O Fórum ABRE de Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 24 e 25 de abril de 2024, em formato 100% presencial, tem o propósito de fortalecer o alinhamento setorial e visão de futuro para a sustentabilidade na cadeia de embalagens e de consumo.
O evento irá reunir expoentes interlocutores do cenário nacional e internacional que trarão diferentes perspectivas, desdobramentos e rumos no Brasil e no mundo, explorando:
Todo o evento e suas dinâmicas acontecerão em um espaço integrado, fortalecendo o networking e trocas entre os participantes e palestrantes, oferecendo novas oportunidades de colaboração e de negócios rumo a uma agenda positiva para a cadeia de consumo.
Confira os grandes especialistas que serão palestrantes do Fórum!
Luziane Solon, nasceu em 3 de maio de 1980, sempre viveu em Benevides, criando laços e envolvimentos profundos com o município. É graduada em Contabilidade e pós-graduada Gestão Pública.
Em 2021 assumiu a Prefeitura de Benevides, sendo a primeira mulher da história a assumir a gestão municipal no município.
Luziane Solon faz parte de uma geração de gestores modernos que conseguem equilibrar desenvolvimento econômico com crescimento social, responsabilidade ambiental com desenvolvimento sustentável, equilíbrio fiscal e investimentos na melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, ela e seu time de colaboradores vem transformando Benevides, que antes era uma via de passagem para se tornar uma cidade de referência de gestão pública inovadora em diversas áreas.
Olhou a cidade em 360 graus e viu as mais diferentes necessidades da população em todas as camadas.
Na dimensão humana fez de Benevides a cidade das crianças e sensibilizou os jovens e adultos que uma cidade boa para as crianças é melhor para todas as idades. Por isso, fechou parcerias com entidades dedicadas ao conceito das crianças como a Urban95 e orientou toda a sua gestão a trabalhar a filosofia da Cidade das Crianças e tornou essa atitude ainda mais sólida quando aderiu à rede internacional das Cidades das Crianças. Trabalha para uma gestão comprometida com o meio ambiente e a aquisição de nova postura em relação aos resíduos sólidos desenvolvendo políticas do reuso, redução, reciclagem, inserindo Benevides em uma nova realidade.
Luziane acredita que uma cidade inteligente é feita por gente que pensa diferente e por isso vem fazendo a diferença sendo uma das administrações mais bem avaliadas do Brasil.
Master pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Projetos, Técnica em Artes Gráficas, pela Escola SENAI "Theobaldo De Nigris", com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e especializada na construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de novos produtos e mercados.
Atua na GS1 Brasil como executiva de desenvolvimento setorial na aplicação das melhores práticas de utilização dos padrões de identificação, captura e compartilhamento de dados do Sistema GS1 e responsável por impulsionar e implementar melhores práticas mundiais de eficiência operacional, produtividade e desempenho da cadeia de suprimentos.
Executivo experiente com histórico comprovado de desenvolvimento estratégico de negócios e crescimento de receita na indústria de termoplásticos estruturais e consultoria de gestão. Hábil em estratégias de crescimento, negócios internacionais, desenvolvimento de equipes e campanhas. Impulsionando a inovação, a excelência comercial e o desenvolvimento de aplicações em mercados orientados por especificações. Forte gestor de pessoas com Master of Business Administration (MBA) com foco em Gestão de Inovação na TSM Business School, Holanda.
Especialista em Papel e Celulose formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pós-graduado em Administração de Produção. Formado Técnico em Artes Gráficas pelo Senai. Atua há 35 anos nos mercados gráfico e papeleiro realizando estudos de ganho de produtividade, desenvolvimento de produtos e de mercado e novas aplicações. Atuou em empresas como Cia Melhoramentos, Gonçalves, Antilhas e Ripasa. Atualmente é Gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus.
Engenheiro Elétrico, pós-graduado em Marketing e Administração de empresas e com especialização pelo Insead e pela Stanford University, José Bosco possui 27 anos de experiências nas indústrias Eletrônica, Automotiva e Química. Destacando-se na gestão de pessoas e liderança, há 15 anos é Presidente nas multinacionais em que atuou, sendo responsável pelas estratégias de negócios e mercado, P&L e operações. Possui larga experiência em Conselhos de Administração de Associações e Organizações Empresariais em diferentes segmentos. Atualmente é responsável global da Terphane, companhia que tem em seu foco o desenvolvimento de soluções no mercado de filmes de poliéster (BOPET), com operações no Brasil e nos Estados Unidos, além de clientes em mais de 25 países. Em sua gestão, a Terphane foi eleita por vários anos consecutivos uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil (GPTW- Great Place to Work) e nos Estados Unidos (Best Companies to Work for New York).
