Data de lançamento: 01/08/2022
Categoria: Alimentos Salgados
Tags: sustentabilidade, swift, resíduo, liner
Vencedor: Westrock (www.westrock.com.br)
Convertedor: Westrock
Brand owner: Swift
País: Brasil
A Swift, marca referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, consome anualmente cerca de 450 mil embalagens tampa e fundo de papelão ondulado que eram somente utilizadas para o transporte de produtos das fábricas aos pontos de venda. Com um olhar para a sustentabilidade, a empresa desenvolveu e propôs um modelo de embalagem que pudesse ser reutilizado também para transportar o produto entre o ponto de venda e a casa do cliente, eliminando o uso de sacolas plásticas.
A embalagem conta com uma impressão que utiliza a tecnologia HyGraphics e proporciona alta definição para ilustrar e trazer reconhecimento da marca Swift por onde passa. Ela informa sobre a compensação de carbono associada à embalagem e contém mensagens sobre a chegada do produto no cliente.
O design estrutural é um dos principais diferenciais da solução desenvolvida pela empresa. A tampa inteligente usada no embalamento do produto na fábrica da JBS, possui vincos e picotes engenhosamente inseridos para permitir que com poucas dobras, transforme-se em maleta fechada nas lojas Swift. As novas embalagens agora são reutilizadas para transporte do produto à casa do consumidor que comprou presencialmente e também enviadas àqueles que fizeram sua compra via e-commerce, quando os pedidos são feitos para um endereço próximo às lojas Swift!
A diferenciação da embalagem passa por sua impressão de altíssima qualidade, propiciada por HyGraphics. Essa tecnologia é pioneira no Brasil. Sendo uma pré-impressão no papel, confere melhor ajuste, maior quantidade de cores e elimina falhas, possibilitando aspecto mais premium à embalagem. A tampa, que antes era descartada ao chegar da fábrica nas lojas, agora transforma-se em maleta, e pode ser reutilizável, substituindo sacolas plásticas para transporte de produtos até seu destino. Além disso, ela passa a proporcionar maior lembrança de marca, de forma sustentável e criativa.
A tampa que se transforma em uma caixa de envio com simples montagem, pode ser usada tanto nas vendas por e-commerce quanto nas compras das lojas físicas, promovendo a lembrança da marca por onde passa e a sustentabilidade, dada a redução do uso de sacolas plásticas e estímulo do reuso. Para as lojas Swift, as sacolas, quando substituídas por caixas de papelão ondulado, representam redução de mais de 6 toneladas de plástico por ano, mitigando seu descarte, principal causa da poluição ambiental, ajudando a regenerar o planeta.