Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 08/03/2021
Tags: chocolate, hersheys, mulheres, impressão digital, dado variável, inovação
Empresa vencedora: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)
Brand owner: Hershey´s do Brasil
Design: Betc Havas
Convertedor: Camargo Embalagens
País: Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, a Hershey’s do Brasil traz a campanha “HerShe” para o Dia Internacional da Mulher, este ano a ação traz o tema “She Dreams” e “Her Dream” (“Ela Sonha” e “O Sonho Dela”). Uso da tecnologia de impressão digital com dados variáveis, com um QR Code que acessado pela câmera do celular, aciona um conteúdo em realidade aumentada para dar destaque às artes elaboradas e acesso direto à história do sonho de cada uma das oito artistas participantes da campanha.
320 mil barras de chocolates 92g, divididas em 8 sku´s temáticas produzidas como edição limitada e disponíveis para venda em lojas selecionadas do Grupo Pão de Açúcar e no e-commerce da marca. Embalagens no formato Flow Pack, acondicionando o produto de forma segura e prática para o consumo, mantendo o padrão da marca.
Estrutura laminada de acordo com a especificação técnica do cliente, utilizando impressão digital com qualidade fotográfica e dados variáveis, trazendo exclusividade e flexibilidade de criação e execução. Tudo feito com agilidade acelerando o time-to-market. Trazer visibilidade aos sonhos de mulheres artistas onde as embalagens da marca dão voz às que querem mostrar seu talento, transformando as embalagens tradicionais em uma plataforma de exposição do trabalho artístico de oito mulheres, em diversas expressões, como forma de alcançar os sonhos.
A campanha proporcionou o engajamento da marca em mídias sociais e considerável volume de compras desses itens promocionais. Além disso a campanha recebeu diversos prêmios em diversas categorias com destaque para dois Leões em Cannes.
Sustentabilidade de processos internos da empresa com sistema fechado de recuperação de solventes, além de equipamento de impressão com emissão de CO2 neutro e tinta base de óleo mineral.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: pão de queijo, inovação, plástico flexível, brainbox, filme laminado fosco
Empresa vencedora: Brainbox Branding 360 (www.bb360.com.br)
Brand owner: Cymco
Design: Brainbox Design
País: Brasil
Cymco, antes Pão de Queijo Mineiro, foi o nome escolhido para representar a empresa da família Cymbalista. Um projeto completo de reposicionamento de marca e embalagem que trouxe um olhar mais contemporâneo para um produto comumente explorado de forma tradicional pelas marcas.
As novas embalagens foram impressas em filme laminado fosco, trazendo um aspecto mais premium para os produtos e destacando-os nas gôndolas.
A marca se comunica de forma alegre e contemporânea com um público que busca soluções rápidas e de qualidade. A predominância do preto remete a um produto mais premium, a variação das cores diferencia os produtos e o uso de ícones no painel frontal destaca os benefícios de cada produto.
A empresa, antes do reposicionamento só estava presente no food service. O novo projeto permitiu a entrada da marca em PDV´s onde era vendido apenas a marca líder de categoria e uma segunda marca. E, em pouco tempo, Cymco já assumiu a posição de segunda marca em diversos PDV´s.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/01/2021
Tags: Colorir, pintar, Bonafont, Danone, brinquedo, lúdico, CCL, crianças, PET, garrafa
Empresa vencedora: CCL Industries do Brasil (www.ccllabel.com.br)
Brand owner: Danone
Design: Bendito Design
Convertedor: CCL Industries do Brasil
País: Brasil
O design gráfico foi pensando para que a garrafa virasse o próprio personagem, facilitando a brincadeira das crianças e também a hidratação. Nesta nova proposta, os personagens são apresentados em duas versões: Colorido e Para pintar na mesma garrafa, incentivando a criatividade da meninada. A embalagem possui um sleeve com uma tecnologia específica que permite que o consumidor pinte a embalagem como ele quiser, seja com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. A parte traseira da embalagem vem em preto e branco e possibilita que o consumidor faça a pintura.
O formato da embalagem é único e exclusivo da linha Bonafont Mascotes. Ao associar a água aos personagens, as garrafas ganham um formato lúdico e de fácil empunhadura pelos pequenos. A embalagem permite o consumo total da água, com um formato ergonômico, de fácil pega para as crianças com as “cinturas” menores no centro da embalagem.
Nesta nova versão, a própria embalagem já traz a informação “PARA COLORIR” como também a possibilidade de colocar o nome, que nesse momento de pandemia, é muito útil e garante segurança as crianças e pais. Assim a embalagem auxilia pais e crianças no cuidado com a saúde. Bonafont para colorir foi uma idéia agregada a um produto saudável e que traz diversão acessível à todas as crianças. A linha Mascotes auxilia os pais no incentivo do consumo de água e cada garrafa é colecionável, tornando-se um brinquedo personalizado.
A própria embalagem já traz não só a informação de “PARA COLORIR” como também a possibilidade de colocar o nome, que nesse momento de pandemia, é muito útil e garante segurança as crianças e pais.
