Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 12/09/2020
Tags: cartão duplex, bauducco, narita, sextavada, natal, comemorativa
Empresa vencedora: Narita Strategy & Design (www.naritadesign.com.br)
Brand owner: Bauducco
Design: Narita Strategy & Design
Convertedor: Brasilgráfica
País: Brasil
O amarelo garantiu a identidade da marca Bauducco no PDV. O marrom foi adotado em pontos estratégicos para criar atributos de sabor e reforçar a cobertura de chocolate. A tipografia manuscrita de Bites, somada a indulgência dos demos e ao formato sextavado da embalagem adicionam o impacto ao visual. Embalagem produzida em cartão duplex.
A embalagem hexagonal cria um aspecto visual mais dinâmico e instigante, que destaca o produto na gôndola. Embalagens sextavadas criam uma sensação tátil que convida à pega e estimula o consumidor a navegar pelo faces da embalagem.
A impressão é feita em sistema off-set. Como recurso gráfico, foram adotados relevos em detalhes específicos da arte.
Através de códigos visuais mais jovens e indulgentes, evidenciar o novo produto, um novo formato de Panettone e Chocotone da marca Bauducco
O formato hexagonal possibilita diferentes formas de exposição do produto no PDV, e consequentemente, atraem o olhar dos consumidores.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 05/04/2021
Tags: árabe, Almanara, take away, Taba, tradição, história, papel cartão, alimento, congelado
Empresa vencedora: Taba (www.tabahub.com.br)
Brand owner: Almanara
Design: Taba
Convertedor: Gráfica Duble Indústria Gráfica
País: Brasil
Através da composição dos pratos decorados e da marchetaria reproduzida em pattern no fundo, resgatamos o valor e força da cultura árabe. A escala de cores buscou inspiração também nos restaurantes da rede. Como protagonistas, os produtos dão o toque da tradição e qualidade de 70 anos de história.
Escolhemos para as embalagens o papel Klafold FZ que além de ser adequado a produtos congelados tem um toque fosco reforçando o caráter artesanal, uma vez que os salgados do Almanara são feitos manualmente um a um. E se diferenciando das embalagens plastificadas da concorrência.
Trabalhamos algumas combinações de técnicas de impressão para trazer um caráter mais premium para o produto, utilizando por exemplo pantone metalizado 8023C. A combinação do verniz de reserva na marca Almanara e no prato com os salgados, reforçam o caráter de qualidade com que a marca trabalha.
As delícias árabes do Almanara são uma tradição na cidade de São Paulo desde 1950. Suas receitas milenares, passadas de pai para filho por gerações, ganharam notoriedade nacional através de sua excelência e qualidade. No design das embalagens utilizamos elementos gráficos para realçar essa tradição.
O sucesso das embalagens foi tanto que a rede St. Marché ofereceu ao Almanara, logo após o lançamento, um freezer exclusivo para apresentação de seus produtos, que inclusive decoramos com a mesma linguagem visual das embalagens.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/02/2020
Tags: café, artesanal, luva, pouch, papel cartão, 4 soldas, Arminda
Empresa vencedora: ARBO Design (www.arbodesign.com.br)
Brand owner: Grupo Arminda
Design: ARBO Design
Convertedor: Camargo Embalagens / Florão Alimentos
País: Brasil
A memória das gerações das Armindas se transforma em marca e grãos que revelam atributos do sempre indispensável café. As embalagens traduzem esta alma cafeeira de forma apurada e sensorial. O design da embalagem conta esta história, apoiado em ilustrações, cores, grafismos e tipografia exclusivos. Pensando na acessibilidade de deficientes visuais e no fato de que nem todos os sabem ler Braille, desenvolveu-se um sistema de QR code que habilita um áudio com informações sobre o produto.Assim, foi aplicado um silk screen em relevo no QR da embalagem, indicando de forma tátil a posição do celular
Além da embalagem de 4 soldas dos grãos, há ainda um suporte de papelão estruturante opcional para comunicação, que é trocado conforme a edição do café. Para dar mais destaque aos produtos especiais, edições limitadas, e regionais e blends assinados, desenvolveu-se embalagem de cor invertida. A embalagem de suporte permite maior estrutura para o conjunto, valorizando e destacando a marca no ponto de venda, além de comunicar melhor a identidade e propósito do produto. Esta pode ser trocada conforme a edição do café, sem precisar alterar a embalagem dos grãos, otimizando o processo.
A embalagem utiliza de processo produtivo reconhecidamente seguro para garantir o aroma e frescor dos grãos de café (embalagem de 4 soldas) que assegura a qualidade e resistência da mesma. Possui também um válvula especial de alta performance que mantém os grãos secos e perfeito para o consumo. O apelo que o design expressa é a identidade única e premium desejada, enriquecendo a experiência do consumidor, valorizando os produtores regionais e criando uma conexão emocional com a marca. Traz referencia à cultura do Brasil rural, fazendo uma homenagem contemporânea à brasilidade colonial.
É uma marca entrante que hoje já está em torno de 50 estabelecimentos em todo Brasil, oferecendo experiências. A marca não foca no varejo, mas sim nos serviços atrelados à marca, como parceria com marca de máquina de café premium e estabelecimentos comerciais como cafeterias, bares e restaurantes.
