ABRE

Cold Seal oferece vantagens significativas em termos de velocidade de produção, eficiência energética, hermeticidade e integridade do produto



No mundo das embalagens, a escolha da técnica de selagem adequada existe para garantir a integridade e a segurança dos produtos. Duas das técnicas mais utilizadas são a de selagem a quente, conhecida tecnicamente por heat Seal, e a selagem a frio, chamada de cold seal; cada uma dessas técnicas possui características únicas que as tornam ideais para diferentes tipos de produtos e aplicações.

O cold seal utiliza um adesivo coesivo que adere apenas a si mesmo, criando uma vedação eficaz com a aplicação de pressão, sem a necessidade de calor, sendo uma técnica ideal para produtos sensíveis ao calor, além de ser significativamente mais rápida e segura.

Entre os exemplos de produtos que utilizam selagem a frio estão as barras de chocolate, picolés, confeitos, balas, medicamentos sensíveis ao calor e alguns produtos de panificação. Por outro lado, o heat Seal utiliza calor para unir superfícies de filmes, criando uma vedação eficiente, sendo utilizada em embalagens de diversas categorias de alimentos, personal care, higiene e limpeza e multipacks. Entre suas vantagens, destacam-se a alta vedação, a resistência demandada por produtos líquidos e a capacidade de evidenciar violações. No entanto, a selagem a quente pode possuir limitação em termos de velocidade de empacotamento e não ser adequada para produtos sensíveis ao calor.

A escolha entre essas duas técnicas vai depender de vários fatores, incluindo a sensibilidade do produto ao calor, a velocidade de produção desejada, a hermeticidade da vedação e os custos envolvidos. No entanto, a aplicação do cold seal em embalagens tem suas vantagens. A mais relevante é que o processo de fechamento não demanda calor, além de ser um método considerado rápido, seguro e versátil, que garante a integridade e a qualidade do produto final, inclusive aumentando a eficiência da linha de produção e eliminando os riscos térmicos. A selagem a frio (cold seal) é mais eficiente em termos de energia, pois não requer aquecimento, o que reduz significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono. Por outro lado, o fechamento de embalagens por heat seal é um processo consolidado e eficaz, que não requer a utilização de insumos adicionais.

Além disso, os adesivos coesivos usados no cold seal podem ser aplicados em materiais recicláveis, aumentando as opções de reciclagem através do uso de estruturas monomaterial, diminuindo o impacto ambiental.

Na Vitopel temos soluções para ambas as tecnologias, garantindo a melhor performance e segurança aos produtos embalados.

Nossa linha de filmes V.Seal está adequada para receber os adesivos de selagem a frio (cold seal) que requerem apenas pressão para fechar as embalagens, e promove versatilidade podendo ser tanto na versão monocamada como na laminada com os filmes cold seal release. Além da excelente adesão do cold seal, é uma linha 100% reciclável, propiciando proteção, principalmente dos produtos mais sensíveis já mencionados. E, além dos filmes release de alto brilho, temos a opção de filmes cold seal release com acabamento mate.

Nosso portfólio de produtos adequados para fechamento por heat seal é amplo e constituído por várias linhas de filmes como V.Convert, V.Matt, V.Protect, V.360° e V.Planet, e sua escolha deve ser determinada por requisitos como velocidade de empacotamento (janela de temperatura de selagem), selagem na presença de contaminantes, selagem com abertura fácil (não destrutiva) e altíssima resistência de selagem, entre outros.

Nosso BOPP tem e gera valor para toda a cadeia de embalagens flexíveis!

(Fonte: Assessoria de Imprensa Vitopel, 11 de novembro de 2024)

Deixe seu comentário