Data de lançamento: 10/01/2018
Categoria: Alimentos Salgados
Tags: halloween, brilho no escuro, inovação, diferencial tecnológico, plástico flexível
Vencedor: Pepsico (www.pepsico.com.br)
Design: Narita Design e Strategy
Convertedor: Emusa / Grupo Penha
Brand owner: Pepsico
País: Brasil
Para dar maior destaque ao produto diferenciado, foi desenvolvida uma embalagem que brilha no escuro (efeito foto luminescente), com a qual o consumidor podia interagir, ao mesmo tempo que criava um efeito que tinha tudo a ver com o tema de Halloween.
Utilizando-se de uma tinta com pigmento com efeito foto-luminescente, que brilha no escuro, houve todo um trabalho especial no desenvolvimento da arte final, assegurando que a imagem do efeito brilhante no escuro remetesse à temática do Halloween. Principalmente na noite do Halloween, os consumidores poderiam fazer suas “travessuras” com a embalagem brilhando no escuro, inclusive sendo utilizada como parte da decoração temática.
O principal diferencial tecnológico ficou por conta do desenvolvimento da aplicação de tinta com o pigmento especial “glow in the dark” em tecnologia flexográfica, para embalagens de alimentos. Para se obter o efeito do “brilho no escuro” utilizou-se uma tinta contendo um pigmento com cristais fotoluminescentes, que são minerais naturais e não radioativos. Esses cristais, possuem a capacidade de absorção e armazenamento da energia da luz ambiente, liberando-a quando se encontra em um ambiente não iluminado
Como parte de tal desenvolvimento houve a necessidade da definição dos parâmetros e quantidade de aplicação, para dar o efeito desejado e, para controle do nível de foto luminescência, foram definidos os parâmetros e metodologia para controle do nível aceitável de foto-luminescência.
A campanha de lançamento foi reforçada no ponto de venda com a distribuição de 100% da produção em caixas do tipo display, impressa com o mesmo tema gráfico da arte-final impressa na embalagem primária.