Data de lançamento: 01/05/2022
Vencedor: Nutty Bavarian (https://www.nuttybavarian.com.br)
Brand owner: Nutty Bavarian
Design: Prado Business Design
Convertedor: Vifran / Drex Embalagens
País: Brasil
Linguagem visual delicada, neutra e com tom elegante, condizente ao perfil do público para qual foi desenvolvida. Alusão aos elementos de marca bem definidos e ao segmento, destacando as Nuts de forma ´in natura´, em ramos, delicados. Por fim, os detalhes em hot stamp trazem sofisticação à embalagem Embalagem que acomoda as Nuts em box de acrílico, com selo da marca, conferindo visual proprietário e estrutura prática, elegante e com apelo presenteável.
Matéria-prima, Embalagem, Impressão - Caixinhas acrílicas produzida em resina PS cristal e processo de injeção; - Caixa de papel produzida com cartão triplex 300g certificado pelo F.S.C; - Hot Stamping em Cobre importado; - Laminação Brilho bop importado; - Acabamento para o fechamento manual processo artesanal.
A comunicação visual da embalagem traz elementos que fazem alusão ao produto, de uma forma elegante e delicada. Traz elementos de marca como ícones, logo e cores, informações sobre o produto ser vegano e canais de comunicação da marca. A embalagem garante visual sofisticado, com aspecto de presente, além de trazer a surpresa do conteúdo com box separadas e organizadas por sabor de nut. O visual ainda remete diretamente ao segmento e à marca, garantindo a experiência de brand consumer. A Caixa Presente está atrelada a missão, visão e valores da marca, principalmente a missão, que é proporcionar momentos saborosos e nutritivos para todos os consumidores.
Além do visual atrativo e apelo presenteável, a própria embalagem se torna um grande veículo de comunicação da marca, como espécie de mídia volante, que divulga os valores da marca, identidade, produto e diferenciando das sacolas tradicionais de outras marcas nos ambientes de comercialização.
- A embalagem além de ser uma caixa, faz a vez também de sacola, fazendo com que não haja a utilização de dois materiais; - Tanto a caixa externa quanto as 4 caixinhas acrílicas, podem ser reutilizadas para acondicionar outros objetos, após o consumo das Nuts, como: joias, moedas, remédios etc. - As caixinhas de acrílico internas com vedação de adesivos, fazem com que as Nuts mantenham sua condição inicial para consumo por mais tempo, mantendo-as crocantes e fresquinhas; - As Nuts sendo porcionadas nas 4 caixinhas internas fazem com que o consumidor consuma apenas a quantidade desejada, sem precisar abrir todas as 4 ao mesmo tempo, fazendo com que não aconteça desperdício.
Data de lançamento: 14/02/2022
Vencedor: Laborprint (www.laborprint.com.br)
Brand owner: Bombay Herbs & Spices
Design: Bombay Herbs & Spices
Convertedor: OneBox Embalagens
País: Brasil
A Maleta Bombay foi desenvolvida para os apaixonados por churrasco. Pensada para ser levada em todos os lugares, de maneira prática e elegante. Seu diferencial é a laminação metalizada dourada, que confere sofisticação a peça, além do seu formato que oferece forte apelo visual no ponto de venda. Material desenvolvido em papelão micro ondulado, empastado em papel cartão 250gr com laminação metalizada + laminação fosca e verniz UV reserva (p/ manter o brilho na área metalizada). Utilizamos faca especial para que os itens se encaixassem na maleta e não se soltassem quando em movimento.
Impressão A impressão foi realizada sobre a laminação metálica que garantiu os detalhes metalizados da embalagem, oferecendo o mesmo efeito da aplicação em hot stamping nas cores ouro vermelho e prata.
O projeto inovador e o apelo visual da embalagem diferenciam o produto da concorrência e fortalecem a imagem da marca, estimulando a venda e destacando a mercadoria na gondola. O consumidor já conhece a marca Bombay por seus produtos e pelas embalagens diferenciadas. Esse kit é mais um produto do catálogo da Bombay que desperta o desejo do consumidor através do design e beleza, agregando valor a marca e conexão com o consumidor. A embalagem agrega valor ao produto, conferindo visibilidade, refletindo o seu posicionamento e transmitindo os valores da marca.
A beleza da embalagem se destaca pela funcionalidade e pelo forte apelo visual apresentando de forma clara o conceito da marca e o produto comercializado.
