Data de lançamento: 01/02/2024
Categoria: Alimentos Salgados
Tags: snacks, tubo, reciclagem, Pepsico
Vencedor: Pepsico Brasil (www.pepsico.com.br)
Design: NA
Convertedor: Amcor Flexibles America Latina
Brand owner: Pepsico do Brasil
País: Brasil
A Pepsico investiu em uma linha nacional de snacks de batata em tubo para atender à crescente demanda de mercado, optando por tecnologia sustentável, eliminando o fundo metálico dos tubos e usando um laminado de papel. Essa mudança facilita a reciclagem, pois elimina a necessidade de separar o fundo metálico, reduzindo riscos para os trabalhadores das cooperativas, além de tornar o processo mais eficiente e ecológico.
Durante o desenvolvimento do projeto na Pepsico, uma visita à Cooperativa Coopercaps revelou os desafios da reciclagem de embalagens de canister com fundo metálico. A separação do corpo do canister do fundo metálico exige uma etapa adicional, aumentando os riscos para os trabalhadores, que precisam usar materiais cortantes. Isso leva muitas vezes à exclusão dessas embalagens do processo de reciclagem. Com a introdução do novo fundo de material cartonado na embalagem de Ruffles Tubo, a Coopercaps viu uma solução promissora. Todo o conjunto da embalagem, incluindo corpo e fundo, poderia ser classificado como cartonado, simplificando o processo de reciclagem e eliminando a necessidade de trabalho manual com materiais cortantes, o que aumenta a coleta e reciclagem deste tipo de embalagem. O desafio técnico do fundo de papel reside na garantia da hermeticidade necessária para preservar o produto ao longo de todo o processo até o momento do consumo, além do desenvolvimento dos materiais em parceria com fornecedores locais, que foi crucial para garantir viabilidade técnica e comercial.
A solução de fechamento de tubo é escalável globalmente na Pepsico, como parte do programa ´pep+´ de sustentabilidade. Projetos estão em andamento para aplicar essa tecnologia em outras linhas de snacks ao redor do mundo, promovendo a redução do impacto ambiental. A nova embalagem simplifica a separação pós-consumo, pois requer apenas a remoção da tampa plástica. A comunicação no rótulo ajuda na destinação correta. Nas coops. de reciclagem, esse laminado é facilmente segregado e processado.
Sim, a embalagem utiliza os símbolos de descarte apropriados, porém, cabe ressaltar aqui que a troca do fundo metálico por um composto por um laminado de papel, facilita o processo de segregação, triagem e reciclagem deste material, conforme mencionado nas questões acima.
Atualmente a embalagem conta com os símbolos de reciclagem referente ao descarte apropriado para as partes que a compõe, além do símbolo de descarte seletivo, que facilita a chegada da embalagem aos recicladores. No momento a arte está sendo revisada, para comunicar de maneira ainda mais clara.