Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 08/03/2020
Tags: chocolate, hersheys, mulheres, impressão digital, dado variável, inovação
Empresa vencedora: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)
Brand owner: Hersheys do Brasil
Design: BETC/Havas
País: Brasil
Ação especial da Hershey’s para o Dia Internacional da Mulher usou as barras de chocolate da marca para promover e valorizar o talento feminino. A campanha transformou a embalagem da barra de chocolate ao leite, a mais tradicional de Her e She (pronomes em inglês que significam “dela” e “ela”).
As embalagens viraram plataforma para divulgação do trabalho de musicistas, cantoras, ilustradoras, poetisas escritoras e outras mulheres talentosas. Para cada área de atuação a embalagem ganhou um layout especial, com fotos de rostos, QR Code e assinaturas personalizadas.
6 embalagens especiais, distribuídas em 30 mil barras do chocolate, disponíveis para venda em lojas selecionadas. A embalagem foi impressa na tecnologia digital que possibilitou imagens com qualidade fotográfica, aplicação de QR code, além de menor tempo de produção para homenagear as mulheres.
Entre os dias 6 e 8 de março, a Hershey’s distribuiu amostras grátis de chocolate em pontos estratégicos de São Paulo, como os Shoppings Eldorado, Cidade Jardim, Center 3 e diversos restaurantes, depois disponibilizou a venda em lojas selecionadas. A marca lembra que a valorização do trabalho de mulheres já faz parte de sua cultura, uma vez que a empresa conta com 651 funcionários, sendo 52% do quadro formado por mulheres.: “O Dia da Mulher é marcado pela luta das mulheres por seus direitos".
Para melhorar a divulgação dos talentos, a marca publicou os trabalhos das artistas em suas redes sociais e canais digitais. A sustentabilidade passa fundamentalmente pela diversidade. Conteúdo no UOL Universa, Campanha divulgada no YouTube, Destaques no Instagram, Sampling, vendas em lojas.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 10/07/2020
Tags: vidro, azeite, premium, premier pack
Empresa vencedora: Premier Pack (www.premierpack.com.br)
Brand owner: Azeite Orfeu
Design: Pedro e o Lobo Design
Convertedor: Saverglass / Tapi Group / Premier Pack
País: Brasil
Desenvolvida para o mercado Premium de azeites de oliva, a embalagem exclusiva apresenta um design puro e de formas orgânicas. Utilizou-se o painel de decoração para a aplicação da serigrafia e hot stamping. O sistema de fechamento é composto por dosador interno e tampa em acrílico transparente. O diferencial tecnológico a ser considerado seria o controle do diâmetro do furo da garrafa, que leva o dosador e tampa acoplada e a distribuição uniforme de vidro no fundo e parede, quando utilizou-se do sistema vert-flow.
O conjunto das linhas que conceituam a embalagem harmonizam-se de forma suave que com sua seção oval contribuem para a originalidade da proposta. O gargalo é ´à Carnette´, valorizando ainda mais a embalagem. Ergonômica pelo seu formato orgânico, é de fácil utilização e manuseio. O dosador, corta gotas, promove um controle preciso do volume de azeite a ser utilizado pelo comsumidor.
Fabricada em vidro e seguindo as especificações recomendadas pelas normas internacionais, a garrafa atende aos critérios de carga vertical, impacto, recozimento, etc. Ampla área de decoração e rotulagem. Explorando as características deste alimento, onde a visualização da sua cor original e transparência são fatores relevantes para a decisão de compra e ainda por ser um produto novo para os produtores no Brasil, o cliente optou para proteger o seu azeite em uma embalagem em vidro extra-branco.
Atinge de forma totalmente satisfatória a expectativa do cliente, alcançando relevância nacional e internacional logo no início do seu lançamento.
Em relação a sustentabilidade, a embalagem é fabricada em vidro e que pode ser 100% reciclado, pode ainda, após seu uso, ser reaproveitada como peça decorativa ou reutilizada como recipiente para outros produtos. O processo de serigrafia e hot stamping, utiliza-se de materiais que podem ser reciclados.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 13/01/2020
Tags: antarctica, guaraná, saudável, natural, lançamento, refrigerante, lata, alumínio
Empresa vencedora: Ana Couto (anacouto.com.br)
Brand owner: Ambev
Design: Ana Couto
Convertedor: MKT Embalagem / Ball
País: Brasil
Expande o universo visual do Guaraná Antarctica, potencializando significados e territórios criando um novo mercado. Agrega códigos naturais e orgânicos, com desenho inspirado na origem e na produção artesanal do guaraná, mantendo o apelo de indulgência e de sabor já construídos pela marca.