Com formação em Engenharia de Alimentos pela USP e especialização em Gestão de Projetos, possui mais de uma década de experiência na Unilever, desempenhando funções de liderança em Pesquisa e Desenvolvimento em diferentes categorias e países. Atualmente, ocupa o cargo de Líder de Sustentabilidade para Marcas Próprias na RD Saúde. Nessa posição, é responsável por definir estratégias e metas, bem como estabelecer conexões com parceiros e indústrias para colaborar em projetos que promovam o avanço da cultura e o desenvolvimento de produtos com impacto positivo.
Marco Dorna assumiu a presidência da Tetra Pak no Brasil em março de 2022, após 18 anos de trabalho na companhia. Iniciou sua jornada como Trainee na área de Gestão em 2004; oito meses depois passou a atuar como Gerente de Contas para a região Sul do Brasil e em 2010 assumiu o cargo de Gerente de Contas Globais e Internacionais. Em fevereiro de 2013, o executivo foi para cidade de Joanesburgo ocupar o cargo de Diretor de Contas e Desenvolvedor de Negócios na África do Sul. Dois anos mais tarde tornou-se Diretor Executivo de Vendas da Tetra Pak Arábia Saudita e em maio de 2019 Diretor Executivo da Tetra Pak América Central e Caribe. Após o acúmulo de diferentes experiências, em 2022, retornou ao Brasil para assumir a presidência da Tetra Pak no país. Formado em economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), fez MBA em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV), participou do curso de Conselheiros de Administração no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e concluiu em 2021 o Programa de Liderança Transformacional da IMD.
Com mais de 13 anos impactando nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas, trilhei uma jornada que abraça tanto o B2B quanto o B2C.
Liderando projetos em eventos internacionais e cuidando de uma das marcas de infraestrutura para eventos mais destacadas do Brasil, a TB Estruturas, meu caminho me trouxe para a Flormel.
Aqui estou responsável pelo Marketing, E-commerce, Relacionamento com o Cliente, gestão de portfólio e estratégias que elevam a Flormel, a marca do bombom zero mais querido do Brasil.
Minha abordagem? Criatividade estratégica combinada com foco no cliente. Acredito que conexões genuínas são a base do crescimento de marcas.
Vanderlon é prefeito de Salesópolis, Estância Turística que abriga a nascente do Rio Tietê, e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+), que representa 14 municípios e é o maior consórcio da Região Metropolitana de São Paulo, com mais de três milhões de habitantes.
É o atual presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e coordenador do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.
Formado em Direito, começou sua carreira política como vereador em Salesópolis, com dois mandatos no período entre 2005 e 2012, tendo sido presidente da Câmara Municipal em 2008. Depois foi vice-prefeito e, nas eleições de 2016, foi eleito prefeito de Salesópolis. Em 2020 foi reconduzido nas urnas para o mandato atual, tendo sido o primeiro prefeito reeleito da história do município.
• Gerente do Instituto de Embalagens da Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim 1989 – 1992
• Membro e Presidente do Conselho do Instituto Alemão de Embalagem (DVI) 1990 – 2018
• CEO Berndt+Partner Group desde 1992
• Membro fundador do Museu Alemão da Embalagem (DVM) 1993
• Membro do Conselho da Organização Mundial de Embalagem (WPO) 1996 – 2018
• Membro da International Association of Packaging Research Institute (IAPRI) 1997 – 2018
• Membro do Conselho da European Packaging Federation (EPF) 1999 – 2012
• Presidente e Fundador da Global Local Branding Alliance (glba) desde 2015
• Várias centenas de projetos e mandatos de consultoria para fabricantes de marcas líderes, empresas de embalagem e engenharia mecânica (Bayer, P+G, Nestlé, Mondelez, Tchibo, Coca-Cola, Constantia, Dupont, BASF, Dow, IWK, Wipak, Mondi, …)
• Várias centenas de apresentações e moderações sobre o futuro da indústria de bens de consumo e embalagens em todo o mundo
• Membro do júri de vários concursos de embalagens (Sustainability Awards, Worldstar, Dupont Award, 3M-Scotchban-Award, ECMA-Award, FEDES-Star, …)
• Palestrante convidado em diferentes universidades em todo o mundo
A Dra. Nikola Juhasz ocupa o cargo de Diretora Técnica Global de Sustentabilidade na Sun Chemical, onde lidera programas de desenvolvimento sustentável em todas as áreas tecnológicas da empresa. Ph.D. em Engenharia Química pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), antes de se juntar à Sun Chemical, a Dra. Juhasz acumulou mais de 20 anos de experiência liderando pesquisas e desenvolvimentos em várias indústrias químicas. Além disso, ela participa ativamente de diversas organizações globais interindustriais voltadas para a sustentabilidade e o futuro das embalagens.
