Consumo de macarrão apresentou alta de 5,6% em 2024
04/11/2024
O volume de vendas entre janeiro e agosto deste ano chegou a 875 toneladas
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), levantados em parceria com a Kantar Brasil, o consumo de macarrão no Brasil cresceu 5,6% em 2024, entre janeiro e agosto, o volume de vendas chegou a 875 toneladas. No mesmo período de 2023, este volume foi de 829 toneladas.
Sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil, tanto por seu valor nutricional quanto por seu preço acessível, as regiões Norte e Nordeste lideram o consumo, com 261 toneladas comercializadas, sendo a massa comum responsável por 40,29% do faturamento das regiões.
No Sudeste, a Grande São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos representando 38,63% desse faturamento. No Centro-Oeste o consumo atingiu 59 toneladas, com a sêmola sendo responsável por 34,47% do faturamento da categoria. Enquanto no Sul foram consumidas 148 toneladas, com destaque para macarrão, representando 25,3% do faturamento do segmento de massa instantânea.
“O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
A demanda crescente por massas mais saudáveis e funcionais impulsiona a inovação na indústria. Produtos sem glúten, integrais e ricos em proteínas são tendências que têm ganhado espaço nas prateleiras dos supermercados. “Os consumidores estão mais atentos à saúde e, como resposta, a indústria investe em novas linhas que combinam sabor e benefícios nutricionais”, explica Zanão.
(Fonte: Super Varejo, 25 de outubro de 2024)