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Heineken Long Neck Retornável

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2023

Data de lançamento: 13/03/2023

Categoria: Sustentabilidade

Tags: retornável, vidro, garrafa, cerveja, ciclo, Heineken

Vencedor: Heineken (www.heinekenbrasil.com.br)
Convertedor: Owens Illinois
Brand owner: Heineken


País: Brasil


Alinhada sua estratégia de sustentabilidade que traz com um dos elementos a circularidade de suas embalagens, o Grupo Heineken avança em mais uma inovação com o lançamento das garrafas long necks retornáveis. Com 60% do volume das embalagens já composto pelos retornáveis, a iniciativa reforça a consciência dos impactos causados, bem como a importância da retornabilidade para um ciclo produtivo sustentável e circular.

As novas long necks Heineken contam com vários diferenciais: o selo prata, que reforça o conceito dos produtos, garantindo que aquela unidade irá ser reutilizada; as tampas, com novas cores, sinalizam que as novas garrafas devem ser abertas apenas com abridor (modelo Pry Off); o vidro mais espesso e com o tamanho maior, mais seguro para o transporte e para o consumo. Do ponto de vista ambiental, o uso da garrafa retornável comparada ao modelo one way gera 18x menos resíduos e 6x vezes menos emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o consumo de recursos como água, insumos energéticos e matéria-prima necessária para produção e introdução de novas embalagens descartáveis no mercado. - Novo sistema de logística, envolvendo distribuição, coleta retorno, reinserção no processo e redistribuição; - Investimento e adaptação de linhas produtivas como atividade de envase; - Comportamento e disposição do consumidor para contribuir na retornabilidade.

A nova embalagem retornável de long neck buscar eliminar o descarte incorreto gerando resíduos e prejudicando o meio ambiente, trazendo um forte diferencial de sustentabilidade e inovação, se posicionando como um bom para o planeta e para o negócio. A destinação requer um sistema de logística reversa da embalagem após o consumo, prevendo uma rede de coleta e retorno para os centros produtivos, passando por processos de higienização, controle de qualidade e reinserção do produto.

A embalagem possui sinalizações e rotulagem diferenciada que destacam sua retornabilidade. Além de ter uma espessura mais resistente e altura diferente, possui selo prateado de garrafa retornável e diferencial de cores na tampa.

Além de conter informações sobre retornabilidade, a embalagem incentiva a mudança de comportamento do consumidor, influenciando na compreensão dos benefícios dos retornáveis e do seu papel para a execução dessa estratégia.