Data de lançamento: 14/06/2023
Categoria: Alimentos Doces
Tags: saudável, fit, in-mold label, design
Vencedor: Artefato Design Studio (https://www.instagram.com/estudioartefato/)
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Bomix
Brand owner: Tocca
País: Brasil
A Tocca, marca de pastas de amendoim, passou por uma transformação em 2023. Redesenhamos a identidade visual, a linguagem verbal, as embalagens e criamos um universo de ilustrações. Trouxemos mais potência à linguagem verbal da marca, transformando o nome, antes evocando o substantivo ´toca´, em um verbo, resgatando a ideia de ´tocar´, gerando um universo verbal rico com expressões como ´Se você é fã de nuts, Tocca aqui!´, além de ilustrações de mãos que tangibilizam o ´toque que faltava´.
As embalagens materializaram a mudança do posicionamento, com uma estética vibrante coroada com ilustrações cheias de toque e abraço da comfy food. Ademais, houve um cuidado especial para que as ilustrações circulares possuíssem uma junção perfeita na face traseira, deixando os rótulos contínuos.
A busca por custos otimizados e melhor rentabilidade levou à escolha da in-mold label. Visto que este tipo de embalagem é percebido como mais democrática e, por vezes, de qualidade reduzida, foram adicionados elementos de inovação no design para elevar a percepção de valor de acordo com o produto.
As ilustrações nas tampas simulam as texturas e ingredientes das pastas, estimulando o apetite e solucionando a falta de transparência nas embalagens. Assim, através da tampa, projetamos para o consumidor o que ele consumirá, além de diferenciar os SKUs e destacar as embalagens de diversos ângulos.