A marca obteve o selo “Rainforest Alliance”, que reconhece mundialmente o apoio à ação coletiva das fazendas e produtores, certificando a cadeia completa. Indica que o ciclo da empresa foi auditado e que medidas para a sustentabilidade nas dimensões sociais, econômica e ambientais foram adotadas.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: tanqueray, owens illinois, gin, conveniência, ready to drink, ocasião de consumo, vidro, garrafa
Empresa vencedora: Owens Illinois (www.o-i.com)
Brand owner: Diageo Brasil
Convertedor: Owens Illinois
País: Brasil
A embalagem foi desenvolvida com base no design do famoso Gin Tanqueray, mas em tamanho menor e atendendo a uma nova ocasião de consumo. O produto possui 275 ml, é produzido na cor verde e é pronto para beber, fazendo parte da categoria RTD (Ready to Drink). Para a versão brasileira da embalagem a Diageo optou por substituir o fechamento Pilfer, utilizado na Europa, pelo Twist Crown, que possibilita abertura fácil apenas com a mão, sem a necessidade de utilizar abridor. Essa decisão foi tomada também para manter um padrão em suas embalagens de RTD.
A embalagem do Gin Tanqueray & Tonic possui cor e formato de fácil identificação e bastante destaque nas gôndolas, pois segue fielmente a identidade visual da garrafa de Gin Tanqueray já conhecida no mercado, mantendo o shape icônico e elegante. O tipo de fechamento adotado é a tampa twist crown, dispensando o abridor de garrafas. A embalagem possui cor, curvas e detalhes gravados no vidro que colaboram para um design diferenciado. O tamanho menor e a formulação do líquido atribuem a praticidade de ser consumido diretamente na garrafa.
O envase em vidro preserva a qualidade da bebida, não alterando nenhuma característica e sem riscos de micropartículas afetarem o líquido. A cor segue os padrões e normas de transmitância (passagem de luz permitida) que garante que o líquido não seja exposto de maneira inadequada aos efeitos da luz. O Gin Tanqueray & Tonic é uma extensão da icônica marca Tanqueray e chega em um momento de crescente procura por praticidade de consumo. A bebida apresenta uma embalagem capaz de posicioná-la corretamente e reforça sua credibilidade, destacando-se nas gôndolas, entregando praticidade e conveniência.
O formato e tamanho, por si só, chamam atenção e destacam o produto nas gôndolas, pois, além de ser muito semelhante a garrafa de Gin Tanqueray, não há outra garrafa de vidro nessa categoria de bebidas “prontas para tomar” (RTD - Ready to Drink) que tenha um shape semelhante.
O vidro é uma embalagem 100% reciclável e, na O-I, o cuidado e atenção estão presentes em toda a cadeia produtiva. A coloração do vidro não interfere no seu potencial de reciclagem, e sem agentes contaminantes. Nossas garrafas são feitas com o maior quantidade de caco possível, independente da cor.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/09/2020
Tags: extratos naturais, Colgate, creme dental, pasta de dente, sustentabilidade, reciclável, tubo
Empresa vencedora: CBA B+G (www.cba-bmaisg.com)
Brand owner: Colgate-Palmolive
Design: CBA B+G / Estudio Arth (ilustrações) / Iran Ilustrações
Convertedor: Amcor Flexibles Latin America (tubo) / Ibratec (cartucho)
País: Brasil
Colgate Natural Extracts inovou na categoria ao destacar a naturalidade dos ingredientes e traduzir o aspecto sensorial e emocional do produto, algo distinto em uma categoria totalmente focada em benefícios funcionais. Neste produto, a Colgate inovou para produzir um tubo 100% reciclável, e irá disponibilizar a tecnologia para os concorrentes, no intuito de iniciar uma mudança geral no mercado. Os tubos, antes compostos de materiais distintos agora são apenas em HDPE (polietileno de alta densidade).
O tubo vertical tem melhor disposição nos banheiro. A tampa integrada ao tubo melhora a funcionalidade da embalagem e conservação do produto.
Optou-se por uma impressão de alta qualidade para valorizar a naturalidade do apetite appeal, o diferencial do produto no ponto de venda perante os demais do segmento.
Combinação única de ingredientes e suas propriedades naturais, 100% vegano, brilham aos olhos dos consumidores com foco em produtos naturais através de uma experiência sensorial.
Esta é a primeira linha da Colgate na América Latina a ter o tubo reciclável. A novidade está alinhada com o compromisso de sustentabilidade da Colgate, em ter 100% de seu portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 04/08/2020
Tags: dark mint, boticário, perfume, fragrância, masculino, perfumaria, vidro
Empresa vencedora: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: O Boticário
Design: Mad Creative
Convertedor: Wheaton / Pochet do Brasil / Box Print
País: Brasil
Dark Mint é a 1ª fragrância masculina em Botica 214 - uma linha de origens O Boticário. Os frascos se diferenciam dos regulares pela interferência no vidro. Para posicionar as fragrâncias masculinas, desenhamos um frasco inspirado nas bebidas clássica, criando um produto icônico e atemporal. Com a preocupação constante em relação à sustentabilidade, desenvolvemos o frasco com aproveitamento de molde.