Lata de alumínio de 269ml com impressão em 5 cores e um layer de verniz texturizado. O produto possui um shelflife curto, pois é feito de produtos naturais e precisava de uma embalagem que preservasse seu sabor sem precisar de aditivos.
Atenta a um mercado que ganha cada vez mais força, onde os clientes exigem produtos naturais sem precisar abrir mão do sabor, a AMBEV lança Natu, o novo produto de Guaraná Antarctica, sem corantes, sem conservantes e composto inteiramente por ingredientes naturais.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 11/11/2019
Tags: gin, premier pack, vidro, premium
Empresa vencedora: Premier Pack (www.premierpack.com.br)
Brand owner: 5 PM Gin Ind e Com de Bebidas
Design: Miolo PG
Convertedor: Cria Criativa
País: Brasil
A garrafa de vidro apresenta um design arrojado, de ombro reto, cilíndrica e com área de rotulagem pré-definida para 2 rótulos. Em alto relevo e em quase toda superfície, as semi-esferas representam a matéria-prima mais importante deste destilado, as bagas de zimbro. O ombro reto, no limite do ângulo de saída do molde, o preenchimento dos cantos com vidro, para termos resistência mecânica dentro das especificações e a penetração do vidro nas semi-esferas em alto relevo nos fez usar de uma tecnologia de máquinas de sopro rotativa e de abertura de molde manual.
O nome do Gin é AT FIVE, que está ligado ao horário do happy hour e que sugere um drink com gin. Pensando nisso e olhando a garrafa por cima, vê-se gravado em alto relevo na tampa a indicação dos ponteiros das 5h tendo de fundo o ombro da embalagem como a circunferência de um relógio. Uma embalagem desenvolvida para coquetéis, no off trade e on trade, a garrafa é segura no seu manuseio, seja pelo corpo, em função das semi esferas em alto relevo, ou pelo manuseio através do pescoço e gargalo ´à carnette´, com um anel que ajuda a travar a mão do consumidor e profissional do bar.
Com o conceito minimalista, a garrafa tem o seu centro de gravidade baixo, permitindo um empilhamento maior e sua estabilidade no balcão do bar e mesas. As semi esferas em alto relevo aumentam o contato com as mãos do usuário evitando o escorregamento, mesmo quando úmida. Uma embalagem contemporânea e provocativa. A combinação do seu formato minimalista e de padrão internacional, as semi esferas representando o zimbro e os rótulos indicando todos os elementos gráficos deste destilado, não deixam dívidas ao consumidor de que trata-se de um gin de qualidade.
O mercado de gin atual exige embalagens mais sofisticadas e compatíveis com o mercado internacional. A expectativa de venda, mesmo considerando o período de COVID-19, foi atingida.
Em relação a sustentabilidade, a embalagem é fabricada em vidro e que pode ser 100% reciclado, pode ainda, após seu uso, ser reaproveitada como peça decorativa ou reutilizada como garrafa de água. Levou-se em consideração no seu projeto a menor utilização de vidro possível.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 05/03/2020
Tags: phisalia, lançamento, cabelos, xampu, frascos, plásticos, cuidados pessoais
Empresa vencedora: Raison Pure
Brand owner: Phisalia
Design: Raison Pure São Paulo
País: Brasil
Criamos o posicionamento, forma, design gráfico da nova linha Phisalia. O design entrou com papel decisivo em traduzir toda a força do conceito em formas, cores em um conjunto memorável, que entregasse os diferenciais da marca com destaque e gerasse curiosidade e confiança por parte do consumidor.
O produto foi pensado 360, para ter estímulos visuais sensoriais, táteis e visuais, além da embalagem reciclada e o posicionamento sustentável da marca.
A marca, que pertence à empresa Phisalia, traz uma causa social focada em melhorar as relações entre as pessoas e promover a essência do bem, além do grande impacto do lançamento a marca engajou muitas pessoas em suas causas sociais.
