Data de lançamento: 18/03/2022
Vencedor: John and Hackmann (http://www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Neugebauer Alimentos SA
Design: John & Hackmann
País: Brasil
Rompe os padrões do mercado brasileiro de chocolates e traz às gôndolas uma narrativa ilustrada que cria uma ligação afetiva com o consumidor. Linha colecionável com quatro diferentes ilustrações que mostram diferentes momentos e, quando unidas, evidenciam uma história contínua. As embalagens foram compostas em uma apresentação de 70g, um formato prático e fácil para vender, guardar e consumir.
Rótulo, Embalagem Utilização de material não reflexivo para possibilitar a melhor leitura da narrativa contada pelas ilustrações.
A história, contada através das quatro ilustrações, inicia com um avô apresentando o chocolate ao seu neto e segue até o momento em que o menino cresce e passa a tradição para sua neta. Assim, completa-se um ciclo e o legado da marca se mantém junto às pessoas, em momentos corriqueiros e especiais. Desperta um vínculo afetivo com o consumidor através das ilustrações, das cores e dos elementos, que fazem menção às diferentes fases da vida, ao processo de fabricação cuidadoso e aos ingredientes selecionados. A Neugebauer foi a primeira fábrica de chocolates do Brasil e continua, após 130 anos de história, escrevendo novos capítulos. A embalagem de Napolitano remete à tradição com um toque de modernidade, cumprindo o papel de se distinguir no mercado.
Para esse projeto a Neugebauer busca inovar, trocando as comumente utilizadas fotos de chocolate e criando uma coleção de ilustrações coloridas, que narra uma história de envolvimento dos personagens com o produto.
A embalagem atenta para o descarte correto do material após o consumo, indicado através do ícone de reconhecimento nacional.
Data de lançamento: 01/04/2022
Vencedor: Raison Pure
Brand owner: Marcelo Assaf
Design: Raison Pure
País: Brasil
O design de Club V traduz a força de uma marca saudável criada do zero. Em contraponto às ofertas futuristas deste segmento, todo o mix (conceito, nome, logomarca, fundos e fotografias) foi concebido para comunicar a naturalidade e o sabor dessa linha de produtos feitos 100% à base de plantas.
O nome, o logo com a letra V, o apetite appeal, as texturas, o grafismo e a cor verde trabalham de forma conjunta para comunicar com assertividade os benefícios das refeições à base de vegetais aos flexitarianos, que comem carne mas querem experimentar outras possibilidades sem abrir mão de prazer. A experiência do produto começa no nome da linha: Club V deixa claro a proposta de ser uma linha de produtos vegetais. A partir daí criamos um universo visual que destaca o appetite appeal, a naturalidade e uma assertividade verbal que contribui para o entendimento claro da proposta. Club V valoriza a liberdade das pessoas escolherem o que querem comer. A marca nasceu para atender as necessidades de um público jovem e consciente, que deseja inserir hábitos mais saudáveis e sustentáveis na sua rotina. Todo o seu sistema de design foi pensado para transmitir esses valores.
A linha Club V foi desenhada seguindo o princípio de “menos é mais”: eliminamos informações e elementos supérfluos para destacar o que é relevante: marca, conceito e produto. Isso resultou numa embalagem assertiva, que se destaca no PDV e desperta muito interesse pelos consumidores.
Data de lançamento: 13/09/2021
Vencedor: Owens Illinois (www.o-i.com)
Brand owner: Pernod Ricard
Design: Air Innovation Design
Convertedor: Desenvolvimento interno exclusivo Owens Illinois
País: Brasil
É uma embalagem clean, de vidro transparente e detalhes gráficos no rótulo que rementem ao sabor mel da bebida. O formato quadrado, muito característico da categoria Whisky, foi mantido para que este novo sabor fosse uma extensão de linha do já existente Whisky Passport, que possui uma embalagem em vidro verde.
Embalagem O fechamento de rosca que permite a embalagem ser fechada e aberta diversas vezes, além dos detalhes gráficos no rótulo.
Possui um icônico formato quadrado, muito característico da categoria Whisky, preservando o tradicionalismo da marca e ao mesmo tempo se diferenciando pela cor do vidro e pelo design do rotulo que comunica o sabor da bebida de forma clara e elegante A transparência da garrafa permite que o consumidor veja o liquido dentro, e sua comunicação no rótulo feita de forma clara e direta entregam ao consumidor confiança, contribuindo para ampliar a experiência de consumo. A embalagem reforça o posicionamento da marca, mantendo a sua forma tradicional e sofisticada dos anos 60, mas ao mesmo tempo apresentando inovação e modernidade, com novas cores que enfatizam o espírito livre e aventureiro da marca.
Com um design quadrado elegante, a embalagem possui diferencial de vidro em Flint (transparente), permitindo enxergar o conteúdo interno e destaca nas gôndolas ainda por nuances de cor dourada ao receber feixes de luz, que enaltece o sabor mel do produto.
Embalagens de vidro são 100% recicláveis e sustentáveis. Além disso, o vidro mantém a qualidade do produto, pois ele é um material inerte que não libera micropartículas, evitando assim a contaminação do líquido envasado.
Data de lançamento: 15/03/2022
Vencedor: Futurebrand São Paulo (www.futurebrand.com)
Brand owner: Nestlé
Design: FutureBrand
Convertedor: Novo Mel
País: Brasil
A ilustração botânica evoca a atmosfera bucólica do campo, mesclando rusticidade com delicadeza, representados pelos tons verde e dourado que deixam clara relação entre sustentabilidade e o premium, também ilustrada pelas abelhas, protagonistas em retratar a proposta de valor do produto. A embalagem hexagonal reflete os dois temas centrais deste produto: as abelhas e a sustentabilidade. Enquanto mimetiza os favos de mel, fazendo a conexão com as colmeias, otimiza o aproveitamento dentro da embalagem, reduzindo o espaço vazio e aumentando a eficiência no transporte.
Embalagem A embalagem utiliza papel reciclado, hotstamping, e pantone dourado.