Inspirado no universo masculino de bebidas destiladas e garrafas icônicas de cristais. O contraste pode ser visto entre formas com linhas retas e silhueta em curva, representados pelos frisos em todo o frasco. O recartilhado da tampa confere ainda mais masculinidade e facilita a abertura e fechament O produto é acondicionado dentro de um cartucho para transporte e armazenamento. Nossa preocupação foi criar os frisos a partir de um molde pré-existente, além de garantir a facilidade e segurança na pega.
A embalagem possui seu grande diferencial no viro e na tampa, abusamos das texturas e elementos sensoriais para trazer elegância e minimalismo nas informações. Criamos um espaço central que concentra o nome da fragrância do produto, ajudando a elevar a sua percepção de valor. Os códigos já estabelecidos da linha Botica 214 em conjunto com elementos premium e referências do universo masculino como garrafas de bebidas de luxo foram unificados em um conceito clássico-contemporâneo. Todos pontos chaves para o consumidor alvo de Botica 214 masculino.
Frasco com aproveitamento de molde. Utilização de vidro reciclado, redução de materiais de impressão, otimizando o descarte.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 31/07/2020
Tags: perfume, fragrância, Boticário, masculino, funcionalidade, perfumaria
Empresa vencedora: Pochet do Brasil (www.groupe-pochet.fr)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Mad Creative
Convertedor: Wheaton / Pochet do Brasil / Box Print
País: Brasil
A embalagem do Botica 214 Dark Mint é um clássico moderno e tem a mesma sofisticação impressa nos itens femininos da marca. Os traços fortes são marcados pelos frisos do frasco e recartilho da tampa.
A criatividade se vê através do desenvolvimento de uma tampa plástica com aspecto (cor titânio) e peso de metal (lastro no interior da tampa). O formato remete ao primeiro frasco de perfumaria masculina do O Boticário.
Em termos de funcionalidade trata-se de uma tampa de simples encaixe. Ao colocar a tampa no frasco percebe-se um clique sensorial e sonoro.
A embalagem não oferece nenhum risco de segurança, não possui nenhuma aresta ou cantos vivos que possam machucar o usuário no gestual, foram realizados todos os testes conforme metodologias aplicadas à essa embalagem.
Embalagem marcante que traz a força dos contrastes mantendo a mesma sofisticação impressa dos itens femininos da marca.
Categoria: Saúde e Farmacêuticos
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: Cimed, gripe, design, saúde, medicamento, remédio, resfriado
Empresa vencedora: Cimed (www.cimedremedios.com.br)
Brand owner: Cimed
Design: Cimed
Convertedor: Cimed Indústria de Embalagem
País: Brasil
Onegripe consegue se destacar com uma embalagem bonita, moderna e elegante, mesmo em um universo de antigripais onde existem inúmeros concorrentes. A boa utilização das cores, da diagramação e das informações é pensada para facilitar a decisão de compra do consumidor.
A embalagem de Onegripe segue todas as rigorosas exigências para garantir a máxima segurança para os consumidores, do processo produtivo até a utilização pelo consumidor final.
Por ser um medicamento, os apelos de vendas são limitados. Mesmo assim, Onegripe consegue oferecer ao consumidor um produto de qualidade, com informações claras e objetivas, além de proporcionar design de qualidade para todos os brasileiros, mesmo que seja em uma caixa de remédios.
Lançada em fevereiro/21, Onegripe teve naturalmente no mês de março um maior volume de vendas (fevereiro: 3006 e março: 11389). Porém, o item ainda não possui base histórica para que possamos apontar evolução ou crescimento da demanda.
A Cimed, enquanto indústria de medicamentos, possui certificação ISO 14001: 2015 – Sistema de Gestão Ambiental e tem um compromisso sério em buscar a melhoria contínua de seus processos nos aspectos ambientais e de preocupação com a sustentabilidade durante todo o ciclo de vida de suas embalagens.
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 24/05/2020
Tags: limpeza, doméstica, ACDI, girando sol, amaciante, roupas, perfume, perfumadas
Empresa vencedora: ACDI Neurobranding (www.acdineurobranding.com.br)
Brand owner: Girando Sol
Design: ACDI Neurobrandig
Convertedor: Felippe de Paula Rodrigues - ME
País: Brasil
Conceito visual desenvolvido para o nicho que busca um consumo associado à natureza e conforto, de menor agressão à pele e ao meio ambiente, que inspira o sentimento de carinho e cuidado. Sem diferenciais tecnológicos frente aos padrões de mercado. Não recebemos autorização da marca para interferir neste aspecto.
Invertemos a lógica da categoria: deixamos a área superior mais larga, viabilizando a subida do logo, que passou a ficar acima dos concorrentes, sem prejuízos para a ergonomia. A arte se sobrepõe às ondulações na forma, uma inovação pois frascos com sleeve normalmente não exploram isso. Os ombros maiores, alinhados ao corpo ergonômico, criam um equilíbrio entre performance e cuidado, além de determinar um desenho com maior resistência top load para empilhamento. Apesar de maior em cima, o centro de gravidade foi projetado para oferecer um frasco com bastante estabilidade.
