Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 01/12/2019
Tags: lata, aço, reuso, reutilizável, Bauducco, Natal, chocottone
Empresa vencedora: Brasilata (www.brasilata.com.br)
Brand owner: Casa Bauducco
Convertedor: Brasilata
País: Brasil
O design gráfico utiliza e explora os recursos da impressão digital na própria chapa de aço combinado elementos em dourado metalizado com a tampa dourada, integrando o conjunto de forma criativa e diferenciada. A estampa de fundo utiliza elementos relacionados ao cacau combinados com folhas e ícones A impressão digital foi explorada de forma criativa nesta embalagem, pois permite incluir além da quadricromia, cores especiais e o dourado metálico que integra com a tampa dourada.
O formato é cilíndrico, mas a lata se diferencia das convencionais por sua tampa metálica dourada que faz contraponto com o corpo da lata ricamente impresso em cores. Por ser feita de aço, ter alta barreira e possuir uma tampa de fácil abertura, esta lata de diâmetro largo foi adotada pela Casa Bauducco para permitir que os consumidores consigam pegar até os últimos BITES no fundo da embalagem pois sua ergonomia permite enfiar a mão dentro da lata.
A lata de aço já provou em seus 210 anos de sua existência suas qualidades na conservação dos produtos. Agora, com a tampa metálica, ela avança um passo em modernidade e praticidade ao permitir tanto a abertura fácil como o acesso da mão ao fundo da embalagem para pegar até o último dos BITES.
A ergonomia que permite abrir e fechar com facilidade e enfiar a mão dentro para apanhar os BITES. O visual também é um ponto forte desta embalagem que se destaca pela combinação da lata ricamente impressa com a tampa metálica dourada. O produto foi um lançamento e não existia anteriormente, portanto, não há histórico de Market Share. No tocante de posicionamento no ponto de venda a embalagem permitiu composição nos balcões e estantes das lojas.
Houve alguma adequação para atender a esse quesito, seja social, ambiental ou econômico? O principal requisito de sustentabilidade desta embalagem é que ela é reutilizável e pode ser reabastecida com outros produtos mantendo a marca Casa Bauducco na casa dos consumidores. Esta embalagem de aço é 100% reciclável, degradável e reutilizável.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/05/2019
Tags: azeite, origem, vidro, garrafa, Verde Louro
Empresa vencedora: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Verde Louro Azeite Extra Virgem
Convertedor: Wheaton / Riverprint
País: Brasil
O design gráfico é um dos diferenciais que aumentaram a atratividade da embalagem e atribuíram forte identidade à marca. A serigrafia traz o tom dourado da marca de forma delicada e sofisticada, além da impressão do rótulo diretamente na garrafa e destaque da variedade utilizada de azeitona.
Garrafas com design moderno e linhas harmoniosas, refletindo o posicionamento premium do produto, imprimindo identidade à marca e reforçando a exclusividade desse azeite brasileiro. Foram desenvolvidos moldes exclusivos para 3 capacidades (100, 250 e 500ml) que atendem a diferentes canais de vendas. Os frascos contam com boca “DOP”, sistema de fechamento não recarregável exigido pelos países europeus produtores de azeite de oliva. A Verde Louro Azeites foi a pioneira a utilizar este tipo de tampa no Brasil. Além evitar fraudes e adulterações, o sistema evita manchas nas laterais das garrafas.
Produzidos em color feeder verde, os frascos protegem o nobre conteúdo e aplicam forte identidade ao produto. A serigrafia aplicada traz o tom dourado da marca, de forma delicada e sofisticada. As garrafas apresentam design clean e elementos delicados onde a marca se torna uma assinatura de confiança com a qualidade do produto. O destaque da variedade de azeitona utilizada na produção do azeite, impressa diretamente no frasco, facilita a comunicação dos diferenciais do produto no PDV.
A Verde Louro teve um aumento representativo nas vendas em curto período de tempo após o lançamento das novas garrafas, devido ao design diferenciado e destaque que estas produzem no PDV, por sua forma e aparência, melhorando a margem da empresa e a conquista do mercado de valor agregado.
Além das garrafas serem produzidas em vidro, material 100% reciclável, a impressão do rótulo diretamente nas garrafas dispensa a produção e aplicação de rótulos plásticos ou de papel, eliminando um componente do conjunto de embalagem.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/07/2019
Tags: café, Pilão, JDE, stand up pouch, SUP, plástico, flexível, refechamento
Empresa vencedora: Jacobs Douve Egberts (www.jacobsdouweegberts.com)
Brand owner: Jacobs Douve Egberts
Design: Narita Strategic Design
País: Brasil
Pilão Abre & Fecha 252° é o café mais forte da linha, torrado a 252° graus para extrair o melhor do sabor e aroma. A ideia foi trazer na embalagem essas características, através das cores: o preto, que representa a intensidade do café, e o dourado que demonstra a torra a altas temperaturas. A praticidade veio em primeiro lugar. Isso porque a tecnologia exclusiva da embalagem prioriza a funcionalidade, o consumidor pode abrir e fechar sem precisar utilizar outro recipiente. Com isso, evita-se o desperdício e a alteração de sabor e aroma, uma vez que diminui a exposição do café ao ar.