A embalagem é parte essencial da Marca Bonafont, e está contida no compromisso de Sustentabilidade da Marca https://www.bonafont.com.br/nosso-compromisso
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 13/04/2021
Tags: vidro, gin, garrafa, premium, Braun
Empresa vencedora: Ismo Design (www.ismo.com.br)
Brand owner: Braun Indústria e Comércio de Bebidas
Design: Ismo Design
Convertedor: CCL Industries do Brasil
País: Brasil
A BrAuN surgiu do encontro do histórico da família Braun na química com a paixão por destilaria. Os elementos da tabela periódica estão presentes tanto no logotipo - (Br) Bromo (Au) Ouro (N) Nitrogênio - quanto nos detalhes da impressão, com destaque para o hot stamping ouro como elemento sensorial. A textura lateral foi criada a partir de imagens de reações químicas vistas através do microscópio. Em partes dessa textura, foi aplicado hot stamping ouro, gerando a sensação de que a reação está realmente acontecendo. Também enfatizado também pelo corte irregular do rótulo, feito com faca especial
O formato da garrafa remete às vidrarias químicas utilizadas antigamente pelos boticários, reforçando o storytelling da marca. A garrafa possui um fundo côncavo ergonômico que serve para garantir maior resistência e facilitar o manuseio ao servir.
A impressão feita em Papel Cuvée Martele, conta com efeito de verniz localizado e hot stamping para acentuar os detalhes do rótulo. O acabamento em verniz fosco garante a resistência quando imerso em gelo e água. O fechamento é feito com rolha sintética e acabamento superior em madeira. O apelo está no storytelling: por meio da embalagem, comunicamos que a Braun combina a química da destilaria com arte de gerar experiências para produzir ligações humanas. Este conceito é bem amarrado através do alinhamento de todos os componentes da embalagem: do copywirintg ao formato da garrafa.
A Braun Destilaria é um empresa em estágio inicial. Por isso, é possível dizer a estratégia desenhada para a embalagem - o ponto de contato principal entre marca, produto e público - foi o grande responsável pela rápida penetração de mercado em bares premium e lojas especializadas no RS.
Além de a garrafa ser produzida em vidro 100% reciclável, entendemos que trazer uma apelo estético interessante poderia ajudar a dar uma segunda vida à embalagem, que pode ser utilizada para armazenar água e como vaso de plantas.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 26/05/2021
Tags: maquiagem, boticário, Make B., Cocoa, chocolate, filme metálico
Empresa vencedora: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Mad Creative
Convertedor: All4Labels
País: Brasil
O chocolate é o protagonista da linha de Make B. Cocoa. Com a utilização de ambos os códigos de consumo, unificamos a estética do alimento com a do cosmético utilizando o chocolate e seus tons como elementos de destaque. Adicionamos um elemento surpresa: a embalagem filme imitando uma barra de choco O uso conceitual das embalagens de alimento possibilitou a produção simulando uma barra de chocolate, com isso a embalagem secundária passou a ser produzida em filme e a embalagem primária foi substituída de polímero para cartonado, reduzindo custos.
Seu formato é diretamente relacionado a uma caixa/barra de chocolates. Além disso a embalagem primária conta com um pincel e um espelho, trazendo praticidade na aplicação do produto. Com muitos detalhes pensados, por exemplo o embossing dos granéis que imitam os quadradinhos de chocolate. Com a substituição do polímero por cartonado, a embalagem primária conta com uma aba de fechamento, auxiliando em seu transporte. Dentro da embalagem possuímos também um espelho e um pincel, ambos seguros em seus berços, fazendo com que a portabilidade seja facilitada pela embalagem.
Embalagem secundária em filme metálico simulando uma barra de chocolate. Embalagem primária em cartonado com verniz de proteção, acabamentos premium de relevo e hotstamp.
O chocolate é o protagonista na criação da linha de Make B. Cocoa, unindo estas duas paixões das consumidoras: maquiagem e chocolate! As fórmulas possuem cacau em pó e manteiga de cacau. Esta união vem com o propósito de despertar o desejo de colecionar ou ainda de presentear.
A troca da embalagem primária de polímero para cartonado auxilia na redução de consumo plástico e no processo de reciclagem. Além disso com o uso do filme na embalagem secundária reduzimos também o volume final de cada palete, otimizando transporte e cubagem.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: perfume, boticário, feminino, fragrância, perfumaria, spray cap, papel cartão, PCR
Empresa vencedora: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Sweety & Co.
Convertedor: Frasco – Wheaton / Pump e Spray Cap – Aptar / Cartucho - Antilhas
País: Brasil
Embalagem simples e moderna. Trouxe uma funcionalidade muito mais fácil versus o modelo anterior, além do produto ser de fácil utilização e seguro para transportar. A Spray Cap tem formato anatômico para ser acionada. É posicionada tendo sistema anti-rotação através de meseta no vidro e travas. Foi o primeiro produto do Grupo a ter um posicionamento da decoração + pastilha do spray cap deixando o mesmo com aspecto estético perfeito.
O formato menor com volumetria de 50ml é prático no dia a dia para transporte dentro de bolsas, necessaires e mochilas. Realizamos testes de transporte apenas do SKU, sem cartuchos dentro de bolsas, onde não houve quebra, deslocamento ou qualquer outro problema, mostrando sua eficiência e robustez. Como mencionado, o frasco por diminuir a sua volumetria versus a versão anterior, ganhou em ergonomia e um excelente posicionamento das mãos sobre o produto. O mesmo, ficou fácil para ser transportado e seguro contra pré-acionamentos que poderiam provocar vazamentos dentro de bolsas e mochilas.