Com formulação pelo menos 59% vegetal, os produtos não são testados em animais, são livres de sulfato, silicone, petrolato e sal e tem embalagem 100% reciclável.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 27/09/2019
Tags: Natura, perfume, alma, sofisticado, frasco, vidro, pochet, brasil
Empresa vencedora: Pochet do Brasil (www.groupe-pochet.fr)
Brand owner: Natura
Design: Inobi
Convertedor: Bristol & Pivaudran / Dow / Pochet (tampa) / Wheaton (frasco)
País: Brasil
A criatividade se vê através da aplicação de partículas metálicas flutuantes de forma uniforme por toda a superfície da tampa representando a seiva das plantas.
Conseguimos desenvolver uma tampa transparente de shape geométrico, com espessura grande que possibilitasse a inclusão de partículas metálicas em toda a sua superfície.
Ao colocar a tampa no frasco percebe-se um clique sensorial e sonoro, o som do metal no vidro, de forma bem sutil.
A embalagem não oferece nenhum risco de segurança, não possui nenhuma aresta ou cantos vivos que possam machucar o usuário no gestual, foram realizados todos os testes conforme metodologias aplicadas à essa embalagem.
Ekos Alma é uma leitura profunda da Amazônia, traz características olfativas únicas. Fragrância com óleos essenciais que carregam a energia misteriosa da floresta, que curam o corpo e elevam o espírito e que exaltam a força do feminino. É a floresta em toda a sua potência se fazendo fragrância.
Categoria: Saúde e Farmacêuticos
Data de lançamento: 31/12/1969
Tags: engov, formato exclusivo, hypera pharma, lançamento, plástico, garrafa
Empresa vencedora: Hypera Pharma (www.hyperapharma.com.br)
Brand owner: Hypera Pharma
Design: My Agencia
Convertedor: Greco e Guerreiro (transformação e envase) / Plastipak (pre forma) / Unitec (rótulo sleeve) / Alemolde (tampa)
País: Brasil
Engov renova sua família com o lançamento de Engov After, que conta com um design atrativo, cores vibrantes, e destaque para os principais benefícios do produto. Engov traz para o mercado, um produto inovador, que recupera, reidrata e reenergiza, te deixando novo de novo. Seu formato exclusivo foi muito bem pensando para que tivesse destaque em gôndola, boa pega, aliados a proteção necessária para o produto.
Este produto tem como embalagem terciária o shirink, que otimiza a paletização, e facilita a visualização do produto pelo revendedor.
Seu formato exclusivo de garrafa, foi desenhado e validado com pesquisas de consumidor, para que o produto tenha uma boa pega, e formato diferenciado para criar uma identidade para a categoria. A Garrafa conta com aditivo anti UV para proteger ainda mais o produto.
Engov inova complementando sua linha de produtos com um produto inovador em uma categoria nova no mercado. As cores vibrantes, logo bem destacada, e claims bem sinalizados, compõem um produto inovador, que chama atenção por si só.
Por se tratar de uma nova categoria, Engov After se destaca na gôndola pelo seu diferencial de produto, formato exclusivo e cores vibrantes. O lançamento trouxe para a marca um aumento de 14,7% de share em unidades.
Categoria: Food Service, Delivery e Take Away
Data de lançamento: 10/09/2020
Tags: delivery, batata frita, lançamento, papel, pote, tampa, perfurada, crocância
Empresa vencedora: BO Packaging (www.bopackaging.com.br)
Brand owner: Burger King Brasil
Design: BO Packaging Brasil
Convertedor: BO Packaging Brasil / Gráfica Keops
País: Brasil
A tampa é funcional, prática e permite agilidade durante o processo e os furos ajudam a manter a característica do produto que o delivery precisa. O pote com designer criativo incentivando o consumidor a se Esbaldar. Desenvolvido especialmente para garantir a qualidade do produto durante o delivery.
A tampa tem uma espessura de 0,40mm sendo facilmente armazenada um sobre a outra, ocupando pouco espaço, os potes encaixam um dentro do outro. A tampa possui um sistema de trava que são fixadas na borda do pote garantindo facilidade durante o encaixe e completa fixação do produto no transporte.
Incentivo ao consumidor que ele pode sim se esbaldar sozinho ou com a família, que temos um pote com uma tampa criada especialmente para o Delivery, que o seu produto vai estar crocante e com as características de um produto adquirido no balcão.
Criamos uma tampa de papel, para contribuir com a reciclagem e sustentabilidade. O papel que usamos é de fonte reciclável sendo certificado em FSC, com esta mudança conseguimos substituir a tampa plástica pela de papel.