Shape desenvolvido para uma pega mais ergonômica e estabilidade da embalagem; também para uma resistência superior ao empilhamento. Sobreposição do sleeve aos relevos da forma atribuem uma percepção qualitativa diferenciada ao produto. A linha de amaciantes tem o posicionamento individualizado por fragrância; nesta, o conceito “nutre e protege cada fibra” inspira o projeto gráfico. O impacto em gôndola foi alcançado com o uso de cores e ilustração que transmitem a beleza e aconchego da baunilha e a suavidade e cremosidade do coco.
O novo conceito - shape e gráfico - desenvolvido para a linha de amaciantes concentrados da Girando Sol, conferiu um crescimento nas vendas superior a 300%, posicionando-a acima dos concorrentes. O lançamento Coco-Baunilha já herdou esta condição.
Os dimensionais da linha também foram pensados de maneira a oferecer redução de peso, ganhos logísticos de pallet e transporte, o que favoreceu a redução do impacto ambiental.
Categoria: Food Service, Delivery e Take Away
Data de lançamento: 01/07/2021
Tags: delivery, prático, hamburguer, papel, ziper, conveniência, praticidade, consumo
Empresa vencedora: Pris Food Embalagens (www.prisfood.com.br)
Brand owner: Pão Com Carne
Design: Pris Food Service / Pris Food Service
Convertedor: Kamaro Indústria Gráfica
País: Brasil
O projeto é feito para que o hambúrguer fique de pé. Para abrir, foi desenvolvido um zíper na embalagem que abre ao meio para proporcionar uma facilidade maior ao pegar o hambúrguer, sem risco de se desfazer.
No delivery é preciso agilidade na hora de embalar e entregar os produtos. Por este motivo foi desenvolvida uma embalagem com fundo automático, facilitando a montagem e ocupando pouco espaço no estoque, especialmente para uma das mais conhecidas hamburguerias de São Paulo!
O projeto é feito para que o hambúrguer fique de pé. Para abrir, foi desenvolvido um zíper na embalagem que abre ao meio para proporcionar uma facilidade maior ao pegar o hambúrguer, sem risco de se desfazer.
A embalagem é produzida em papel cartão.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: artigos para bebê, mamadeira, chupeta, Lillo, bem-estar, lúdico, coração, cuidados, mães, pais
Empresa vencedora: Zaic Branding (www.zaic.com.br)
Brand owner: Newell Brands
Design: Zaic Branding
Convertedor: Sarapuí - Indústria Gráfica
País: Brasil
Em seu novo posicionamento “Junto desde o início”, Lillo passa a usar sua longa experiência para ajudar as famílias a lidar com o novo que vem com o bebê. É o coração que inaugura e orienta o ritmo de cada início. Por isso, incorporamos este símbolo à logomarca de Lillo e à identidade visual.
Aliam o lúdico ao informativo. O coração convive com elementos multicoloridos e ilustrações divertidas. Texto, pictogramas e ícones esquemáticos trazem informações e orientações de forma intuitiva e direta, tornando as embalagens mais didáticas, auxiliando mães e pais na escolha e uso dos produtos.
Data de lançamento: 01/05/2021
Tags: gelato, sorvete, MPE, Guepa, Artisano, delivery, pote, plástico
Empresa vencedora: Guepa! (www.guepa.com.br)
Brand owner: Artisano Gelato
Design: Guepa!
Convertedor: Implavel / Mackcolor
País: Brasil
Para transmitir a essência da produção artesanal do Gelato, as expressões visuais da marca são inspiradas no movimento Arts and Crafts, um retorno as técnicas manuais de produção de artes e o reconhecimento do artesão como artista. A releitura trás elementos clássicos com movimentos orgânicos.
Por se tratar de um produto premium de alta qualidade com ingredientes naturais e receitas surpreendentes, buscamos um formato de pote usualmente utilizado na categoria de cosméticos, para transmitir refinamento e sofisticação, traços da personalidade da marca. As entregas dos Gelatos são feitas através de um Delivery próprio. Os potes são transportados em sacolas impermeáveis que podem conter 2 ou 4 unidades.
Utilizou-se um adesivo como lacre que é aplicado entre a tampa e o corpo da embalagem. O rótulo foi impresso em impressão digital que permite a produção de pequenas quantidades com grande variedades, possibilitando o lançamento de vários sabores ao mesmo tempo.
A transparência do pote permite a visibilidade da textura para transmitir o desejo do consumo do produto. No verso da embalagem, desenvolvemos um texto que conta a historia e origem dos ingredientes, sendo a grande maioria de produtores regionais e outros importados.
Por ser uma marca onde seus produtos são vendidos pelo aplicativo, a embalagem é o principal ponto de contato com o consumidor. Pelo diferencial do pote, os clientes compartilham suas experiências com a embalagem e produto nas redes sociais, o que se torna mais uma forma de divulgação da marca.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 15/01/2021
Tags: Eudora, Boticário, maquiagem, família de produtos, raison pure, transparência
Empresa vencedora: Raison Pure (www.raisonpure.com)
Brand owner: Interbelle Comércio de Produtos de Beleza
Design: Raison Pure
País: Brasil
Criamos a linha, nome e marca Glam para abarcar os produtos mais premium dentro da linha acessível de Eudora. Criamos todos os assets com força e elegância suficientes para que possam ser reproduzidos nos mais refinados ou limitados processos de impressão, mantendo a consistência da marca.
