Brasil fatura R$ 28,2 bi em 2023 e sobe para o terceiro lugar em hair care


Lançamentos seguindo a tendência hair care shield contribuíram para o crescimento de 11,9% nas vendas

O ano de 2023 marcou a volta do Brasil no top 3 do mercado mundial de hair care, superando o Japão e atrás somente dos Estados Unidos e a China, ao atingir R$ 28,2 bilhões em vendas, nada menos que 11,9% de elevação em relação ao ano anterior, de acordo com a Euromonitor International. O resultado foi superior ao crescimento global (4,4%).

As previsões da Euromonitor também apontam que o aumento do consumo brasileiro de produtos cuidados com os cabelos permanecerá acima do mundial nos próximos anos. Enquanto o mercado global deverá crescer 35,1% até 2028, no Brasil, esse índice será de 54,5%, totalizando R$ 43,6 bilhões.

Hair care shield

A categoria vem se beneficiando com a intensificação da convergência entre saúde e bem-estar.  Os mais recentes lançamentos em cuidados com os cabelos vêm adotando abordagens inovadoras para melhorar a saúde dos cabelos, buscando reduzir os danos e proteger os cabelos. A tendência hair care shield, que traduzido literalmente significa “escudo para cuidados com os cabelos”, diz respeito aos produtos que protegem os fios e também o couro cabeludo dos danos causados por fatores ambientais, como sol, poluição e umidade, bem do calor de secadores e chapinhas e dos tratamentos químicos.

A Euromonitor avalia que os consumidores de cuidados com os cabelos que priorizam o bem-estar e a segurança consideram os ingredientes uma nova referência. Reforçando que eles estão mais atentos às formulações dos ingredientes, a Pesquisa Voz do Consumidor, realizada de junho a julho em 2022, 17% dos entrevistados globais foram influenciados por formulações de ingredientes ao comprar produtos para os cabelos, contra 15% em 2019.

“Melhorar o conhecimento dos consumidores sobre os ingredientes está contribuindo para uma mudança nas características mais desejadas de cuidado capilar”, afirma Connor Spicer, analista de pesquisa sênior da Euromonitor International.

No que se refere à tendência hair care shield, a um empenho notável dos fornecedores de matérias-primas para oferecer ingredientes inovadores que efetivamente preservem a saúde, reparem e criem escudos contra os mais diversos tipos de agressões.

(Fonte: Cosmetic Innovation, 23 de abril de 2024)