Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 01/07/2020
Tags: QRCode, flow pack, bala de goma, BOPP, couchê
Empresa vencedora: Agência Bulls (www.bulls.digital)
Brand owner: Manawara
Design: Agência Bulls
Convertedor: Gráfica Masa
País: Brasil
Para traduzir a proposta de regionalidade e os sabores das frutas e reforçar a estreia da empresa no mercado, criamos embalagens para sua linha de balas de goma. Utilizamos ilustrações e cores contrastantes com um conceito de exclusividade e diferenciação, enfatizando na comunicação a natureza local. Para a construção do projeto, nos valemos de acabamentos gráficos como a laminação BOPP e fechamento automático, assim como os recursos de ilustração para a composição visual dos elementos. Dando continuidade a apresentação da marca, foi inserido um QR Code com mais informações.
O formato de caixa traz a ideia de refino e produto único que o produto exigia. A forma da caixa com a ponta triangular confere maior requinte na apresentação na gôndola, impedindo o empilhamento entre os produtos, onde a base quadrada possibilita o enfileiramento das caixas de modo simples e fácil.
Para garantir que a embalagem pudesse ter uma estrutura de fácil manuseio e posicionamento em gôndola, fizemos uma faca única, com fechamento automático do fundo, com fechamento superior simples na base triangular. As caixas enfileiradas permitiam o transporte de modo organizado, direto para o PDV.
Fizemos uma faca única, com fechamento automático do fundo e fechamento superior simples auxiliado por uma etiqueta de fixação. A escolha do substrato para a caixa foi o couchê fosco 250g com laminado BOPP fosco, trazendo proteção à caixa e refino que o produto exige.
A caixa é feita em papel couchê, onde a estruturação, e resistência do produto pudesse ser feita de modo que substituísse as soluções com substratos com outras formulações, onde apenas o flowpack, por conta de conservação do produto manteve-se com substratos de composição múltipla.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 10/07/2018
Tags: sustentabilidade, reuso, molho, jarra, tomate, Predilecta, tampa, vidro
Empresa vencedora: Nadir Figueiredo (www.nadirfigueiredo.com.br)
Brand owner: Predilecta Alimentos
Convertedor: Nadir Figueiredo / Plastek do Brasil / Metalgráfica Rojek / Flexoprint Label / Ibéria Indústria de Embalagens
País: Brasil
A solução gráfica destaca-se pelo uso de cores vivas que despertam a atenção do consumidor. Reúne informações claras sobre o produto de forma equilibrada com elementos da cozinha que sugerem seu preparo. Explora a transparência do vidro com janelas que permitem verificar a qualidade do conteúdo. Diferente da maioria das garrafas do segmento que utilizam tampas pequenas e com rosca, essa embalagem utiliza uma tampa mais larga, sem rosca e uma sobretampa de fácil encaixe. Isso confere um melhor acabamento estético e ergonômico para o seu uso, higienização e reúso.
Sua forma foi inspirada em jarras, decanters, potes e vasos utilizados nas casas dos consumidores, para que eles pudessem reconhecer facilmente a sua proposta de reúso. Seu desenho fluido confere elegância, versatilidade e, por não ter rosca, desvincula sua imagem do uso apenas como embalagem. A tampa escolhida permite que a jarra tenha um diâmetro de boca maior que facilita o acesso ao seu conteúdo. A sobretampa que acompanha permite preservar sobras do alimento na própria embalagem e amplia as suas possibilidades de reúso. A parte curvada do corpo de vidro proporciona uma pega segura.
Por ser de vidro, detalhes foram observados no projeto para evitar pontos frágeis como cantos vincados. A parede reta da base onde ocorre o contato embalagem com embalagem, gera estabilidade ao longo da cadeia de produção. O diâmetro da boca menor que o corpo aumenta a proteção contra quebras.
A embalagem destaca no rótulo a sua proposta de reutilização como vantagem na compra que vai além do seu conteúdo, evita o descarte e evidencia a importância disso para a preservação ambiental. Seu design versátil sugestiona seu uso como jarra, decanter, pote para mantimentos, vaso para flores, etc.
Tendo a sustentabilidade como foco principal da embalagem, desde a escolha pelo vidro que é 100% reciclável, sua forma que remete a jarras, decanters, potes e vasos e a inclusão da sobretampa para a sua reutilização. Isso reduz o seu descarte e impacto ambiental, além de ser uma vantagem econômica para o consumidor.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/01/2020
Tags: água mineral, lata, alumínio, inovação, Minalba
Empresa vencedora: Ball do Brasil (https://www.ball.com/sa)
Brand owner: Minalba Alimentos e Bebidas
Design: G Marketing
Convertedor: Ball do Brasil
País: Brasil
A embalagem atende a 3 necessidades de comunicação: exalta a marca, seu branding, valoriza e destaca o produto comunicando claramente ao consumidor que se trata de água. O design é harmonioso, transmite frescor e remete ao movimento da água. Tem acabamento acetinado, que agrega valor ao produto.