Engenheiro de Materiais com mais de 15 anos de experiência em empresas multinacionais do setor de bens de consumo atuando principalmente em ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com foco em Desenvolvimento de Embalagens e Sustentabilidade. Conhecimento técnico e aplicado de gestão ágil de projetos, melhoria contínua e desenvolvimento de novos produtos. Formação pós-graduada em Gestão da Inovação Corporativa e MBA em Gestão Industrial.
Tiago Gorski Lacerda, Prefeito de Santiago/RS, é reconhecido por sua abordagem visionária em gestão pública e sustentabilidade. Com formações em Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, e especializações em Gestão Empresarial, Direito Tributário, e um MBA em ESG, além de ser Mestre e Doutor em Administração. Atualmente, como Pós-Doutorando pela ENAP, foca em inovações para o setor público. Sua atuação reflete o compromisso com políticas que unem progresso econômico e sustentabilidade.
Desde 2021 Ana Toledo está na Wise Plásticos, recicladora de polietileno e polipropileno onde atua como Diretora Comercial. Ao longo de sua carreira profissional Ana atuou em posições executivas com foco em desenvolvimento de mercado e inovação tanto no Brasil como América Latina, sendo 15 anos na indústria de embalagens plásticas em empresas como Aptar Group e Crown e na indústria de papel e celulose com mais de 10 anos na Cia Suzano. Formada em Propaganda e Marketing e MBA em Estratégia e Gestão pela ESPM. Além de especialização em Finanças, Inovação e ESG.
Bióloga, Engenheira Ambiental e Especialista em Sustentabilidade, ampla atuação na frente de economia circular, gestão de projetos de logística reversa e inclusão social há mais de 9 anos, desenvolvendo programas em associações e cooperativas pelo Brasil. Responsável pela frente de economia circular no iFood, atuando com projetos estruturantes, circularidade de embalagens e promovendo soluções para um delivery mais sustentável.
Formada em Engenharia Ambiental pela USP e candidata ao título de MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais pela UFPR, Júlia acumula mais de sete anos de experiência em sustentabilidade corporativa e economia circular. Atualmente lidera a implementação da estratégia de sustentabilidade e relações públicas na Ball América do Sul. Seu trabalho é focado em apoiar os clientes a alcançarem seus objetivos de sustentabilidade e ESG, voltadas para a reciclagem, circularidade e descarbonização. Júlia também lidera projetos de reciclagem, Avaliações de Ciclo de Vida e engajamento com stakeholders.
Engenheiro Químico pela UFPR, MBA em tecnologias ambientais e várias extensões em sustentabilidade e inovação. Longa atuação em marketing de produto, desenvolvimento de mercados e parcerias para inovação aberta. Atua como consultor na otimização de eco-design sob as lentes do Cradle-to-Cradle e Life Cycle Thinking, formatando projetos de Economia Circular para empresas e mentorias de startups que tenham como proposta de valor produtos e serviços com impacto no ESG (Environmental, Social & Governance). Professor de Economia Circular no Instituto Racine e no Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.
Sócio da prática de finanças na Consultoria Capital Executivo, atuou como CFO/Diretor Financeiro em multinacionais de grande porte como Bemis, Air Products, Philips e Cargill. Vasta experiência internacional em países como Argentina, México e Estados Unidos, além de negócios em vários países das Américas e Europa. Sólida experiência na área Financeira (controladoria, contabilidade, tesouraria, impostos, planejamento financeiro etc.), Jurídica, Suprimentos e Tecnologia da Informação. Além de vice-presidente da ABRE, foi ex-Conselheiro da ABRASCA e ex-Presidente do Comitê Estratégico de Finanças da AMCHAM. Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, e com MBA pela Universidade de Pittsburgh-USA.
Estudou engenharia elétrica e ciências da computação no Massachusetts Institute o Technology e trabalhou com tecnologia assistiva na Escola para Cegos Perkins e no Conselho Internacional de Educadores de Pessoas com Deficiência Visual. Atualmente é Coordenador Técnico de Tecnologia Assistiva da Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.
