<< Voltar     


Envoltório Sabonete Vegetal - Flor de Ypê

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2023

Data de lançamento: 10/05/2022

Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais

Tags: sustentabilidade, envoltório, papel, sabonete, Flor de Ypê, reciclabilidade

Vencedor: Gualapack Brasil (www.gualapack.com.br/site/)
Convertedor: Higident do Brasil, Gualapack Brasil
Brand owner: Química Amparo


País: Brasil


A Química Amparo, estabelecida no segmento produtos para Personal e Home Care, tem demonstrado forte posicionamento para a sustentabilidade. Foi desenvolvida uma estrutura 100% papel + fungicida que mantém as características físicas do produto.

A grande maioria das estruturas para sabonete no mercado contêm pelo menos uma camada de plástico, seja ele, BOPP, PP, PET, PE. Na proposta apresentada, a embalagem é composta por PAPEL + FUNGICIDA, retirando o plástico da composição e diminuindo a gramatura da estrutura em 24%. Além da redução da quantidade de material, a nova estrutura auxilia no momento de descarte e reciclagem do produto, gerando menos resíduos, podendo o material retornar para a cadeia do papel. Grandes alterações no processo produtivo sempre carregam muitos desafios. O principal foi além da gramatura de papel adequada, garantir as barreiras de proteção do produto, mantendo suas características originais e mantendo o ritmo dos equipamentos de envase, além da qualidade de impressão.

A proposta dessa embalagem é promover a sustentabilidade no mercado sabonetes, diminuindo o consumo do plástico e contribuindo com a reciclabilidade dos materiais. Seu posicionamento de atender a um público conectado com as questões ambientais e que valoriza esse posicionamento nas marcas.

A reciclabilidade dos materiais no Brasil para os consumidores não é obrigatório. Estruturas monomateriais, como o papel é facilmente percebido como reciclável. Papel possui valor de mercado, estimulando que os catadores na a seleção e coleta e garantindo o correto destino do material.

A embalagem possui o selo de descarte seletivo, embalagem de papel e de reciclabilidade. Isso reforça o posicionamento da marca para os consumidores sobre as propriedades do produto em conjunto com a embalagem. Qualidade uso do produto e eficiência na hora do descarte e reciclabilidade.