Tecnologia de envase de água em lata, desenvolvido especialmente para a categoria, sem alteração sensorial do produto nem qualquer tipo de reação com o substrato. Formatos sleek 310ml ideais para consumo próprio, água para consumo próprio (single-serve).
Com abertura inviolável, as latas são facilmente empilháveis, ideais para transporte a longas distâncias, de fácil armazenagem, são resistentes (não quebram) e leves. Embalagem inviolável e segura para o consumidor, esfria mais rápido, bloqueia os raios solares, resistente e infinitamente reciclável.
Embalagem 100% e infinitamente reciclável, fortalecendo os pilares de sustentação da marca. Além disso, os diferenciais de produto são explorados valorizando suas características e estilo de vida. A lata nos permite criar novas ocasiões de consumo e também trabalhar a categoria de água mineral natural além das gôndolas, com materiais de POP inovadores em pontos extras nos PDV’s, aumentando sua visibilidade de marca.
Essa embalagem é a tradução do termo Sustentabilidade para a categoria de água mineral natural no Brasil. O alumínio é um insumo infinitamente reciclável, além de servir de fonte de renda para as cooperativas. A rede de reciclagem é estruturada, com a lata voltando para as gôndolas em até 60 dias.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 02/09/2019
Tags: cachaça, premium, tradição, limitada, vidro, presente, numerada
Empresa vencedora: Greco Design (grecodesign.com.br)
Brand owner: Cachaça Tiara
Design: Greco Design
Convertedor: AsterGraf / Grafam BH
País: Brasil
Um barril único de perfil sensorial especial foi descoberto por Leandro Marelli, um dos maiores especialistas em cachaça do Brasil e resultou no envase de apenas 333 garrafas. Com formato diferente dos comumente vistos no segmento receberam rótulos numerados, conferindo-lhes caráter de colecionador.
A impressão branca exalta os números de cada garrafa, fazendo um contraste com o dourado do precioso líquido.
Apenas 333 garrafas dessa cachaça foram produzidas. Cada garrafa tem seu número de série individual, fazendo com que o consumidor se sinta dono de um objeto único.
Os demais skus da marca têm valor médio de venda de R$ 60,00. A embalagem, de tiragem limitada, elevou esse valor para R$ 399,00, atingindo um público colecionador que antes não consumia a marca. Quando expostas juntas, tais embalagens criam uma composição intrigante no ponto de Venda.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 30/01/2020
Tags: Natura, embalagem flexível, plástico, sustentabilidade, redesign
Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Brand owner: Natura
Design: Inobi
Convertedor: Amcor / Menshen
País: Brasil
A tipografia ganha um peso importante: a letra O assume a forma de círculo, sem início, meio ou fim – servindo como simbologia para um mundo em constante movimento de mudança. A circunferência do O enfatiza a proposta inclusiva de SOU, marca em que tudo e todos cabem, sem distinção: por todos nós. Por ser composto por um filme flexível, formatado no momento do envase, reduzimos a necessidade de caminhões para transporte das bobinas, uma vez que elas ocupam menos espaço que frascos rígidos vazios. Assim, utilizamos uma embalagem que pesa menos, custa menos e emite menos carbono.
A forma de gota remete à ultima gota, ou seja, a embalagem, por ser em filme flexível, permite que vc extraia todo o conteúdo, até a última gota. O frasco gota de SOU é de fácil manuseio, prático, seguro e pode até ser levado dentro da mochila para qualquer lugar. A tampa flip top garante o melhor gestual de uso. Além disso, por ser composto por filme flexível, conseguimos extrair até a última gota, com 100% de aproveitamento do produto.
A plataforma de SOU possui uma alta resistência à compressão, permitindo a portabilidade. Além disso, a impressão na camada interna permite que a embalagem se conserve intacta por todo o tempo de vida útil. Um selo na tampa garante a inviolabilidade.
O novo grafismo trouxe mais vida e contundência para a marca. As ilustrações dos rótulos são as mesmas que dão formas às bandeiras da marca, ampliando o discurso. Sendo assim, é possível a identificação e atração do público às causas da marca: praticidade, portabilidade e sustentabilidade.