Mesmo que a spray cap seja aplicada na linha fora da posição, temos uma tração mínima que deve ser respeitada, além do produto continuar funcionando. O consumidor, pode fazer o reposicionamento no lugar da Spray cap girando, assim ela não perde a sua funcionalidade. O apelo utilizado foi os perfumes terem volumetria que cabe na bolsa, nécessaire e poderem ser levados na mala de mão em viagens, tudo isso sem comprometer a integridade do produto. O que faz dele ideal para ser utilizado no dia a dia.
Repacking da linha trouxe 27% de novas consumidoras para O Boticário e 75% para a marca no ciclo de lançamento. No ciclo, as perfumarias ocuparam as 3 primeiras posições no ranking de receita da marca com destaque para o lançamento Intense Oppss que foi o top 1.
A linha Intense veio com apelo sustentável na cartucharia com utilização de PCR. A Spray Cap da perfumaria para 2022 também virá com PP PCR.
Categoria: Saúde e Farmacêuticos
Data de lançamento: 01/10/2020
Tags: Cimed, Carmed, Protetor Labial, bisnaga, plástico
Empresa vencedora: Cimed (www.cimedremedios.com.br)
Brand owner: Cimed
Design: Cimed
Convertedor: Cimed Indústria de Embalagem
País: Brasil
O maior diferencial da embalagem de Carmed é o design, destacando-se no meio das demais marcas de hidratante labial do mercado. Em sua nova embalagem, Carmed se apropria do signo boca, traz cores, estampas e dizeres que tornam Carmed sinônimo de boca poderosa.
A gancheira de Carmed, em formato de lábio, unida das estampas que compõem o cartucho e bisnaga são os diferenciais da sua forma em relação ao mercado de hidratantes labiais.
Carmed é impresso na própria indústria gráfica da Cimed, que trabalha com uma estrutura verticalizada para garantir a qualidade durante todo o processo produtivo, e protege o frasco interior no ponto de venda, dando total segurança ao produto. A embalagem de Carmed, transmite de maneira singular poder e empoderamento, através de estampas, cores e ícones que revelam a capacidade de hidratação que o produto oferece. Além de atribuir-se do conceito #OPoderDaBoca, uma frase que define muito bem o produto.
Camed cresceu 429% no YTD comparado ao mesmo período do ano anterior (jan~mai). As apresentações “sabores” cresceram 227%, o AH vem crescendo uma média de 30% ao mês e sua venda representou 41% do faturamento total da marca (5% Market Share) com crescimento de 52,6% segundo FMB IQVIA 04/2021.
A Cimed, enquanto indústria de medicamentos, possui certificação ISO 14001: 2015 – Sistema de Gestão Ambiental e tem um compromisso sério em buscar a melhoria contínua de seus processos nos aspectos ambientais e de preocupação com a sustentabilidade durante todo o ciclo de vida de suas embalagens.
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 01/07/2020
Tags: Lysoform, limpeza, antibacteriano, germes, SC Johnson, Sleever, rótulo, praticidade
Empresa vencedora: Sleever International (www.sleever.com)
Brand owner: SC Johnson
Convertedor: Sleever International
País: Brasil
Valorização da marca através do rótulo sleeve com decoração 360 graus. Primeiro desinfetante líquido em formato gatilho do mercado. Garrafa PET com 25% de conteúdo de matéria-prima reciclada (PCR). Rótulo sleeve igualmente em PET com reducão de espessura de 50 para 40 microns em relação a produtos da mesma categoria.
O projeto tinha como objetivo aumentar as vendas da marca Lysoform através de um produto que alia a formula mais vendida da marca com uma embalagem que traz maior praticidade na aplicação, ampliando as ocasiões de uso do produto e que usa materiais recicláveis e sustentáveis no frasco e no rótulo. A embalagem com o gatilho traz mais facilidade na utilização do produto pelo consumidor, além de proporcionar uma aplicação mais uniforme do produto em todos os tipos de superfície.
A impressão em 360 graus no rótulo sleeve trás um requinte de qualidade muito grande e o gatilho da embalagem, além de trazer a facilidade na sua aplicação, também ajuda a economizar o produto. Na embalagem foi evidenciada a utilização de 25% de plástico reciclado e sua composição integralmente de material PET no frasco e rótulo sleeve.
Aliar a formula mais vendida da marca com uma embalagem que traz maior praticidade na aplicação e o uso de materiais sustentáveis, motrou ser um sucesso, comprovado pela superacão dos objetivos de vendas estabelecidos antes do lançamento.
O objetivo do projeto foi usar materiais mais sustentáveis. O PET foi utilizado tanto no frasco como no rótulo sleeve. Também foram incluidos 25% de matéria-prima reciclada na composição do frasco. A redução da espessura do rótulo de 50 para 40 microns contribuiu para a reducao da pegada de carbono.
Categoria: Food Service, Delivery e Take Away
Data de lançamento: 01/08/2020
Tags: experiência, Seara, praticidade, prato pronto, shelflife, vida de prateleira, save food
Empresa vencedora: Seara Alimentos (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara Alimentos
Design: Seara Alimentos Ltda.