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 20/01/2020
Tags: limpeza doméstica, pump, veja, multiuso, frasco, plástico, lançamento, Rb Brasil, Reckitt Benckiser
Empresa vencedora: Rb Brasil (www.rb.com)
Brand owner: Reckitt Benckiser
Design: Narita Design
Convertedor: Guala Dispensing / Logoplaste / BrasAlpla / Flexoprint
País: Brasil
O design foi modernizado alinhado ao propósito da marca “levar amor para todos os lares”, evidenciando o coração do logo. O uso foi destacado com referências ao local e funcionalidade como “Banheiro Antibac”. A lateral do frasco foi explorada como área de comunicação e recebeu o claim “Turbo Spray”. O gatilho exclusivo é tecnicamente superior aos principais concorrentes e traz a tecnologia patenteada “Real Pre-Compression” com força consistente a cada pulverização e até 2x mais área de cobertura. A tecnologia snap on tornou o produto a prova de vazamento inclusive em transporte em e-commerce.
O frasco tem formato assimétrico com detalhes ergonômicos easy grab que facilita o manuseio e aliado ao redesign do trigger trouxeram resultados de melhoria significativa na ergonomia durante o uso. A posição ON/OFF tornou-se mais visível com o uso de smart writing tecnology, trazendo conveniência. O novo gatilho apresenta um design moderno e ergonômico com melhor ajuste à mão e sem arestas vivas. Foi realizada validação de transporte no modelo E-Commerce possibilitando expansão nesse segmento. O número de gatilhos por caixa foi otimizado melhorando o aproveitamento em transporte em 30%.
Com o novo sistema de vedação snap on foi possível evitar vazamentos relacionados ao torque, melhorando a qualidade percebida e aumentando a segurança na armazenagem/transporte de produto acabado. Isso refletiu-se na queda significativa dos índices de reclamações de clientes e consumidores finais. As novas artes evidenciam o poder superior de limpeza de forma a destacar a funcionalidade dos produtos de cozinha, banheiro e limpa-vidros. A performance melhorada do gatilho é traduzida pelo seu design modernizado e através da alegação de desempenho com até 2x mais área de cobertura.
O design diferenciado desempenha um papel importante em atrair a atenção dos consumidores em gôndola e nas campanhas digitais. Foi obtido incremento de Market Share de 9 pontos percentuais no segmento cozinha e 10 pontos percentuais em banheiro no mercado tradicional versus 2019.
O novo gatilho é 100% plástico, sem peças de metal ou vidro. O peso foi reduzido em 13% frente ao gatilho anterior. A nova tecnologia possibilita até 5 refilagens com mesma garrafa e gatilho, incentivando o consumo de refis flexíveis que consomem 82% menos plástico versus a embalagem original.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/11/2020
Tags: pequena empresa, tratamento de cabelos, xampus, customização, frasco, plástico, personalizado
Empresa vencedora: Taba (www.tabahub.com.br)
Brand owner: Meu Q
Design: Taba
Convertedor: Bompack / Masterpumps
País: Brasil
O projeto partiu dessa característica única da marca de possibilitar a produção individualizada de xampus e tratamento de cabelos. Desde a criação do nome, que reforça o conceito, até a solução minimalista da embalagem, linguagem que a categoria de produtos cosméticos pede. Únicos como você.
Plataforma de Inteligência Artificial e Data Science para produção personalizada, para um sistema que permite até 64.000 tipos diferentes de combinações de ingredientes. Pesquisa profunda encontramos uma impressora de dados variáveis, imprime mais de um frasco por vez. Frasco PET crystal clear 250ml
Por se tratar de uma startup com uma tiragem inicial baixa de produção fomos em busca de embalagens de modelo standard que viabilizassem o projeto do ponto de vista econômico.
Impressão de dados variáveis é a intercalação de conteúdo de uma base de dados que utiliza um modelo de documento principal e é impresso em formato eletrônico. Roland - Impressora UV - dados variáveis - Verniz + Branco. Resolução 1440 dpi - Impressão máxima de 33,5cm de largura e 31cm. Tinta Eco-UV.