A plataforma de SOU possui 70% menos plástico pois utiliza filme flexível.O redesign de sua linha teve sempre em vista uma adequação ao seu público jovem, com um design diferenciado, linguagem jovem e prática, mas sem deixar o viés sustentável de lado.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 15/10/2019
Tags: colônia, infantil, pais, filhos, crianças, frangrâncias, frasco, vidro, fibralata, Casa Granado
Empresa vencedora: Casa Granado (www.granado.com.br)
Brand owner: Casa Granado
Convertedor: Grampel
País: Brasil
As ilustrações lúdicas de personagens divertidos e inusitados estampam as fibralatas e decoram os frascos. As cores das fragrâncias presentes na embalagem externa e no fundo dos vidros, trazem vivacidade ao produto, possibilitam diferenciação da fragrância e proporcionam maior destaque no PDV.
Em um mercado dominado por embalagens plásticas e de cartuchos de papel, as Colônias Bebê Granado inovam ao trazer um produto presenteável, com frasco de vidro decorado, válvula spray e fibralata, que pode ser reutilizada como objeto de decoração.
O vidro apresenta 2 tipos de decoração, sendo a ilustração foscada em toda circunferência do frasco e o degradê com a cor da fragrância, iniciando no fundo do frasco e subindo sutilmente até se tornar imperceptível. A tampa acompanha o acabamento fosco do frasco tornando o conjunto harmonioso.
A comunicação da embalagem traz a identidade da tradicional linha de forma clara e objetiva, porém sem perder o aspecto presenteável do produto. O destaque das ilustrações permite o fácil reconhecimento das fragrâncias e conquista o consumidor através de seus traços lúdicos e divertidos. O projeto colônias Bebê uniu a tradição da linha, com uma embalagem premium e com custo acessível em um mercado de embalagens simples e pouco presenteáveis. Tal feito, além de possibilitar maior exposição nos PDV’s , consolidou a marca em um novo nicho do mercado infantil.
A utilização da fibralata no projeto, além de proporcionar um ar premium à embalagem, possibilita sua reutilização posteriormente, evitando o aumento no descarte de embalagens.
Categoria: Saúde e Farmacêuticos
Data de lançamento: 01/08/2019
Tags: Cimed, vitamina, cartucho, inovação, OTC, frasco, tampa abre fácil, plástico
Empresa vencedora: CIMED (www.cimedremedios.com.br)
Brand owner: CIMED
País: Brasil
Vitamune é uma linha de vitaminas com uma identidade visual elegante, moderna e que segue uma hierarquia de informações para todos os SKUs e diferenciação por cores, fotos e elementos, proporcionando um paredão extremamente bonito quando os produtos são colocados lado a lado.
Vitamune conta com uma tecnologia presente durante todo o processo produtivo e de impressão na indústria gráfica da Cimed. Vitamune facilita a rotina das pessoas, fornecendo as vitaminas e minerais que elas precisam em uma embalagem fácil de pegar, transportar e utilizar.
Vitamune é embalado em um frasco com sílica na tampa, ergonomia que facilita o manuseio do produto no dia a dia e tampa abre-fácil. O frasco, por sua vez, é embalado em um cartucho para facilitar o empilhamento, armazenamento e transporte do produto.
O cartucho é impresso na própria indústria gráfica da Cimed, que trabalha com uma estrutura verticalizada para garantir a qualidade durante todo o processo produtivo. O frasco interior é resistente, com tampa que permite o fechamento completo, garantindo a segurança de todos os comprimidos no PDV. O principal apelo de venda é a imunidade, com grande destaque para as informações essenciais, layout clean e fotos para facilitar a identificação de cada consumidor com o produto. Para os clientes, a beleza da embalagem também funciona como apelo de venda para convencê-los a escolher Vitamune.
Vitamune assumiu o posto de vice-líder no mercado de vitaminas após o lançamento das novas embalagens, antes com o nome de Vitaone. A marca possui 4,2% de share e uma evolução de 36,1%. Fato é que as novas embalagens têm ajudado a impulsionar os resultados da marca. *IQVIA PMB Mix Mai/20. A Cimed, enquanto indústria de medicamentos, possui certificação ISO 14001: 2015 – Sistema de Gestão Ambiental, o que demonstra o compromisso em buscar a melhoria contínua dos processos nos aspectos ambientais e de preocupação com a sustentabilidade, além da conformidade com os requisitos legais.
Categoria: Food Service, Delivery e Take Away
Data de lançamento: 04/10/2019
Tags: entrega, delivery, papel, encaixe, papel cartão, instagramável
Empresa vencedora: Scuadra Embalagens Diferenciadas (www.scuadra.com.br)
Brand owner: Papila Deli
Convertedor: Scuadra Embalagens Diferenciadas
País: Brasil
O contraste entre as cores vibrantes e a escolha de uma paleta para cada submarca, faz com que a arte seja marcante e facilmente reconhecida. Os grafismos variam conforme o tipo de alimento e o símbolo da boca se tornou ícone no segmento.
