Nestlé investirá R$1 Bi no setor de cafés até 2026


Investimentos serão voltados para a fábrica de Nescafé localizada em Araras, e ampliação do parque de máquinas de Nestlé Professional, que visa aumento de 50% no biênio

O café é uma das áreas prioritárias para a Nestlé e a companhia é uma das maiores compradoras de café do mundo. No Brasil, 100% do café é de origem sustentável e certificado, e mais de 90% das fazendas estão em transição para uma agricultura regenerativa. Pioneira no café solúvel, desde 2019 a empresa vem ampliando seu portfólio de produtos e hoje atua em todos os segmentos, com opções para consumo dentro e fora do lar, tornando-se também, protagonista na produção de café em cápsulas.

O tamanho do negócio na Nestlé mais que dobrou nos últimos cinco anos e, em 2023, os resultados consolidaram o café como um dos motores de crescimento da empresa no Brasil. O investimento de R$ 1BI, até 2026, será aplicado, principalmente, em novas tecnologias como curvas de torras, flexibilização das linhas de produção para fazer diferentes tipos de produtos, aromas, novos sabores e atualizações tecnológicas, relacionadas, prioritariamente, a iniciativas sustentáveis. Além disso, a companhia investirá na ampliação do parque de máquinas de Nestlé Professional, que atualmente tem 22 mil instaladas em todo o país.

Para a Nestlé, o Brasil tem protagonismo, pois a empresa enxerga um cenário de grandes oportunidades de crescimento, muito por conta do alto consumo da bebida pelos brasileiros que, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), é 6x maior que a média global. O modo de consumo da bebida vem mudando ao longo dos anos, principalmente com a premiunização do café e a tendência do café gelado, com crescimento significativo entre os jovens de 16 a 24 anos.

Café premium

Ao longo dos anos o consumo de café evoluiu e a Nestlé acompanha essa jornada de evolução, desde o café solúvel mainstream, que chegou ao Brasil em 1953, até uma plataforma completa de soluções de café. O movimento de valorização da bebida, unido à educação de novos consumidores, direciona a Nestlé nessa premiunização.

A empresa quer democratizar os cafés de alta qualidade com o desenvolvimento de produtos para atender a nova demanda de consumo. A categoria tem crescido consideravelmente, representando, atualmente, 70% do negócio; há 10 anos, essa taxa era de 15%. “Estamos em momento de expansão do consumo de café premium, de maior valor agregado, isso está sofisticando o consumo de café no Brasil. Trabalhamos com a marca Nescafé de consumo massivo para que essa premiunização seja democrática”, comenta Valéria Pardal, Diretora Executiva de Cafés Nestlé. “Os brasileiros consomem entre quatro e seis xicaras de café por dia e a missão da Nestlé é que essa xícara seja de maior qualidade”, completa Valéria.

Café gelado

A tendência do café gelado tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente entre os consumidores mais jovens. O consumo de café acontece majoritariamente no período da tarde e nos canais out of home, onde 12% das xícaras consumidas são de cafés geladas e, quando olhamos para a Geração Z, esse número sobe para 18%, segundo pesquisas da realizadas pela Nielsen a pedido da Nestlé.

Uma das razões para o crescimento do café gelado é a sua versatilidade no preparo, entre as principais tendências estão as bebidas indulgentes, que geram publicidade orgânica e se encaixam no conceito de comfort food. O aumento das cafeterias no Brasil acelerou essa tendência, por oferecerem diversas receitas de café gelado, com chantilly e outros complementos que atraem essa nova geração que está sempre em busca de novidades.

“Acreditamos no segmento e, além do lançamento de produtos, estamos potencializando as mensagens focadas na Geração Z, público que demonstra maior interesse em descobrir novos sabores e maneiras de tomar café”, afirma Valéria Pardal.

Sustentabilidade

Implantado no Brasil em 2011, o Programa Cultivado com Respeito promove diversas práticas positivas, tendo como principais pilares a natureza, as pessoas e o conhecimento. Atualmente, apoia cerca de 1.500 famílias cafeicultoras no Brasil, com 100% das propriedades auditadas e certificadas, com ao menos uma prática regenerativa e com cálculo da pegada de carbono.

As iniciativas sustentáveis também são um pilar importante em Nestlé Professional; a categoria oferece aos clientes, copos descartáveis monomaterial, possibilitando a reciclagem do utensílio e permitindo uma boa experiência de consumo. Além disso, para economizar energia, as máquinas de café espresso e bebidas cremosas de NESCAFÉ tem uma tecnologia de ativação para redução de gastos: a máquina só utiliza aquecimento de água quando uma bebida é acionada, evitando desperdício contínuo em momentos sem uso.

(Fonte: Engarrafador Moderno, 17 de maio de 2024)