Para garantir melhor exposição do produto no ponto de venda e, ao mesmo tempo, facilidade no manuseio pelo consumidor, a Abre & Fecha de Pilão 252° veio no formato stand up pouch onde a embalagem é estruturada para ficar em pé. A embalagem de Pilão 252° Abre & Fecha traz praticidade, uma vez que ele não precisa colocar o café em outro recipiente. Além disso, evita-se o desperdício e a alteração de sabor, pois diminui-se a exposição do café ao ar. No ponto de venda, o formato do produto permite que a embalagem fique em pé.
Para conservar todas as características do Pilão 252°, a embalagem Abre & Fecha é bi-laminada com barreira a O2 e umidade. Além disso, tem um sistema de zíper resistente que permite que o conteúdo não fique exposto. A impressão em rotogravura permite uma melhor qualidade dos efeitos da arte.
A cor preta, as chamas de fogo em dourado e a inscrição 252° formam a principal comunicação ao consumidor. A embalagem traz força e demonstra que é um café encorpado. A segunda mensagem está associada a embalagem abre & fecha que permite manter as características do café, ou seja, aroma e sabor.
A embalagem Abre & Fecha se destaca das demais na gôndola pelo formato e também pelo dourado que está na parte de cima, reforçando os claim de Abre & Fecha e 252°. Pilão 252° Abre & Fecha trouxe +0,4p.p de Share volume no T. Brasil, chegando a +1,1p.p na região mais importante para Pilão (SP).
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 29/11/2019
Tags: cachaça, premium, premier pack, vidro, garrafa
Empresa vencedora: Premier Pack (www.premierpack.com.br)
Brand owner: Agro Industrial Lagoa Verde
Convertedor: DG Decor / Premier Pack
País: Brasil
Conceituada pelo fundador, a garrafa em vidro tem formato de tronco de cone, com a base menor no fundo. O ombro, de forma irregular é finalizado como se tivesse sido cortado por uma foice, mesmo formato que a cana de açúcar, matéria-prima da Cachaça. O logo, em alto relevo, reforça a marca. Por ter um dos lados do ombro mais alto que o outro foi preciso fazer uma compensação no resfriamento do molde para promover a distribuição regular de vidro nas paredes da garrafa e também no fundo. As informações da marca e texto legal foram impressos por serigrafia, com tinta orgânica.
Com o objetivo de reforçar a importância da Cachaça, que é elaborada com cana de açúcar cultivada organicamente, a garrafa foi concebida para lembrar sua principal matéria-prima e seu manejo, com o corte de cima para baixo em relação ao plano horizontal. A embalagem é robusta, com centro de gravidade baixo dado pelo fundo espesso. A terminação é com a tampa screw-cap 30 x 60mm, que permite praticidade no dia a dia. Ergonômica pelo seu formato, permitindo segurança em seu manuseio.
Fabricada em vidro e seguindo as especificações recomendadas pelas normas internacionais, a garrafa atende aos critérios de carga vertical, impacto, recozimento, etc. Ampla área de decoração e rotulagem. A garrafa diferenciada, inspirada no corte da cana e fabricada em vidro extra-branco, que confere transparência às versões branca e envelhecida, promove por si só o produto elaborado em alambique de cobre há 3 gerações. O conjunto é marcado pela letra V em alto relevo, dando personalidade ao produto
A nova versão chega para substituir a antiga garrafa feita em cerâmica, agora em vidro extra-branco, mais elegante e compatível com o mercado internacional de destilados. Nesse sentido a nova garrafa ocupa o espaço em gôndolas dos empórios e supermercados no Brasil.
Em relação a sustentabilidade, a embalagem é fabricada em vidro e que pode ser 100% reciclado, pode ainda, após seu uso, ser reaproveitada como peça decorativa ou reutilizada como garrafa de água. O processo de serigrafia, com a impressão direta na garrafa, foi feita com tinta orgânica, também reciclada.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 15/11/0209
Tags: protetor solar, vegano, beleza natural, bisnaga, plástico, pequena empresa, MPE
Empresa vencedora: Yepá Estúdio (www.yepaestudio.com.br)
Brand owner: Bioart Biocosméticos
Design: Yepá Estúdio
Convertedor: Braskem / C-Pack / Liebe
País: Brasil
Dando continuidade ao seu pioneirismo no universo de beleza natural, a Bioart desenvolveu o primeiro protetor solar natural e vegano do país. Sua embalagem se diferencia do padrão cromático da categoria e traz soluções alinhadas ao conceito natural da marca, além de minimizar seu impacto ambiental.
O projeto de embalagem tinha a premissa de encontrar uma alternativa que reduzisse os impactos ambientais sem perder a qualidade de apresentação de um produto diferenciado e de alto valor agregado. Uma das principais vantagens da bisnaga é a praticidade e proteção contra ações externas de contaminação do produto, que não fica exposto ao meio ambiente (luz, oxigênio e umidade).