Data de lançamento: 04/04/2022
Vencedor: Kawagraf Embalagens (www.kawagraf.com.br)
Brand owner: Bacardi
Convertedor: Kawagraf Embalagens / Suzano Papel e Celulose / Klabin S.A
País: Brasil
A embalagem é uma parte importante na experiência do consumidor, e tudo isso fica mais elevado com a aplicação de enobrecimentos como fechamento magnético, hot stamping, verniz UV localizado e laminação bopp. - CAPA ARTICULADA XG: somos a única empresa no Brasil capaz de produzir a capa articulada nesse formato XG com o processo 100% automatizado. - FECHAMENTO MAGNÉTICO: aplicação dos imãs com processo 100% automatizado. - BOX PLACING: junção da capa + caixa rígida com processo 100% automatizado.
Outro - CAPA ARTICULADA XG: somos a única empresa no Brasil capaz de produzir a capa articulada nesse formato XG com o processo 100% automatizado. - FECHAMENTO MAGNÉTICO: aplicação dos imãs com processo 100% automatizado. - BOX PLACING: junção da capa + caixa rígida com processo 100% automatizado.
A COMBINAÇÃO PERFEITA | Bombay Sapphire e Bombay Herbs & Spices se juntaram para incentivar a criatividade e inspirar um mundo de combinações e possibilidades. Através desse conceito, produzimos uma embalagem com a COMBINAÇÃO PERFEITA entre design, tecnologia, enobrecimento e sustentabilidade. Diferente de uma caixa produzida em papel-cartão ou micro-ondulado, a caixa rígida mostra importância ao seu conteúdo, além do efeito UNBOXING, PRESENTEÁVEL E SUSTENTÁVEL/SECOND LIFE. A COMBINAÇÃO PERFEITA | Bombay Sapphire e Bombay Herbs & Spices se juntaram para incentivar a criatividade e inspirar um mundo de combinações e possibilidades. Através desse conceito, produzimos uma embalagem com a COMBINAÇÃO PERFEITA entre design, tecnologia, enobrecimento e sustentabilidade.
- Visibilidade: chama a atenção no PDV devido o grande formato, design e acabamentos. - Presenteável: embalagem torna o kit mais presenteável. - Conceito: embalagem transmite o conceito da COMBINAÇÃO PERFEITA. - Valores das marcas: embalagem alinhada as marcas Bombay Sapphire e Bombay Herbs & Spices
- Matéria-prima: papelão rígido 100% reciclado (pós-consumo e pré-consumo). - Conceito Second Life: embalagem não vai para o lixo, pois o consumidor reutiliza.
Data de lançamento: 08/10/2021
Vencedor: Chá & Arte (www.chaearte.com.br)
Brand owner: Chá & Arte
Design: Designer de Produto - Mei / Design gráfico - Mei
Convertedor: Printi
País: Brasil
Com design minimalista, a embalagem leva informações importantes para se preparar um bom chá, como a temperatura da água e o tempo de infusão da bebida, onde estas informações estão em destaque. Traz também o conceito de mindfulness acompanhando uma frase para reflexão durante a experiência do chá. O conceito foi inspirado no origami. Dentro vem 4 cubos de chá, todos produzidos através de dobraduras e sem cola, com fechamento através de encaixes trazendo um novo conceito. O cubo de chá onde está armazenado o sachê de chá, se transforma na tampa para infusionar a bebida.
Embalagem A embalagem se converte em tampa, substituindo pires, tábuas, e demais acessórios que podem ser usados para conter o calor da infusão durante seu preparo. Além disso, a umidade fica contida no papel da embalagem, não molhando a mesa, que é o caso de usar o pires ou outro elemento.
A embalagem possui 4 faces, com artes minimalistas. Em uma dessas faces, as instruções de preparo de infusão são apresentadas de forma clara e direta, bem diagramadas e com tipografia clara. Quem bebe chá, e se preocupa em preparar a bebida usando pires e tábuas de madeira, encontra nessa embalagem a simplificação do processo, e organização na mesa de preparo. A Chá & Arte é conhecida como uma marca inovadora e que traz novas experiências para o seu consumidor. A embalagem comemorativa de 20 anos resgata muito tais valores, trazendo a experiência de preparar um chá para um novo patamar.
A embalagem faz parte de um todo. O projeto gráfico da mesma permite desdobramento de forma clara e controlada, independente do tamanho da linha de sabores. A paleta de cores é sequencial, fazendo o trabalho de designers gráficos e gráficas eficiente. O design também funciona em ambiente mobile.