Foram utilizadas grandes áreas de transparência, expondo a gama de tonalidades e qualidade do produto. A impressão traz detalhes em dourado e preto que trazem elegância e reduzem quantidade de tinta, permitindo a boa execução até em cenários com limitação de cores, qualidade e margens de impressão.
Eudora melhorou algo que já era vencedor por meio da inovação, da transparência e da diversidade. A linha de produtos de alta performance passou a unir maquiagem, tratamento e tecnologia em uma ampla gama de cores que atende às necessidades da grande maioria das brasileiras.
O novo visual reforça e consolida o posicionamento expert makeup de GLAM dentro da Eudora. As escolhas de acabamento e o contraste de cores deixam clara a diferenciação da proposta de Glam frente às outras marcas de Eudora, ressaltando seu caráter premium sem abrir mão da conexão com o target.
A linha, cruelty free e vegana, se encaixa dentro dos programas do Grupo Boticário, que aborda a sustentabilidade de forma abrangente através de suas políticas relacionadas à fabricação ecoeficiente e reciclagem (entre outros).
Categoria: Promocional
Data de lançamento: 01/06/2021
Tags: petcare, granado, cães, cão, influenciadores, casinha, nova identidade
Empresa vencedora: Granado Pharmácias (www.granado.com.br)
Brand owner: Granado Pharmácias
Design: Granado
Convertedor: Manuseia Acabamentos Finos
País: Brasil
A comunicação visual da Casinha Pet é o mote para apresentar a nova identidade visual da linha de produtos para animais domésticos. O frasco atual vem na cor âmbar para resgatar a memória das boticas e o rótulo ganhou cores vibrantes e ilustrações distintas para as diversas categorias da linha.
O motivo da elaboração da Casinha Pet foi demonstrar que o lar é sinônimo de aconchego e segurança para pessoas e animais de estimação. Dentro da casinha, foram colocados itens para reforçar o cuidado e o carinho com os animais, como: produtos de higiene, cinto de segurança, bandana, entre outros. A embalagem Casinha Pet pode ser utilizada para a guarda dos produtos do animal de estimação. O espaço é amplo e o papelão utilizado é resistente. Além disso, a personalização do ossinho utilizado no fechamento da ´caixa-casinha´ traz mais um diferencial para a embalagem e para a sua organização.
A Casinha Pet é montada em papelão cinza 1.7mm forrada internamente com colorplus São Francisco 120g e externamente com papel couchê 120g. O fechamento é feito por um ossinho personalizado em papel triplex 350g. Além de denotar a qualidade da linha pet, a casa também guarda os itens do animalzinho. A comunicação visual da embalagem da Casinha Pet atrai pela beleza e pela mensagem de aconchego e cuidado com o pet representada pela morada. Ao abrir o telhado da casinha, produtos personalizados e itens da linha específicos para a raça do pet são encontrados.
O lançamento da Casinha Pet foi feito em 01/06/2021 para 120 ´cães-influenciadores´. Em função da embalagem simbólica da Casinha Pet, representando carinho e cuidado e dos produtos personalizados, tivemos um aumento significativo de postagens positivas, levando a um aumento do engajamento.
A Casinha Pet é toda feita em papelão e os frascos das embalagens dos produtos estão alinhados com as demandas sustentáveis do mercado. Todos eles são feitos de PET, que podem ser reciclados e adequados aos programas de Logística Reversa.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 29/10/2020
Tags: cappuccino, 3Corações, três, café, tampa, coração, formato, visibilidade, plástico, pote
Empresa vencedora: 3corações (www.3coracoes.com.br)
Brand owner: 3corações
Design: Essenza Comunicação
Convertedor: Aptar / All4Labels
País: Brasil
Design com cores vibrantes e chamativas com uma ilustração de uma xícara de cappuccino quentinho e um claim que remete a nova proposta da embalagem ´Abre Fácil´. Desenvolvimento de um sistema de abertura flip-top e uma peça única tampa e selo (BAP - Bounded Alimunium to Plastic), que atendesse a expectativa do consumidor no quesito praticidade e garantisse a qualidade do produto, sem vazamentos, mantendo formato de coração icônico e premiado do produto.
Formato de frasco e tampa pensado e desenvolvido para a marca 3Corações que remete o formato de um coração. O tamanho do orifício de abertura foi aumentado para facilitar a inserção de uma colher para retirar e dosar o produto. Além do novo sistema (BAP), um novo anel de abertura ergonômico foi um dos elementos que proporcionou conveniência no sistema de abertura, pois é fixado ao selo de aluminio permitindo a retirada do selo por completo, sem rebarbas.
Uma embalagem de peça única, com menos partes removíveis e descartáveis, que não se perde, não cai, e facilita a manutenção da integridade do conteúdo. A solução BAP da tampa também conferiu excelência em vedação, zerando vazamentos, além de eliminar possíveis falhas de aplicação de selo de indução. O produto carrega no design de sua embalagem a principal proposta do redesign que é a facilidade da abertura da tampa e selo através do novo sistema flip-top e o selo com anel de abertura.
A nova embalagem contribuiu positivamente para o brand equity da marca, aumentando sua visibilidade em gôndola, e mantendo o posicionamento do Grupo 3Corações não só como líder em cappuccinos no Brasil, como inovador.
