Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Ano de lançamento: 2020
Tags: sustentabilidade, papel higiênico, Copapa, economia circular, plástico, renovável
Brand owner: Copapa
País: Brasil
Fonte: Revista Plurale
Um papel higiênico 100% sustentável, desenvolvido com base na economia circular. Esta é a proposta do recém-lançado Carinho Eco Green, fabricado pela Copapa (Companhia Paduana de Papeis), com sede na cidade fluminense de Santo Antônio de Pádua.
A verificação de cada etapa do processo de produção - como a embalagem, o uso de 50% de energia renovável, melhor uso para os resíduos, etc - garantiu o rótulo ecológico ABNT AMBIENTAL, que certifica a sustentabilidade dos produtos nas fases de extração de recursos, fabricação, distribuição e descarte.
Esta foi a primeira empresa deste segmento tissue - de papeis higiênicos, papel tolhada e de lenço de papel - a receber esta certificação no Brasil.
As embalagens coloridas e com informações detalhadas sobre porque o papel é sustentável são diferenciais e essas também seguem o conceito de sustentabilidade: filme plástico à base de milho e a cola do tubete de cartão à base de fécula de mandioca e água. Os dois materiais viram adubo, em até 180 dias, quando descartados com resíduos orgânicos, em locais próprios para compostagem.
O filme plástico que unitiza os fardos é feito com matéria-prima de fonte renovável (cana-de-açúcar) e se destina à reciclagem por meio de logística reversa. Os parceiros nesta reciclagem são a Cooperativa de Catadores de Santo Antônio de Pádua e o programa de logística reversa “Dê a mão para o futuro”, da Abihpec - Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. A emissão de carbono da distribuição é neutralizada com o plantio de árvores em parceria com o SOS Mata Atlântica.