O formato garante uma fácil utilização na operação do delivery e possibilita o consumo direto na embalagem. Seu fechamento é inovador para embalagens produzidas em papel. O design do produto permite empilhamento por encaixe, facilitando o armazenamento e transporte.
Produzida com papel cartão que oferece isolamento térmico, substrato para contato com alimentos aprovado pela Anvisa e design com dobras que oferecem resistência ao modelo, tornando o produto uma embalagem segura para delivery. O fato da embalagem ser instagramável e chamativa, fez com que se tornasse parte da identidade da marca e objeto de desejo dos consumidores.
Foram entregues mais de 60 mil refeições somente no primeiro semestre deste ano, com projeção de mais de 200 mil até dezembro. Estes dados levam em consideração o aumento da demanda, em função da boa apresentação e qualidade na entrega que a embalagem oferece.
A embalagem é 100% reciclável, produzida em papel cartão com selo FSC e não utiliza cola.
Categoria: Pet food e Pet Care
Data de lançamento: 01/03/2020
Tags: pet food, embalagem flexível, Mars, bag
Empresa vencedora: Amcor Flexibles Brasil (www.amcor.com)
Brand owner: Mars Pet Food
Convertedor: Amcor Flexibles Brasil
País: Brasil
Como parceiro Mars PetFood, foi desenvolvida nova embalagem possibilitando melhor envase e acondicionamento do produto, melhor disposição e aspecto da embalagem no PDV e, com o fundo quadrado e laterais sanfonadas, é possível ter impressão da marca do cliente em todas faces, obtendo maior facing.
Em contraste à atual embalagem, o PetFood Bag Samsonite é fornecido pré-formatado, com fundo quadrado e laterais sanfonadas que permitem melhor acondicionamento do produto durante o envase. Por possuir microperfuração, tem potencializada a preservação das características do produto no PDV. O PetFood Bag Samsonite se diferencia das embalagens atuais devido seu fundo plano retangular e laterais sanfonadas. O fundo plano permite ter o bag posicionado em pé adequadamente, e as laterais proporcionam sustentação para que as informações impressas possam ser vistas de forma clara.
O formato com sanfona e fundo plano retangular proporcionam uma melhor estabilização do produto no PDV, maior facilidade para se colocar nas caixas de transporte e para o consumidor armazenar o produto em sua prateleira. O PetFood Bag Samsonite apresenta resistência ao Drop Test, impressão em Rotogravura de alta qualidade, permitindo que todas as informações estejam legíveis ao consumidor, e microperfuração que garante a qualidade do produto durante seu shelf-life.
Diante do cenário crescente de novos players no mercado Pet Food, o PetFood Bag Samsonite destaca a alta qualidade do produto com uma alta qualidade em impressão. A estabilidade proporcionada pelo fundo plano e sanfona lateral permite que todo o espaço no PDV apresente de forma uniforme o produto.
O PetFood Bag Samsonite destaca a alta qualidade do produto com uma alta qualidade em impressão. A estabilidade proporcionada pelo fundo plano e sanfona lateral permite que todo o espaço no PDV apresente de forma uniforme o produto, com aumento das vendas desde seu lançamento.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 15/09/2019
Tags: saudável, crianças, pais, filhos, adultos, plástico flexível, MPE
Empresa vencedora: Spice Design (www.spice.com.br)
Brand owner: NHAMI MAMI
Design: Spice Design
Convertedor: Cristal Embalagens / Polyplastic
País: Brasil
Uma nova marca surge no mercado de alimentos com seus produtos exclusivamente feitos para o paladar e necessidades das crianças, NHAMI MAMI. Participamos de todas as etapas deste projeto, desde a criação do naming e marca da empresa como também da criação do conceito das embalagens e comunicação. Como não existe um código de categoria buscamos imprimir personalidade às embalagens de Nhami Mami, adequando a linguagem ao universo infantil e abrindo uma oportunidade no mercado.
O próprio design da marca é orgânico, colorido e gestual buscando uma identificação ideal com pais e crianças. Nas embalagens, a proposta na medida de personagens, linguagem clean, ingredientes e claims fazem deste snack uma opção saudável e perfeita para atender expectativas de pais e filhos. Populares no mercado americano este tipo de snack chega ao mercado brasileiro em porções de 15g e 18g ideais para serem levados na bolsa, em embalagens que cabem em pequenas mãos, sugerem a quantidade ideal de consumo por uma criança e os snacks tem formato ideal para os pequenos consumidores.