Meu Q é a marca inovadora que traz uma linha completa de produtos personalizáveis para cabelos. Considerando características pessoais, os objetivos para cada tipo de cabelo e até mesmo as preferências estéticas: com Meu Q você pode escolher inclusive a fragrância e a intensidade do perfume.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 29/09/2019
Tags: lápis, Bendito Design, cores, grafite, lata, cartonado
Empresa vencedora: Bendito Design (www.benditodesign.com.br)
Brand owner: Summit Comércio Importação e Exportação
Design: Bendito Design
País: Brasil
O branco é uma tela prestes a ganhar vida. Os traços foram feitos com os próprios produtos por artistas experientes em cada técnica, ilustrando o processo criativo e expressando verdade e qualidade. A ideia do traço é democrática e permite a projeção do artista com o seu momento criativo
Foi feito o design do produto, não só da embalagem. Os lápis grafite recebem a indicação de graduação de forma visual, por exemplo, não apenas numérica. Todos os materiais trazem frases que estabelecem um diálogo próximo com o artista e seu processo, estimulando-o a criar (ex.: solta o traço).
O uso de lata e cartonado foram prioridade na escolha de armazenagem dos produtos. A impressão das cores na lata passou por diversos testes para fazer jus às cores originais de Artools
Artistas reservam os melhores materiais para a obra final, que por vezes, perde a expressividade e originalidade dos primeiros rafes. Artools nasce como uma smart choice, com preço mais acessível e qualidade superior, encorajando o artista a abraçar o processo criativo e o agora.
As embalagens inspiraram a criação de materiais de ponto de venda com o mesmo conceito gráfico, gerando destaque e empatia, uma vez que todos tinham um espaço de teste de produto especialmente pensado para cada categoria. Quando a marca foi criada, era a única a explorar o branco como colorcode.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 06/08/2019
Tags: natal, kopenhagen, promocional, chocolate, panetone, especial
Empresa vencedora: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Kopenhagen
Design: Dragon Rouge Design e Comunicação SA
Convertedor: Grafica Nova Página
País: Brasil
O desafio foi trazer inovação e atratividade em uma linha de produtos que precisa se renovar a cada ano.Para se destacar entre todas as embalagens de da concorrência, criamos uma embalagem pop-up, causando surpresa e encantamento com uma narrativa significativa mostrando diferentes cenas de Natal. Para viabilizar financeiramente o projeto, uma inovadora estrutura dobrável foi criada pela gráfica para tornar a logística possível. Para impressão, como não poderia faltar em um presente de Natal, foi usado hotstamping para brilhar e acabamento com fitas para coroar.
As caixas foram produzidas em papel resistente e com uma mecânica de abertura e sustentação dos pop ups. Todos os materiais utilizados na embalagem foram coerentes com a proposta de ser um produto premium, de alto valor agregado. Desde o papel, impressão até o acabamento elaborado.
Cada sabor de panetone ganhou um tema e um cenário. E juntos, os produtos e marca tentaram resgatar a magia e encanto do Natal e a deliciosa experiência de presentear e ser presenteado, com sabor e história. Um verdadeiro espetáculo.
As vendas neste Natal foram incrementadas significativamente, mas o maior impacto foi na imagem da marca, mostrando um rejuvenescimento e proximidade com seus consumidores. O consumidor viu valor agregado nos produtos, e mesmo com custo alto, investiram no presente e esgotaram os estoques.
A embalagem dos panetones Kopenhagen quando abertas, se transformam em uma verdadeira escultura que pode ser colocada na decoração das casas durante as festas
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 02/09/2019
Tags: leite, paulista, iogurte, redesign, cartonado asséptico, linha, danone
Empresa vencedora: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Danone do Brasil
Design: Dragon Rouge Design e Comunicação SA
País: Brasil
Criamos uma identidade visual que pudesse dar vida ao frescor e à pureza de seus produtos com histórias de origem refletidas em códigos semióticos emergentes e dominantes, considerando a personalidade da marca: humana, simples e próxima.
A marca investiu em novas estruturas para suas embalagens, principalmente em leites, para que houvesse coerência com a nova proposta da marca de se modernizar e se fixar como sinônimo de qualidade.
Considerando o símbolo-chave no desenvolvimento do processo de redesenho, a “vaca” foi tratada como protagonista, trazendo iconicidade ao design e personalidade à marca, inspirada em desenhos de vacas delineados em embalagens anteriores. A logomarca com 50 anos se manteve, reforçando a tradição.