Formado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Possui MBA executivo pela FIU (Florida International University) e Especialização em B2B Pricing pela IMD. Mais de 15 anos de experiência na indústria de Alumínio e Embalagens em posições de liderança.
Luciana Amiralian é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, é Socia Diretora da Phisalia Produtos de Beleza e membro do Conselho. Atua como diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação e coordena o Comite de Sustentabilidade da companhia.
Gabriela Losso é Diretora de Assuntos Regulatórios da PepsiCo para Brasil, países Andinos e Cone Sul. Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo, possui mais de 20 anos na área regulatória de indústrias de alimentos. Está na PepsiCo desde 2005, onde assumiu a área regulatória para bebidas e alimentos no Brasil, tendo expandido sua responsabilidade para os demais países de LATAM em 2014. Atualmente, é responsável pela área regulatória de todas as marcas de bebidas e alimentos no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela. Teve passagem pela Unilever, onde trabalhou com as categorias de alimentos.
Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo, atua há mais de 20 anos na Unilever. Durante sua trajetória, ocupou posições de liderança em Pesquisa e Desenvolvimento para o Brasil e para a América Latina. Atualmente trabalha como Líder de Assuntos Regulatórios Brasil, incluindo cosméticos, alimentos e saneantes.
Formado em Gestão Ambiental com especialização em Educação Ambiental, Douglas Prado Nepomuceno Batista, 38 anos, é Secretário de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócios e Regularização Fundiária no município de Salesópolis, município na porção leste da Região Metropolitana de São Paulo e berço da nascente do Rio Tietê. É também integrante das Câmaras Técnicas do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, tendo ocupado anteriormente o cargo de Coordenador Adjunto da Câmara Técnica de Agricultura e atualmente Coordenador Adjunto da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.
Começou sua carreira na gestão pública como Diretor de Administração em Salesópolis, com a responsabilidade de coordenar o Setor de Convênios e Licitações no período entre 2013 e 2016. Em 2017 foi Secretário de Administração e de Governo no município de Biritiba Mirim até 2019 e com retorno a Salesópolis como Secretário Municipal, o qual ocupo o cargo até o presente momento.
Premiado através do Programa socioambiental “Loja do Bem”, 1º lugar no Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022; 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual, 2º lugar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Nacional e Palestrante na I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos. Realizada entre 16 e 18 de março, no Recife/PE, a CIRSOL.
Município com maior nota no Ranking do ÍNDICE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – IGR. Relatório anual – Exercício 2023 – Ano Base 2022.
Município Certificado no Programa Município Verde Azul – Nota 92 – Ranking 8º categoria até 50 mil habitantes.
Formada em Engenharia de Alimentos pela Mauá e pós-graduada em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Unicamp. Atuo na área Assuntos Regulatórios da Nestlé Brasil desde 2018, com as principais funções de liderança do pilar de Advocacy e Compliance, além de liderar pessoas. Também atuo fortemente junto a equipe de Comex para viabilização de importações e exportações de produtos.
Maria do Socorro Fernandes de Oliveira é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Faculdade Salesiana, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Fibra. Trabalhou na área educacional por 30 anos, ocupando funções de professora, Coordenadora Pedagógica, Gestora Escolar e Secretária Municipal de Educação do Município de Benevides-PA. Atualmente ocupa a função de Secretária Municipal de Gestão de Meio Ambiente e Turismo do Município de Benevides.
Engenheira de Alimentos, 20 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Experiência em P&D com foco em inovações/ produtividade e sustentabilidade, Gestão de Projetos e Melhoria de Processos. 10 anos trabalhando na Danone, possuo visão cross de todas as tecnologias de embalagens e respectivas marcas. Curiosidade pessoal: paralelo ao mundo coorporativo, sou instrutora de Hatha Yoga.
Diretora Executiva da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem e Presidente da WPO - World Packaging Organisation, Luciana é formada em administração de empresas com ênfase em comércio exterior e especialização em ciências ambientais, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, contando também com cursos de extensão em design thinking pela IIT e em Governança em Conselho de Administração pelo IBGC.
Desde 2002 à frente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - entidade empresarial que reúne empresas de todos os elos desta cadeia produtiva, liderando as iniciativas da entidade em prol do contínuo aprimoramento da embalagem brasileira, da competitividade do setor e do seu desenvolvimento sustentável. Responsável pela interface da ABRE perante o Governo, entidades parcerias, demais elos do mercado e contribuindo para um diálogo mais aberto com a sociedade.