A ideia de que o recipiente reutilizável (o cachepot) se torne um vaso para plantas ajuda a trazer o público para dentro da história, já que as abelhas precisam de flores para se alimentar e, a partir deste gesto, todos podem colaborar com elas no ciclo produtivo do mel. A experiência envolve o consumidor em um storytelling rico, percorrendo um caminho desde a amostra do mel de flor de café, a ilustração até o cachepô, conectado pela circularidade e sustentabilidade, contando uma história de uma cadeia que respeita a natureza e serve de exemplo para as demais. A embalagem transmite os valores e o propósito da Nestlé quando aborda a relação com a cadeia, incentivando a troca entre os produtores de café e abelhas, uma vez que, quando polinizadas pelas abelhas, as plantações de café ficam ainda melhores, com uma produção mais farta e amigável com o planeta.
Sua exposição foi pensada para gerar maior impacto visual quando agrupada. Cada embalagem é um favo de mel, e juntas vão se somando para criarem uma colmeia, que incorpora em sua apresentação para o consumidor de forma mais chamativa e interessante.
A sustentabilidade é a razão de existir desta embalagem. Ela aproveita de forma bio mimética os espaços dentro da embalagem, reduzindo o espaço vazio e aumentando a eficiência no transporte. Além de sua base virar um cachepô após sua utilização, reforçando a circularidade e o reuso.
Data de lançamento: 01/01/2021
Vencedor: Wista Packaging (https://wista.com.br/)
Brand owner: Creamy Skincare
Design: Creamy Skincare
Convertedor: Wista Packaging
País: Brasil
Seu design minimalista destaca a marca. Suas cores vibrantes, são facilmente reconhecidas e assimiladas pelo público, reforçando o conceito da marca e se destacando no PDV. As embalagens trazem informações de forma simplificada e eficiente, cumprindo suas funções de maneira objetiva. A embalagem é uma bisnaga flexível de bico oftálmico que tem capacidade que pode variar de 15 a 55ml e é designada como eco-friendly por ser monomaterial, ou seja, feita 100% em polietileno, tornando-a 100% reciclável. Seu formato ergonômico proporciona encaixe perfeito da embalagem na mão.
Embalagem, Outro Sistema airless Com estrutura interna e externa 100% em polietileno, é uma embalagem monomaterial que facilita o processo de reciclagem e é totalmente reciclável. Seu sistema airless evita o desperdício do produto, protege a fórmula contra a oxidação, aumentando a vida útil do produto envasado.
Possibilidade de decoração em diversas tecnologias, de acordo com a identidade visual do cliente, onde a arte é impressa diretamente na embalagem por meio de serigrafia, flexografia e hot-stamping. O formato de bisnaga proporciona encaixe ergonômico da embalagem na mão, oferecendo mais conforto durante o uso. Seu design viabiliza ao cliente final a possibilidade de transportar o produto na bolsa, no dia a dia, já que é uma embalagem segura, com alta resistência a vazamentos e rompimentos. Pois é uma embalagem que respeita o meio socioambiental econômico, por ser sustentável onde foi desenvolvida para facilitar o processo de reciclagem, participar da economia circular oferecendo um PCR de alta qualidade, reduzindo a captação de recursos naturais na produção de novos produtos.
Fácil manuseio, transporte e usabilidade, 100% reciclável, dosagem controlada do produto evitando o desperdício e proteção da formulação interna. É ideal para os mais diversos tipos de viscosidades, como água micelar, gel facial, loções cremosas, óleo, sérum e soluções hidroalcóolicas.
É uma embalagem feita 100% de polietileno, seja ele de origem fóssil ou vegetal. Por ser extremamente versátil, transformador e adaptável, o polietileno retorna para cadeia produtiva por meio da reciclagem infinitas vezes e para diversas finalidades, participando ativamente da economia circular.
Data de lançamento: 01/09/2021
Vencedor: Letra K - Estúdio Criativo (letrak.com.br)
Brand owner: Top Food Alimentos
Design: Letra K - Estúdio Criativo
Convertedor: Sulfex
País: Brasil
O nome Pop de Minas ditou o caminho gráfico, rompendo com a estética que se espera dos produtos dessa categoria (usualmente com elementos que remetem ao tradicional e rústico). Criamos uma embalagem leve e divertida, que se destaca no PDV ao quebrar os padrões e ser diferente dos concorrentes. A embalagem Flow Pack se acomoda bem tanto no PDV quanto no freezer do consumidor. Além de possibilitar o uso da transparência para melhor visualização do produto no ato da compra, é um importante elemento para identificação da categoria, considerando que a marca quebrou outros códigos visuais.
Toda a comunicação é apresentada de maneira clara e chamativa, considerando, principalmente, o público alvo das classes C/D/E. Não utilizamos efeitos, degradês ou fontes rebuscadas com o objetivo de simplificar e gerar identificação com o público almejado. Geramos a percepção de ser um produto de qualidade, ao mesmo tempo de ser popular e com um valor acessível. Para isso, priorizamos nos destacar em meio a concorrência, mesmo em um mercado tão tradicional. As informações são apresentadas de forma clara e atrativa, fomentando a decisão de compra. A estética irreverente mantém a tradição da TopFood em colocar embalagens criativas no mercado. O Pão de Queijo Pop se destaca ao comunicar sua qualidade e preço em uma linguagem descomplicada e acessível, para um público C/ D / E.
A quebra dos códigos visuais dá grande destaque ao pão de queijo no PDV, se diferenciando totalmente dos produtos concorrentes. O uso de ilustrações pouco rebuscadas, em conjunto com a tipografia pouco tradicional, remete à pop art, gerando curiosidade no consumidor e incentivando a primeira compra.
Optamos pela quebra dos códigos visuais na criação do layout, mantendo o produto em embalagem Flow Pack reciclável, reduzindo o custo do produto para a TopFood e se mantendo acessível para o consumidor. As embalagens são produzidas em Polietileno de Baixa Densidade. Sua alta resistência à água e baixa permeabilidade, garantem maior shelf life aos pães de queijo. Sua alta resistência aos impactos e alta flexibilidade otimizam seu processo de estoque, transporte e armazenamento, tanto no PDV, quanto na casa dos consumidores.