O redesign das embalagens proporcionou um enorme destaque da marca nos pontos de venda além de gerar um incremento de venda do principal produto da marca, o leite, gerar valor e conhecimento da marca em outros produtos da marca como iogurtes, manteiga, creme de leite
Como qualquer grande empresa responsável como a Danone, as embalagens são recicláveis. Mas o mais importante do projeto é a sustentabilidade envolvida em todo o projeto, onde toda a cadeia de produção é respeitada e valorizada.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 12/12/2019
Tags: cerveja, stella artois, praticidade, pack, ambev, cartão, cartonado, vidro, long neck
Empresa vencedora: Graphic Packaging Brasil (www.graphicpkg.com)
Brand owner: Ambev
Convertedor: Klabin (matéria-prima) / Graphic Packaging Brasil
País: Brasil
Forma exclusiva para embalagens de cerveja com cantos arredondados que envolvem as curvas das garrafas e valorizam o requinte da marca e a ideia de um presente.
Esta embalagem possui uma alça flexível feita com o próprio papelcartão da estrutura, super confortável que remete a uma fita de tecido e um ´ziper´ que facilita sua abertura e apresenta as garrafas de forma harmônica.
A embalagem traz formas que combinam com a intenção da Stella Artois de se apresentar como uma bebida requintada para momentos especiais e de celebração.
É uma embalagem elaborada para elevar a imagem do produto posicionar a cerveja como um produto diferenciado.
Mesmo não sendo um requisito do projeto, a embalagem é fabricada com papelcartão certificado na fabricação e manejo florestal de suas fontes. Vem de fontes renováveis, facilmente pode ser reciclado, se descartado da forma correta é o material que se degrada no meio ambiente com mais facilidade.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/07/2019
Tags: cortes de frango, seara, alimentos, bandeja, funcional
Empresa vencedora: Seara Alimentos (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara Alimentos Ltda.
Design: Seara Alimentos Ltda.
Convertedor: HP Embalagens
País: Brasil
Substituição das bandejas convencionais de EPS por bandejas PET com alvéolos de ângulos invertidos aplicados no fundo para absorção de líquido, proposta técnica e alinhada à sustentabilidade e que traz um novo apelo visual em gôndola e funcional para o consumidor. Os alvéolos de ângulos invertidos aplicados no fundo para absorção de líquido, fazem que a tensão superficial garanta a deposição no local sem que se movimente para a parte superior do produto, facilitando o manuseio no consumo e a higienização posterior.
O design gráfico e técnico se complementam deixando bem claro o conceito e comunicação do produto. Além disso, a bandeja em PET é mais robusta e visualmente mais atrativa, além de trazer uma abordagem mais sustentável.
O projeto foi pensado para o público que busca um estilo de vida mais saudável e sustentável, correlacionado ao conceito desenvolvido para os produtos. Todo o mindset precisou ser refletido nas embalagens agregando mais valor, diferenciando-a de itens similares e comoditizados da categoria.
Os cortes de frango possuem uma caraterística intrínseca que é a liberação de líquido, razão para o uso comum de bandejas de isopor. A nova bandeja permite a exposição tanto na vertical quanto na horizontal. É um produto visualmente mais atrativo, o que impulsionou as vendas.
A solução está alinhada aos principais pilares da cadeia de sustentabilidade, trata-se de uma a bandeja termoformada em PET, material 100% reciclável e cuja cadeia de reciclagem no Brasil tem se tornado cada vez mais madura.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 07/02/2020
Tags: westrock, ambev, lagoinha, papelão ondulado, impressão, hygraphics
Empresa vencedora: WestRock (www.westrock.com.br)
Brand owner: Ambev
Design: MKT Embalagens
Convertedor: WestRock
País: Brasil
Flexografia PrePrint (HyGraphics): impressão na bobina do papel antes do mesmo ser ondulado. Ganhos: impressão em alta definição com variação de registro abaixo de 0,5mm; impressão em 59 lpc; 5 cores + verniz; ausência de amassamento de onda, garantindo maior resistência com a mesma gramatura.
Essa embalagem foi feita para uma campanha promocional da Ambev, a qual utilizou o trabalho e foi assinada por um artista da cidade de Lagoinhas como arte para impressão (nome: Saulo Pico), criando uma identidade visual disruptiva para o segmento, ajudando no melhor posicionamento em gôndola (ilhas)
Trouxemos uma obra prima para a arte de uma embalagem de papelão ondulado, possibilitando que o consumidor final reutilizasse e aproveitasse a mesma para outros fins após o consumo do produto original. Na gôndola, essa caixa também é SRP, possibilitando melhor exposição (formação ilhas) e reposição.
