ABRE

AkzoNobel lança revestimento interno de alto desempenho para latas de bebidas livre de bisfenóis


Testes laboratoriais e de marcas de bebidas importantes indicam um desempenho melhor de sabor do Accelshield™ 300 em comparação com soluções disponibilizadas anteriormente no mercado


Terceiro maior mercado mundial de latas de bebidas, fechando 2023 com 32,3 bilhões de unidades comercializadas de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o mercado brasileiro agora tem à sua disposição o revestimento interno Accelshield™ 300 livre de bisfenóis (não intencionais) e estireno, produzido pela unidade de negócios de Revestimentos para Embalagens da AkzoNobel, multinacional holandesa de tintas e revestimentos. O lançamento, que também estará disponível para toda a América Latina, oferece níveis superiores de proteção contra corrosão, enquanto proporciona aos fabricantes uma solução confiável de longo prazo para atender às regulações atuais e até mesmo às futuras.

O Accelshield™ 300 vai muito além das tecnologias estabelecidas na indústria e apresenta uma família de resinas acrílicas completamente nova, entrelaçada com uma matriz polimérica reticulada exclusiva que, associadas, proporcionam proteção avançada contra corrosão, flexibilidade e desempenho sensorial. Aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), agência federal dos Estados Unidos responsável pela proteção da saúde pública dos Estados Unidos, por marcas de bebidas importantes e em conformidade com as regulações atuais e futuras da União Europeia e os presentes regulamentos Mercosul, o Accelshield™ 300 oferece à indústria de embalagens metálicas para latas uma alternativa viável e segura até mesmo para os líquidos mais desafiadores. Testes laboratoriais e de marcas também indicam um desempenho melhor de sabor em comparação com soluções disponibilizadas anteriormente no mercado.

Chris Bradford, diretor de Marketing Global de Revestimentos Industriais da AkzoNobel, afirma que o novo revestimento é mais uma prova do compromisso da empresa em ajudar os clientes a fazerem a transição para um mundo livre de bisfenóis: “Com o Accelshield™ 300 estamos usando nosso conhecimento e experiência para irmos além da segurança e conformidade regulatória, ou de impulsionar uma maior eficiência de custos. Com esse lançamento, estamos oferecendo ao mercado um revestimento mais limpo, livre não apenas de BPA, mas também de outros materiais que possam gerar preocupação e que apresenta desempenho ainda melhor. Sabemos que será uma solução de longo prazo”, explica.

De acordo com Flavio Jaconis, gerente Regional Metal Coatings LATAM, parte de um portfólio crescente da AkzoNobel de revestimentos de nova geração, internos e externos para latas de bebidas, o Accelshield™ 300 se integra perfeitamente às linhas de produção existentes, sem interrupções: “Ele proporciona eficiência de produção aprimorada com cura rápida, reduzindo os custos e o consumo de energia em comparação com revestimentos à base de epóxi”, explica Jaconis.

Outras novidades – A introdução do Accelshield™ 300 para o corpo interno de latas de bebidas vem na sequência do lançamento, no ano passado, do Accelshield™ 700 para as extremidades internas de latas de bebidas e do Accelstyle™ 100/200 para os corpos externos de latas de bebidas. Em breve, o Accelstyle™ 700/800 para as extremidades externas de latas de bebidas será adicionado ao portfólio, permitindo que os clientes façam a transição para um futuro livre de bisfenóis, PFAS e estireno para toda a lata. A AkzoNobel está entre os principais fornecedores globais de revestimentos para embalagens metálicas. E quando se trata de latas de bebidas, em qualquer lugar do mundo, há 50% de chance delas conterem os revestimentos da multinacional holandesa.

“Nossas novas tecnologias garantirão a continuidade do fornecimento para manter as linhas de envase em funcionamento, ajudando algumas das maiores marcas do mundo a se manterem à frente da curva e a aproveitarem a vantagem competitiva”, acrescenta Chris Bradford. “Nosso objetivo é moldar o futuro juntos, desenvolvendo revestimentos que ofereçam conformidade e desempenho de longo prazo que realmente importam ao mercado e à sociedade”, conclui.

(Fonte: ABC da Comunicação, 24 de setembro de 2024)

Deixe seu comentário