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Exportação de biscoitos, massas e pães fecha primeiro semestre do ano em alta


Houve um crescimento de 12,2% em valor em comparação à 2022, de acordo com a ABIMAPI.

As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) alcançaram o número de USD 82,4 milhões nas exportações no primeiro semestre de 2023, faturamento recorde já registrado no setor para o período. No total, houve 12,2% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a junho) de 2022.

De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da ABIMAPI, metade das empresas da parceria ABIMAPI e ApexBrasil abriram novos mercados. Cinco dessas indústrias iniciaram exportações de novo item do portfólio e outras 31 tiveram crescimento nas exportações do semestre, ultrapassando a meta estipulada do programa.

“Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos anos o setor realizou Missões Empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda observamos resultados diretos nas exportações”, explica Rodrigo.

O setor de biscoitos movimentou 54% do total em valor do setor com USD 44,5 milhões, alavancada pelos tradicionais biscoitos de água e sal, rosquinhas, maria, maisena, coco, leite, entre outros sem cobertura ou grãos e castanhas na composição, que lideraram as exportações e atingiram USD 25,4 milhões e 14 mil toneladas, crescimento em 14,4% em valor frente ao ano passado.

As massas alimentícias contaram pela primeira vez com as massas instantâneas na liderança de exportações, alcançando USD 5,6 milhões e 2,3 mil toneladas no período. Além disso, o item ocupa a terceira posição no pódio entre os produtos da cesta ABIMAPI Internacional. Foram mais de 25% de incremento nas exportações do item das empresas que integram o programa, quase 90% do que o país vende ao mundo. Crescimento que vem ganhando espaço ano após ano. Já o macarrão grano duro, ganhou destaque entre os produtos, tendo dobrado o valor e o volume de exportações comparadas ao mesmo período de 2022, representando USD 2 milhões e 2 mil toneladas exportadas.

A categoria de pães e bolos industrializados dobrou no período frente a 2022, sendo liderada pelo pão de forma, que vem ganhando mais e mais espaço no mundo com 1,6 mil toneladas em volume exportado e pouco mais de USD 2,7 milhões em exportações.

Também se observou incremento de outros produtos da indústria, a exemplo dos salgados como pão de alho ou outros aperitivos como salgadinhos de milho, trigo ou polvilho, incluindo alimentos prontos congelados, além de bolinhos e itens semelhantes como o pão de mel. A soma das exportações desses itens dobrou no período frente a 2022, superando a margem de USD 2 milhões e 500 toneladas. A participação das empresas do projeto nesses itens também cresceu no total exportado pelo Brasil, chegando a 30%.

Por fim, destaca-se o crescimento de 2 dígitos das exportações da farinha de milho, além da tapioca. Somados, os itens vendidos internacionalmente pelas empresas do projeto atingiram USD 2,2 milhões e 2,8 mil toneladas.

(Fonte: Super Varejo, 25 de agosto de 2023)

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