A embalagem do protetor solar possui tampa flip top que traz maior facilidade no uso do produto. Solar Bioart possui proteção natural comprovada por testes clínicos. Para reduzir impactos ambientais sem perder a qualidade profissional necessária para a segurança do produto, optou-se pelo uso de bisnaga com plástico verde, que mantém o padrão de sua categoria e minimiza os impactos no planeta.
Por ser um produto inovador em sua categoria, Solar Bioart traz a inusitada cor verde para reforçar o seu apelo natural. Um selo solar tech bio destaca a sua tecnologia exclusiva e patenteada. A ilustração de planta traz naturalidade e seus atributos são listados de forma clara e objetiva. Esperado e desejado por seu fiel público consumidor de produtos conscientes, o protetor solar Bioart teve boa aceitação do mercado desde o seu pré-lançamento e atingiu vendas acima das expectativas da marca, esgotando seu primeiro lote logo no lançamento do produto e gerando lista de espera.
Sua embalagem de polietileno verde é 100% reciclável e produzida a partir da cana de açúcar, matéria-prima renovável, que colabora com a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. A ausência de embalagem secundária foi consciente para gerar menos desperdícios e descartes indesejáveis.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 05/11/2019
Tags: perfume, L occitane, Brésil, frasco, vidro, cartucho,
Empresa vencedora: L occitane Au Brésil (www.loccitaneaubresil.com)
Brand owner: L occitane Au Brésil
Convertedor: Heinz / Kawagraf
País: Brasil
Na parte externa do cartucho é representado o encontro de Brasil e França através da aquarela e trazendo sutileza contrapondo com o interior da base. O cartucho é como um caderno de viagem que possui diferentes ilustrações, levando o consumidor para a jornada olfativa e os elementos desta fragrância. O frasco utilizado nesse projeto é um frasco standard que sofreu adaptações no peso e no fundo espesso para aplicação do logo em relevo. A adaptação resultou em uma redução de custo de aproximadamente 35% no projeto. A aplicação das fitas no cartucho e o envase do produto foram feitas manualmente.
O frasco desenvolvido através de um modelo standard trás uma reserva de vidro na parte inferior do frasco e em seu formato de redoma combina a simplicidade com a sofisticação traduzidas através da jornada de criação do produto e a pintura vermelha envelopa o frasco representando a cor da marca.
Seu frasco de vidro com formato de redoma é envolvido por um cartucho que além da função de proteção, tem a função de proporcionar uma experiência diferente ao consumidor. O cartucho foi desenvolvido em duas partes que se encaixam e promovem uma abertura surpreendente, combinados ao grafismo.
O conjunto de frasco e válvula é recravado por questões de segurança. O frasco possui pintura gradiente e a aplicação de silk. O cartucho é constituído por duas partes,a Tampa é feita de papel rígido e a base em cartão, proporcionando segurança, impresso em 5 cores offset com faca diferenciada. Brésil tem como propósito representar a história de L’Occitane au Brésil, marca de origem francesa que tem o Brasil como tema e inspiração.A embalagem, com o cartucho que abre como um caderno de viagem faz com que os consumidores conheçam melhor os destinos e elementos que representam tão bem o Brasil
A embalagem foi usada como um grande elemento para além de atrair a atenção, guiar e despertar no consumidor todo o imaginário sobre essa viagem única.A composição de embalagem da linha, contribuiu para que os consumidores fossem capazes de se conectarem mais com a essência de L’Occitane au Brésil. O Cartucho foi produzido em matérias com certificação FSC.
Categoria: Saúde e Farmacêuticos
Data de lançamento: 10/07/2019
Tags: saudabilidade, papel cartão, colágeno, Myralis, esporte
Empresa vencedora: Myralis (www.myralis.com.br)
Brand owner: Myralis
Convertedor: Print gráfica
País: Brasil
O layout foi produzido buscando familiaridade com demais produtos utilizados pelo Target incluindo elementos voltados à tecnologia, humano e movimento. Cores, texturas e demais recursos visuais seguem as trends do design e o objetivo de destaque na gôndola. Como ação estratégica da empresa, buscando oferecer produtos inovadores ao alcance do mercado, há menor foco na tecnologia em embalagens, mas sem abrir mão da comunicação visual. Para a faca, foi elaborada uma trava para fechamento manual após a abertura da embalagem
A embalagem possui medidas levando em conta produtividade e setup de máquinas, otimizando KPIs de fábrica e colocação em gôndola junto aos clientes. O tamanho foi concebido para ser manipulado de forma prática por toda a cadeia, da linha até o usuário final. A embalagem possui fechamento com sistema automático, garantindo segurança anti violação tanto no transporte quanto nas gôndolas das farmácias. O estudo de produtividade feito pela área auxilia na otimização e diminuição de ruptura nas entregas, por ser de melhores resultados em toda a linha.
A embalagem é impressa em cores Pantones, diferenciando para cada apresentação. Na finalização do processo de impressão na gráfica é aplicado acabamento em verniz para proteger e prolongar a cor.
Como o produto é destinado aos praticantes de atividades físicas, o conceito visual aplicado na embalagem busca familiaridade direta ao target com outros itens no mercado. A percepção de movimento, inovação e principalmente eficácia também assinam a embalagem e entregam o diferencial do produto.