Data de lançamento: 06/04/2021
Vencedor: L´Occitane Au Brésil (www.loccitaneaubresil.com)
Brand owner: L´Occitane Brésil
Design: Joatinga Design LTDA
Convertedor: HEINZ GLAS Brasil / CCL Brasil / Silgan Dispensing / Spiltag Industria de Embalagem PET / Thalls Tampas de Alumínio - Ind. Metalúrgica Ltda / Kawagraf Embalagens
País: Brasil
O design gráfico da linha foi uma criação de Dani Cabral designer gráfica conhecida por misturar ilustração, fotografia e traz como proposta as flores de Vitória-Régia que são tradicionais da Amazônia e também a Ninfa como referência a lenda que quando o sol se põe, da flor emerge a mais bela mulher O frasco deo colônia é uma inspiração da flor Vitória-Régia com pintura azulada, remetendo as notas aquáticas . O sabonete com o design do Olivier Baussan também grande referência a flor vitória-régia. Para os cartuchos buscamos trazer um Pattern delicado no fundo que se remete aos cabelos da ninfa.
Utilizamos como comunicação para a linha a referência da origem da flor de Vitória-Régia, onde é representado pelo nosso frasco em azul que traz à lembrança da agua onde a flor da vitória-régia fica e lua que quando surge a ninfa das águas aparece. Buscamos trazer da linha ninfa das águas a flor de vitória régia em evidencia e experiência que queremos dar para nossos consumidores é exatamente trazer além do cheiro a flor representada pelo frasco do perfume. Sim, um dos principais objetivos da marca é trazer ingredientes naturais do Brasil e é exatamente isso que buscamos trazer com nossa embalagem da linha, representada no frasco com a de flor de vitória régia que é típica da região amazônica.
Acreditamos que um dos principais diferenciais da nossa embalagem é seu design e de como ele é contado, através da lenda da ninfa das águas, a principal ponto que trazemos com a linha é a feminidade e delicadeza.
Sim, nossos fornecedores tem o certificado FSC (Forest Stewardship Council) ou Conselho de Manejo Florestal, que é uma iniciativa de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Data de lançamento: 04/04/2022
Vencedor: Seara Alimentos (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara Alimentos
Design: Labirintório
Convertedor: HMVM
País: Brasil
O layout foi desenvolvido explorando os recursos técnicos empregados e buscando a atenção do consumidor à marca e origem do frango que ele vai consumir, pois normalmente essa informação fica ocultada nas embalagens convencionais e padronizadas de delivery. O formato do saco foi projetado com uma sanfona lateral e uma base contendo uma geometria que permite com que o frango assado fique em posição que não tombe quando apoiado à superfície. A sobra superior também permite uma dobra adequada para aplicação de lacre de fechamento e inviolabilidade.
Matéria-prima, Embalagem, Outro Janela p/ ver do produto P/ reter a gordura e evitar q o frango depois de assado suje o carro ou a roupa do consumidor foi aplicado uma laminação em PE ao saco de papel q mantém os líquidos dentro da embalagem sem q vasem. Há tb um corte localizado no papel, mantendo a laminação interna íntegra, gerando janela frontal.
Atualmente frangos direcionados para essa comercialização (padarias etc) não possuem mídia empregada e, além da economia ao parceiro, esse é o diferencial do projeto: exploração da marca após o produto assado mostrando a origem e qualidade. E embalagem promove a informação de origem do produto preparado pelo lojista, demonstrando a procedência e qualidade da marca Seara, já conhecida no mercado. Isso dá segurança ao consumidor em relação à sua compra. Movida por inovação, a Seara entrega o conceito prático,facilitando dia-a-dia do lojista e ao mesmo tempo garantindo economia a ele,pois o parceiro não precisará comprar embalagens de transporte normalmente utilizadas como isopor; além de destacar os atributos da marca pelo design gráfico empregado.
A embalagem individual em si já entrega as propriedades necessárias, porém o conceito de entregar ao parceiro solução completa s/ q precise ter desembolso c/ emb. de transporte complementa a proposta de valor do proj.Fardos protegidos p/ q ñ sejam danificados no transporte c/ o produto.
Trata-se de um material de baixo volume e massa reduzida qdo comparado às embalagens convencionais de delivery, principalmente isopor, cujo descarte tem sido assunto de várias debates. Bem como a redução de materiais complementares dessas embalagens, como caixas de papelão e acessórios, por exemplo. Sua estrutura é relativamente simples, porém a forma como o saco foi projetado, como ele é disponibilizado em fardos nas mesmas quantidade de produtos na caixa de embarque e ainda protegidos da umidade do produto congelado, a economia que promove ao lojistas em não precisar comprar embalagens de delivery, são os grandes diferenciais, pois garante otimização operacional, no armazenamento e no momento que o produto é envazado e transportado pelo consumidor.
Data de lançamento: 30/04/2022
Vencedor: Unilever
Brand owner: UNILEVER
Design: WISE WOOD
Convertedor: BRASALPLA
País: Brasil
O Formato foi desenvolvido para atender aos mais exigentes requisitos técnicos de MKT, além das premissas de sustentabilidade da Companhia.
Matéria-prima, Embalagem Agora a linha Comfort Concentrado utiliza frascos que são produzidos com 100% resina pós consumo, sem adição de pigmentos colorantes.
O produto utiliza como meio decorativo, sleeves que cobrem praticamente toda a superfície do frasco, permitindo uma maior área de impressão e comunicação ao consumidor. Frascos funcionais que facilitam a pega pelo consumidor, tampas dosadoras que facilitam a utilização do produto de acordo com a necessidade do consumidor. Além de ter um design onde 100% dos componentes são tecnicamente recicláveis, o frasco utiliza 100% resina reciclada em sua composição, contribuindo ao meio ambiente, fomentando a circularidade do plástico e evitando o uso de resina virgem em mais de 2000 toneladas por ano
O design do frasco entrega um excelente aparence size e de acordo com cada variante de produto, o sleeve que cobre todo o frasco combinado a artes diferenciadas, facilitam a identificação pelo consumidor da marca nas gondolas.