A embalagem é feita de papel, o fio do sachê em algodão e o sachê é produzido de fibra de milho o que o torna biodegradável, A base e os cubos de chás não levam cola, por serem montado através de dobraduras. Desta forma a reciclagem é facilitada, e o impacto ambiental, pequeno.
Data de lançamento: 01/12/2021
Vencedor: Pochet do Brasil (www.groupe-pochet.fr)
Brand owner: Grupo Boticário
Convertedor: WHEATON
País: Brasil
A embalagem do Lily Creme Hidratante conta com formas orgânicas e delicadas que são referência da marca Lily, com um toque de modernidade. Cheio de feminilidade, elegância e sofisticação. A embalagem com formas arredondadas que proporcionam maior ergonomia e conforto na utilização.
Tampa O diferencial tecnológico é percebido pela qualidade do acabamento de metalização presente na tampa tendo em vista sua complexidade, tamanho e formato.
O Repack da embalagem do Lily é elegante, feminina e delicada. Apresenta leveza e modernidade sem perder a essência da marca Lily. Nova embalagem é linda, cheia de charme, muito elegante. Ela pode ser aproveitada para repor o produto com a opção de refil Lily acredita que uma mulher delicada e sensível também pode ser forte e empoderada. O Lily Creme pode exaltar mulheres que combinam delicadeza e intensidade! A nova embalagem transmite exatamente os valores da marca, formas delicadas e arredondas com sofisticação e elegância que a marca exige.
O novo Lily Creme Hidratante se destaca pelas cores metálicas e brilhantes da tampa, podemos facilmente notar a delicadeza feminina presente nos detalhes impressos e em suas belas curvas.
As tampas são acondicionadas e transportadas em bandejas retornáveis. E a embalagem de alta qualidade pode ser reutilizada após o uso comprando apenas o refil do creme.
Data de lançamento: 01/10/2021
Vencedor: PSNDesign (https://www.psndesign.com.br/)
Brand owner: Mokafé
Design: PSNDesign
Convertedor: Artvac / La Mina Ilustrações / Jordy Ribeiro Fotografia
País: Brasil
Cunhapê é um pão de queijo de origem Boliviana, diferente do pão de queijo que conhecemos no Brasil. Através da composição da ilustração com as cores chamativas, conseguimos mostrar que o produto é único no mercado, e que pode ser consumido durante um dia de trabalho ou num passeio na praia.
Impressão Os rótulos de Sabor Tradicional e Sabor Provolone foram impressos juntos em um mesmo clichê pela gráfica. Dessa forma otimizamos a economia de tinta através da limitação de cores, o que barateou o curso de produção para a cliente, sem perder a beleza do projeto.
Para mostrar que era um produto diferente do que o brasileiro estava acostumado, utilizamos uma comunicação ousada e divertida. A linguagem utilizada em toda a comunicação é bem descontraída. O clain “Experimente! Faz croc, croc” deixa o produto mais próximo do consumidor. Criamos os rótulos Cunhapê para que o consumidor identificasse que era um snack saudável, para ser consumidor em forma de lanche durante uma reunião ou um passeio na praia. O design moderno e colorido ajuda a reforçar que o produto não é o tradicional pão de queijo brasileiro que estava acostumado. Cunhapê é um produto para todes, sem distinção. Um produto plural. Através das ilustrações pudemos transmitir que a marca é para todos os tipos de pessoas, sem distinção de cor, sexo, peso ou raça. Isso foi possível por conta da composição geral das ilustrações que não usa nenhum estereótipo.
A marca se comunica de forma alegre e contemporânea. É uma embalagem atraente e colorida, que traz um personagem marcante na embalagem, ajudando a deixar o produto memorável e desejável. Gera curiosidade em consumir e compartilhar nas redes sociais, ajudando a disseminar o nome Cunhapê.
Data de lançamento: 04/01/2021
Vencedor: Dalla Makeup (https://www.dalla.shop/?gclid=EAIaIQobChMImZm5yMeE9wIVJkJIAB30pgmWEAAYASAAEgKwHfD_BwE)
Brand owner: Dalla
Design: Interno - Dalla
Convertedor: CPK
País: Brasil
Cartonada com empastamento duplo no papel paraná, a linha conta com ilustrações digitais que simulam técnicas de aquarela e pintura óleo, impressas no couchê brilho 170g. Essa técnica foi utilizada para remeter a um cenário de natureza fantástica, aludindo a um mistério a ser revelado, um segredo. Inspirado no livro “The Secret Garden”, o design das paletas foram concebidas para se assemelhar com um livro. Dividida em três “volumes”, os consumidores podem ter uma experiência de beleza completa com sombras, iluminadores e contornos, com paletas finas que podem ser guardadas facilmente.
