REFPET Universal

Vencedor em Embalagem - Sustentabilidade - 2019

Data de lançamento: 10/01/2018

Categoria: Sustentabilidade

Tags: ciclo, retornável, PET, baixo custo, rótulo, garrafa

Empresa vencedora: Coca-Cola (www.cocacolabrasil.com.br)
Design: Coca-Cola
Convertedor: Embotelladora Andina / Solar Br / Kof / Litoband / Riopet
Brand owner: Coca-Cola


País: Brasil


Por ser reutilizável, a REFPET não é descartada e sempre retorna à fábrica no final de um ciclo garantindo sua reciclagem após o último ciclo de uso. Além disso, a REFPET Universal permite mais ciclos por garrafa. Cada garrafa de PET retornável equivale aproximadamente a 45 garrafas de PET OW.

Um dos principais desafios enfrentados foi desenvolver uma solução efetiva em custo visto que esta família é destinada a soluções de baixo custo. Garantir uma solução de rotulagem de alta velocidade com extração de rótulos. Foi um projeto de elevada complexidade que demandou esforço e engajamento do sistema Coca-Cola para aprovação do investimento.

A proposta é de uma garrafa para todos os sabores, facilitando a logística para o fabricante e trade, promovendo a expansão do portfólio de retornáveis. Em 20/05/2019 lançamos a primeira campanha de retornáveis mostrando o benefício da sustentabilidade, antes era comunicado o benefício do preço. Com a REFPET Universal não é preciso separar as garrafas de cada produto, basta apenas retirar o rótulo de papel e envasar com o produto requerido, facilitando a produção para o fabricante. Além disso, o consumidor tem mais opções de produtos. Não precisa ter uma garrafa de cada sabor e pode trocar sua garrafa pelo sabor que preferir no dia.

uma garrafa para todos os sabores facilita a expansão do portfólio de retornáveis para o trade e simplifica a operação de troca entre sabores, trazendo mais eficiência e simplicidade no processo de distribuição. Por ser reutilizável, a REFPET reduz o descarte de plástico. Em 10 anos, com a REFPET, deixamos de descartar 2,6 bilhões de garrafas PET no meio ambiente. A REFPET universal tem o benefício de permitir mais ciclos por garrafa, pela sua resistência.

O consumidor leva sua REFPET vazia e compra uma cheia com o desconto. Dessa forma, após cada ciclo da garrafa ela retorna à fábrica garantindo sua reciclagem quando não puder mais ser reutilizada (após aproximadamente 12 ciclos). Todos os demais componentes de embalagens, como tampa e rótulo, retornam para a planta e são agrupados para destinação posterior.