Convertedor: MicVac
País: Brasil
Em food service o produto não é apresentado em gôndola expositora, então os esforços e custos foram concentrados na alta qualidade do produto em termos sensoriais, alto valor nutritivo e baixo custo de desembolso ao consumidor, portanto o design foi trabalhado de forma minimalista e objetiva no rótulo Prato pronto resfriado, cuja embalagem e seu design técnico complementam o processo de produção e permitem uma pasteurização específica, seguido de um vácuo natural que garante manutenção das propriedades dos ingredientes e shelflife estendido de até 75 dias.
O conjunto de embalagens foi projetado para aguentar a etapa de pasteurização do processo produtivo, que gera uma pressão interna controlada por válvula patenteada, que refecha ao resfriar gerando o vácuo natural e colapsa a bandeja em pontos estratégicos definidos p/ garantir a apresentação visual A tecnologia proporciona refeições nutritivas, balanceadas e alta qualidade aos funcionários de fast foods. Um portfólio amplo de receitas para diversificação semanal e benefícios do shelflife estendido promoveu grande aceitação dos clientes, facilidade no armazenamento e distribuição.
Bandeja rígida, estruturada e ergonômica p/ consumo direto, apesar do colapso na base gerado pelo vácuo. Abas laterais estendidas para facilitar movimentação do produto quente após preparo e consumo direto, tampa abre-fácil, shelflife estendido permite armazenamento por+tempo, essencial p/restaurantes Foi necessário desenvolver refeições c/ receitas conhecidas, democráticas, de sabor caseiro, c/ valor nutricional em conformidade c/ o PAT, shelflife extenso (p/ garantir o planejamento mensal), custo benefício, além de embalagens práticas e que garantam a conservação desse alimento.
Baseado na linha Al Fresco(antes Rotisserie)a tecnologia de embalagem é explorada em mercado até então deixado de lado.A oportunidade foi concentrada inicialmente p/funcionários de restaurantes fast food, dando a eles refeições diversificadas de alto valor nutritivo com qualidade, sabor e mta conveniência
O conjunto possui 87% da estrutura em PP, sendo a bandeja em PP transparente e o rótulo em BOPP, materiais 100% recicláveis. A tampa e válvula não são recicláveis, mas podem ser separadas facilmente. A luva característica da linha regular foi removida reduzindo a geração de resíduos em 2tons/ano.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/04/2021
Tags: ração, cão, cães, petfood, natural, saudável, box pouch, canguru plásticos, flexível
Empresa vencedora: Canguru Plásticos (www.canguru.com.br)
Brand owner: Affinity
Convertedor: Terphane
País: Brasil
Guabi Natural foi criada para apresentar um alimento Super Premium Natural para Pets, destacando qualidade e detalhes no visual de seus ingredientes e suas cores em tons verde, que fortalecem seu lema em ser a marca mais natural do mercado. E com o selo Eu Reciclo promovendo a sustentabilidade dela. O novo filme Mate Soft Touch aplicado na face externa, estimula o consumidor a ter percepções do tato quanto a qualidade, através de um toque diferenciado, inovador e com maior destaque na apresentação junto ao PDV. Com alta resistência térmica na área de solda e também barreira a gases e gordura.
Com sua forma em Box Pouch, a embalagem apresenta melhor performance junto ao PDV em relação a visibilidade do produto, por ficar em pé. Trazendo assim maior destaque para marca e, principalmente, facilidade para o consumidor ler todas as informações importantes para sua escolha. Sua estrutura de embalagem flexível facilita a logística e transporte do material e com a tecnologia abre e fecha através de zíper, traz maior facilidade no manuseio e proteção do produto com a vedação da embalagem. E com o inovador efeito fosco Soft Touch, traz maior contraste e facilita a leitura.
A embalagem oferece as barreiras necessárias para conferir proteção ao alimento embalado quanto a gases, gordura, entre outros, como também alta resistência térmica na área de solda. Com a tecnologia de impressão flexográfica de alta definição aliada ao novo filme, traz qualidade impressão superior. Com foco em uma linha Super Premium Natural, a comunicação tem como destaque a utilização de produtos naturais, juntamente com a preocupação em uma alimentação completa e balanceada para uma vida mais longa e saudável dos pets.
O produto foi lançado recentemente e ainda não tem números de Market Share. Ele faz parte da revisão do posicionamento da marca Guabi Natural e proporcionou melhor posicionamento em gôndolas (PDV) e informações sobre o produto de forma mais clara e transparente, já evidenciados pelos consumidores.
Através do apoio do selo Eu Reciclo, são reciclados 100% do volume das embalagens produzidas, ou seja, é neutralizado todo o impacto das embalagens com a atuação da logística reversa. Para assim continuarmos contribuindo cada vez mais para um planeta mais sustentável.
Data de lançamento: 18/04/2021
Tags: reserva especial, Java, chocolate, premium, impressão digital, letra k
Empresa vencedora: Letra K - Estúdio Criativo (letrak.com.br)
Brand owner: Java Chocolates
Design: Letra K
Convertedor: Gráfica Rede
País: Brasil
Para a linha de chocolates de produção limitada, enfatizamos o conceito de exclusividade. Com estética abstrata, sozinhas as embalagens trazem a elegância e sofisticação em um layout moderno e minimalista, e, em conjunto, surpreendem no jogo de letras geométricas que formam a palavra CHOCOLATE.