Adequamos as artes para que pudessem ser impressas em flexografia de forma conjugada , sem perda de impacto visual ou qualidade, ganhando assim no processo de impressão a possibilidade de atender uma quantidade menor por itens e preço melhor visto que o cliente é MPE e estava entrando no mercado. Para evidenciar os diferentes sabores e produtos utilizamos cores e personagens diferentes em cada embalagem. A estratégia ajuda as crianças a distinguirem os sabores através dos personagens e de forma lúdica associa os vegetais, frutas e animais do universo infantil de forma positiva e saborosa.
A embalagem teve que encontrar sua posição na gôndola e por conta disso tudo que envolveu o projeto deste: materiais, linguagem gráfica , impressão - foram de suma importância para seu lançamento, destaque e resultado.
Fizemos testes juntos aos fornecedores na intenção de adequar as embalagens ao maquinário do cliente utilizando a menor gramatura possível para que pudéssemos ter o menor uso de substrato e evitar perdas no processo de empacotamento e ainda assim garantir a resistência do material e shelflife.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 10/09/2019
Tags: redesign, maquiagem, linha, Natura, sustentabilidade
Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Brand owner: Natura
Design: Inobi
Convertedor: Silgan / Bristol / Box Print / Pochet / Globoplast / Wheaton / Albéa Beauty Brasil / Faber-Castell / Schwan
País: Brasil
A escolha da paleta de cores das peças plásticas e de alumínio, bem como a grafia das palavras na decoração foram adequadas à nova expressão de marca, culminando em uma embalagem que traz leveza, força, radiância e, claro, valoriza o produto. Tecnologia de ponta nos moldes de injeção, com sistemas complexos que exploraram a máxima eficiência da refrigeração, bem como o balanceamento diferenciado da injeção (para peças finas e planas). Para o alumínio, a estamparia diferenciada garantiu a planicidade desejada e alto brilho.
Formato slim que traz leveza e modernidade para duas novas plataformas de embalagens: estojo para pó e blush e batom. Traz brilho e sofisticação através dos componentes metálicos e metalizados e mescla de materiais, remetendo a formas contemporâneas, femininas e abrangentes. Design inteligente e sofisticado da linha permite facilidade na abertura e fechamento para melhor experiência de uso. O formato slim do estojo permite armazenamento to go e seu ângulo de abertura é apropriado para a utilização do espelho interno. Sistema de refilagem do estojo é fácil e intuitivo.
Tanto o estojo como o batom contam com componentes metálicos que trazem, ao mesmo tempo, robustez e elegância. A decoração à laser, além de atual, é totalmente resistente ao uso diário. Sistemas de abertura e fechamento desenvolvidos para trazer segurança e facilidade na utilização.
O abandono do padrão dominante das embalagens da categoria trouxe uma escolha de estilo minimalista que se distancia de marcas populares e remete a um conceito moderno de sofisticação.
A embalagem proporcionou um aumento expressivo nas vendas com aumento de 20% no MKT share. Os refis de pós e blushes proporcionam a utilização recorrente e aumento de ciclo de vida do estojo, o que diminui o impacto ambiental gerado versus uma embalagem sem sistema de refilagem. Os blisteres dos refis são feitos de PET reciclado. As partes de alumínio possuem 55% de material reciclado.
Categoria: Promocional
Data de lançamento: 15/12/2019
Tags: queijo, presente, cartucho, diamante, diferenciado, vigor, faixa azul
Empresa vencedora: Antilhas Embalagens (www.antilhas.com.br)
Brand owner: Vigor
Design: M Design
Convertedor: HCR
País: Brasil
O premiado queijo Faixa Azul foi cortado em forma de diamante, reforçando o conceito de presente e acondicionado em caixa rígida. O layout sóbrio da embalagem completa a experiência das pessoas ao receber o presente inusitado. Foi desenvolvido um design gráfico que transmite elegância à embalagem. A embalagem feita especialmente para o queijo Faixa Azul apresenta um aspecto premium, fazendo com o que produto acondicionado tenha ainda mais valor agregado. A estrutura rígida traz inovação para a categoria de produto, transmitindo elegância para a embalagem em forma de caixa de presente.
A embalagem ganhou um charme a mais com a fita de cetim em tom azul próximo ao Pantone da marca. A fita foi aplicada na lateral de dentro da caixa, servindo como “stop”, uma trava a tampa para não ir totalmente para trás. Uma solução para o sistema de abertura, sem prejudicar a elegância da peça.
Para oferecer mais que uma embalagem, a solução foi acondicionar o queijo numa caixa rígida premium, como se o produto ocupasse o mesmo destaque de um objeto de valor, um diamante. Para garantir mais requinte, aplicamos acabamentos em textura especial, laminação fosca, verniz fosco e hot stamping. O queijo que é medalha de ouro no World Cheese Awards ganhou uma nova embalagem em versão ideal para presentear no final do ano. A edição presenteável do Parmesão Faixa Azul chegou ao mercado em embalagem de 500 gramas com a proposta de valorizar a tradição e o caráter artesanal da marca.
