Data de lançamento: 14/12/2022
Categoria: Alimentos Salgados
Tags: congelado, papel, plástico, Alimentos, Seara, Plant based, sustentabilidade, saudabilidade
Vencedor: Seara (www.seara.com.br)
Design: Futurebrand São Paulo
Convertedor: Ibratec / Celocorte / Siry Global / Multivac
Brand owner: Seara
País: Brasil
O mercado global Plant Based foi avaliado em R$ 214 bilhões em 2022. A previsão até 2030 é continuar crescendo a taxa de 11,7%aa (CAGR) atingindo R$ 541,5 bilhões. A Seara lançou a linha Plant Based em 2020 buscando levar ao consumidor que busca redução no consumo de proteína de origem animal, produtos com sabor, textura, valor nutricional e saudabilidade. O desafio do projeto foi modernizar as embalagens atuais para diferencia-las dos produtos base carne e melhorar a sua exposição nas gôndolas.
O relançamento das embalagens contemplou não apenas a mudança no formato, mas também a inclusão de visor na parte frontal, redesign da marca, uma nova logo que se comunica melhor com os consumidores, informações da origem/procedência das matérias-primas, dicas de consumo/ preparo e fotos atrativas. Foram desenvolvidas bandejas de polipropileno com formato/base para cada produto, seladas com filme plástico e decoração final em luva de papel cartão com visor para que os consumidores pudessem visualizar o produto que estão comprando, sendo esse um dos critérios de decisão da compra.
Um dos grandes desafios deste projeto foi resolver o problema da bandeja não ficar em pé nas gôndolas congeladas verticais/horizontais. Para resolver o problema, foi desenvolvida uma luva de cartão com sistema chamado “Always up” que funciona como um pezinho de porta retrato p/ auxiliar na exposição Foram incluídos cortes e semi-cortes na luva de papel cartão para garantirmos uma excelente exposição nas gôndolas (verticais e horizontais). Para garantir a exclusividade, foi solicitado depósito do desenho industrial juntamente com nosso fornecedor que auxiliou no desenvolvimento do projeto.
O novo formato da embalagem, que permite a visualização dos produtos e exposição em pé no ponto de venda, permite uma melhor exposição do produto e destaque perante os concorrentes. Esses são requisitos fundamentais para o bom desempenho nas vendas. Por meio de pesquisas com consumidores, foram mapeados alguns desejos, como visualizar os produtos antes da compra, clareza nas informações sobre procedência, benefícios dos ingredientes e compromisso com o meio ambiente. A nova embalagem conseguiu traduzir bem os desejos através do seu redesign.
Os materiais das novas embalagens foram pensados para serem o mais sustentável possível, evitar desperdícios, ter excelente aproveitamento no pallet/excelência logística e redução na área do cartucho de papel cartão atual x luva (opção escolhida).