Os cartuchos são impressos em 5 cores, em papel triplex 350g. Sua estrutura e fechamento com trava apresentam uma resistente proteção, evitando que o produto se quebre ou perca a forma em temperaturas mais altas.
As embalagens conferem ao produto as características de sofisticação e exclusividade, de uma produção em microlotes, com edição limitada. Com identidade clean e abstrata, e com o conceito de produto para colecionador, os diferentes chocolates da linha se encaixam, formando a palavra CHOCOLATE.
A linha foi criada pensando no reposicionamento da marca, antes vista como uma empresa que produzia chocolates apenas para alérgicos, e que pretendia se firmar no mercado pela qualidade, sabor e exclusividade. A linha Reserva Especial impactou diretamente a percepção dos consumidores sobre a marca.
Otimizamos a produção dos cartuchos para o lançamento simultâneo das 9 letras que compõem a palavra CHOCOLATE, utilizando como solução técnica um layout com 2 letras por embalagem, reduzindo assim os custos para a empresa, por imprimir todas as embalagens dentro de uma mesma faca.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 15/12/2020
Tags: chocolate, raison pure, família de produtos, sup, stand up pouch, cacau brasileiro
Empresa vencedora: Raison Pure (www.raisonpure.com)
Brand owner: Harald Indústria e Comércio de Alimentos
Design: Raison Pure
País: Brasil
Desenhamos a marca e as embalagens da linha de produtos Harald dedicada a profissionais e amadores exigentes de forma a transparecer sua nobreza e qualidade superior, valorizando o cuidado com a escolha de cada ingrediente e storytelling autêntico da experiência gourmet proporcionada pela marca.
Um chocolate de origem, feito exclusivamente com os melhores cacaus brasileiros. Cultivados às sombras das florestas tropicais, preservam as matas nativas e valorizam as comunidades locais. Chocolates feitos com 100% de manteiga de cacau que guardam o sabor da nossa terra.
Com o novo formato da embalagem (stand up pouch de 400g), cuidado com os materiais e acabamentos, foi possível aumentar a distribuição numérica e conquistar de novos clientes, o que resultou em um crescimento de 105% da base
A nova embalagem possibilitou a eliminação da caixa cartonada anteriormente utilizada, além de reduzir a quantidade de plástico utilizados no total. Além disso, houve redução significativa do desembolso unitário do produto (cerca de 40%), tornando-o mais acessível aos consumidores.
Categoria: Promocional
Data de lançamento: 01/05/2021
Tags: doritos, LGBTI+, causa, diversidade, apoio, inclusão, Pepsico
Empresa vencedora: Pepsico do Brasil (www.pepsico.com.br)
Brand owner: Pepsico do Brasil
Design: Pepsico do Brasil / Southern Graphic Systems Brasil Design Gráfico
Convertedor: Tecnoval Laminados Plásticos
País: Brasil
DORITOS® Rainbow apoia a causa LGBTI+ há 5 anos e, para a edição de 2021 em comemoração a trajetória e reforço do compromisso com a comunidade, a marca trouxe a bandeira LGBTI+ estampada em toda a embalagem, como apoio à representatividade e inclusão da comunidade.
As embalagens são desenvolvidas com material plástico bilaminado impresso em flexografia com cores vivas da marca, com barreira a umidade para garantir a crocância e qualidade. As bolsas são acomodadas em caixas display de papelão com impressa em quadricromia, otimizando a exposição do produto.
As vendas de DORITOS®? Rainbow serão revertidas para a causa LGBTI+ no Brasil, como parte da doação de 1 milhão de reais que será feita para instituições que serão escolhidas por meio de um edital.
O objetivo do lançamento do produto DORITOS® Rainbow é o apoio à causa e comunidade LGBTI+.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/05/2021
Tags: petfood, ração, cão, cães, redesign, Purina, Nestlé, posicionamento, premium, shopper
Empresa vencedora: CBA B+G (www.cba-bmaisg.com)
Brand owner: Purina Nestlé
Design: CBA B+G
Convertedor: CheckMark
País: Brasil
O novo design traduz em cada detalhe da embalagem o novo posicionamento da marca - Nutrição mais avançada. O pet passa a ser protagonista, transmitindo performance e saúde em atitude que inspira confiança ao dono que sempre quer o melhor ao seu pet. https://www.youtube.com/watch?v=y22MHCoxoKQ
O acabamento fosco adotado e os detalhes em dourado na marca e na iconografia, reforçam a sofisticação e premiuness do produto.
Por se tratar de uma linha com muitos produtos, as imagens dos pets, além de chamar a atenção, facilitam a identificação no pdv. O design system foi repensado a partir da necessidade do shopper e apresenta as informações e benefícios de forma mais eficiente, objetiva e elegante.
A consistência do design system e a unificação da identidade para cães e gatos fortaleceu a marca no POS, garantindo uma melhor navegabilidade para o shopper e maior conversão. Os primeiros estudos realizados pela marca, já comprovam que cresceu a venda, a recomendação e a visibilidade.