A embalagem produzida em edição especial agregou valor de marca e foi um grande diferencial nos principais pontos de vendas do Brasil. Proporcionou um presente ideal para amigos e familiares, com um verdadeiro ícone do queijo parmesão, que harmoniza perfeitamente com as celebrações no final do ano.
Com uma estrutura rígida, o cartucho já foi concebido com a ideia de ser reutilizado, exercendo um forte papel na categoria de sustentabilidade.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 01/04/2020
Tags: perfume, Natura, frasco, vidro, linhas modernas, essencial, refilagem
Empresa vencedora: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Natura
Convertedor: Wheaton / Qualipac / Silgan / Albéa / Aptar / Boxprint
País: Brasil
A serigrafia delicada aplicada nos frascos imprime a identidade da marca nas novas embalagens, complementando o novo design tão elegante e sofisticado quanto às fragrâncias clássicas de Essencial masculino e feminino.
Reforçando o compromisso da Natura de desenvolver produtos que expressem valores e práticas sustentáveis, foram realizadas diversas otimizações no projeto dos frascos para reduzir a massa vítrea sem comprometer o conceito e a estética das embalagens. Mantendo o size impression dos perfumes da linha, os novos frascos receberam múltiplas facetas no painel frontal, simbolizando as novas formas de poder: poder inspirar, poder transformar e poder realizar. As tampas simétricas com os frascos facetados complementam o visual moderno e sofisticado.
O tamanho, formato e contorno dos frascos garantem uma pega ergonômica e confortável para a experiência de aplicação dos perfumes pelos consumidores. A terminação em rosca dos frascos permite a refilagem das fragrâncias. A tração da tampa permite a abertura sem grandes esforços.
A serigrafia delicada imprime a identidade da marca com sofisticação nos novos frascos de Essencial masculino e feminino. A tração da tampa possui uma especificação de força que mantém o produto seguro e fixo mesmo se o consumidor segurar os perfumes pela tampa. Essencial reconhece que existem novas faces do poder e sofisticação:poder inspirar, poder transformar e poder realizar.Para quem é protagonista de sua vida e descobriu várias formas de conjugar o verbo poder, como as múltiplas facetas dos novos frascos. É ser autêntico e ter uma personalidade única.
Após o repacking das embalagens de Essencial , houve um incremento de 46% nas vendas acumuladas das fragrâncias da linha, além do fortalecimento da marca Essencial junto aos consumidores Natura. O projeto dos frascos foi otimizado para reduzir a massa vítrea sem comprometer a estética. Os frascos são produzidos com 20% de vidro reciclado pós consumo (PCR) e possuem terminação em rosca, possibilitando a refilagem das fragrâncias e separação dos componentes para reciclagem.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 01/05/2020
Tags: refilagem, frasco, vidro, Natura, QRCode
Empresa vencedora: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Natura
Design: Inobi
Convertedor: Wheaton / Qualipac / Silgan / Kawagraf
País: Brasil
Ekos Alma busca trazer para perto do consumidor a alma e o espírito da floresta.A ilustração do perfume se mescla com os ativos sagrados, aplicada através da nova tecnologia laser para recorte preciso da pintura e gravação desta arte, além da aplicação da identidade do produto em hot stamping dourado. Novo sistema de sopro progressivo para viabilizar o frasco sem fundo e harmonizar a distribuição da massa vítrea, além da nova tecnologia Laser para aplicar 2 efeitos distintos na decoração. Distribuição uniforme de partículas metálicas na tampa como seiva. QR Code da caixa convida à meditação.
O perfume inova em seu conceito com o design diferenciado do frasco, em forma de gota e sem base de apoio, e no contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, materializado no recorte preciso da pintura fosca e gravação da arte em laser, revelando a transparência do vidro.
Maior ergonomia na aplicação da fragrância através do design orgânico e diferenciado do frasco, em formato de gota, proporcionando uma experiência única no uso. O frasco com terminação em rosca possibilita a refilagem da fragrância e a separação dos componentes da embalagem para reciclagem.
O frasco possui acúmulo de massa vítrea ao fundo que confere maior resistência à embalagem. O uso do laser permitiu recortar a pintura com precisão e gravar a arte elaborada. A válvula impede vazamentos na horizontal. Tampa com diversos sistemas de encaixe que conferem maior resistência ao conjunto.
O frasco é de vidro, 100% reciclável, com terminação em rosca que permite a refilagem da fragrância e separação dos componentes para reciclagem. Caixa rígida produzida com matéria-prima 100% reciclada- 50% pós-consumo (de cooperativas e coleta seletiva) e 50% pré-consumo (aparas industriais).