HyGraphics é impressão flexográfica a base d´água e entrega aparência similar a processos de impressão menos sustentáveis (base solvente). Nosso papel HyPerform associado a ausência de esmagamento de onda do processo PrePrint também possibilita a redução de gramatura com a mesma resistência.
O projeto foi desenhado pensando em estimular o reuso pelo consumidor final, incluindo a comunicação direta e exclusão da necessidade de outros materiais promocionais. Além disso, nossas embalagens são 100% biodegradáveis, compostáveis e recicláveis, tendo fibras naturais em sua composição.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 26/08/2020
Tags: produtos perigosos, resina, Syngenta, sustentabilidade, plástico, resina reciclada
Empresa vencedora: Unipac (www.unipac.com.br)
Brand owner: Syngenta Proteção de Cultivos
Convertedor: Vasitex Vasilhames / Unipac
País: Brasil
O diferencial dessa embalagem em sustentabilidade é a inserção de uma nova alternativa de resina reciclada proveniente de IBCs em embalagens de defensivos agrícolas, sendo recicladas mais de 400 Ton/ano de PEAD (-600 ton/ano de emissão de CO2 eq). É a 1ª vez que se desenvolve no Brasil uma outra fonte de resina reciclada neste nicho de mercado.
O desafio enfrentado foi desenvolver um processo de triagem e descontaminação do material reciclado, além de estabelecer protocolos rígidos de monitoramento e manufatura de embalagens de 20L auto empilháveis, de forma a atender às regulamentações internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos.
O objetivo do projeto foi incrementar essa embalagem ao portfólio significa atender ao pilar estratégico da sustentabilidade entre as empresas envolvidas, pois todas têm a vertente da economia circular incorporadas ao negócio, e adotam essa pauta como fundamental para o crescimento sustentável.
Em estudo publicado pela APR, considerado todos os impactos do ciclo de vida para a produção de produtos com resina reciclada, a reciclagem reduz o consumo de energia em 88% e as emissões de gases de efeito estufa em 71% em comparação ao ciclo de vida da resina de polietileno virgem. A embalagem desenvolvida mantém a mesma eficiência de uma embalagem produzida com resina virgem, atendendo aos requisitos de homologação e ainda fomentando fortemente o tema de Sustentabilidade.
A embalagem será recolhida pelo sistema de logística reversa do INPEV, que segundo o órgão, recupera 94% das embalagens do campo, e pode ser destinada a outros mercados (embalagens de óleo lubrificante, conduítes e dutos, tubo para esgoto, caixa de bateria automotiva e pellet).
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 08/04/2020
Tags: international paper, papelão ondulado, e-commerce
Empresa vencedora: International Paper (www.internationalpaper.com.br)
Brand owner: International Paper do Brasil
Design: International Paper do Brasil
Convertedor: Embacorp Soluções em Embalagens de Papel
País: Brasil
Com o objetivo de apoiar os distribuidores neste momento em que uma logística ágil faz a diferença, O foco principal são os clientes que atendem via e-commerce e estão utilizando serviço de entrega direto para o consumidor ou via aplicativo, pois a caixa cabe no baú da motocicleta.
A caixa possui a mesma qualidade dos demais produtos IP, porém por ser 5 resmas/caixa a mesma fica mais leve e o furo alça facilita no manuseio e transporte do usuário. É uma caixa corte e vinco, impressa em onda B, a tampa possui 3 cores e o fundo 2 cores.
Uma caixa mais compacta, que acomoda 5 resmas, ideal para atendimento via e-commerce que utiliza serviços de delivery com motociclistas. Um item que amplia o portfólio de produtos e proporcionando alternativas para seus clientes.
Não, possui a mesma qualidade dos demais produtos IP, porém por ser 5 resmas/caixa a mesma fica mais leve e o furo alça facilita no manuseio e transporte do usuário.
A caixa é de papelão ondulado, 100% reciclável. Pelo fato de já atender os requisitos de sustentabilidade não houve necessidade de adequação.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 31/08/2020
Tags: frasco, PET, PCR, PP, plástico, Natura, Heineken, MRPC, sustentabilidade
Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Brand owner: Natura
Design: Isola IM Design
Convertedor: Silgan / Braskem / Igaratiba / 43 S/A Gráfica e Editora / Gonçalves / All4 Labels
País: Brasil
O target do Deo Corporal Humor é o púbico jovem e sabemos que este público está cada vez mais envolvido com temas sobre consumo consciente e sustentabilidade, buscando marcas que também tenham esse propósito e implementem soluções que aliam praticidade de uso com inovação e sustentabilidade.