Embalagem, Impressão O diferencial tecnológico é a impressão em alta qualidade para a transmissão correta das sensações das cores escolhidas. Além disso, a embalagem combina verniz localizado, relevo e hotstamping dourado a fim de criar as cenas desejadas.
As técnicas aplicadas na pintura digital foram escolhidas, pois permitem a sensação de fluidez, conduzindo o usuário a sentimentos profundos e despertando o lado criativo, muito relacionado ao uso da maquiagem. As cores vibrantes e animais escolhidos se comunicam com os produtos internos das paletas As paletas Secret Garden se destacam no PDV pelo storytelling criado por meio das imagens gravadas em formato de livro. Assim como em um jardim secreto o usuário é levado a abrir o produto como um portal e se depara com cores e sensações que conduzem ao lado criativo da natureza fantástica. Com fórmula vegana e cruelty free, o produto chama atenção dos consumidores que buscam produtos naturais através de uma experiência sensorial proporcionada pela embalagem. Os cenários remetem ao diferencial da marca de proteção ao meio ambiente e sensibilidade, explorando o contato com a natureza.
O expositor para o PDV é formado por uma peça em acrílico cristal onde as paletas são dispostas de modo vertical. As laterais trazem ilustrações com elementos de jardim que são iluminadas com LED transmitindo uma sensação de elegância e sofisticação, além de destacar no ponto de venda.
Nesta embalagem optamos por reduzir o uso do plástico. Sendo assim, as paletas Secret Garden são confeccionadas com material proveniente de fontes renováveis, como o papel.
Data de lançamento: 23/03/2022
Vencedor: Laborprint (www.laborprint.com.br)
Brand owner: Maui Poke House
Design: OneBox Embalagens / Renattoo
Convertedor: Laborprint / OneBox Embalagens
País: Brasil
Embalagem de papel em formato sextavado. Uma solução sustentável, impermeável e pensada exclusivamente para o acondicionamento e delivery de Pokes. Com identidade visual personalizada, a arte é colorida e alegre, desenvolvida pelo Maui Poke House e inspirada na cultura havaiana. A estrutura sextavada desenvolvida pelo departamento de projetos atendeu uma exigência do cliente para que a embalagem tivesse o formato cilíndrico. Sua tampa possui um sistema de trava especial para dar segurança durante o transporte e proteção ao alimento.
Embalagem A embalagem é produzida com papel impermeável, não utiliza cola e possui sistema de trava na tampa, oferecendo muito mais segurança para o delivery. Além de ser impressa digitalmente o que permite a ultra personalização em pequenas quantidades, possibilitando artes variadas para o mesmo lote.
A embalagem com arte exclusiva desenvolvida pelo Maui Poke House, apresenta elementos da cultura havaiana, origem dos pratos servidos no restaurante. A experiência de receber o delivery em uma embalagem com design diferenciado e visual moderno agrega valor e gera conexão entre o cliente e a marca. Uma embalagem moderna, sustentável e personalizada, causa boa impressão, agrega valor ao produto, gera experiência positiva e reconhecimento de marca, além de estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor/ público-alvo. Sim, transmite a preocupação e o cuidado da marca em proporcionar um momento especial para o seu cliente, oferecendo uma embalagem segura, que mantém o produto aquecido e, ao mesmo tempo, que agrega valor à experiência do consumidor.
A embalagem se destaca pela beleza, funcionalidade e pelo forte apelo visual apresentando de forma clara o conceito da marca e o produto contido nela.
Sim, a embalagem é produzida com papel certificado FSC, órgão que garante a procedência do substrato utilizado e luta para combater o desmatamento e práticas danosas ao meio ambiente em todo o mundo. A embalagem possui sistema exclusivo de trava, é asséptica, produzida em papel certificado e pode ser mantida na geladeira pelo período de validade do alimento.