As embalagens são impressas em papel duplex 100% reciclável produzido com cartão certifcado FSC misto, além de ser biodegradável, atributo que torna menos nocivo o seu descarte in natura no meio ambiente.
Categoria: Food Service, Delivery e Take Away
Data de lançamento: 14/07/2020
Tags: delivery, conveniência, Abraccio, papel cartão
Empresa vencedora: Gráfica Tuicial (www.tuicial.com.br)
Brand owner: Abbraccio
Design: Design Absoluto
Convertedor: Klabin / Gráfica Tuicial
País: Brasil
A embalagem possui um design simples, arte moderna e minimalista, destacando cores vibrantes e a logomarca. Este desenvolvimento se destaca também pelo efeito da plastificação e são produzidas a partir do papel cartão. A parte interna é montagem manual, com três divisórias, uma divisória com tampa e trava de segurança, segunda divisória compartimento para molho e local para acondicionamento livre.
A modelagem foi estudada para garantir a integridade do alimento durante o percurso do restaurante a casa do consumidor. Assim o alimento chegará com a mesma qualidade da elaboração do prato do restaurante. Garantindo a qualidade e segurança alimentar do produto. Embalagem desenvolvida para um prato em especifico, macarrão, salada e molho. A embalagem com sistema de fechamento garante que o macarrão não se misture com os demais acompanhamentos. A estrutura do estojo e a plastificação garantem que a embalagem, ao ser empilhada, não comprima o alimento.
Embalagem com matéria-prima papel cartão, certificado para contato direto com alimento. O papel cartão mais a plastificação proporcionam resistência ao serviço delivery. Impressão offset 4 cores. A plastificação contribui para a conservação da temperatura do prato durante o percurso. A embalagem se destaca pela novidade no mercado de prato a la carte no delivery, além de contribuir com o meio ambiente. A impressão e as cores vibrantes e o brilho da plastificação, conferem uma comunicação atraente para o consumidores de delivery e take-outs.
Melhora o acondicionamento das embalagens no saco de papel, facilitando o transporte.
Papel cartão proveniente de matéria-prima de manejo sustentável das florestas e do trabalho de cooperativas. A embalagem é reciclável o que colabora com o meio ambiente e a economia circular.
Categoria: Bricolagem
Data de lançamento: 22/07/2020
Tags: Vedacit, construção, bag in box, balde, plástico, lata, aço, QRCode
Empresa vencedora: Vedacit (www.vedacit.com.br)
Brand owner: Vedacit
Design: Empathy Company
Convertedor: Real Plastic / Bomix / Santa Inês Embalagens / Litografia Valença / Inplafer / All4Labels
País: Brasil
As novas embalagens Vedacit 2020 possuem um novo design bem humorado e funcional que aproxima o consumidor e oferece informações e características mais detalhadas do produto, além de atender às necessidades de seus stakeholders com uma aparência atualizada e que transmite segurança. Além de colocar a marca Vedacit como protagonista no portfólio de produtos, o design descomplicado e atualizado das embalagens conta com um QR Code que dá acesso à mais informações sobre o produto, garantindo maior interação com o consumidor.
Em relação ao formato das novas embalagens, seguimos os mesmos padrões desde 1960, com uma forma simples e que conecta o consumidor a marca, graças à cor e aos demais componentes do design. Ao longo dos anos, a Vedacit busca se transformar e facilitar a vida dos consumidores na hora de escolher os nossos produtos. Por isso, as novas embalagens garantem um transporte descomplicado, podendo ser empilhada, com um sistema simples de utilização e que mantém a qualidade do produto.
As novas embalagens Vedacit permanecem com a mesma qualidade e desempenho dos produtos habituais que os consumidores já conhecem. Além disso, a segurança de transporte, manuseio e estocagem também é mantida e garante a tranquilidade e confiança do consumidor para o momento da aplicação.
A nova estratégia de comunicação descomplicada, moderna e bem humorada conecta o consumidor à personalidade da marca: competente, sincera, entusiasta. A chave dessa comunicação é o sorriso, que transmite tranquilidade e segurança, e as imagens reais de aplicação do produto, que passam transparência.
Com Vedacit sendo protagonista das novas embalagens, elas reforçam o posicionamento de marca no ponto de venda, proporcionando uma maior e melhor organização dos diversos produtos na gôndola, com uma comunicação mais clara e assertiva. Consequentemente, a marca ganha mais força e reconhecimento. O design foi reestruturado para garantir mais praticidade na manipulação dos produtos e transmitir confiança ao consumidor. A sustentabilidade sempre está presente como uma premissa importante a ser considerada e alguns itens da linha já estão em produção e adaptação para bag in box.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 15/01/2019
Tags: MPE, pequena empresa, infantil, feminino, meninas, frasco, vidro, lata, perfume
Empresa vencedora: Yepá Estúdio (www.yepaestudio.com.br)
Brand owner: Ciclo Cosméticos
Design: Yepá Estúdio
Convertedor: Expak / Lu Plastic / Outlabel / Novalata
País: Brasil
Cici é uma linha de perfumaria para pré-adolescentes com bonecas que contam um storytelling nos 360º da embalagem a partir de ilustrações exclusivas da marca no estilo kawaii. Perfume, brinquedo, peça de decoração e porta-objetos em um só produto. Uma linha colecionável e conectada ao seu público.