Sim. Os frascos são feitos com resina reciclada pós consumo, contribuindo com mais de 2000 toneladas de plásticos/ ano que estão sendo reintroduzidos no processo produtivo.
Data de lançamento: 07/08/2021
Vencedor: Passion
Brand owner: Passion Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda
Design: S ENGENHARIA & MOCKUPS
Convertedor: Sky Comercio e Artes Graficas do Brasil LTDA
País: Brasil
Cada parte da embalagem contribui para um design único. Inspirado no capô, destaque nos carros esportivos, frasco e tampa se unem e trazem as mesmas linhas, o mesmo desenho da peça do muscle car americano Camaro. Suas formas são atrativas e remetem ao veículo de mesmo nome. Isso atrai o consumidor, amante de carros esportivos, que tem o desejo de tê-lo para si.
Tampa, Rótulo, Embalagem Molde exclusivo de tampa e frasco, inspirados nas linhas de design do capô do Camaro. A placa com logo no centro do frasco traz sofisticação a embalagem, assim como o cartucho em papel metalizado e auto relevo.
Sua embalagem remete a esportividade do Camaro, traduzindo sua virilidade e status. Embalagem robusta, que atende o público masculino que tem paixão por carros de velocidade. A embalagem traduz a esportividade do veículo de mesmo nome, O propósito de trazer a marca para a perfumaria foi de suprir o desejo pelo carro e atender os amantes da marca.
As linhas inspiradas no veículo chamam a atenção dos amantes de carro e velocidade. O cartucho metalizado se destaca nas prateleiras. A placa com logotipo também chama a atenção pelas cores.
O frasco é produzido em vidro, a tampa é de plástico e o cartucho de papel. Todos materiais recicláveis.
Data de lançamento: 01/09/2021
Vencedor: Soulpack Embalagens Especiais (www.soulpack.com.br)
Brand owner: Solifes
Design: Departamento de Marketing Solifes
Convertedor: Soulpack Embalagens Especiais
País: Brasil
Embalagem produzida com filme flexível de BOPPmatte + PET metalizado + Polietileno transparente. Com essa estrutura, conseguimos unir na impressão em flexografia o aspecto fosco e detalhes com cores metalizadas trazendo um apelo visual premium, associado à sua praticidade. Embalagem Shape Pouch em formato ergonômico com curvatura no corpo da embalagem proporcionando melhor manuseio.
Tampa, Embalagem, Impressão A embalagem é um novo item do mix de produtos em uma versão nova de dosagem, que facilita o uso por sua aplicação com bico com agulha e dose única, sem necessidade de fracionar para uso. Apresenta solução de bolso sem sujeira e sem desperdício.
A comunicação explora o apelo de praticidade para eventualidades no decorrer do percurso aos ciclistas, dando uma solução rápida e instantânea em caso de furo nos pneus. A embalagem é um novo item do seu mix de produtos em uma versão nova de dosagem, que facilita o uso por sua aplicação com bico e dose única, sem necessidade de fracionar para uso. Empresa comprometida com o desenvolvimento de reais soluções aos atletas e busca constante pela perfeição dos produtos. A embalagem mais do que indispensável, ela deve ser funcional (uso/armazenamento). A sua melhoria agrega valor ao produto, entregando uma solução real, além de boa experiência.
Solifes oil selante: Você pode ir além. Uma vedação feita de maneira rápida e eficaz. Garantindo maior durabilidade e fluidez, com ganho extra de resistência, se tornando ainda mais segura e confiante. A embalagem apresenta facilidade na hora do uso e assegura a qualidade do produto.
Produzidas em BOPP matte + PET metalizado + Polietileno transparente, suas aparas industriais do processo de formatação são recicladas e transformadas em telhas e tapumes.
Data de lançamento: 01/05/2022
Vencedor: Pepsico Brasil (www.pepsico.com.br)
Brand owner: PepsiCo do Brasil Ltda
Design: PEPSICO DO BRASIL LTDA / SOUTHERN GRAPHIC SYSTEMS BRASIL DESIGN GRAFICO LTDA
Convertedor: TECNOVAL LAMINADOS PLÁSTICOS LTDA
País: Brasil
DORITOS® Rainbow apoia a causa LGBTI+ há 6 anos e, para a edição de 2022, a embalgem conta com as oito cores da bandeira LGBTI+ que aparecem estampadas nas quatros palavras que forçam os direitos mais básicos que a comunidade quer e precisa ter: respeito, amor, liberdade e orgulho. As embalagens são desenvolvidas em formato pillow bag com material plástico bilaminado impresso em flexografia com cores vivas da marca, com barreira a umidade para garantir a crocância e qualidade do produto.
Impressão Efeito em impressão holográfica na cor branca e sobrepondo ao efeito tem-se as oito cores da bandeira LGBTI+ que aparecem estampadas nas quatros palavras que forçam os direitos mais básicos que a comunidade quer e precisa ter: respeito, amor, liberdade e orgulho.
A embalagem de DORITOS® Rainbow deste ano conta com as oito cores da bandeira LGBTI+ que aparecem estampadas nas quatros palavras que forçam os direitos mais básicos que a comunidade quer e precisa ter: respeito, amor, liberdade e orgulho. DORITOS® Rainbow lançou o sabor inédito de Mostarda e Mel, somado à embalagem e as tortilhas coloridas, visa-se chamar ainda mais atenção para a diversidade e representatividade do consumidor à pauta LGBTI+. Sim, as iniciativas fazem parte do posicionamento global da marca “For the Bold”, que traduz o conceito de que não há nada mais bold do que ser você, reforçando o respeito e o apoio à diversidade em edição especial do produto, da embalagem à tortilla.
As embalagens são impressas em flexografia com cores vivas da marca e efeito holográfico destacando-se no ponto de venda. Além disso as bolsas são acomodadas em caixas display de papelão impressa em quadricromia, otimizando a exposição do produto.
Data de lançamento: 30/10/2021
Vencedor: Hypera Pharma (www.hyperapharma.)