Data de lançamento: 15/06/2022
Vencedor: Unilever
Brand owner: UNILEVER BRASIL
Design: CLEAN PLASTIC
Convertedor: PLASTEK / BRASALPLA
País: Brasil
Rotulo que destaca a marca OMO, com elementos em vermelho, reforçando a identidade da marca na gondola Frasco com alça que facilita o manuseio do consumidor e Tampa dosadora com a quantidade exata para uma lavagem que facilita a utilização pelo consumidor na dosagem correta
Tampa, Embalagem Tampa 100% resina PP pos consumo e frascos 100% PEAD pos consumo. design totalmente desenhado para a circularidade do plastico, contribuindo com grandes volumes em regime regular.
. Tampa dosadora que associada as instruções de uso, permite utilizar a quantidade exata para uma lavagem. o frasco com alça permite um manuseio perfeito para uma garrafa de 3L. Alem de trazer elementos importantes da marca OMO, que a decadas conquistou o mercado brasileiro, frasco e tampa possui identificações corretas sobre a resina utililizada, permitindo o descarte correto dos mesmos.
Excelente aparence size, elementos visuais que se destacam frente aos demais.
Frasco e tampa feitos com 100% Resina Reciclada pós consumo, fomentando a circularidade do plástico, e evitando o uso de resina virgem em mais de 1500 toneladas por ano.
Data de lançamento: 30/05/2022
Vencedor: Pochet do Brasil (www.groupe-pochet.fr)
Brand owner: NATURA & CO
Convertedor: WHEATON
País: Brasil
Repack respeitando a história da marca e reconhecendo a importância de manter os grandes ícones da embalagem A nova embalagem tem formas arredondadas que proporcionam maior ergonomia e conforto na utilização. Tampa estilo portinhola fácil de abrir, prática e diferente.
Tampa O grande desafio da Pochet do Brasil foi produzir e estabilizar o processo de uma tampa com 100% do plástico retirado do litoral. Adicionalmente conseguimos reduzir 20% de plástico comparado com a embalagem anterior.
Marca Kaiak começou na água. Ameaçada pela poluição, ela precisa de ajuda. O oceano nos deu a vida. Ele é nosso respiro. Está na hora de retribuir. É por isso que a nova embalagem de Kaiak busca diminuir o impacto dos resíduos plásticos nos rios, mares e oceanos. Assista https://youtu.be/IMc72pLBoOc Iniciativas adotadas por Kaiak, como o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, e a limpeza das praias, combatem o problema do lixo plástico nos oceanos. Contribuição do consumidor para a limpeza das praias ao comprar o Kaiak. Além disso nova embalagem tem mais conforto de utilização. Sim, 100% do plástico utilizado na tampa é reciclado, retirado do litoral. O formato ergonômico, pintura prateada, praticidade de utilização traduzem a força da marca que começou na água, cheia de energia e frescor.
O Kaiak é facilmente reconhecido no ponto de venda pois sua identidade foi preservada. Cores frescas e formas arredondadas tem o destaque e diferencial.
Embalagem feita com 20% menos plástico e 100% do plástico utilizado na tampa é reciclado, retirado do litoral. Cooperativas de cidades litorâneas recolhem os resíduos, impedindo que cheguem até os oceanos, e enviam para empresa de reciclagem de plástico que é transformado em matéria-prima para tampa
Data de lançamento: 01/08/2021
Vencedor: CBA B+G (www.cba-bmaisg.com)
Brand owner: Nestlé PURINA Pet Care
Design: CBA B+G
Convertedor: Copobras / Canguru / Wind Agência de Animais / Mondiale Modelos
País: Brasil
Redesenhamos a marca associando o escudo como elemento gráfico que compõe o logo. Defense Plus, presente em toda a linha representa a combinação de nutrientes que fortalece as defesas naturais. Os claims, junto à imagem da comida e ingredientes, enfatizam os benefícios de uma nutrição de qualidade. Diferente da versão anterior, as embalagens de tamanhos menores (1 a 4kg) utilizam a tecnologia 4 seal, dando mais estabilidade e melhorando a exposição na gôndola.
Para reforçar o padrão de qualidade adotou-se o acabamento fosco em todas as embalagens além de incorporar o Pantone® metalizado como recurso visual para reforçar a premiumização da proposta de produto.