O perfume possui frasco de vidro com válvula spray que permite uma boa aplicação, aproveitamento do produto e agradável experiência durante seu uso. Os rótulos metalizados com laminação fosca possuem áreas com calço branco que permite que o brilho seja destacado apenas em detalhes especiais.
As embalagens em latas se diferenciam dos padrões de perfumaria no mercado que utilizam cartuchos e trazem maior visibilidade para as gôndolas sendo altamente presenteáveis. A possibilidade de reutilizar a embalagem é um grande atrativo e gera interatividade virando objeto de desejo para as meninas. Os formatos das embalagens permitem empilhamento facilitando o seu armazenamento, transporte e disposição diferenciada nas gôndolas.
Foi priorizado a otimização de custos na produção, assim a linha possui um único modelo de embalagem primária e secundária em que a diferenciação se deu no design gráfico que transmitiu o universo lúdico das Cicis nos rótulos metalizados, nas latas personalizadas e nas cores suaves das tampas. A lata é um grande diferencial e traz destaque nas gôndolas através de seu empilhamento e montagem de composições. Com linguagem lúdica, as bonecas Cicis foram desenhadas a mão para o projeto com objetivo de interagirem com o público além das embalagens, se tornando personagens da marca.
Com excelente aceitação desde o seu lançamento, as Cicis superaram as expectativas comerciais da marca e são encontradas em todo o Brasil em fast fashions, free shops, farmácias, perfumarias e lojas de presentes. Sua embalagem foi determinante para entrada em grandes redes de varejo. As embalagens secundárias foram desenvolvidas para serem reutilizáveis, sem necessidade de descarte. As latas são multifuncionais permitindo que a menina as utilize como brinquedo, peça de decoração ou porta-objetos. Os frascos em vidro e as tampas em PP são facilmente recicláveis.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 07/08/2019
Tags: cold foil, Nestlé, Kit Kat, chocolate, papel cartão, experiência, acabamentos.
Empresa vencedora: 43 S. A. Gráfica E Editora (www.43sagrafica.com.br)
Brand owner: Nestlé Brasil
Convertedor: Suzano Papel e Celulose / Sun Chemical do Brasil / Kurz do Brasil / Schmid Rhyner AG / Weilburger Brasil Tintas Inovadoras / Adecol / 43 S.A Gráfica e Editora
País: Brasil
Para a exclusiva loja Chocolatory foram desenvolvidos diversas opções empregando os mais elaborados e marcantes acabamentos gráficos. O design manteve a identidade do produto, trazendo elementos que referenciam os sabores e as origens, conferindo a cada uma sua própria identidade e história.
Neste conjunto de embalagens, sobre a impressão, foi aplicado digitalmente polímero localizado, conferindo efeito tátil à embalagem. Em alguns pontos, como logotipos, por exemplo, o exuberante dourado foi feito com aplicação de cold foil sobre o polímero. Para os gifts, as embalagens tipo gaveta, mostram o produto perfeitamente alinhado no berço. É possível adicionar cinta com texto comemorativo. Para os tabletes Moleson, referência infantil e impressão digital, o modelo de caixa com tampa acoplada é fechado com luva, ganhando ares de sofisticação.
Este conjunto de embalagens foi elaborado tendo em vista entregar ao consumidor uma embalagem altamente atrativa visualmente, elegante e extremamente funcional. Além disto, todas permitem excelente exposição no ponto de venda. Neste conjunto, a impressão foi de até 7 cores sobre cartão triplex, aplicação digital de polímero e cold foil localizado. Em alguns modelos ocorreu over print sobre o foil criando efeitos metalizado extremamente precisos, como nos pontos turísitcos do modelo Gringos.
Todas as embalagens possuem inúmeros acabamentos, despertando tanto sentido o visual quanto o tátil. Todos os processos produtivos tiveram excelente desempenho de modo que os mínimos detalhes tivessem destaque e atenção. Uma experiência única para o consumidor.
O cartão utilizado provém de florestas manejadas e as tintas possuem bases vegetais. Além disto, a energia utilizada na produção provém de fontes renováveis incentivadas pelo Governo. Outro destaque é que inclusive o berço interno é em papel cartão.
Categoria: Promocional
Data de lançamento: 29/07/2019
Tags: Absolut, Pernod Ricard, vodca, vodka, promocional, papel cartão, garrafa, vidro
Empresa vencedora: Orlando Facioli Design (www.orlandofacioli.com.br)
Brand owner: Pernod Ricard Brasil
Design: Orlando Facioli Design
Convertedor: D12 Propaganda
País: Brasil
A embalagem especial marcou o lançamento da nova variante da marca Absolut Extrakt, feita com ingredientes herbácios, um diferencial na categoria entre a vodka e o gin. Marcamos o lançamento com as cores da marca trabalhadas de forma exuberante e ousada, ao mesmo tempo elegante e harmônico. A embalagem feita a mão em edição limitada recebeu fecho e alça em metal envelhecido. Impressão em papel com acabamento especial fosco e tom de rosa na parte interna.
