Data de lançamento: 01/10/2019
Categoria: Sustentabilidade
Tags: PCR, resina reciclada, home care, higiene, limpeza doméstica, meio ambiente, plástico, xampu
Vencedor: Unilever (www.unilever.com.br)
Design: Unilever
Convertedor: Wise / GlobalPack / Ampacet / BRASALPLA / Clariant
Brand owner: Unilever
País: Brasil
Em 2010, Unilever lançou seu plano de sustentabilidade no qual se desafiou a diminuir o impacto ambiental pela metade enquanto cresce o negócio. Dentre as estratégias, a Unilever apostou na inclusão de PCR nos frascos e definiu que, até 2025, as embalagens produzidas incluirão pelo menos 25% de PCR.
Após a inclusão de resina reciclada pós consumo (PCR) na embalagem de SEDA no ano passado, em 2019 a Unilever passou a atuar em larga escala aplicando PCR em todo o portifolio de Hair (Clear, Seda, Tresemme, Dove) e Home Care com o novo OMO. Com isso, somados, são removidas mais de 3.500 toneladas de plásticos do meio ambiente anualmente.
Alguns dos principais desafios desse projeto foram: - estruturação da cadeia de suprimento de PE reciclável - garantia de volume que atendesse a demanda da Unilever - assegurar a mesma funcionalidade e resistência mecânica dos frascos atuais - garantir que a resina PCR não propagasse odor e conflito com a fórmula e não influenciasse na coloração externa do frasco