Brand owner: Hypera Pharma
Design: Cafehyna
Convertedor: ABPlast / Allbox / Flexoprint / Tecnopack
País: Brasil
Escabin Pro utiliza elementos coloridos, ilustrações e claims para se destacar no PDV. Além disso, a embalagem traz em sua lateral o modo de uso do produto de forma simplificada e ilustrada , diferenciando-se dos outros produtos desse mercado. Escabin Pro traz um diferencial estrutural para a marca com um produto em frasco PEAD e tampa flip top, além de contar com um pente aplicador e formato de frasco mais voltando para seu público-alvo.
Tampa, Embalagem Apesar de utilizar tecnologias já conhecidas, a tampa flip top proporciona abertura do produto com apenas uma das mãos, e o design do frasco facilita a pega e evitar o escorregamento da mão do usuário.
A construção visual da embalagem foi fundamentada no universo infantil para conversar com o público de maior incidência de piolhos no Brasil. Utiliza cores vibrantes e ilustrações divertidas, o layout destaca-se na sua categoria e constrói awareness para Escabin, que é tradicional nesse mercado. Além da usabilidade que a embalagem proporciona ao usuário, a presença de cores vibrantes e elementos infantis ensinam de um jeito fácil e prático o modo de uso do produto e para que ele serve, tornando a experiência do consumidor mais rica e prazerosa. A embalagem reforça o propósito de oferecer às crianças uma infância livre de piolhos e lêndeas. O layout foi criado considerando as dores dos pais, que sofrem com a situação e precisam de ajuda no momento de seguir o tratamento. Cores e elementos infantis reforçam os valores que a marca transmite.
A embalagem se comunica diretamente com o consumidor e se diferencia dos demais players da categoria por meio do layout lúdico e voltado ao universo infantil (maiores usuários dessa categoria). Com uma gôndola repleta de concorrentes, é importante que a embalagem se comunique por si só.
Escabin Pro já faz parte da implantação do Plano Nacional de Logística Reversa de Medicamentos, a Logmed, mas adicionalmente conta com o selo EuReciclo, que realiza a compensação das embalagens da marca colocadas no mercado consumidor.
Data de lançamento: 03/09/2021
Vencedor: Antilhas Embalagens (www.antilhas.com.br)
Brand owner: Cacau Show
Design: Cacau Show / Departamento Interno Antilhas Embalagens
Convertedor: Suzano Papel e Celulose
País: Brasil
A proposta de design é um apelo à identidade cremosa e Premium desejada da marca. A sofisticação da embalagem são destaques que impactam o consumidor, através da aplicação do painel 3D e toque suave, obtido através de verniz soft touch e detalhes natalinos realçados em hot stamping dourado. A comunicação visual de embalagem seguiu a campanha de Natal 2021 que era a marca Cacau show como uma fábrica de presentes, onde o produto com a magia de natal se transforma em presentes. Os elementos e símbolos natalinos se misturam com elementos do processo de fábrica para exemplificar esta magia.
Cada elemento gráfico contido na embalagem traduz e comunica os conceitos da marca, refletindo o propósito de tocar a vida das pessoas. Cada detalhe contribui para uma experiência única do consumidor. Um dos grandes diferenciais da embalagem é o Painel 3D, que é visualmente atrativo e destaca o produto na gôndola. Sua profundidade permite ao cliente visualizar em camadas e detalhes toda a magia do Natal, com impressão de chocolate que derrete na embalagem.
Devido ao seu formato e aos elementos gráficos que compõem a embalagem, ela tende a ter uma segunda vida após o consumo dos produtos, seja para guardar outros objetos ou servir de decoração no ambiente.
Data de lançamento: 01/10/2021
Vencedor: PSNDesign (https://www.psndesign.com.br/)
Brand owner: Mokafé
Design: PSNDesign
Convertedor: Artvac / La Mina Ilustrações / Jordy Ribeiro Fotografia
País: Brasil
Cunhapê é um pão de queijo de origem Boliviana, diferente do pão de queijo que conhecemos no Brasil. Através da composição da ilustração com as cores chamativas, conseguimos mostrar que o produto é único no mercado, e que pode ser consumido durante um dia de trabalho ou num passeio na praia. Para mostrar que é um produto diferente do que o brasileiro está acostumado, utilizamos uma comunicação ousada e divertida. A linguagem utilizada em toda a comunicação é bem descontraída. O clain “Experimente! Faz croc, croc” deixa o produto mais próximo do consumidor.
Cunhapê é um produto para todes, sem distinção. Um produto plural. Através das ilustrações pudemos transmitir que a marca é para todos os tipos de pessoas, sem distinção de cor, sexo, peso ou raça. Isso foi possível por conta da composição geral das ilustrações que não usa nenhum estereótipo. A marca se comunica de forma alegre e contemporânea. É uma embalagem atraente e colorida, que traz um personagem marcante na embalagem, ajudando a deixar o produto memorável e desejável. Gera curiosidade em consumir e compartilhar nas redes sociais, ajudando a disseminar o nome Cunhapê.
A embalagem possui um zíper para fechamento manual depois de aberto. Dessa forma o consumidor consegue manter a crocância do produto por mais tempo. Além disso, foi impressa em BOPP metalizado para aumentar a vida útil do snack durante o consumo, barrando a incidência de luz no produto. Além disso, os rótulos de Sabor Tradicional e Sabor Provolone foram impressos juntos em um mesmo clichê pela gráfica. Dessa forma otimizamos a economia de tinta através da limitação de cores, o que barateou o curso de produção para a cliente, sem perder a beleza do projeto.
Data de lançamento: 17/01/2022
Vencedor: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Heineken do Brasil
Design: Dragon Rouge Design e Comunicação SA
Convertedor: Estúdio Carlos Sá
País: Brasil
FYS é um refrigerante com menos açúcar e muito sabor. O conceito visual representa um lado mais leve (menos açúcar) e outro mais intenso (mais sabor). Usa uma linguagem visual simples, mas de muito impacto que chama a atenção pela identidade inesperada para um refrigerante. Com uma comunicação direta, o claim explica o diferencial do produto. Mas o design eleva a apresentação do seu diferencial com elementos que envolvem o consumidor e criam um impacto relevante em gôndola.