Caixa elaborada de forma ajustada aos itens internos: Garrafa, pequeno copo de shot e taça, todos itens exclusivos com marca impressa. O copo de shot é a reprodução do gargalo da garrafa. Feito em papel cartonado de alta resistência, pode ser acondicionado e empilhado perfeitamente sem prejuízo dos ítens integrantes.
Materiais de alta gramatura - papel cartonado - garantiram a firmeza e segurança da embalagem.
Esta embalagem foi utilizada como principal peça de lançamento junto a lojistas. O objetivo era impressionar o lojista de forma que o mesmo cadastrasse o produto para venda. O sucesso foi alcançado, com o cadastramento de 90% dos lojistas que receberam a embalagem.
A embalagem utilizou papeis recicláveis, no entanto acreditamos que pela beleza do item ele dificilmente será descartado por quem o recebeu, sendo item de colecionador. Caso haja descarte acreditamos que passará por várias reutilizações antes disso.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 09/09/2019
Tags: maquiagem, quem disse, berenice, Boticário, linha, redesign, repacking
Empresa vencedora: Grupo Boticário
Brand owner: quem disse, berenice?
Design: SWEETY&CO
Convertedor: Incom / Geka / Qualipac/Pochet / Gráfica Kingraf / Gráfica Gonçalves / C-Pack Creative Packaging S/A
País: Brasil
A marca de maquiagem quem disse, berenice? busca inspirar mulheres a se expressarem livremente. Os novos layouts e formatos conseguem trazer maturidade e sofisticação, assim como o chumbo e o metalizado nas embalagens. A identidade cool e moderna da marca se mantém com o uso do coração como ícone. Para o batom desenvolvemos um formato icônico, com destaque para o coração em relevo e com um grande diferencial: um visor no fundo da embalagem que permite a visualização da cor do batom sem ser necessário abertura da tampa. Este atributo necessitou de adaptações tecnológicas em nossos equipamentos
Trouxemos um formato icônico para os batons, que destaca o coração em relevo (ícone da marca). O Batom líquido e os demais tubos ganharam um formato mais arredondado nos cantos e os compactos seguem o formato circular. Tudo reforçando o caráter cool da marca e trazendo mais sofisticação com o chumbo O novo formato tem cantos arredondados e visor que facilitam a manipulação e a visualização fiel da cor do produto, melhorando a exposição e usabilidade do produto, ou seja, a entrega um novo atributo funcional e visual aos consumidores, que associam muito a marca pelos seus registros visuais.
Os produtos lançados pelo Grupo Boticário, são analisados desde o momento da sua prospecção e pesquisa, garantindo segurança e qualidade aos consumidores. São utilizadas metodologias nos padrões da ANVISA garantindo eficiência, perfomance, usabilidade, compatibilidade e qualidade.
A sofisticação e modernização das embalagens, praticidade por ter o visor de cor nos batons e bases que facilita o dia a dia da consumidora e entrega de sustentabilidade (cartucho PCR e plástico vegetal nas bisnagas). A nova exposição em loja trouxe uma melhor navegabilidade da consumidora. Como o principal atributo para batons e bases é com relação a COR, as embalagens ajudam a evidenciar a cor do produto. E por terem visor, as novas embalagens colaboraram para uma melhor entrega de exposição.
Todas as embalagens secundarias (cartucho) são feitas de papel PCR (reciclado pós consumo). Além disso, temos o atributo de refilagem através dos estojos de sombra e o uso de plástico vegetal em 100% das bisnagas de base.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 14/02/2020
Tags: perfume, forma, formato, diferenciado, Natura, masculino, feminino, vidro, frasco
Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Brand owner: Natura
Design: NUDE - Núcleo de Design Natura / Questtonó
Convertedor: Wheaton / Vitro / Pochet / Silgan / Aptar / Box Print
País: Brasil
Natura Essencial reconhece que existe uma nova visão de poder e sofisticação: poder inspirar, poder transformar e poder realizar. Essas novas faces foram traduzidas em múltiplas facetas no frontal dos frascos. A proporção da tampa simétrica com o frasco facetado garante exclusividade e sofisticação.
O tamanho e formato do frasco garante uma pega confortável para aplicação do conteúdo pelo consumidor. Além disso, a tração da tampa possui uma especificação de força que permite a abertura sem grandes esforços e mantém o produto fixo caso seja segurado pela tampa. A embalagem permite a refilagem.
O logo com tipografia minimalista se encaixa nas facetas do painel frontal. As cores rementem à intensidade dos territórios por trás de cada fragrância e indicam ocasiões especiais. Já o grafismo e vernizes utilizados nos cartuchos garantem um toque ousado alinhado ao universo prestigie.
Natura Essencial reconhece que existe uma nova visão de poder e sofisticação. Poder inspirar, poder transformar e poder realizar. Essas faces de poder são traduzidas em novos frascos multifacetados, tão modernos e sofisticados quanto as fragrâncias.
