Mondelez implanta placas eutéticas no transporte de snacks


A companhia projeta diminuir a redução de emissões de CO2e em 35% até 2030

A Mondelēz Brasil, empresa de snacks e dona de marcas como Bis, Club Social, Lacta, Oreo, Tang e Trident, implanta placas eutéticas para temperaturas positivas no transporte de snacks. A tecnologia tem potencial para transformar a operação logística no Brasil e no mundo, zerando a emissão de CO2 do transporte refrigerado, quando usada em carretas elétricas.

“Essa é uma inovação que vai beneficiar não só a Mondelēz Brasil, mas todas as empresas de alimentos e bebidas que buscam reduzir suas emissões de carbono. Com essa iniciativa, podemos eliminar o uso de diesel usado nas refrigerações do transporte, e garantimos a qualidade do produto, uma vez que não há oscilação de temperatura durante o processo. Estamos muito orgulhosos com mais um passo rumo ao futuro de snacks mais sustentável e por contribuir positivamente para a cadeia como um todo”, comenta Ricardo Bacellar, vice-presidente de Operações e Logística da Mondelēz Brasil.

As placas eutéticas funcionam como “acumuladores de frio” e atingem seu ponto de congelamento através do uso de energia elétrica em cerca de 12 horas de carregamento, com baixo custo mensal de energia. “Ao optar pelo uso das placas eutéticas, eliminamos o uso do diesel durante o processo de climatização e, consequentemente, reduzimos nossa emissão de carbono, uma prioridade global da Mondelēz Brasil, que tem como objetivo alcançar emissão zero de carbono até 2050″, comenta Bacellar.

Futuro sustentável

Como parte do processo, a companhia conta com quatro veículos que contém a inovação do baú eutético e o plano a longo prazo é que todos os baús utilizados pela Mondelēz estejam equipados com a tecnologia. Com a iniciativa, já em 2024, a previsão de redução de emissões de CO2 é de 0,23 toneladas por mês por veículo, o que equivale a cerca de 11 toneladas de CO2 por ano. A partir de 2026, a companhia pretende expandir a frota para 217 carretas com os baús eutéticos, ampliando o potencial de redução de CO2, contribuindo para a meta global de redução de emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) em 35% até 2030.

“A sustentabilidade é um de nossos pilares estratégicos para dobrar o tamanho da companhia até 2030 e estamos constantemente em busca de soluções inovadoras, desde o cultivo dos produtos agrícolas até a chegada do produto nas gôndolas, para cumprir com nossos compromissos globais” conclui, Bacellar.

(Fonte: Super Varejo, 02 de julho de 2024)