Após realizar pesquisas com consumidores, ficou claro que a proteção é uma das maiores tensões em relação ao cuidado da saúde dos gatos. Transformamos esta tensão na plataforma de marca e traduzimos este benefício de forma visual e verbal em todos os detalhes. Comparada à embalagem anterior e em resposta à necessidade identificada nas pesquisas, apresentamos os benefícios e diferenciais de cada variedade de forma muito mais clara. Sabor e nutrição, itens também identificados como importantes para o target, ganharam mais destaque através do uso de imagens. A embalagem tinha o desafio de mostrar que, além da inquestionável qualidade nutricional dos produtos Purina, CAT CHOW® oferece a proteção para uma vida melhor – tanto para o gato quanto para seu tutor. Este posicionamento foi lindamente executado com a valorização do escudo em todo o design system.
A aplicação dos elementos gráficos está perfeitamente executada em cada variedade. Além de mostrar o conceito de proteção através do escudo, as embalagens apresentam o benefício central de cada variedade e suas características nutricionais de forma clara e precisa.
sim, como uma iniciativa global da marca Nestlé, há uma preocupação com sustentabilidade. Nessa embalagem em específico foi incluído um selo ´embalagem´ desenvolvida para ser reciclável´ de forma a recordar o consumidor de que ele deve ter o cuidado de separar a embalagem para ser reciclada.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Grupo CRM
Design: Dragon Rouge Design e Comunicação SA
País: Brasil
O tema escolhido para a Páscoa foi Asas da Transformação. O presente de viver, poder evoluir, criar o extraordinário e explorar um mundo de novas sensações e experiências. A Páscoa Kopenhagen foi uma homenagem a todos aqueles que transformam a vida através de novos sonhos, sabores e emoções. O front da embalagem abre debaixo para cima, evocando uma abertura de envelope, que contem algo muito importante e precioso dentro, reforçando os atributos de qualidade e sofisticação da marca,
As embalagens inspiraram toda a comunicação da marca na Páscoa, transformando-a em um lindo jardim com flores e borboletas voando. As lojas também viraram um lindo jardim de Páscoa. Cada sku apresentava diferentes modos de se apreciar as asas da borboleta, com hotstampings coloridos que revelavam a beleza desse elemento na natureza e diferenciava os sabores da marca. Sim, apresentando a Páscoa de maneira bela, sofisticada e cuidadosa, assim como são feitos os produtos da marca.
Data de lançamento: 20/09/2021
Vencedor: Indemetal Gráficos (www.indemetalgraficos.com.br)
Brand owner: True Brands
Design: True Brands (Desenvolvimento interno)
Convertedor: Actega / Indemetal Gráficos
País: Brasil
Impressão digital com tecnologia HP Indigo. O substrato escolhido foi o filme BOPP metalizado. O layout possui cores vibrantes e elementos gráficos estilizados em alto relevo e acabamento levemente aveludado para tornar uma experiência tátil.
O conceito foi inspirado na força e potência dos búfalos e foi desenvolvimento para atletas de alta performance. o profissionalismo e a seriedade evidenciados através da cor preta de suas embalagens, que sintetizam à modernidade na cor vermelha e que ainda transmite intensidade, paixão e vigor.
Data de lançamento: 15/12/2021
Vencedor: Bendito Design (www.benditodesign.com.br)
Brand owner: Danone LTDA
Design: Bendito Design
Convertedor: Gualapack / Amcor
País: Brasil
Relançamento de um produto que foi sucesso anos atrás, além de harmonizar com a nova identidade visual da marca Danoninho, a embalagem se destaca pela didática na sinalização clara e objetiva da novidade do produto que, dessa vez, apresenta duas formas distintas de consumo: cremosinho ou sorvetinho. Mostra 2 formas de consumo de maneira didática foi um grande desafio. Cada elemento ajudou a construir esta mensagem. Dino esquimó com as duas versões nas mãos e entre setas indica o consumo: no lado do bico, consumo cremoso, ilustra o sabor; e no lado de recorte, consumo sorvete, os alpes.
A facilidade de manuseio e de consumo (fácil de abrir) entrega AUTONOMIA. Ainda entrega DIVERSÃO na experiência de consumo do produto de 2 formas diferentes - cremosa e congelada, na vestimenta divertida do dino e seu contexto lúdico. E as frutas gigantes expressam o cuidado com a nutrição. O maior diferencial é permitir duas diferentes formas de consumo e comunicar elas claramente na gôndola, por meio de uma forma pouco comum de exposição de pouch - versão horizontal. Gerando curiosidade sobre a novidade e fácil entendimento dos dois modos de consumo situados nas extremidades.