Como uma iniciativa global da marca Nestlé, há uma preocupação com sustentabilidade. Nessa embalagem em específico foi incluído um selo “embalagem desenvolvida para ser reciclável” de forma a recordar o consumidor de que ele deve ter esse cuidado de separar a embalagem para ser reciclada.
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 01/03/2021
Tags: comfort, Unilever, frasco, tampa, floral, e-commerce, varejo físico, forma, formato
Empresa vencedora: Unilever (www.unilever.com.br)
Brand owner: Unilever
Design: MN Design
Convertedor: Alpla Brasil (convertedor frasco) / Alemolde Injeção Termoplásticos (design e convertedor tampa) / CCL Industries Brasil / Flexoprint Labels / Klabin / WISE
País: Brasil
O design do conjunto garrafa (frasco de perfume) e tampa (flor) incita o consumidor sobre o que esperar do novo Comfort, e ao mesmo tempo direciona otimização da cadeia produtiva desde a matéria-prima, distribuição até descarte. A tampa floral tem um papel chave em ganho de percepção de valor. Com a garrafa em formato de frasco perfume e tampa com copo dosador adequado, o consumidor consegue ter uma boa pega, além de dosar o produto corretamente para ter a melhor experiência de uso. Além disso, destaca-se o fato de os novos frascos terem sido desenhados para distribuição via e-commerce.
O principal benefício do produto é o perfume, traduzido por elementos florais no rótulo. Os mesmos elementos estão no shape do frasco e da tampa, entregando o conceito. O frasco foi projetado para permitir uma área de visualização da marca igual ou maior a que a dos demais players de mercado.
A tampa floral comunica os benefícios do mix, permitindo a correta dosagem e potencializando a experiência no processo de cuidado com a roupa. O rótulo e mídia explicam o porquê de o frasco ser cinza, educando o consumidor sobre o que é plástico reciclado, tema novo para o mercado brasileiro.
A primeira mudança perceptível foi o aumento de altura do conjunto frasco/tampa, combinado com formato harmônico remetendo a um frasco de perfume, melhorando facing em gôndola. A tampa com formato de flor potencializa a experiência e entendimento do consumidor em perceber os benefícios do produto.
Os frascos são compostos de 50% de plástico reciclado, deixando de consumir 900 tons de plástico virgem/ano. Com cálculo de engenharia reversa, aumentamos em torno de 20% o número de frascos por pallet, ou seja, menor emissão de CO2, e acrescentamos cerca de 20% o número de cavidades nos moldes
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 02/01/2021
Tags: inseticida, dupla ação, praticidade, eficiência, aerossol, tampa, duplo jato, funcionalidade
Empresa vencedora: Rb Brasil (www.rb.com)
Brand owner: Reckitt Benckiser
Design: The ideias
Convertedor: Brasilata / Aptar / Promáquina
País: Brasil
SBP Dupla Proteção é o primeiro aerossol do mercado brasileiro de pesticida que possui uma tampa duplo jato. São dois sprays em uma única lata de aerossol que possibilita atuação diferenciada, tanto para insetos voadores quanto para rasteiros. A tampa giratória exclusiva de SBP possui três posições distintas: jato direcionado, trava e spray amplo. O jato direcionado paralisa e elimina rapidamente os insetos rasteiros, enquanto o spray amplo proporciona uma melhor cobertura contra insetos voadores. Ambas posições indicadas na arte da lata.
Foi necessário desenvolver uma solução capaz de posicionar a arte da lata e tampa, sendo duas peças cilíndricas e sem marcações de fotocélula, porém com a necessidade de manter o conjunto 100% alinhado. A arte traz indicações dos sprays alinhado com a abertura da tampa para cada atuação.
Como líderes em Pest Control, temos muito orgulho de ter lançado essa inovação em um mercado que possui pouco histórico de inovações nos últimos anos. Com esse produto, buscamos suprir uma necessidade dos consumidores, que é ter uma solução ideal para diferentes tipos de insetos em um único produto.
A embalagem contribui com importante receita incremental na categoria, além de auxiliar na penetração da marca nesse mercado, já que essa tecnologia da tampa entrega uma ação 70% mais rápida comparado à linha SBP Multi-Inseticida, aumentando o desejo de compra de consumidores não usuais da marca.
Esse produto foi avaliado quanto à compressão vertical possibilitando o transporte de pallets sobrepostos, esta iniciativa trouxe a possibilidade de aumento de eficiência na montagem dos pallets, melhorando em 30% a eficiência de transporte e reduzindo mais de 1300 toneladas de CO2/ano.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/08/2020
Tags: Coral, galões, híbridos, tinta, aço, plástico, akzonobel, PCR, In mold label (IML)
Empresa vencedora: AkzoNobel (www.akzonobel.com)
Brand owner: AkzoNobel
Design: ELO Design
Convertedor: Braskem / Brasilata
País: Brasil
Embalagem híbrida (corpo 88% plástico PCR e tampa de aço), que substitui o galão convencional (100% aço), oferecendo maior resistência e durabilidade (não amassa e não oxida), a mesma experiência de uso, maior flexibilidade para a indústria e clientes (100% intercambiável), e maior sustentabilidade.
Graças ao seu corpo plástico a nova embalagem não amassa e não oxida, proporcionando melhor exposição e destaque na gôndola e área de vendas das lojas.