Desde 2009, atuou como Vice-Presidente de Marketing da WPO - Organização Mundial da Embalagem, contribuindo para o alinhamento dos objetivos globais e visão de futuro da embalagem em nossa sociedade. Final de 2023 assumiu a presidência da organização, intensificando seu compromisso com o avanço e aprimoramento do setor de embalagens globalmente.
Graduada em Farmácia Industrial, Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela USP e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, medicamentos e saúde animal. Atualmente responsável pelo time de pesquisa, desenvolvimento e inovação de embalagem da Brainfarma.
Graduada em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). MBA em Gestão de Negócios pela USP. Pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atualmente, desempenha o cargo de Head de Sustentabilidade na Valgroup. Com uma sólida trajetória profissional e expertise notável na elaboração e análise de Avaliações de Ciclo de Vida (ACV) e no campo dos polímeros, e profundamente comprometida com a temática da sustentabilidade.
Publicitária e Cientista Social, com pós-graduação em Marketing em Berkeley (USA) e na FIA/USP de Economia Comportamental e Tomada de Decisão, MBA em negócios no Insper e Gestão para sustentabilidade na FGV.
Atuou durante 20 anos no mundo corporativo em empresas como: BASF, Dana, Quaker e PepsiCo gerenciando marcas, estratégia de negócios e sustentabilidade.
Em 2015, fundou a so+ma, o primeiro programa de incentivos de atitudes socioambientais, usando a ciência comportamental e tecnologia para promover Economia Circular na prática.
Em 2017 reconhecida como profissional da ODS 12 da agenda 2030 e reconhecida com menção honrosa na categoria impacto social pela Revista PEGN na edição empreendedores de sucesso do ano. Em 2019 a so+ma foi a startup vencedora na América do Desafio Global Plastics Challenge Acumen-Unilever e em 2020 vencedora brasileira do Global Natura Innovation Challenge. 2022 selecionada pela EY para o Programa Winning Women.
Nutricionista com pós-graduação em nutrição clínica, rotulagem de alimentos e bebidas e administração de empresas. Atuo na área de desenvolvimento produtos de marca própria da Rede Mundo Verde, com foco principalmente em formulações, rotulagem e assuntos regulatórios.
Sabine ingressou na Dow em 2009 iniciando uma carreira excepcional no Negócio P&SP em diversas posições, alcançando ótimos resultados, premiada com diversos galardões e o registro de duas patentes.
Agora como Diretora de Sustentabilidade, ela está estabelecendo liderança de pensamento interna e externa, promovendo ecossistemas materiais, construindo parcerias estratégicas com as principais partes interessadas, incluindo clientes, recicladores, empresas de gestão de resíduos, ONGs, associações e organizações industriais.
Ela é formada em engenharia química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Brasil e possui MBA pela Universidade de Pittsburgh – EUA, Brasil e China (KATZ International Executive).
Graduada em marketing, com especialização em negócios e sustentabilidade, Ligia é uma profissional de Sustentabilidade e Comunicação, e construiu sua carreira trabalhando em corporações liderando as atividades relacionadas ao tema, que incluem programas de geração e emprego e renda, economia circular, agricultura regenerativa, além de liderar as áreas de comunicação interna e reputação. Com uma vasta experiência com gestão de stakeholders internos e externos, colabora com outras áreas da empresa em busca de um ambiente favorável para o engajamento no tema e tem em sua bagagem parcerias com grandes instituições como UNICEF, WWF, Cruz Vermelha e BID. Tem passagens pela Unilever, Danone e Grupo Ultra. Hoje lidera a área de Sustentabilidade da Heineken e é Sênior Advisor do Instituto Capitalismo Consciente. Presidiu o Comitê de Sustentabilidade da ABA, lecionou sustentabilidade em cursos de pós-graduação, foi membro do conselho do Cempre, da Rede do Plástico, tem um canal de sustentabilidade no Instagram (@Incomodados_) e é uma orgulhosa mãe de gêmeas.
Após 40 anos trabalhando com resíduos e os últimos 15 anos em uma cooperativa, rede de cooperativas e ruas, Toninho criou sua empresa que conecta pessoas e sustentabilidade por meio de palestras, consultorias e prestação de serviços baseados em estudos das ODS, ESG, mudanças climáticas e sua história de vida.