A supressão do gargalo, e a nova tampa permitiu que a 3corações deixasse de colocar no mercado cerca de 40 toneladas de plástico, com o projeto.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 14/05/2021
Tags: forma, formato, chocolate, brinquedo, fácil abertura, Cacatello, zoológico, animais, Papirus
Empresa vencedora: Papirus Indústria de Papel (www.papirus.com)
Brand owner: Cacautello
Design: Myatã e-Branding
Convertedor: SIDE - Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens / Nitoli Indústria Gráfica
País: Brasil
O desafio foi criar uma linha de embalagens para as crianças que pudessem se transformar em um brinquedo, para divertir e manter a marca da empresa na casa do consumidor por mais tempo. Foi então, que pensamos em desenvolver uma linha de animais, onde cada criança pode montar seu próprio zoológico. A embalagem é de muito fácil montagem na indústria, facilitando o envase. Quando fechada todas têm o mesmo dimensional, sendo utilizada a mesma caixa de transporte para toda a linha. São empilháveis e podem ser facilmente abertas e fechadas repetidas vezes. As serrilhas são muito fáceis de destacar.
A relação do design gráfico e estrutural é um dos pontos fortes da embalagem. Quando fechadas, são cubos estruturalmente fortes. Quando abertas, são animais que encantam. O desafio foi desenvolver os picks do destaque que não podem ser difíceis de abrir, nem romperem sozinhos no manuseio.
Uma linha de embalagens colecionáveis que também viram brinquedo depois de montadas pelas crianças, sem auxílio de adultos ou necessidade de tesouras ou outros utensílios. Uma premissa importante do projeto foi justamente a da criança transformar, sozinha, a embalagem em brinquedo.
Esse produto foi um lançamento. Entretanto, as vendas superaram as expectativas da marca de forma surpreendente! As lojas da rede seguem vendendo de 30% à 40% a mais do que o volume previsto. Os animais colecionáveis têm encantado não apenas as crianças, mas consumidores de todas as idades.
Sustentabilidade foi premissa do projeto. Inicialmente pensou-se na colocação de BOPP interno nas partes que ficariam abertas depois de montar os animais. Mas como os produtos internos já estão protegidos pelas embalagens primárias, usamos apenas papelcartão biodegradável, reciclável e compostável.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 05/11/2020
Tags: funcionalidade, dosador, papel cartão, praticidade, Klabin, zíper, ração, petfood
Empresa vencedora: Klabin (www.klabin.com.br)
Brand owner: Tibii Nutrição Pet
Design: Agência Estúdio Confessionário
Convertedor: Ultralaser facas para corte e vinco / Klabin
País: Brasil
Embalagens premium em papelão ondulado para ração, impressão sofisticada com tecnologia flexográfica e design inovador. As embalagens se destacam no conceito de economia circular, devido ao fato da sua possível reutilização como armazenador para produtos diversos e ter o dosador de ração incorporado
Sistema de abertura com zíper, o que possibilita uma melhor experiência do usuário, substituição da pazinha plástica por recipiente em papelão ondulado incorporado. A forma retangular possibilita um manuseio manual confortável, melhor visualização do produto no ponto de venda e otimização logística.
Resultado acima do esperado com aplicação de conceitos de design muito bem definidos, em qualidade, e definição dos elementos em sistema flexográfico em papelão ondulado.
Embalagem ecologicamente correta e ecoeficiente, que se degrada em até 9 meses, reduz plástico e metal da embalagem anterior, possui sistema de economia circular aplicado com a possibilidade de reutilização da caixa como porta treco e substituição da pazinha plástica por recipiente em papelão.
A adequação se dá tanto pela substituição de elementos plásticos e grampos de metal utilizados na embalagem anterior quanto pela possibilidade de reutilização da caixa como porta treco.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/05/2020
Tags: Hinode, sustentabilidade, flexografia, bisnaga, laminado, reciclagem, C-Pack
Empresa vencedora: C-Pack (www.c-pack.com.br)
Brand owner: Grupo Hinode
Design: Grupo Hinode
Convertedor: C-Pack Creative
País: Brasil
A linha Sublime da Hinode utiliza a tecnologia C-Flex, que tem como principal diferencial a adesão térmica entre o filme previamente impresso e o plástico extrusado de PE Verde, sem uso de colas ou adesivos. O efeito é metalizado sem uso de lâminas de alumínio, o que torna a bisnaga 100% reciclável.
Funcionalidade: bisnaga metalizada com reciclabilidade na cadeia do polietileno. Efeito memória, característico de bisnagas plásticas extrusadas. A embalagem volta ao seu formato original, após o uso do produto, diferentemente de embalagens laminadas de alumínio.
Impressão da arte é feita em uma máquina plana de flexografia de última geração. Com essa tecnologia é possível reproduzir artes com alta definição de imagem, efeito metalizado e infinitas possibilidades de cores. O resultado é uma embalagem com 100% de sua área útil decorada e com a mesma segurança
Embalagem com efeito metalizado sem a utilização de uma camada de alumínio permitindo a entrada no ciclo de reciclagem do polietileno após descarte.
