Data de lançamento: 24/08/2023
Categoria: Estudantes
Tags: retornável, reutilisável, vegano, tradição, memória
Vencedor: Luana Petter, Stephanie Guedees, Pedro Rettore (URFGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
País: Brasil
A Elegê, uma marca tradicional de laticínios consolidada no mercado desde 1959, atualmente não oferece produtos veganos. O projeto propõe a estratégia de introdução dessa linha alternativa, integrando a ela a tradição da marca enfatizando valores regionais do sul do Brasil. O conceito ´Sabores que nutrem e resgatam memórias´ destaca a riqueza dos nutrientes e preserva a memória afetiva da marca e da cultura gaúcha imigrante, onde o leite esteve presente e continuará a ser, agora em forma vegetal
A inovação está na estratégia de lançamento, que envolve o envio de embalagens reutilizáveis para hotéis e empresas de eventos como forma de divulgação do novo produto, antes de enviá-lo aos PDVs usuais. Isso garante maior segurança nas vendas e evita desperdícios de conteúdo e embalagens.
O conjunto denota um design incomum com uma pega segura e confortável, com materiais duradouros que promovem a reutilização. Visualmente, combina uma identidade clássica e artesanal, elementos tradicionais da marca, com um novo arranjo para a linha vegana, ativando a memória afetiva do consumidor.
A embalagem é ergonomicamente projetada para um manuseio confortável e possui um eficiente sistema de vedação em madeira e metal, garantindo durabilidade e conservação. Ainda, foi projetado uma embalagem secundária que acomoda os recipientes e refis permitindo o transporte e empilhamento dos mesmos. A tipografia exclusiva destaca os produtos na gôndola, realçando seu aspecto artesanal. Sem abandonar a tradição, foram criados elementos como a textura com pictogramas e a ´Menina Leiteira´. Esses aspectos marcantes da marca não foram deixados de lado e se redesenharam para uma linha sem leite.
O projeto das embalagens é viável, usando materiais e processos comuns. O vidro é moldado em duas camadas, a tampa de madeira é vedada com silicone, e o arame de fixação não requer furos. Apesar dos custos iniciais, sua durabilidade e reutilização agregam valor e fidelizam os consumidores. A embalagem e sua estratégia de entrada no mercado minimiza desperdícios, uma vez que a sustentabilidade é pensada em todo o processo de introdução da nova linha, além de possibilitar o uso de refis. Assim, se projeta um pensamento sistêmico, superando barreiras de inserção em mercados tradicionais.