O propósito é levar muito sabor em opções que levam menos açúcar na receita. O conceito gráfico traz uma abordagem inovadora que quebra padrões da categoria de refrigerantes e reforça o propósito de FYS. Ganhar espaço frente à forte concorrência não é tarefa fácil. Por isso, criamos um universo visual inusitado e atraente. Seja qual for o canal, o impacto em gôndola contribui para destacar a marca, atraindo novos consumidores.
Os 5 sabores são apresentados em latas de alumínio de 350ml, material com um dos maiores índice de reciclagem.
Data de lançamento: 09/05/2022
Vencedor: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Hinode
Design: MAD Creative
Convertedor: Formapack / Impacta / Wista / Vidraria Anchieta / Bristol Parts
País: Brasil
Minimalismo e sofisticação marcam este design. No reposicionamento da marca ROUTINE DERMO de Hinode, criamos uma linha delicada e feminina, trazendo clareza aos benefícios dos produtos. A consumidora percebe nas embalagens uma linha especial tanto na formulação como na sua entrega sensorial. Os claims de atributos e benefícios dos produtos foram explorados de forma clara e objetiva. Seus visuais exaltam o atrativo aspiracional para as consumidoras, e através dos detalhes e acabamentos refinados, conferem qualidade da linha.
A linha tem propósitos de skincare claros, iniciando pelo nome que se insere na rotina da consumidora e o portfolio de produtos que entrega benefícios e atributos especiais. Como skincare, o cuidado nos detalhes é imprescindível para transmitir confiança nos resultados pelo uso dos produtos. Visual limpo, clareza nas informações e acabamentos sofisticados conferem aumento no valor agregado. A consumidora percebe a linha como especial. O desempenho dos produtos, formulações e tecnologia, são traduzidos na embalagem para terem percepção de forma diferenciada.
Todas as embalagens seguem critérios sustentáveis, apresentando selos de reciclagem e diminuição no uso de plásticos. Além disso todos os cartuchos apresentam o selo FSC de papel proveniente de fontes responsáveis.
Data de lançamento: 10/12/2021
Vencedor: Pande Branding & Design (www.pande.com.br)
Brand owner: Enxuto Supermercados LTDA
Design: Pande
Convertedor: Gráfica Markplast ( Embalagem Tapioca)
País: Brasil
A unidade visual que une tradição e modernidade; a proprietária faixa vertical conectando e realçando as categorias; a combinação tipográfica bastonada com outra cursiva, que facilita a leitura e transmite proximidade; o color code vibrante; e o appetite appeal expressivo, com um toque indulgente. Criamos claims nos quais a palavra “você” sempre entra, em caixa alta, direcionando a comunicação. Priorizamos as informações hierarquicamente, de forma legível, rápida e clara. Para facilitar a identificação do produto, realçamos os textos principais visando uma comunicação direta e assertiva.
O slogan “Tudo por você!” divulga a cultura da marca e seu propósito: “mais praticidade em forma de experiência”. Estrutura monolítica, cores e tipografia materializam a inovação e a proposta de unir alta tecnologia e atendimento humanizado. O claim com a palavra “você” reitera a mensagem do slogan. A tipografia é marcante, com denominação comercial legível principalmente nos canais online. A estrutura padronizada, visualmente consistente, é forte nas gôndolas. A hierarquia informativa e o appetite appeal também contribuem para o desempenho, trazendo clareza sobre usos e atributos.
Data de lançamento: 08/06/2021
Vencedor: Bendito Design (www.benditodesign.com.br)
Brand owner: Alinutri Nutrição Animal
Design: Bendito Design
Convertedor: Canguru Embalagens
País: Brasil
Nature Fórmula é uma marca especialista em nutrição de cães e gatos que não estava demonstrando a real qualidade através da embalagem. O nosso desafio foi evoluir o conceito gráfico do pack explorando um visual mais tecnológico e moderno e valorizando atributos de naturalidade e funcionalidade. O redesign iniciou pelo logo, deixando-o mais simples e flat. A arquitetura dos elementos do pack foi pensada para valorizar as informações bem destacadas no centro, em box de cor que facilita a diferenciação entre as variantes do portfólio. Os claims mais leves trazem harmonia e organização para a
O novo design buscou códigos visuais que transmitissem tecnologia, nutrição e a funcionalidade da ração que antes não eram percebidas. A estrutura de embalagem bipartida cria um bloco de cor para a marca e garante maior destaque na gôndola. Os elementos do pack e informações bem destacadas no centro, em box de cor, facilitam a identificação a diferenciação entre as variantes do portfólio tanto pelo trade, quanto pelo consumidor.
Data de lançamento: 08/05/2022
Vencedor: Smurfit Kappa (https://www.smurfitkappa.com/br)
Brand owner: Art in Piece
Design: Smurfit Kappa do Brasil Indústria de Embalagens S.A / Art in Piece
Convertedor: Smurfit Kappa do Brasil Indústria de Embalagens S.A
País: Brasil
A embalagem tem um design hexagonal produzida em papelão pardo, que funciona como embalagem primária e secundária para comercialização por e-commerce. Tem sistema de fechamento prático e eficaz, além de travas laterais em cada uma das superfícies de contato. A embalagem é compacta e seu design moderno facilita a estocagem, especialmente em relação à embalagem anterior, que era feita de madeira e usava uma outra caixa de transporte. A solução de papelão funciona como embalagem primária e secundária, otimizando a cadeia logística de maneira sustentável.
Sim. A impressão digital proporciona nitidez e brilho, além de possibilitar a utilização de diferentes cores, tons e a aplicação de detalhes que fazem a diferença na experiência final. Ferramentas comerciais e proprietárias da fabricante foram utilizadas para o desenvolvimento da solução inovadora. A impressão digital interna traz todos os detalhes do desenho referente à arte do quebra-cabeças adquirido, que também serve como um guia de montagem. Além disso, os QRCodes possibilitam que o consumidor saibam mais sobre a história do cliente e o processo de criação da arte do puzzle. O design hexagonal , proporciona uma experiência de unboxing diferenciada para o consumidor final, que, a desenrolar a embalagem, tem acesso ao produto e vai visualizando gradativamente toda a arte e informações impressas na parte interna da embalagem. O pacote é compacto e facilita o manuseio.