Ernst Krottendorfer é sócio-gerente da Circular Analytics GmbH, uma empresa de consultoria em sustentabilidade de embalagens com sede em Viena. A Circular Analytics presta consultoria nas áreas de embalagens sustentáveis, circularidade de embalagens e estratégia de embalagens. A empresa prepara relatórios de reciclabilidade, análises de ciclo de vida e avaliações holísticas de sustentabilidade de embalagens. A Circular Analytics criou as diretrizes globais de design de embalagens para reciclagem para a WPO e está apoiando várias outras associações e iniciativas internacionais no desenvolvimento de diretrizes de design de embalagens circulares. Ernst também é Diretor Geral da Packforce Austria, membro austríaco da WPO e professor do Programa de Gestão de Embalagens e Recursos da Universidade de Ciências Aplicadas, Campus de Viena.
Antes de trabalhar na Circular Analytics, Ernst ocupou vários cargos de gestão na indústria de bens de consumo e embalagens. Ernst possui mestrado pela Universidade de Negócios e Economia de Viena e doutorado pela Universidade PanEuropeia.
Um tecnólogo de embalagens experiente, com histórico comprovado na gestão de equipes multidisciplinares. Hábil em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de embalagens, gestão de pessoas e sustentabilidade. Orienta projetos e iniciativas usando o insight do consumidor na construção do plano estratégico da marca.
Com mais de 10 anos de experiência na indústria alimentícia, abrangendo Sustentabilidade e Inovação. Scheilla esteve e estive envolvida em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos com propósito, desde a estratégia até o lançamento. Concluiu recentemente um curso de Economia Circular na Universidade de Exeter, entregando um plano de ação para gerar e capturar valor em embalagens e alimentos mais circulares. Possui mestrado em Meio Ambiente Industrial e Urbano pela Universidade de Stuttgart e pela UFPR, formação em engenharia e tecnologia ambiental, e publicou um artigo científico comparando a pegada de carbono da margarina e da manteiga.
Líder experiente em sustentabilidade e desenvolvimento de novos negócios. Atualmente focado em colaborar para o progresso científico referente a termoplásticos de base biológica, reciclagem e biodegradação.
É também líder do Comitê ABRE de Sustentabilidade.
Graduada em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre e doutora em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente engenheira responsável pela área de pesquisa da Polo Films.
• Alessandra é engenheira química com pós-graduação em polímeros e MBA em gestão estratégica de mercados.
• Conta com mais de 20 anos de experiência no mercado de compostos de cor e aditivos para a indústria do plástico, com foco em embalagens.
• A maior parte de sua carreira foi na área comercial, sendo responsável por contas globais e Brand-Owners. Em 2022 assumiu as áreas de marketing e sustentabilidade para a América Latina na Avient.
• Seus objetivos como líder de sustentabilidade na região são compartilhar a estratégia, as ações e as iniciativas de ESG da Avient e como suas soluções técnicas e os serviços podem ajudar a promover a economia circular no mercado de plásticos.
Engenheiro químico de formação e com MBA em Business Management, atuo desde 2003 nas áreas de Qualidade e Desenvolvimento de Embalagens. Com passagens por empresas como Vigor, Unilever, Kimberly Clark, Avon e Natura, e atualmente como Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento de Embalagens da Reckitt Industrial, fabricante de marcas icônicas como Veja, Vanish, Finish, SBP, Harpic, Bom Ar entre outras, também é responsável pelo pilar de plásticos no Comitê de Sustentabilidade da Reckitt Brasil.
Sergio é economista e mestre em Economia Ecológica. Entre 2001 e 2006 trabalhou em ONGs com diversas temáticas socioambientais. Na Natura desde 2007, gerenciou até 2013 o relacionamento com comunidades de agricultores e extrativistas. De 2014 a 2021 foi responsável por estratégias de Economia Circular, com destaque para o Programa Elos, que estrutura o abastecimento responsável de materiais reciclados. Atualmente lidera a área de Gestão e Desenvolvimento de Cadeias Sustentáveis em Operações e Logística, com foco em direitos humanos, materiais críticos, carbono e circularidade.
Executiva focada no desenvolvimento de impacto social, com mais de 18 anos de experiência na indústria de varejo. Idealizadora da plataforma de projetos de capacitação "Coca-Cola Dá um Gás no seu Negócio", que já emponderou +7 mil mulheres e +60 mil pequenos empreendedores no Brasil. Katielle também lidera projetos de impacto social como as Caravanas Solidárias, que apoiam a Campanha Natal sem Fome junto a Ação da Cidadania e ifood, e agendas pré competitivas com projetos de gestão de resíduos através do fomento da economia circular. É líder de diversidade no comitê de gênero da Coca-Cola Brasil e Cone Sul. Seu comprometimento e impacto foram reconhecidos em 2020, quando foi destacada como uma das 25 principais intraempreendedoras de impacto do Brasil pela Liga de Intraempreendedores. Dentro da indústria, atua no Sistema Coca-Cola construindo reputação corporativa e acredita no papel das empresas como parte do Ecossistema de transformação nas agendas de ESG.
Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e pós-graduado em Sócio Psicologia na FESPSP, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação e pesquisa. Na Box1824 desenvolve projetos de inteligência para marcas como Globo, Nike, RD e FC e recentemente liderou nosso maior estudo sobre ESG e Impacto Positivo até o momento.
Analista de soluções sustentáveis do Cazoolo (Lab de Design Circulares de Embalagens da Braskem) com foco em desenvolver negócios e inovações em embalagens em prol da economia circular dos plásticos. Formado em Design pela PUC-Rio e com Pós-graduação em Design de Serviço pela mesma universidade, possui mais de 8 anos de experiência em design de produto e desde 2021 atua na área de design para sustentabilidade dentro na indústria petroquímica.
Tim é cofundador do Vytal, um sistema ERP circular que revela o valor das embalagens reutilizáveis com foco atual na indústria de alimentos para viagem. Até agora, foram vendidos mais de 51 milhões de euros em recipientes com tecnologia Vytal. Originário de Colônia, estudou Administração, Políticas Públicas e Psicologia Sócio-Cognitiva antes de trabalhar no BCG. Tim é apaixonado por empreendedorismo e financiou seus estudos construindo uma rede de franquias de quiosques escolares administrados por estudantes, ensinando aos adolescentes noções básicas de negócios.
Tim é diretor de marca da Packaging Europe, uma plataforma dedicada a ajudar a cadeia de valor internacional de embalagens FMCG a atender aos requisitos estratégicos e tecnológicos de um mundo em rápida mudança. Apaixonado por promover um futuro sustentável para as embalagens, ele tem amplos interesses em torno da inovação e do alinhamento necessários para enfrentar os desafios das embalagens do planeta – em particular, os fatores ambientais, mas também as exigências e oportunidades em torno do envolvimento do consumidor e da digitalização. Tim é o fundador e organizador do Sustainability Awards, a principal competição global focada na sustentabilidade em embalagens, e do Sustainable Packaging Summit. Fora de sua função na Packaging Europe, Tim atua ativamente no apoio ao avanço da indústria por meio de funções como atuar no Grupo Consultivo HolyGrail 2.0 e, por vários anos, no júri do Packaging Innovation Awards.
Graduada em Engenharia de Alimentos e Pós-Graduada em Engenharia de Embalagens pela Mauá. MBA em RH e Gestao de Pessoas pela FIA. Possui 23 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens em Indústrias de Bens de Consumo nos segmentos de Alimentos, Cosméticos e Pet Food, como Bunge, Nestle Purina, Natura, Avon, Beiersdorf e L´Oréal. Possui 16 anos de experiencia em gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes. Atualmente responsável pelo time de Packaging LATAM da L´Oréal.
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Fortaleza, CE. Atua no desenvolvimento de embalagens há mais de 10 anos, com expertise em indústrias de alimentos e bebidas alcoólicas e não alcoólicas, onde teve oportunidade de desenvolver produtos de diversas marcas, dentre elas algumas reconhecidas mundialmente, com foco na implementação de soluções de sistemas de embalagens que proponham uma redução do impacto ambiental, Inovação e eficiência operacional, reduzindo custos e desperdícios de processo.
Sabrina Dixon-Ridges desenvolve estratégias para melhorar a sustentabilidade dos produtos e defende iniciativas de circularidade. Usando dados e evidências, sua equipe avançou na reciclabilidade de latas de papel, embalagens flexíveis e embalagens termoformadas. Anteriormente, sua equipe de P&D lançou a primeira embalagem reciclável de fibra não lenhosa da Sonoco e comercializou US$ 100 milhões em embalagens de papel. Sabrina é residente nos Estados Unidos e recebeu seu bacharelado e mestrado em Engenharia Química pela Universidade da Carolina do Sul e pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, respectivamente.