Possui maior resistência (não amassa e não oxida), ao mesmo tempo que preserva as dimensões e todas as demais características da embalagem convencional metálica (abertura e fechamento, armazenagem e transporte, empilhamento e utilização, aproveitamento do produto, código EAN do produto final, etc.).
Maior resistência e segurança (não amassa e não oxida), excelente qualidade de impressão em tecnologia IML.
Fabricados com 88% plástico reciclado pós consumo (PCR), os galões híbridos proporcionam 29% menor emissão de carbono quando comparados com os galões tradicionais metálicos.
Categoria: Produtos para exportação
Data de lançamento: 20/10/2020
Tags: alimentos, Sadia, Chile, exportação, lançamento, redesign, adequação ao mercado
Empresa vencedora: Team Créatif (www.team-creatif.com)
Brand owner: BRF global
Design: Team Créatif
País: Brasil
As embalagens anteriores tinham um ar envelhecido, trazendo um tom artificial para as famílias de produto e marca. Como a cor amarela é o color code da marca Sadia, foi trabalhado fortemente os atributos valorizados pelo consumidor local para entregar mais naturalidade e valor para embalagem.
A navegação simples na gôndola, ficando ainda mais claro a entrega de cada família de produto reforçando seus diferenciais alinhado com as plataformas de inovação e em linha com cada ocasião de consumo do consumidor Chileno, ou seja, as embalagens por si só conseguem comunicar o propósito da marca.
As embalagens novas não alteraram nossa eficiência logística, mas foram fundamentais para identificação na cadeia produtiva referente layouts que atendem o mercado de Américas.
Com a adequação em nossas embalagens foi possível passar uma melhor percepção referente a qualidade e segurança dos produtos da companhia, que são um dos pilares da Essência da BRF, usando o mesmo processo de impressão mais trazendo uma entrega muito melhor para produtos que já existiam no mercado.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 05/06/2020
Tags: PCR, flexível, sustentabilidade, Plastiweber, segurança
Empresa vencedora: Plastiweber (www.plastiweber.com.br)
Brand owner: Adimax
Convertedor: Plastiweber
País: Brasil
O Naturecycle é uma embalagem secundária produzida com matéria prima 100% PCR, com os pilares da inovação técnica, utilizando logística reversa, mantendo projetos sociais e provendo uma comunicação com o mercado através do seu selo, e QR Code que leva ao site http://www.naturecycle.com.br A utilização de matéria-prima 100% reciclada, atendendo critérios de rastreabilidade e garantia de conteúdo pós-consumo, certificados pela EuCertPlast, criação da cadeia de fornecimento junto a Cooperativas e Varejo, além da diferenciação na apresentação da embalagem para percepção de valor.
A proposta é utilização de embalagens circulares, para reforçar o posicionamento de sustentabilidade dos Brand Owners, “Uma embalagem com compromisso social e ambiental”. Isso com o objetivo de capturar o consumidor consciente que exige soluções para os desafios do plástico. Em termos de produção, possui o mesmo desempenho da resina virgem. Porém, a embalagem conseguiu uma melhor condição no quesito COF (Coeficiente de Fricção) que a própria embalagem virgem, o que garante uma boa condição de velocidade no embalamento, sem abrir mão de estabilidade no empilhamento.
Maior segurança na etapa de transporte, devido a estabilidade do pallet alcançada com o COF atingido com o filme reciclado, diminuindo o risco de acidentes e avarias, característica não atingida com o filme virgem. Além da redução no uso de filme stretch para estabilização da carga. A otimização do COF garante uma maior margem de proteção na etapa de distribuição. Proteção eficiente e mais sustentável.
A geração de resíduo é a mesma dos filmes virgem, porém, por ser reciclado, permite que 100% dele seja novamente processado para a produção de uma nova embalagem, pois os resíduos plásticos são buscados em todos os elos da cadeia, clientes, varejo, cooperativas e consumidor (projetos sociais). Desempenho idêntico à resina virgem.
O objetivo é recuperar as embalagens utilizadas em todas as fases da logística do produto. Por isso, realizamos uma logística integral que envolve todos os pontos da cadeia. Recolhemos as embalagens descartadas desde o próprio Brand Owner, o varejo e os consumidores (cooperativas e projetos sociais).
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 25/06/2021
Tags: Dow, sustentabilidade, varejo, e-commerce, polietileno hermética, resistente
Empresa vencedora: Dow Brasil (www.dowplasticos.com)
Brand owner: Zanchetta Alimentos
Design: eba! design gráfico
Convertedor: Dow Brasil / Plaszom / Zomer Indústria de Plásticos / Ulma Packaging
País: Brasil
E-commerce: a embalagem termoformada à vácuo permite fácil manuseio, transporte e inviolabilidade, melhorando a experiência para consumidor e loja. Lojas físicas: a fácil exposição e hermeticidade proporcionam gôndolas limpas e sem odor, agilizando a venda, a limpeza do local e a experiência. Embalagem hermética, com alta resistência mecânica e fácil identificação, evita danos e vazamento de líquido. Embalagem mais higiênica melhora manuseio, estocagem, transporte e distribuição. Permite a exploração de diferentes canais: personal shopper, e-commerce e opções de take away.