Categoria: Pet food e Pet Care
Data de lançamento: 23/06/2020
Tags: braile, QRCode, Incoplast, pessoas com deficiência, idosos, pouch, plástico flexível, box, acessível
Empresa vencedora: Incoplast (www.grupocopobras.com.br)
Brand owner: Adimax
Design: Rasion Pure
Convertedor: Incoplast
País: Brasil
Foi idealizada pensando em sua funcionalidade, já que um grande desafio para as pessoas com deficiência visual é ter autonomia para fazer suas próprias escolhas. Além disso, possui facilitador de rasgos, sistema abre e fecha intuitivo, formato e é fabricada a partir de fontes renováveis.
Braille e QR Code: pessoas com deficiência visual fazer suas próprias escolhas com auxilio do braile e leitura do QR Code Sistema de fechamento intuitivo com o refecho Velcro Corte a Laser:auxilia na abertura do saco com um rasgo orientado Formato Box pouch: contribuem para a exposição do produto
O papel da embalagem é transmitir os diferenciais do produto e criar conexões com os consumidores, por isso, visamos maior praticidade e facilidade de uso, informações claras e objetivas sobre o produto e formatos e cores que transfiram ao consumidor credibilidade.
Destacam-se: marcação à laser, sistema de fechamento PRESS LOK (VELCRO), sistema Braille e QR Code, formato Box Pouch, produção das embalagens a partir do polietileno verde (I am Green), compensação ambiental em parceria com a EuReciclo
As embalagens são produzidas com mais de 51% de polietileno verde que é é derivado do etanol da cana-de-açúcar que capta CO2 da atmosfera, auxiliando na redução da emissão de gases do efeito estufa. Logística Reversa: EuReciclo faz a coleta e tratamento dos resíduos conforme a PNRS
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 21/10/2019
Tags: bisnaga, plástico, premiu, Boticário, tecnologia, polietileno verde, PE, Make B
Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Mad Creative
Convertedor: Wista / Kingraf
País: Brasil
Bisnaga em formato oval com Polietileno verde, decoração com 6ª camada de hot stamping dourado 360° até ombro, com altíssima proteção ao granel em relação a passagem luz. Outro diferencial é a saída do granel: trata-se de um sistema anti-vazamento interno do bico que dispensa a utilização de pump.
Seu apelo visual traz grande destaque para a marca Make B.! Em 2019 Bases de Make B. cresceram 28% em receita, sendo 25% deste resultado foi representado pela Base Hyaluronic. De fato, um crescimento expressivo advindo de um lançamento inovador.
É Primeira bisnaga oval com 6ª camada + HS, e proporciona proteção contra passagem de luz, para não haver alteração no granel. Seu formato Oval é de fácil portabilidade em necessaires e manuseio do produto, além do sistema anti vazamento do bico que facilita o uso do produto! É uma entrega Premium!
Por se tratar de uma bisnaga com 6 camadas, sendo a última (externa) em HS a embalagem entrega altíssima barreira e proteção contra luz, o que garante que o granel não mude de cor. Além de todos as questões de dimensão e funcionalidade serem aprovadas em rigorosos testes de embalagem.
Além do produto ser vegano, tanto a embalagem primária quanto a secundária, possui atributos sustentáveis ambientais. A bisnaga possui 100% de Polietileno (PE) verde (PE de origem vegetal) e os cartuchos com cartão PCR.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 01/06/2020
Tags: sustentabilidade, economia circular, ciclo fechado, Boticário, Surlyn, tampas, transparência
Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Convertedor: Wise Wood / Aptar Group / Dow
País: Brasil
O Grupo Boticário desenvolveu um processo inédito no mundo para a reciclagem de tampas de perfumaria em SURLYN™, gerando resultados de economia circular. As tampas são recolhidas pós consumo, separadas por cooperativas de reciclagem, recicladas e por fim, retornam ao consumidor em novos produtos. Os desafios encontrados foram: o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem, que pelo fato do material ser específico foi preciso estudar as propriedades da resina e criar a tecnologia de reciclagem inovadora para este material. Outro desafio foi a composição de lotes de tampas pré e pós consumo.
O projeto teve por objetivo desenvolver o método de reciclagem para tampas feitas com SURLYN™ a partir da prospecção de parceiros para concretização da entrega da tecnologia, sem perder os importantes atributos técnicos e visuais do material como transparência, que premiuniza as embalagens. Neste projeto optou-se por também reaproveitar os rejeitos de SURLYN™ que são descartados em processos industriais (PIR – pós industrial), incorporando-o neste lote industrial das tampas do Floratta. Essa prática traz resultados positivos em termos de eficiência e redução do impacto ambiental.