24 DE ABRIL
25 DE ABRIL
Marcos Barros
Presidente do Conselho ABRE |
|
Luciana Pellegrino
Diretora Executiva da ABRE e Presidente da WPO ABRE / WPO |
|
Bruno Pereira
Líder do Comitê de Sustentabilidade da ABRE e Líder em Transformação Sustentável Ecopopuli |
Thomas Reiner
CEO Bernd+Partner |
Rafael Alan Silveira
Head de Desenvolvimento de Embalagens Nívea Beiersdorf |
Marco Dorna
Presidente Tetra Pak |
|
Giovanna Meneghel
Fundadora Nude |
Luciana Pellegrino
Diretora Executiva da ABRE e Presidente da WPO ABRE / WPO |
|
Bruno Pereira
Líder do Comitê de Sustentabilidade da ABRE e Líder em Transformação Sustentável Ecopopuli |
Tim Sykes
Diretor de Marca Packaging Europe |
Sabine Rossi
Diretora de Sustentabilidade da P&SP na América Latina Dow |
Claudia Pires
Fundadora e CEO So+Ma |
|
Lígia Camargo
Diretora de Sustentabilidade Heineken |
Nikola Juhasz
Diretora Técnica Global de Sustentabilidade Sun Chemical |
Marcos Iorio
Consultor Eco-Circular |
Luciana Pellegrino
Diretora Executiva da ABRE e Presidente da WPO ABRE / WPO |
|
Bruno Pereira
Líder do Comitê de Sustentabilidade da ABRE e Líder em Transformação Sustentável Ecopopuli |
Jéssica Pereira Pires
Engenheira de P&D Polo Films |
Sereno Moreno
Diretor de Estratégia Box 1824 |
Alessandra Neves
Gerente Sênior de Marketing e Sustentabilidade América Latina Avient |
Katielle Haffner
Diretora de Public Affairs, Comunicação e Sustentabilidade Coca-Cola |
Fernando Wongtschowski
Gerente Geral de Marketing Estratégico & Inovação CBA |
Scheilla Montanari
Gerente de Sustentabilidade I Economia Circular Danone |
|
Mariana Angotti
Gerente de Desenvolvimento de Embalagens Danone |
Rafael Wirz
Gerente de Marketing e E-commerce Flormel |
|
Luciana Amiralian
Diretora de P&D e Inovação Phisália |
|
Alessandra de Castro Parisi
Executiva de Desenvolvimento Setorial GS1 Brasil |
|
Viviane Pereira
Nutricionista - Desenvolvimento de Produtos de Marca Própria Mundo Verde |
|
Toninho
Sócio-Diretor Conexão SA |
|
Robert Mortimer
Coordenador Técnico de Tecnología Assistiva LaraMara |
Marcos Iorio
Consultor Eco-Circular |
1º lote |
2º lote |
3º Lote |
|
---|---|---|---|
Associado ABRE |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
Não Associado ABRE |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
1º lote |
2º lote |
3º Lote |
---|---|---|
ESGOTADO |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
1º lote |
2º lote |
3º Lote |
---|---|---|
ESGOTADO |
ESGOTADO |
ESGOTADO |
O evento acontecerá em um espaço amplo, claro e arejado, preparado para acomodar os participantes, expositores, food trucks, estacionamento e interações especiais para os nossos participantes.
Avenida Mofarrej, 1505 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
A sonorização será silenciosa, com o uso de fones de ouvidos, para uma melhor atenção ao conteúdo apresentado. Será necessária a apresentação de documento físico para a retirada do equipamento.
100% PRESENCIAL
Em caso de dúvidas, entre em contato com Thábata Garcia:
eventos@abre.org.br
(11) 96449-0916
(11) 96449-0916
Distância baseada em pesquisa no GoogleMaps realizada numa sexta-feira às 9h da manhã.
A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, fundada em 1967, nasceu para ser uma referência e a conexão entre diferentes elos que compõem o ecossistema da embalagem brasileira. Assim como a embalagem, a Associação vem evoluindo ao longo desses 56 anos e acompanhando os anseios e necessidades dos consumidores. Em nossa pauta de trabalho estão temas como economia circular, sustentabilidade, inovação, novos modelos de negócios, tecnologia, digitalização, educação, entre outros. Por meio de várias ações, apresentamos aos nossos associados e à cadeia de embalagem e bens de consumo os principais movimentos econômicos, sociais e culturais promovendo a disseminação do conhecimento e da importância da embalagem na sociedade moderna. Entre nossos pilares estão a Transparência, a Sustentabilidade e o Protagonismo. É assim que abrimos as portas para a inovação e evolução do ecossistema da embalagem brasileira: estimulando o protagonismo das nossas empresas e profissionais, fomentando modelos de negócio mais sustentáveis e construindo relações transparentes.
Saiba mais sobre a ABRE em www.abre.org.br