Categoria: Produtos para exportação
Data de lançamento: 15/02/2020
Tags: exportação, manga, Termotécnica, EPS, shelflife, save food, expositora
Empresa vencedora: Termotécnica (www.termotecnica.com.br)
Brand owner: Fazenda Eldorado e Esoeste
Convertedor: Termotécnica
País: Brasil
Embalagem de EPS com funcionalidades na cadeia pós-colheita, reduz desperdícios e aumenta o shelflife. Uso em todos os modais, reduz custo do frete aéreo, reduz emissão de CO2. Permite o cliente levar o produto para locais mais distantes, pode ser utilizada como expositora, material 100% reciclável
O posicionamento enfatiza benefícios reais que o produtor terá ao utilizar a Conservadora DaColheita na exportação e a sustentabilidade proporcionada. Também conscientiza sobre a reciclagem do EPS, e o descarte pós consumo, com recicladores parceiros, para que aconteça a economia circular na prática
Material leve, 98% ar, isolante térmico, absorve impactos, 100% reciclável. O design funcional e proteção pós-colheita, reduz desperdícios e aumenta o shelflife. Leva o produto em locais + distantes, uso em todos os modais, reduz custo do frete e emissão de CO2. Pode ser utilizada como expositora
Estruturada conforme a cadeia logística e modais. Segurança testada em laboratórios internacionais, em lotes pilotos, para processos internos e externos dos clientes. Espaço disponível para impressão da marca e informações em fitas adesivas customizadas. Prevê laudos de conformidade normativa.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 26/11/2020
Tags: rótulo, sustentabilidade, inovação, Bonafont, Danone, PET, garrafa, circularidade
Empresa vencedora: Danone (corporate.danone.com.br)
Brand owner: Danone
Design: Bendito Design
Convertedor: CPR / Valgroup (Lorenpet) / Moldintec / Mirvi
País: Brasil
Garrafa produzida com 100%rPET, sem rótulo e com tampa de origem verde. Traz em sua concepção a proposta de circularidade por ser feita de galões 20/10L da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. Não tem rótulo, como forma de reduzir o uso de plástico e facilitar o processo de reciclagem Cadeia de Suprimentos, reciclagem, design, engenharia, regulamentação e definição da melhor mensagem ao consumidor. Destaque ao design, tecnologia de decoração a laser para garantir a legibilidade dos dizeres legais e desenvolvimento do código de barras na tampa
Uma garrafa que materializa o que a empresa acredita em ser o futuro da categoria e um conceito disruptivo no mercado de cumprir com o objetivo de promover inovação, questionar os modelos atuais e comprovar que os desafios e a tecnologia são uma fonte incrível de soluções Ao utilizar 100% Pet reciclado evita-se o processo de industrialização do PET virgem. Por não conter rótulo, a produção e aplicação desta embalagem é eliminada reduzindo o número de processos de produção. Além disso, auxilia na eficiência da reciclagem por não necessitar a retirada do rotulo e adesi
A embalagem utiliza o processo de distribuição normal das garrafas de agua que são comercializadas nos pontos de venda A garrafa possui a proteção necessária para o produto. Danone realiza rigorosas analises em seu laboratório da França para garantir a perfeita condição de qualidade do pack 100%rPet. Por utilizar a MP de forma circular (próprio galão Re.torna) o processo se torna ainda mais seguro
A garrafa possui um formato que garante um ótimo manuseio e o completo consumo do produto Uma das queixas dos consumidores de água mineral é não conseguir fazer o controle diário da ingestão de água de forma fácil. Com a embalagem de 1L, que foge do padrão da categoria, oferecemos maior facilidade deste controle de hidratação, permitindo chegar aos 2L diários de uma forma simples
Por se tratar de uma garrafa com um design e volumetria atrativo, o consumidor pode reutilizar a garrafa como refil. Além disso, a garrafa é PET, um material totalmente reciclável. Por não utilizar rotulo, facilita o processo de reciclagem na etapa de limpeza e seleção da matéria prima
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 01/04/2021
Tags: gin, e-commerce, papelão ondulado, Smurfit Kappa, unboxing, fácil montagem, praticidade
Empresa vencedora: Smurfit Kappa (www.smurfitkappa.com/br)
Brand owner: Jardim Botânico Gin
Design: Fullest Design
Convertedor: Smurfit Kappa
País: Brasil
A embalagem desenvolvida para o Jardim Botânico Gin possibilitou que a destilaria passasse a comercializar seu produto para fora da região de atuação, com uma embalagem resistente para proteger o produto durante a cadeia logística e ampliando seu leque de clientes. As embalagens desenvolvidas para o Jardim Botânico Gin são fáceis de armazenar e de montar e protegem o produto primário em toda a cadeia de distribuição, garantindo a entrega do produto com a qualidade requerida pelos consumidores deste produto premium.
A embalagem foi produzida em papelão ondulado, com um acessório interno feito sob medida para a garrafa de gin, o que confere segurança extra ao produto primário, sem o uso de enchimento, oferecendo alta resistência a impacto para toda a cadeia logística e de maneira sustentável.
O acessório de proteção desenvolvido para proteger a garrafa de gin também funciona para deixá-la exposta como se fosse uma joia, causando uma experiência diferenciada no momento do unboxing. Além disso, a impressão digital na parte interna da caixa valoriza a comunicação da marca.
