Consumo de cerveja deve voltar a crescer no Brasil em 2024, mas bebida deve ficar mais cara
18/11/2024
Redução na produção de cevada e lúpulo devem impactar preços; outras bebidas alcoólicas também começam a ganhar destaque no país.
Após ter registrado uma queda em 2023, o consumo de cerveja deve voltar a crescer no país neste ano. O movimento deve vir mesmo diante de um aumento de preços (entenda mais abaixo) e, segundo especialistas, acompanha o perfil cervejeiro dos brasileiros.
Um levantamento realizado pela Brazil Panels em parceria com a Agência Conexão Vasques, por exemplo, indica que 61% dos brasileiros acima de 18 anos consomem cerveja. Desse total, quase um terço (32,8%) consome a bebida pelo menos uma vez por semana.
“O mercado brasileiro é bem dinâmico. Em classes mais altas é valorizado o sabor, já em classes mais baixa, o consumidor é mais sensível ao preço do que qualidade. E as marcas tradicionais lideram o mercado, mas há um grande espaço para a chegada de novas marcas”, diz o presidente e fundador da Brazil Panels, Claudio Vasques.
O avanço do consumo da cerveja vem após uma queda de 1,1% em 2023, segundo dados do Euromonitor. Para esse ano, a estimativa é de uma alta de 0,8%.
“Tem muita coisa acontecendo no mercado de bebidas alcoólicas este ano. Mas cerveja é uma categoria resiliente e que deve crescer em 2024”, diz o consultor de pesquisas da Euromonitor International, Rodrigo de Mattos.
Entre as categorias analisadas pelo Euromonitor, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas entre os brasileiros, com mais de 14,6 bilhões de litros por ano.
(Fonte: Jornal G1, 08 de novembro de 2024)