Data de lançamento: 22/09/2022
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Tags: Batom, Make B., refil, Boticário, beleza, cosméticos, sustentabilidade
Vencedor: Silgan Dispensing Jundiaí (www.silgandispensing.com)
Design: Sweety & Co.
Convertedor: Silgan Dispensing
Brand owner: Grupo Boticário
País: Brasil
A nova embalagem do batom bala de Make B. alia sofisticação, inovação e sustentabilidade. Ela traz para o mercado uma nova proposta de comunicação e experiência do usuário com o produto. Seu mecanismo interno “push to open” possibilita um novo gestual de abertura do batom, diferenciando-o dos demais da categoria. Outro chamariz do lançamento é o conceito de Refil, novidade para o mercado nacional e traz consigo uma mudança cultural na forma do consumidor se relacionar com esse cosmético.
A embalagem trouxe como novidade ao mercado nacional a possibilidade de refilagem para batons, conceito ainda pouco explorado por essa categoria de maquiagem. Um desafio foi criar um sistema que acoplasse o mecanismo interno do batom de forma robusta o suficiente para suportar o transporte e o uso durante a vida útil do produto, mas que fosse simples de se remover para que o usuário conseguisse fazer a refilagem do conteúdo de forma prática e segura.
Para criar o conceito de abertura por click, foi desenvolvido um sistema interno na tampa do batom denominado “push to open”. Poucos componentes fazem com que a tampa abra e feche ao ser empurrada contra a base do batom. O gestual inovador traz uma nova experiência do usuário com o produto.
A nova embalagem possibilita a refilagem de seu conteúdo, indo de encontro com um dos pilares da sustentabilidade. Quando comparado o peso da embalagem primária versus refil, a redução mássica é de 71%, o que, segundo o brand owner, pode gerar uma redução de cerca de 3 ton/ano de resíduos.