ABRE

Mondelēz Brasil finaliza o primeiro ciclo do programa de inovação aberta, o Desembala, com soluções para o varejo


Após cinco meses de seleção, mentorias, networking e muita troca de experiência, o Desembala, programa de inovação aberta da Mondelēz Brasil, dona de marcas icônicas e amadas pelos brasileiros como Lacta, Bis, Trident, Oreo, Club Social, Tang, em parceria com a Liga Ventures rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas, finaliza o primeiro ciclo do projeto de aceleração com a escolha de sete startups com soluções para o varejo. Foram mais de 200 startups inscritas, sendo que, para mais de 20% dessas, foi a primeira oportunidade de engajamento com uma grande empresa.

O picth day Desembala contou com a presença da equipe da Liga, do alto escalão da empresa e o presidente da companhia, Liel Miranda, que se mostrou impressionado com os 18 projetos apresentados pelas equipes finalistas. “É uma tendência as empresas olharem as dores mais próximas, que é o que fizemos no picth day. É a partir daqui que iremos expandir e, de fato, liderar o snack do futuro, que é parte do nosso propósito. Essa iniciativa nos faz ter ainda mais vontade de aprender com quem realmente sabe muito mais que nós. Assistindo a cada apresentação, vejo o quão estávamos com uma visão restrita. Saio desse dia com a inspiração de construir algo novo. Com certeza, o que promovemos aqui, veio para ficar”, comenta Liel Miranda, presidente da Mondelēz Brasil.

Para Allan Carniel, dá CEO Neokohm, o engajamento da companhia com o programa foi algo inédito “Em todos esses anos participando de pitches é a primeira vez que me deparo com uma liderança em peso presente. Fiquei impressionado com o engajamento do time da Mondelēz Brasil, presidente, vices-presidentes, diretoria, todos participando ativamente de um momento de inovação e isso não é comum e mostra como a inovação é uma prioridade para a companhia” comenta.

Para Ronaldo Palermo, VP Executivo Brasil da startup Mediar, também uma das selecionadas que fará parte do programa nos próximos nove meses, a oportunidade é positiva não só para a companhia e para as startups selecionadas, mas para o mercado de varejo como um todo. “Estamos desenvolvendo soluções de Data Analytics que impactarão a forma de consumo no varejo. Conseguiremos entender, com muito mais precisão, os desejos do consumidor, oferecendo o produto certo, no momento certo”, explica Ronaldo.

Após uma longa análise, a companhia selecionou suas principais dores e as dividiu em categorias. Assim, além do Data Analytics nos pontos de vendas, o Desembala ainda contou com outras cinco divisões, sendo elas: Análise e monitoramento de desempenho de marcas; Rota de consumo com foco em bem-estar; Planejamento e execução de novos produtos; Soluções Omni Trade Marketing e Data Insights Transportes. Inicialmente, seriam escolhidas quatro startups para trabalhar com a companhia, mas, diante dos projetos apresentados, o time de executivos da Mondelēz Brasil optou por não impor limites e, dos 18 finalistas, sete irão fazer parte do Desembala nos próximos nove meses.

“Para acelerarmos cada uma dessas áreas e promover um hub de inovação na empresa, nós iniciamos com investimento de R$ 1 milhão de reais em 2021 e, até o final de 2022, a previsão é que esse valor ultrapasse os R$ 2 milhões. Com esse movimento, nós avançamos no fortalecimento do nosso ecossistema, para torná-lo mais competitivo, inovador e conectado com as demandas do negócio. As startups vencedoras ganham muito com as mentorias e o investimento financeiro e a possibilidade de aplicar em ambiente real as soluções desenvolvidas em conjunto, e nós, ganhamos com o talento e criatividade desses empreendedores, impactando diretamente na cultura da empresa”, explica Gleydson Pereira, Gerente de Procurement e Inovação Aberta da Mondelēz Brasil.

O programa Desembala traz altas expectativas. Além de encontrar soluções para as dores da empresa, proporciona às equipes a oportunidade de ter contato com um ambiente de inovação de maneira ágil e intensa e ainda impulsiona os negócios de pessoas extremamente talentosas e criativas. “Como empresa, temos um compromisso com a sociedade brasileira de desenvolver e incentivar a transformação em todas as frentes. Assim, através de iniciativas como o Desembala estamos possibilitando a conexão dos empreendedores a uma rede de parceiros e investir para que possam impulsionar seus negócios, por meio de trocas, mentorias e co-criação, o que nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, finaliza Gleydson.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o sucesso do primeiro ciclo do Desembala, que certamente resultará em soluções importantes e inovadoras tanto para a Mondelēz Brasil quanto para o mercado de varejo como um todo. É sempre gratificante poder auxiliar empresas a trazer inovação para dentro de casa e fazer a diferença no ecossistema”, observa Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures.

(Fonte: Textual, 03 de outubro de 2022)

Deixe seu comentário