Segundo estudo de Avaliação de Ciclo de Vida utilizando o software SimaPro, analisando a pegada de carbono, foi possível concluir que, com a incorporação de porcentagens de material reciclado nas tampas, há redução da emissão de gases do efeito estufa (em média 10%) comparando com o processo atual. As tampas em surlyn reciclado possuem o mesmo desempenho técnico das tampas em SURLYN™ virgem, garantindo o adequado desempenho esperado para a embalagem, porém, com menor impacto ambiental quando comparado às tampas de SURLYN™ virgem, garantindo eficiência ambiental à embalagem.
Antes do desenvolvimento da tecnologia, as tampas eram consideradas rejeitos pelas cooperativas, pois não tinham valor de mercado nem eram inseridas em um novo ciclo produtivo. Além de permitir o retorno sustentável, o novo processo de reciclagem reaproveita rejeitos que seriam usualmente descartados Com a redução de utilização de resina virgem várias etapas são otimizadas, como a compra de matéria-prima, análise da qualidade, transporte e processamento.
O consumidor devolve as tampas nas lojas, transportadoras que abastecem as lojas levam até as cooperativas. Há uma segregação nas cooperativas, consolidação em parceiro e envio para o reciclador. A resina é lavada, moída, processada e encaminhada para a fabricante de tampas tornando-se novas.
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 01/05/2020
Tags: varejo, display, shelf ready packaging, cartão, Docile, caixa
Empresa vencedora: Smurfit Kappa Brasil (www.smurfitkappa.com.br)
Brand owner: Docile Alimentos
Convertedor: Smurfit Kappa
País: Brasil
A solução foi uma embalagem Shelf Ready Packaging (SRP) customizada para atender a todas as necessidades da linha de produção automatizada da Docile, desta forma a disposição do produto e o preenchimento automático na máquina não precisaram ser alterados, gerando eficiência operacional para o cliente na sua produção.
A nova embalagem gerou uma redução de 50% no tempo de reposição da prateleira. O SRP foi desenvolvido para levar a embalagem final diretamente a prateleira em um único movimento. A embalagem também é eficiente, não houve a necessidade de alterar a linha de produção, nem de paletização da embalagem. Esta solução garante a proteção do produto durante toda a sua cadeia de suprimentos, do transporte até o PDV. Além disso, esta embalagem pronta para a prateleira foi desenvolvida para reduzir o número de toques que o produto recebe, diminuindo possíveis danos causados pelo manuseio incorreto.
O projeto trouxe um ganho muito grande no que diz respeito ao posicionamento, destaque e diferenciação do produto no PDV. A solução diferencia o produto dos seus concorrentes, criando uma embalagem mais atrativa, visível e disruptiva. Com esta embalagem a Docile observou um aumento em 18% nas vendas
A solução não alterou a estrutura da caixa, mas para que pudessem utilizar uma embalagem SRP sem precisar mudar a sua linha de produção, a janela destacável foi posicionada na parte das abas. Por conta o processo de preenchimento, ao chegar no PDV os repositores são instruídos a colocá-las deitadas
Esta embalagem é produzida a partir do papelão ondulado, certificado pelo FSC, sendo 100% renovável, reciclável e biodegradável e contribuindo com as metas de sustentabilidade da Docile.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/02/2020
Tags: Seara, realidade aumentada, tecnologia, infantil, empanados, frango
Empresa vencedora: Seara Alimentos (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara Alimentos
Design: Massfar Tecnologia
Convertedor: Ibratec Artes Gráficas
País: Brasil
A embalagem além de ser endossada com personagens da Turma da Mônica, que são bem aceitos por todas as idades, ainda apresentam a tecnologia da Realidade Aumentada (RA). E os claims foram criados e organizados de uma forma que facilite a compreensão pelos pais durante a leitura.
Ela entrega a qualidade dos produtos Seara e inovação com a RA, sendo pioneira em oferecer a tecnologia em Empanados ao público infantil. Com a RA a embalagem entrega um alimento de qualidade e uma experiência de diversão para a família, ficando alinhada ao posicionamento de “Não é só sobre comida”.
Foi toda desenvolvida num mote “Quadrinhos”, deixando a embalagem mais fun e diretamente relacionada aos personagens da Turma da Mônica
As instruções de uso da Realidade Aumentada, além de bem intuitiva, está explicada no verso da embalagem. Para torná-la ainda mais fácil e acessível, demos ao consumidor a possibilidade de uso de duas formas: via QR Code, algo já conhecido entre os brasileiros; ou baixando um aplicativo.
Embalagem formada por 2 componentes principais: cartucho em papel-cartão, 100% reciclável impresso c/ tintas e vernizes bases vegetais; flowpack em PE monocamada. Ambos são identificados por símbolos de reciclagem para garantir a identificação e destinação correta por recicladores.