Optamos por um novo pouch com bico flexível, com fundo de fácil abertura, permitindo que os consumidores escolham entre duas opções de uso.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Yepá Estúdio (www.yepaestudio.com.br)
Brand owner: Presto Alimentos
Design: Yepá Estúdio
Convertedor: Cartonagem Santos
País: Brasil
A Prati.co entra no mercado com soluções de design que reforçam o posicionamento jovem e descontraído da marca. Suas embalagens da linha POP, de empanadas, e linha JR, de mini empanadas, possuem cores marcantes, ilustrações irreverentes dos sabores e ícones que destacam os diferenciais dos salgados. Cada sabor foi traduzido com ilustrações feitas a mão em uma linguagem bem humorada e conectada com seu público. Desenhos dos sabores Frango com Requeijão, Calabresa, Mexicana, Costelinha Barbecue e Linguiça Blumenau formam um sistema de personagens exclusivos da marca.
Prati.co é uma marca de salgados congelados que tem o propósito de quebrar tabus: comida prática pode ser sim comida de verdade, saborosa e nutritiva. Uma marca jovem (é geração Z que fala?) com personalidade e humor que conta uma narrativa em textos e ilustrações nas embalagens. As caixas possuem duas frentes, sendo uma com fotografia e outra somente com ilustração, o que permite diferentes composições de vitrine. A paleta multicolorida e contrastante se destaca visualmente dos demais produtos concorrentes.
As embalagens são todas em papel, o que reduz o impacto ambiental e são facilmente recicláveis. Prati.co possui matérias-primas selecionadas e preocupação com a cadeia de fornecedores para alinhamento com seus ideais de comida saudável e valorização do comércio local. Uma marca feita pra ti.
Data de lançamento: 31/03/2022
Vencedor: Nestlé (www.nestle.com.br)
Brand owner: Nestlé Brasil Ltda
Design: FutureBrand São Paulo
Convertedor: Mondicap / Mococa
País: Brasil
Ao comunicar atributos do café considerando a sustentabilidade da embalagem, com dizeres remetendo o uso de papel, indicando a origem do produto, como as famílias que os cultivaram. Todas as artes comunicam qual a árvore que originou o café, além da pegada de carbono neutro. Cuidado com as famílias envolvidas, grãos certificados, 100% rastreados, cultivados por 35 famílias nas melhores terras do Brasil.
A embalagem comunica o tempo da natureza e cuidado para a produção do café. Os principais diferenciais estão relacionados ao produto ser acondicionados em lata (único e nacional), rompe código tradicional e propõe embalagens com menor agressão ambiental.
Desde a proposta de utilização de latas até o uso de tampas plásticas coloridas que não possuem negro de fumo no processo produtivo, possibilitando a reciclagem do material.
Data de lançamento: 01/11/2021
Vencedor: Mad Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Eudora
Design: MAD Creative
Convertedor: C Pack Creative Packaging
País: Brasil
As embalagens possuem elementos geométricos, coloridos e lúdicos, que formam rostinhos divertidos e estimulam as crianças a imaginarem suas próprias histórias incentivando momentos de alegria. Além disso o shape desenvolvido para as colônias é pensado com toda segurança para o manuseio dos pequenos. A linha apresenta, por meio de sua estrutura de informação, todo o conteúdo informativo para que os pais tenham segurança no uso com seus seus filhos. E estes, por sua vez encontram nas formas e cores o incentivo adicional para curtir este momento de higiene com seus pais.
Com o lançamento recente da primeira linha infantil Eudora Baby, Eudora Kids amplia o portfolio dando destaque para o principal pilar dos produtos infantis, a segurança. As informações dispostas nas embalagens enfatizam o cuidado com: aprovado por pediadra, produto vegano e não provoca lágrimas. Eudora Kids possui enorme apelo gráfico com cores e formas vibrantes para atrair os olhares das crianças. Porém, mesmo com toda essa liberdade gráfica, seguimos uma estrutura de linguagem e informações que acompanham a marca mãe Eudora, integrando a nova linha em seu portfolio com facilidade.
As embalagens são feitas em ´plástico verde´ (uma alternativa sustentável ao plástico comum e produzido a partir da cana-de-açúcar. Sua produção não só não produz gás carbônico, como também o absorve da atmosfera, diminuindo o impacto para o aquecimento global.) e papel PCR (Post-Consumer Recycled).
