Crescimento do mercado e-commerce de bebidas estimula o desenvolvimento de embalagens no Brasil


A Termotécnica – uma das maiores indústrias de embalagens em EPS no Brasil – participou da Wine South America, de 21 a 23 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.  No evento a companhia está lançando as embalagens iPack (Intelligent Packaging) desenvolvidas especialmente para o transporte e proteção no mercado de bebidas. A Termotécnica desenvolveu uma solução patenteada de embalagem modular universal que pode acomodar vinhos, espumantes, destilados e cervejas e é facilmente destacada, transportando de 1 a 6 garrafas. A embalagem modular para bebidas comporta garrafas de todos os formatos e tamanhos e é muito aderente à comercialização por e-commerce.

O varejo on-line se transformou em preferência dos brasileiros durante a pandemia como principal opção na hora da compra. De acordo com informação da Confederação Nacional do Comércio, o e-commerce no Brasil deve fechar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões, um avanço de 38%. No caso dos vinhos, por exemplo, as vendas pela internet e as importações crescem a um ritmo forte devido ao grande número de distribuidoras on-line especializadas e grandes redes de varejo. O Brasil já é o 3º maior mercado do mundo, atrás da China e do Reino Unido, de acordo com o Wine Intelligence.

Frente ao cenário de crescimento do varejo digital de bebidas, o EPS tem sido uma excelente alternativa de embalagens para produtos de alto valor agregado por conferirem excelente acondicionamento e proteção no transporte. De acordo com o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo de Oliveira, “As embalagens iPack proporcionam ao mercado ganhos de processos consideráveis, possibilidades de comercialização pelo e-commerce, além de garantir total integridade do produto para o consumidor”.

(Fonte: Logos conexão, 19 de setembro de 2022)