Henkel e All Free Clear vão ajudar deficientes visuais na lavanderia
03/02/2025
Detergente contará com aplicativo de digitalização e navegação na embalagem

Apertar os olhos para decifrar as letras miúdas no verso de um frasco de sabão em pó ou examinar para encontrar as linhas de preenchimento na tampa de plástico pode ser uma tarefa desafiadora, mas é o para deficientes visuais.
Em parceria com o NaviLens — um aplicativo de digitalização e navegação que capacita pessoas com cegueira e baixa visão — o detergente All Free Clear, de propriedade da Henkel, supostamente se tornou a primeira marca de lavanderia a introduzir a tecnologia em suas embalagens.
Ele também estará presente nos recipientes e bolsas de detergente All Free Clear Mighty Pacs Original, ajudando os sete milhões de americanos que vivem com baixa visão a ganhar maior independência, ao mesmo tempo em que aliviam o fardo de suas experiências diárias durante as rotinas de limpeza, no supermercado e no corredor de lojas de conveniência ou ao usar o transporte público.
“Nossos fundadores reconheceram que os marcadores visuais existentes — como códigos QR — eram frequentemente difíceis de detectar à distância, exigiam alinhamento preciso ou não tinham informações importantes para serem realmente úteis”, disse Javier Pita, CEO da NaviLens, à Happi. “Para enfrentar esses desafios, nossa equipe passou anos pesquisando visão computacional avançada e desenvolvendo um código proprietário que pode ser detectado por uma câmera de smartphone de longe, em uma fração de segundo e sem precisar focar precisamente. Essa inovação levou à criação do NaviLens, um sistema patenteado que levou vários anos de P&D para ser aperfeiçoado.”
A tecnologia NaviLens pode ler informações do produto e instruções de uso, ajudando os usuários a navegar mais facilmente em sua rotina de lavanderia”, Julia Galotto, vice-presidente de marketing da Henkel. “Nossos All Free Clear Mighty Pacs são embalagens de detergente pré-medidas, que eliminam a necessidade do copo dosador. Ao combinar a tecnologia NaviLens com a conveniência de nossos pacs pré-medidos, nossa embalagem atualizada ajudará a permitir maior independência entre aqueles com baixa visão e cegueira a cada dia.”
Depois baixar o aplicativo NaviLens, o dispositivo detecta os códigos NaviLens e notifica o usuário de forma audível sobre o nome do produto, tipo, instruções de dosagem e localização na loja. Além da deficiência visual, o NaviLens também pode beneficiar aqueles com barreiras linguísticas e qualquer pessoa que precise de recursos adicionais.
A All Free Clear está apoiando a comunidade de baixa visão e cegos com uma doação de US$ 25.000 para a American Foundation for the Blind em homenagem ao Mês de Conscientização sobre Baixa Visão, em fevereiro. O objetivo é criar oportunidades iguais e expandir possibilidades para aqueles com cegueira e baixa visão. O Mês de Conscientização sobre Baixa Visão tem como objetivo espalhar mais informações sobre a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e doenças que afetam os olhos e que podem levar à deficiência visual. A DMRI afeta aproximadamente 15 milhões de pessoas nos EUA.
(Fonte: Household Innovation, 23 de janeiro de 2025)