No período do relançamento da marca, no ano móvel, Essencial cresceu 26% e no YTD/trimeste, 46%. (Dados: Kantar 2020 / MarketShare 1º TRI). Foram realizadas diversas otimizações no projeto dos frascos para reduzir massa de Vidro, além disso o frasco utiliza 20% de vidro reciclado pós consumo. A embalagem permite a refilagem
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 15/06/2020
Tags: Hygraphics, impressão, transporte, papelão ondulado, ovos, reutilizável
Empresa vencedora: WestRock (www.westrock.com.br)
Brand owner: Ovos Mantiqueira
Convertedor: WestRock
País: Brasil
Altamente criativa, pois além de ter sido desenvolvida em um projeto de doação para transporte de ovos as famílias carentes no Brasil, ela possui alta qualidade de impressão (HyGraphics) e se transforma em uma casinha para as crianças brincarem após o uso, estimulando a reutilização da embalagem.
Embalagem modelo regular (tipo maleta) para 30 dúzias de ovos com impressão de alta qualidade HyGraphics no papel kraft, porém fizemos algumas adaptações para que a mesma pudesse ser reutilizada e se transformasse em uma casinha utilizando as abas já existentes, se transformando em um brinquedo. Muito atrativa. Todo o design gráfico foi alinhado com o estrutural para que a embalagem se transformasse em brinquedo, contando com instruções de montagem para orientar as famílias de como reutilizá-la. A arte faz referência ao produto do cliente e traz informações sobre a pandemia FIQUE EM CASA.
A embalagem faz parte de um projeto de doação. Através da alta qualidade de impressão e da arte desenvolvida, conseguimos fazer algo lúdico, utilizando o produto do cliente (ovos), relacionando a marca a um projeto de corrente do bem, ao momento que estamos vivendo, a um produto de qualidade, etc.
O produto foi distribuído para famílias carentes em diversas regiões no Brasil, não sendo comercializado através de pontos de venda. O projeto ainda está em andamento e, o resultado da embalagem foi tão boa, que o cliente já possui outros projetos para transformar suas embalagens em HyGraphics.
Embalagem desenvolvida para um projeto de doação, a qual fortalece a ideia de reutilização. As tintas e vernizes utilizados são todos a base d água e não utilizam solventes. Além disso, nossas embalagens são 100% biodegradáveis, compostáveis e recicláveis, tendo fibras naturais em sua composição.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 02/01/2020
Tags: reutilizável, elefante, extrato, tomate, Cargill, rótulo, sleeve, plastico, pote, PET
Empresa vencedora: Sleever International (www.sleever.com)
Brand owner: Cargill
Convertedor: Tecma Aries / Sleever
País: Brasil
O rótulo sleeve impresso sobre filme de base PET de espessura inicial de 40 microns e posteriormente de 20 microns foi escolhido para a novai embalagem de extrato Elefante por suas características de comunicação em 360 graus e visual premium, além da inovadora tecnologia de aplicação DreamOnCup.
Ainda em introdução no mercado em todo território nacional, a nova embalagem é um sucesso de vendas e vem produzindo o impacto mercadológico desejado, A nova embalagem tornou a marca mais moderna e sua característica de reutilização aproximou-a do consumidor.
A embalagem é reutilizável com tampa abre e fecha. O rótulo sleeve contribui com o objetivo de tornar a embalagem de extrato de tomate elefante mais moderna e próxima do consumidor, reduzindo o impacto ambiental e emissões de CO2 da cadeia produtiva.
A embalagem reutilizável é constituída por um pote plástico termoformado com tampa abre e fecha e vestida com um rótulo sleeve PET de última geração aplicado com a exclusiva tecnologia DreamOnCup que atinge a incrível velocidade de 43.200 potes por hora. O rótulo é impresso em tecnologia flexoffset
Calcula-se uma redução de 6% no impacto ambiental e 18% nas emissões de CO2 no ciclo de vida do piroduto, representando uma diminuição de 6.800 ton de CO2 em um ano de produção de extrato de tomate. A espessura de 20 microns representará uma redução de 50% da pegada de carbono do rótulo.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 01/12/2019
Tags: lata, aço, nuts, reutilizável, reuso, sustentabilidade, circular
Empresa vencedora: Brasilata (www.brasilata.com.br)
Brand owner: NOZ
Convertedor: Brasilata
País: Brasil
Esta embalagem RETORNA para ser reabastecida com produtos vendidos a granel. Graças a suas características de rigidez, conservação e a excepcional vedação da exclusiva tampa PlocOff, a lata de aço permanece em uso mantendo a marca na casa de seus consumidores.
O maior desafio de uma pequena empresa como a N.O.Z, é acreditar que pode ter uma embalagem diferenciada e de alta qualidade, com uma inédita impressão digital em baixo relevo direto na chapa de aço, criada especialmente para ela e fornecida em pequena quantidade como a exigida pela pequena empresa O propósito da marca é vender nozes, castanhas e sementes a granel para um público consciente que valoriza a saudabilidade e a sustentabilidade. A Embalagem RETORNÁVEL atendeu com precisão estas premissas atribuindo uma atitude pertinente aos princípios da marca.