Diferentes ferramentas foram utilizadas para o desenvolvimento da embalagem: eWheel, uma plataforma online desenvolvida no país que carrega um banco de dados com centenas de soluções de embalagens para comércio eletrônico, ArtiosCad e Illustrator.
A embalagem é produzida 100% em papelão ondulado, material reciclado, reutilizável e biodegradável. Além disso, o acessório de proteção da garrafa também é feito de papelão não precisando de mais nenhum material de preenchimento. A embalagem também dispensa o uso de fita adesiva.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 20/12/2020
Tags: sorvete, Blaus, região norte, amazônia, artesanal, Pará
Empresa vencedora: Libra Branding (www.libranding.com)
Brand owner: Blaus
Design: Libra Branding
Convertedor: Eccho Cup
País: Brasil
A linha Natureza Blaus foi criada pela necessidade da marca Blaus se comunicar de maneira assertiva e engajadora com o público nacional, priorizando embalagens com trading down de 250ml para 150ml, possibilitando a degustação de mais sabores, valorizando sua linha de sabores exóticos da Amazônia. A Blaus é uma indústria do Pará em expansão por todo o país, com o propósito de apresentar o sabor único das frutas exóticas da Amazônia em fórmulas exclusivas. A identidade valoriza a linha Natureza por meio das ilustrações que apresentam o ciclo desde a árvore/fruto/raiz até o produto final.
O design agrega a diversidade regional, jovialidade e riqueza de sabor por meio de cores atrativas e formas orgânicas. As cores foram inspiradas no universo visual da Amazônia. As ilustrações transmitem essência e origem, com estética circular que lembra o ciclo da produção do fruto até seu consumo. As embalagens da Blaus no seu dia-a-dia eram de plástico e de isopor. Propomos a troca desse material por um material mais sustentável, que transmite qualidade, suporta a variação de temperatura e necessidade de transporte, e é viável financeiramente para o cliente.
Inicialmente optou-se por um tamanho menor que permitisse a degustação dos sabores pelo público, e também que tornasse possível a produção dos seis sabores juntos. O modelo da embalagem foi escolhido de forma a agregar contemporaneidade ao projeto, sendo leve, impactante e marcante. Os potes são de fácil manuseio, mantém a temperatura e consistência do sorvete e são práticos na hora de abrir. Seu formato permite o empilhamento fácil e rápido das embalagens, e a qualidade da impressão permite que eles sejam facilmente distinguíveis e fiquem visíveis e atraentes na hora compra.
Os traços da ilustração são capazes de apresentar a procedência artesanal e influência da cultura nortista de origem do produto ao consumidor que busca por um sabor diferenciado de sorvete ou quer sentir um pouco da diversidade irresistível da Amazônia.
A linha é toda impressa em papel, o que reduz o impacto ambiental e são facilmente recicláveis, o início de uma transição para um futuro mais sustentável. Ainda há a dificuldade de encontrar uma opção de material que seja monomaterial ou biodegradável e que seja economicamente viável na Amazônia.
Categoria: Estudantes
Data de lançamento: 25/11/2020
Tags: higiene oral, estudante, compacta, reciclável, refilável, bico dosador
Vencedor: Helena Pacheco, Daniela Ortiz, Raquel Alves e Thaís de Andrade (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
País: Brasil
As embalagens ri.tu são compactas e totalmente recicláveis, diferente da maioria das ofertas atuais. Após a aquisição do kit que contém o tubo refilável, a estrutura e o pump do dispenser, é necessário apenas repor o gel dental com o refil e a troca trimestral da escova de dentes. A linha ri.tu se diferencia por um sistema de tubo refilável para transporte e dispenser de refil acoplável para uso doméstico. O tubo e o refil permitem aproveitamento mais eficiente do que as soluções atuais de mercado, enquanto o dispenser é acessível para pessoas com baixa motricidade.
O sistema ri.tu é criativo, pois é completamente diferente dos principais concorrentes no mercado e é uma solução sustentável, prática e financeiramente acessível para produtos de uso diário na rotina do brasileiro, que tem o costume de escovar os dentes no dia a dia mesmo não estando em casa. O tubo refilável com bico dosador e tampa permite total aproveitamento do produto, higienização e reabastecimento pela rosca inferior. A estrutura com pump não exige motricidade fina para o uso diário e o refil é de fácil encaixe. O conjunto de escovas dentais é compacto e possui divisória interna.
Em cores que se destacam dos demais concorrentes, ri.tu propõe uma abordagem mais agradável e orgânica aos produtos de saúde oral, tanto por meio das formas estruturais, ilustrações e texturas, quanto pelos materiais selecionados para as embalagens.
O projeto é totalmente viável, além do uso de papel, o tubo refilável é inteiramente de PP com adesivo de PEBD, materiais acessíveis e recicláveis, assim como o refil de PEBD e PEAD com lacre de alumínio. A estrutura do dispenser é de fibra de bambu excedente da produção das escovas dentais.
ri.tu é um sistema sustentável econômica e ambientalmente, pois além da redução de compra com o uso de um refil maior, o suporte é feito de matéria mista (PEAD 100% reciclado e fibra de bambu). Todas as embalagens externas de papel são compactas e modulares, facilitando produção e transporte.