Sim, a embalagem é moderna, decorativa, tem apelo estético positivo, é disruptiva e sustentável. Todos esses são valores da Art in Piece e que foram absorvidos pela equipe de desenvolvimento e criação ao longo de todo o processo de concepção da solução de embalagem Por ter um design hexagonal, a embalagem é compacta e tem um formato ideal para ser entregue pelas principais empresas de logística que operam com e-commerce. Além disso, a solução desenvolvida funciona como embalagem primária e secundária, facilitando todo o processo de logística.
Sim. A embalagem é produzida 100% em papelão ondulado fabricado a partir da reciclagem de aparas, o que também colabora para o processo de reciclagem ou decomposição do material, caso seja descartado de maneira incorreta.
Data de lançamento: 01/05/2022
Vencedor: AB Plast (www.abplast.com.br)
Brand owner: Tato Senses
Design: Nada.co
Convertedor: Trendpack Embalagens / EWJ Ferramentaria / Injectpoli Injeção de Plásticos / AB Plast Manufaturados Plásticos
País: Brasil
Possui tamanho compacto para bolsa que permite segurar e abrir com única mão e aplicar o produto na outra mão sem sujar o frasco. A posição da tampa no canto da embalagem favorece o esgotamento do produto, desafiador em embalagens pequenas. O formato da embalagem é inspirada na logomarca da empresa. O formato quadrado e estreito demanda menor tamanho para a bolsa, ao mesmo tempo que permite um bom controle do squeeze ficando dentro da palma da mão. Os cantos em raio estruturam o frasco e o painel do frasco garantem uma boa área de rotulagem e informações, mesmo numa embalagem reduzida.
O formato do frasco e squeeze demandaram parison de sopro muito largo e estreito devido ao gargalo pequeno para obter espessura adequada nos cantos do frasco. Utilizou-se prensagem do parison, incomum em peças pequenas. O acabamento externo imita toque suave obtido com textura no molde. A hidratação e limpeza são aspectos de saúde que sempre deve estar a mão do consumidor possibilitando constante cuidado pessoal e segurança. Por isso a facilidade de uso e portabilidade são características intrínsecas do projeto como apelo de desejo e compra. A portabilidade, o design minimalista, a usabilidade, a textura e bom acabamento das peças são características que se destacam no projeto antes mesmo do contato do consumidor com o produto agregando valor ao projeto.
A marca possui valores contemporâneos conectados às novas gerações e prima pela praticidade diária em qualquer lugar. Assim o formato proprietário, ergonomia e portabilidade em sintonia com a marca são os principais elementos de design percebidos pelo consumidor. A embalagem de tamanho reduzido favorece o frete da venda online e exposição em check-out como canais de venda pelo seu formato diferenciado facilita a venda por impulso.
O frasco produzido em blenda de PEAD com PEBD e a tampa em PP possuem peso reduzido para menor impacto ambiental. Além de serem materiais recicláveis, a embalagem poderá ser reutilizada graças a fácil remoção da tampa para futuro projeto de refil da marca.
Data de lançamento: 30/12/2021
Vencedor: Terphane (www.terphane.com)
Brand owner: Adimax Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
Design: Desenvolvimento interno Adimax
Convertedor: Incoplast / Terphane
País: Brasil
Outro PET com PCR
Conta com aplicação de inscrição braile e fechamento Velcro. Soluções combinadas da embalagem resultam em uma jornada norteada nos pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social, com excelente desempenho e atendendo as novas dinâmicas de consumo. Soluções combinadas da embalagem resultam em uma jornada norteada nos pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social, com excelente desempenho e atendendo as novas dinâmicas de consumo. Conta com aplicação de inscrição braile e fechamento Velcro. O filme de poliéster na camada externa permite excelente printabilidade, que aguça o Apetite Appeal dos “Papais Pet”. A linha Ecophane com resina PCR não altera as propriedades da embalagem, contribui para estabilidade e rigidez e é aprovada pela Anvisa para Contato com Alimentos.
Sim, sem alterações no processo de formatação da embalagem. O uso do PET PCR contribui para diminuir a geração de resíduos sólidos, retirando material do meio-ambiente e ainda suporta a cadeia de reciclagem. A resina PE verde é produzida a partir de fontes renováveis. Conta com o selo eureciclo.
Data de lançamento: 01/04/2022
Vencedor: Gráfica Rosset (graficarosset.com.br)
Brand owner: Gelato Borelli
Convertedor: rosset artes graficas sa
País: Brasil
O Gelatobox é um recipiente isotérmico, feito totalmente em papel catão. Ideal para acondicionar sorvetes, gelatos, açaí e sobremesas. Fabricado com matérias primas de fontes renováveis, 100% reciclável e com forte apelo sustentável, o Gelatobox é o substituto ideal para as caixas térmicas de isopor Desenvolvido com tecnologia inovadora que confere alto isolamento térmico, é totalmente impermeável e não vaza o conteúdo mesmo que o produto sofra degelo por completo. A base já vem pronta para uso com sustentação para espátula de sorvete e a tampa é de montagem simples e rápida.
Fabricado em micro-ondulado onda ´F´ e utiliza o conceito de isolamento térmico através da formação de coluna de ar, evitando a perda de temperatura do conteúdo para o ambiente. Sua construção é robusta e garante firmeza ao usuário na hora de porcionar o sorvete com a espátula. Por suestrutura reforçada que garante consumidor final uma experiência adequada no transporte e permite que seja colocada e retirada do freezer diversas vezes. Não vaza o conteúdo mesmo que este sofra degelo completo. Gelatobox tem desempenho isotérmico semelhante aos recipientes de isopor e sua estrutura confeccionada em papel cartão micro ondulado confere alta resistência mecânica a impactos.