Trata-se de uma embalagem de linha, produzida de forma eficiente e regular, mas que se tornou viável para as pequenas empresas graças à impressão digital que permite oferecê-la nas pequenas quantidades que estas empresas necessitam O prazo de validade estendido e a possibilidade de ir e voltar muitas vezes, permitindo que o modelo de venda a granel da N.O.Z funcione perfeitamente, é o principal atributo de eficiência desta embalagem.
A lata de aço por sua rigidez e alta barreira ganhou com a Tampa PlocOff (que veda 30 vezes mais que as tampas comuns) uma praticidade associada à conservação do produto que antes não existia. O fato de poder manter a vedação depois de aberta e facilitar a abertura e o fechamento sem perder atributo Além de utilizar o máximo do produto, esta embalagem permite reutilizá-la para reabastecer o conteúdo permanecendo com sua marca na casa dos consumidores.
Reutilizar a embalagem e fazer com que ela RETORNE a sua função original, é um atributo altamente desejável dentro dos requisitos da sustentabilidade e esta embalagem faz isso de forma muito eficiente. Esta embalagem RETORNA para ser utilizada novamente. E por ser de Aço, ela pode fazer isso muitas vezes ao longo do tempo.
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 06/06/2020
Tags: transporte, varejo, e-commerce, aquecedores, Rinnai, EPS, reciclável
Empresa vencedora: Termotécnica (www.termotecnica.com.br)
Brand owner: Rinnai Brasil Tecnologia de Aquecimento
Convertedor: Termotécnica
País: Brasil
Trouxe um novo conceito na operação do cliente, tanto pela ergonomia do processo como redução na mão de obra da linha de montagem. O design possibilitou simplificar de 12 para 5 o número de operações. Outros benefícios: eliminar insumos; otimizar espaço; reduzir custo de armazenamento e transporte.
Nossa solução reduziu a quantidade SKUs de 3 para 2; peso da embalagem em 90%; dimensão final; e os itens para reciclagem. Na logística, houve melhora na performance de proteção, ganhos na disposição com mais aparelhos por pallet e melhor atendimento aos requisitos do Sedex para menor taxa e entrega. O EPS é resistente à compressão e impactos, além de ser impermeável, contribuindo para garantir a entrega do eletrodoméstico com todas as funcionalidades. A embalagem otimiza a exposição da marca e facilita a visualização do produto, valorizando-o no PDV, além de evitar erros de embalagem na fábrica
A solução foi projetada com preocupação funcional e estética. O design Poka Yoke garante eficiência na montagem e fácil remoção pelo consumidor/técnico. Por ser clean e expositora, possibilita a visualização do produto no PDV - importante neste segmento. Contém informações para a cadeia logística.
Os diferenciais estendem-se à gestão e linha de produção do cliente. Inovação em suas operações de embalamento; automatização deste processo; redução da quantidade de resíduos durante o ciclo de entrega; aumento da quantidade de produtos no transporte; e ampliação da comercialização por e-commerce.
O EPS é 100% reciclável, com baixo consumo de água e energia. Por ser 90% mais leve que a embalagem anterior, contribui para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 durante o transporte. O design possibilita ganho de empilhamento, venda por e-commerce e maior rentabilidade ao cliente
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 04/12/2019
Tags: Absolut, Pernod Ricard, vodca, vodka, promocional, papel cartão, garrafa, vidro
Empresa vencedora: Orlando Facioli Design | Pernod Ricard Brasil (www.orlandofacioli.com.br)
Brand owner: Pernod Ricard Brasil
Design: Orlando Facioli Design
Convertedor: Inner Workings
País: Brasil
Absolut Paper Bags é uma edição especial da Vodka Absolut, criada para o final de ano. Exploramos de forma colorida e original pontos de conexão da marca com seu público como amor e diversidade (Love is all we need), arte, criatividade e exclusividade (personalização).
Criatividade e novidade pelo design gráfico original criado exclusivamente para esta edição especial. A experiência completa se dava no site da marca onde o consumidor escolhia a sua embalagem preferida entre as 3 opções e personalizava com seu nome no verso e a recebia em casa por correio.
Design gráfico com ilustrações elaboradas e coloridas, exclusivamente criadas no Brasil, e aprovadas num longo e cuidadoso processo com a diretoria global da marca. Todas levam toques de arte pop, sintonizadas com o público majoritariamente jovem da marca que busca novidades o tempo todo. A embalagem inovadora no segmento, que chamamos de Paper Bags, é feita de papel especial premium impermeável e resistente, pensado para ser um item presenteável e de colecionador - característica do público da marca.
As Paper Bags se ajustam sob medida à garrafa e são amarradas no final com uma borracha que pode ser reutilizada posteriormente como pulseira pelo consumidor. Seu ajuste como um embrulho dá o toque final de presente de forma contemporânea e despojada.
As embalagens falam por si só, juntas ou isoladas, por meio de seu design gráfico rico em elementos e simbologias, Não houve, no entanto, a preocupação de contar uma história fechada, mas sim sugerir conceitos, seduzindo pelas cores e elementos gráficos. A ideia foi ser despojado e criativo, assim como o público da marca. Embalagem produzida com papel reciclável.