Categoria: Pet food e Pet Care
Ano de lançamento: 2021
Tags: adimax, ecophane, filmes, pet, sustentabilidade
Brand owner: Adimax
Fonte: Embalagem Marca
A Adimax adotou filmes sustentáveis para as embalagens dos produtos da marca Fórmula Natural. Os bags plásticos, com capacidade para 500 gramas, são produzidos pelo Grupo Copobrás com os filmes de PET PCR (poliéster reciclado pós-consumo) da linha Ecophane, da Terphane. Esse filme tem, no mínimo, 30% de PET reciclado em sua composição.
“Essas embalagens são inéditas no mercado brasileiro de pet food”, diz André Gani, diretor de Vendas & Marketing da Terphane. Como explica Leonardo Dalmagro, gerente de desenvolvimento de Embalagens da Adimax, “o projeto é o resultado da busca constante da empresa por alternativas que aprimorem seu produto final e o mantenha alinhado aos princípios de sustentabilidade durante todo o seu ciclo de vida, da produção, passando pela embalagem e chegando ao descarte. E para promover esta relação perfeita entre produto e embalagem, nada mais adequado para uma linha que leva ‘natural’ em seu nome, que a solução seja um filme plástico sustentável”
Os filmes são os únicos de poliéster com PCR (PET reciclado pós-consumo) no Brasil aprovados pela Anvisa, inclusive para contato direto com alimentos. Nos Estados Unidos e Europa, a linha Ecophane já é comercializada, com aprovação da FDA e EFSA (união Europeia).
Lançados em 2019, estes filmes estão alinhados à uma demanda crescente do mercado global por materiais que garantam a produção de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado. No Brasil, o poliéster é a única resina que, após reciclada, pode ser usada na produção de novas embalagens para alimentos. Além de garantirem um menor uso de matérias-primas virgens, estes filmes estão inseridos no conceito de Economia Circular: o PET descartado na forma de embalagens, garrafas ou outros itens é coletado, reciclado e volta a ser embalagem
“Desenvolvermos a linha Ecophane com base na plataforma de Sustentabilidade da Terphane que está alinhada às necessidades de brand owners como a Adimax. Empresas que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis”, explica André Gani.