conexões reais se estabeleçam o storytelling deve ser mais sobre seus consumidores do que sobre sua marca. Com planejamento e criatividade as empresas podem permanecer relevantes através de narrativas que fazem a diferença.