Neste produto, além da tabela ambiental (iniciativa pioneira da Natura que traz na rotulagem e/ou internet a origem de suas matérias-primas) e identidade visual de Natura Humor, trazemos também informações da parceria inédita com Heineken de reuso dos copos plásticos usados no Rock in Rio 2019.
Pela 1ª vez, em 50 anos, a Natura traz para embalagem uma marca apontada como co-participante do processo de fabricação do produto. Já tivemos produtos co-branded (ex: linha Natura + Rock in Rio), mas, nessa iniciativa, a marca parceira (Heineken) aparece como participante do processo realizado.
Sendo o 1º projeto Natura em PP reciclado pós-consumo de copos plásticos descartados em evento. Devido ao formato da peça, a contração do material ultrapassou as 48h padrão, demandando também aditivação para assegurar características químicas, mecânicas e dimensionais. O cartucho conta de maneira objetiva e transparente o ciclo do produto na parceria para reciclagem dos copos. Além disso, o frasco já é em PET MRPC.
O frasco é em PET MRPC e tampa em PP MRPC (oriundo dos copos do evento). Os parceiros: Dinâmica, Braskem e Silgan, mesmo não-patrocinadores do evento, absorveram parte dos custos para viabilizarmos essa iniciativa sustentável, fazendo valer o lema da Natura: Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 30/01/2020
Tags: sustentabilidade, johnson & johnson, absorvente, plástico verde, I am green, Braskem
Empresa vencedora: Johnson & Johnson do Brasil (www.jnjbrasil.com.br)
Brand owner: Johnson&Johnson
Convertedor: Mega Embalagens / Braskem
País: Brasil
A primeira embalagem de filme flexível com baixa espessura a inserir 33% de resina pós-consumo no seguimento de cuidados femininos, reduzindo a pegada de carbono em 10,25% em relação as embalagens atuais. Um desenvolvimento desafiador de dois anos da Johnson & Johnson, Mega Embalagens e Braskem. Um dos desafios foi extrusar um filme flexível uma baixa espessura, 40 micras, inserindo uma alta porcentagem, 33% de Resina Pós-Consumo (PCR) I am Green Recycled da Braskem e ainda homologar em 100% das linhas de produção do Brasil foi um desafio que durou dois anos. Pois, extrusar PCR em filmes é um grande desafio.
SEMPRE LIVRE está comprometida a reduzir o impacto de seus produtos no meio ambiente através da iniciativa: uso de 33% de resina pós-consumo (PCR) nas embalagens externas e planejando usar cada vez mais de forma a aumentar o uso desse material, sempre mantendo a segurança em mente. Testes e produções realizadas na planta fabril de São José dos Campos confirmaram uma maior selabilidade no empacotamento automático dos absorventes da linha SEMPRE LIVRE ®. Conseguimos um aumento propriedade de selagem , força de selagem em pacotes produzidos com resina PCR.
A eficiência no processo de distribuição do produto final é a mesma, mas observamos que trabalhando com a resina PCR da Braskem tivemos a redução do lead time de 2 dias pelo fato da produção desta resina estar mais próxima do transformador quando comparamos a resina virgem. Menos CO2 na atmosfera! A proteção com o material PCR é a mesma, isso foi um dos pontos fundamentais para garantir a segurança do produto. Todos os testes de embalagem e produto foram realizados para o lançamento do projeto de tal modo que mantivéssemos o cumprimento e aprovação em um processo de homologação robusto.
Além da consumidora ser capaz de utilizar todo o produto de dentro da embalagem, a própria embalagem traz o conceito de conscientização da destinação do material de forma adequada, uma vez que a embalagem foi produzida a partir de resíduos de plástico flexíveis pós consumo e é 100% reciclável. A espessura das embalagens de SEMPRE LIVRE ® permanecem o mesmo, apesar dos desafios técnicos não aumentamos a quantidade de material plástico para incluir resina pós-consumo I’m Green Recycled® (PCR) fomentando assim a economia circular com a reinserção do plástico nas cadeias produtivas.
A embalagem é formada por Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), com isso, é identificada com o número 4 e possui esse símbolo na lateral da embalagem e é 100% reciclável, portanto deve ser destinada para a coleta seletiva juntamente com os demais plásticos, respeitando a economia circular.