Estudo Macroeconômico ABRE | FGV-IBRE – Desempenho do Setor de Embalagem no 1º Semestre de 2024
02/09/2024
“A Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou a mais recente atualização de seu estudo Macroeconômico para o setor de Embalagens contratado pela ABRE.
No estudo, que compilou os dados de desempenho do 1º Semestre de 2024, a indústria de embalagens apresentou desempenho positivo no 2º Trimestre de +4,1%, performando melhor, inclusive, que a indústria de transformação +0,9%.
No 2º trimestre, a Produção de embalagens de metal (+7,8%) e embalagens de vidro (+4,4%), foram os destaques dentre os principais setores no mercado doméstico que mais cresceram. Por outro lado, a Produção de embalagens de madeira apresentou recuo de -14,0%, após 2 trimestres de alta.
No semestre, de acordo com o estudo da FGV, o setor de embalagens segue contratando (+4,1%), inclusive, acima da média industrial.
Pelo lado da demanda externa, as exportações apresentaram retração na ordem de -7,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando US$303,1 milhões no acumulado do ano.
As importações em linha com o movimento observado nas exportações, também apresentaram desempenho negativo, na ordem de -16,9%, em relação ao ano anterior, totalizando US$309,2 milhões no acumulado do ano”.
(Fonte: Estudo Macroeconômico de Embalagem ABRE | FGV-IBRE – 28 de agosto de 2024)