O recipiente criado para substituir as tradicionais caixas térmicas de isoporGel, que tem forte rejeição por parte dos consumidores e baixo índice de reciclagem por ser muito leve e ter grande volume aparente. A destinação pós consumo do Gelatobox é a cadeia de reciclagem de papel cartão
Gelatobox é 100% reciclável, compostável (compostagem doméstica), e biodegradável. Sua apresentação moderna, robusta e de papel cartão evidencia as propriedades para o consumidor na simbologia gravada na parte inferior. É um recipiente sustentável autoexplicativo quando comparado ao seu concorrente habitual de isopor. Suas características e originalidade ficam evidentes até mesmo para aqueles indiferentes ao tema da sustentabilidade.
Data de lançamento: 06/06/2022
Vencedor: Nestlé (www.nestle.com.br)
Brand owner: Nestlé
Design: Nestlé
Convertedor: Klabin
País: Brasil
Nesse projeto em específico o grande desafio foi não impactar a eficiência operacional na produção. Os dimensionais não foram alterados e o projeto de inclusão dos picotes não impactou no final de linha que é todo automatizado. Outro grande desafio do projeto era não perder a eficiência logística anterior, que tem um alto nível de aproveitamento em armazenamento e transporte. A ocupação da área do pallet PBR atinge 97,1%. Com a implementação do projeto nenhum desses resultados foram alterados.
A embalagem proporciona acondicionamento em gondola de forma organizada valorizando a marca nos pontos de venda. O diferencial da embalagem foi tornar o material que era destinado apenas para transporte em dois displays expositores, com isso, evitou custo e material adicional para exposição do produto nos pontos de venda evitando assim desperdício de material.
O principal propósito foi o aproveitamento de um material já utilizado, evitando assim o desenvolvimento de materiais adicionais para atender a demanda da Unidade de Negócios. A embalagem desenvolvida tem como um dos objetivos evitar perda de produto por queda no ponto de venda. Atualmente os produtos são expostos em gôndolas convencionais e com a nova proposta garante que não há perdas no acondicionamento em gôndola.
Data de lançamento: 08/10/2021
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: DSGN - in house Grupo Boticário / ZAG DESIGN
Convertedor: Estéfi Machado / Nova Página Industria Grafica Ltda.
País: Brasil
É uma embalagem ilustrada, brincável e com formato fora do padrão, que estimula a curiosidade do público infantil, trazendo mais diversão e experiência positiva com a marca. Dr. Botica leva diversão para o público infantil e esta embalagem proporciona aventuras através de brincadeiras e atividades, mais conectadas com a natureza, beneficiando o bem-estar, físico e mental da criança, que se encontra em meio à pandemia, muitas vezes isolada dentro de casa.
A criação de uma faca de embalagem num formato fora do padrão, triangular, que requer o fechamento automático para ganhar capacidade na linha de produção e permitir a viabilidade do projeto em trazer mais ludicidade e formatos diferenciados para os itens infantis. O formato piramidal, com recortes posicionados, potencializaram o conceito da embalagem brincável, trazendo mais realidade à aventura do acampamento, permitindo que a embalagem se Torne numa barraca. Além de acondicionar os produtos, esta embalagem se transformar em brinquedo e de sugere atividades divertidas e conectadas com a natureza.
As ilustrações, cores, ícones e sugestões de brincadeiras, de imediato, se conectam com o público infantil e os convidam a embarcar numa aventura. Já formato diferenciado, sugestivo de uma barraca, chama a atenção e potencializa o conceito de embalagem brincável.
A utilização do papel cartão 100% reciclado e do uso de PET reciclado para o berço, que acomoda os produtos internamente, a embalagem brincável permite o uso prolongado da embalagem antes do descarte final.
Data de lançamento: 27/05/2022
Vencedor: Brazilian Secrets Hair (www.bshinternational.com.br)
Brand owner: Brazilian Secrets Hair
Design: Brazilian Secrets Hair
Convertedor: Rosni Embalagens
País: Brasil
Para atender uma demanda diversificada que cobre da Europa até o Oriente Médio, incluindo países da Ásia, o cartucho utiliza recursos assertivos como a cor sólida branca, os cubos de gelo e os tons frios para comunicar de forma clara e direta o principal apelo do produto para todas essas culturas. O cartucho Icy Experience apresenta uma solução factível e de grande impacto visual sem comprometer a viabilidade financeira do projeto. Mesmo com os grandes aumentos dos insumos, trouxemos soluções de layout e efeitos gráficos que geram impacto visual expressivo atendem o target exigente do produto
“Congelar” o papel cartão Duplex Super6 340g veio dos detalhes do processo. Alternar a opacidade do calço branco nos cubos de gelo variou a intensidade do brilho da laminação metálica prata e a escolha ecológica da tinta UV preservou detalhes finos, nitidez e vivacidade nas cores sem uso de solvente
Data de lançamento: 04/05/2022
Vencedor: William Peters, Julia Vial, Letícia Ferreira, Roberta de Oliveira e Victória de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
País: Brasil
Ambas embalagens são projetadas para serem reutilizáveis e, com exceção do pump, fabricadas com apenas um material - o PEAD - facilitando o processo de reciclagem no final do seu ciclo de vida; possuem sistemas de fácil montagem e desmontagem para melhor aproveitamento dos conteúdos dos produtos.
Ambas são de fácil manuseio e portáteis, com dimensões para caber na bolsa ou na mochila. No hidratante foi implementado um sistema para impedir vazamento; o protetor solar possui um sistema de pino que permite a troca do refil. Suas formas permitem fácil empilhamento e armazenamento. O sistema foi projetado para que funcionasse junto como um todo ou, também, como produtos individuais. Os gradientes realçam o caráter jovial da marca e o aspecto transcendental das propostas; as formas suaves e arredondadas tornam os produtos mais amigáveis e coerentes entre si. Além de utilizar materiais de relativo baixo-custo, como o PEAD, todo o projeto, desde as formas das embalagens até seus acabamentos, foi pensado de modo que pudessem ser empregados processos já utilizados na indústria, como: injeção e extrusão polimérica, in mold label e flexografia.
Ambas as embalagens foram projetadas de maneira que pudessem ser utilizadas com refis, de maneira que estendessem suas vidas úteis; o PEAD é um dos polímeros com maior taxa de reciclabilidade no Brasil; os produtos poderiam ser implementados por empresas com uma cadeia de retorno.