Categoria: Alimentos Doces
Ano de lançamento: 2020
Tags: chocolate, cacau, amazônia, brasileiro, sustentabilidade
Brand owner: De Mendes
País: Brasil
Fonte: Hypeness
Nenhum outro povo possui tantos conhecimentos em cultivo sustentável do que os indígenas. Estes mestres da terra que há séculos cuidam de nossas florestas, acabam de lançar o chocolate Yanomami, 100% amazônico. Produzido com cacau nativo da Amazônia, o produto foi feito em parceria com o ISA – Instituto Socioambiental e chama atenção para a causa indígena e os povos Yanomami e Ye’kwana.
Feito com 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica, o cacau é beneficiado na comunidade Waikás e transformado em barras pelo chocolatier César de Mendes, no Pará. Além de natural e 100% brasileiro, o chocolate ajuda os povos indígenas da Amazônia a lutar contra o garimpo, uma das maiores ameaças à estas comunidades. Lançado no mês de dezembro, a ideia surgiu de líderes Ye’kwana, que buscavam gerar novas fontes de renda.
Com território ameaçado, a Yanomami é maior Terra Indígena do Brasil, com cerca de 9,6 milhões de hectares. Nela vivem os povos Yanomami e Ye’kwana, responsáveis por esta iniciativa incrível. A intenção é reverter a maior parte do valor arrecadado com as vendas à Associação dos Indígenas Yanomami e Ye’kwana. A previsão é que um total de 1.142 pessoas, de cinco comunidades, sejam beneficiadas pelo projeto do Chocolate Yanomami.
Conhecido e apreciado mundialmente, o cacau é um fruto tropical, que começou a ser cultivado pelos maias e astecas, na América Central. Hoje, o Brasil é o sétimo maior produtor do fruto, sendo que mais de 90% da colheita é exportada.