Desenhada para ser inviolável, resistente e hermética, eliminando vazamentos, danos e perdas de produto. Já no quesito impressão, não utiliza etiquetas pois a impressão de todas as informações é feita diretamente no filme, facilitando a visualização de dados importantes para o consumidor.
Melhor apresentação no PDV pela exibição vertical. Destaca-se por sua cor inovadora. Novo layout com melhor visualização das informações de produto, manuseio e destinação da embalagem pós-uso. O brilho e a transparência acentuada do filme permitem que o consumidor ateste a qualidade.
O grande diferencial tecnológico é o filme Phormanto™ (polietileno de alta performance). Phormanto™ permite soluções tecnicamente recicláveis de forma pioneira para a categoria. Sua respirabilidade específica possibilita a ampliação de shelf life e redução de perdas e desperdícios.
A sustentabilidade é o core. Por ser rica em polietileno (material com cadeia de reciclagem no Brasil). Por otimizar a quantidade de materiais utilizados em 50%. Por emitir 35% menos CO2 durante a produção versus a referência de mercado. Por reduzir perdas e desperdícios.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/02/2021
Tags: Natura, Ekos, diversidade, amazônia, PET, PE verde, marketing, branding
Empresa vencedora: Natura (www.natura.net)
Brand owner: Natura Cosméticos
Design: Tatil
Convertedor: Wheaton / Igaratiba / Aptar / AbPlast / Prakolar / Box Print
País: Brasil
Desde 2018, Natura Ekos vem se reposicionando a partir de um repertório proprietário que ajudou a resgatar a origem mais ativista da marca, com mais contundência para o presente e ainda mais força para o futuro, encontrando equilíbrio entre as necessidades do target e a vocação ativista da marca. A embalagem resgata e potencializa as principais propriedades de Natura Ekos: com uma voz ativista, traz para a frente da embalagem um manifesto, fala dos seus valores, da origem e da bandeira amazônica. Os ativos em destaque representam a Amazônia, essência e potência exclusiva de Ekos.
A transparência valoriza o conteúdo dentro de cada embalagem, o sensorial de cada produto. Usamos a tipografia exclusiva de Natura Ekos como elemento gráfico de composição, extrapolando o painel frontal, que traz a cor de cada bioativo criando unidade para cada linha e diferenciando-a das demais. Embalagens em PET 100% MRPC e PE Verde!
Embalagem de linha. Houve somente alteração de linguagem de das cores. Tampa disctop, que facilita a abertura e uso.
São embalagens que se manifestam, falam por si, têm uma navegação 360º e carregam um resumo do nosso posicionamento e dos nossos valores no painel frontal. Natura Ekos se posiciona como uma marca com conteúdo e transparência, trazendo protagonismo para a Amazônia através dos bioativos.
Natura Ekos tem embalagens 100% ecológicas (feitas com PE Verde e PET 100% reciclado), garantindo a redução do impacto ambiental. Além disso, por trás dos produtos Ekos, existe uma cadeia de valor que reforça nossa maneira de atuar e nosso compromisso com a sociobiodiversidade e com a Amazônia.
Categoria: Estudantes
Data de lançamento: 16/12/2020
Tags: elotrobean, estudante, flexível, argamassa, zip lock, fechamento, conservação
Vencedor: Mara Cristine Aguiar, Aline Luz e Sidney Tolentino (Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris)
País: Brasil
A ArgaBag é uma embalagem flexível para argamassa se destacando como inovação na categoria de materiais de construção por ser uma embalagem flexível monomaterial com impressão eletrobean, fechamento zip lock e quantidade de 05 kg. Fechamento zip lock: proporciona vedação da embalagem depois de aberta, protegendo da umidade e atmosfera, permitindo que o produto não perca suas propriedades iniciais. Impressão flexográfica externa sistema eletrobean, proporcionando à embalagem resistência térmica e física (abrasão).
Combinação de elementos que proporcionam ergonomia e funcionalidade (alça boca reta), proteção e economia (fechamento zip lock) e tecnologia de impressão eletrobean (embalagem com resistência térmica e física). Utilização de elementos gráficos e cores fortes formando um painel atrativo p/o usuário. Ergonomia: a embalagem c/ 5 kilos e a alça boca reta; Abertura e fechamento: zip lock permitindo uma maior vedação da embalagem depois de aberta, reduzindo o desperdício de produto; Empilhamento e armazenamento: impressão externa e sistema eletrobean (embalagem c/ resistência térmica e física).
A sintaxe do grafismo, da cor e da forma são positivas, funcionando como um atrativo para o usuário. A embalagem se destaca no PDV com uma boa apresentação colocada de pé ou deitada. Apresenta ótima visibilidade e legibilidade como um todo (legibilidade da marca, nome do produto e texto em geral).
a impressão flexográfica eletrobean é consolidada e aplicada em diversas embalagens flexíveis em segmentos diversos no âmbito nacional e internacional. O fechamento zip lock não precisa de adição de etapas de produção, precisando somente acrescentar um módulo no fluxo de produção.
A impressão eletrobean reduz a emissão de VOCs na atmosfera não utilizando solventes na composição da tinta, trazendo ganhos energéticos por não utilizar estufa para evaporação de solventes, tornando a embalagem 100% reciclável. Embalagem 2 cores: redução de tintas e insumos. Retorno da embalagem.