Data de lançamento: 02/08/2021
Vencedor: Inside Design e Comunicação (www.insidedc.com.br)
Brand owner: PANDORA PERSONAL CARE LTDA
Design: INSIDE Design e Comunicação
Convertedor: SIEM TECNOLOGIA DA EMBALAGEM LTDA / SCHLEMPER LABEL INDUSTRIA GRAFICA LTDA / MATRIXPLAST PRODUTOS E MOLDES PLASTICOS / ALFAPEN INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
País: Brasil
A variedade da paleta de cores facilita a identificação da fragrância e torna a experiência visual mais agradável e marcante. Os personagens da Turma da Mônica ajudam a criar uma conexão emocional com o público adulto e mais jovem. Comunicação clean facilita a conexão com o público desejado. A embalagem NUVEM apresenta uma identidade evidenciando um formato lúdico e incentivando a criatividade infantil. A embalagem MAMÃE, traz o afeto do abraço materno com o nenê, como composição da relação afetiva entre mãe e filho(a).
Sim. A forma como foram usados os personagens em duplas na rotulagem (sem especificar um gênero), com suas cores vibrantes, que caracteriza o universo infantil da TURMA DA MÔNICA. Frascos desenhados para terem identidade com o universo infantil, com formatos exclusivos que realmente fazem alusão à este mundo lúdico dos pais. Cores atrativas na rotulagem e nas tampas (bicolores).
As embalagens (frasco e rótulo) foram desenvolvidos em PET para que possam ser recicláveis.
Data de lançamento: 08/10/2021
Vencedor: Greco Design (grecodesign.com.br)
Brand owner: Quatree
Design: Greco Design
Convertedor: Mega Embalagens / Grupo COPOBRAS / PLASTIMARAU / Canguru
País: Brasil
A nova embalagem da linha Supreme utiliza de equities visuais, únicos da marca: uma tipografia primorosa, cores vibrantes e imagens dos animais à espreita, traduzindo o momento em que eles esperam pela comida. O círculo e o quadrado representam, respectivamente a bola e a caixa para esconder. A nova linha de rações especiais da Quatree, Supreme, utiliza uma linguagem que a diferencia dos demais da categoria. Equities visuais, únicos da marca: uso de uma tipografia primorosa, cores vibrantes e de imagens dos animais à espreita, traduzindo o momento em que eles esperam pela comida.
Modernizar a linha Supreme, vem do intuito de mostrar ao mercado o alto valor agregado e seus diferenciais de produto. Com a simplificação da apresentação dos benefícios para uma linguagem mais clara e com uma apresentação mais sofisticada, os valores e o propósito da marca são transmitidos. Destacamos os benefícios, demos visibilidade aos ingredientes, utilizamos de cores vibrantes, tipografia especial e imagens dos animais de uma maneira diferente do que geralmente vimos na categoria. Apelo de venda frente ao público-alvo/objetividade de posicionamento do produto em sua categoria.
Data de lançamento: 01/09/2021
Vencedor: Incom Packing (www.incom.com.br)
Brand owner: Grupo Boticario
Convertedor: Incom Packing
País: Brasil
O formato de frasnaga (frasco+bisnaga) com um aplicador anatômico cushion para lábios é um formato inovador no mercado nacional. Tanto no design quanto nos materiais usados tornam a experiência do cliente diferenciada frente a categoria. Apesar da capacidade 15ml, a embalagem é mais compacta e favorece uma cubagem mais eficiente que outras de mesma volumetria. Adicionalmente, por ser elaborada em PE com uma camada de aditivo soft-touch a embalagem tem um bom squeeze e um aplicador confortável e diferenciado para os lábios.
O conceito de frasnaga labial é um diferencial no mercado. A embalagem é produzida em dupla camada de extrusão com um acabamento em soft-touch que é um diferencial para a categoria. E a possibilidade de acoplar uma ponteira funcional e exclusiva fecha a entrega. O batom/balm retinol de MakeB entrega uma fórmula de tratamento para os lábios e para comunicar a performance do produto precisava de uma embalagem diferenciada que transmitisse um conceito mais tecnológico e gestual diferenciado de aplicação. Com essa embalagem o consumidor teve acesso a um gestual de uso diferenciado e de fácil aplicação. Por ser um produto e formato inovadores que reforçam o storytelling de tecnologia da fórmula. Levando a experiência do consumidor ser completa e positiva.
MakeB é uma marca que seu posicionamento voltado à tecnologia e performance de suas fórmulas. Nesse sentido, a frasnaga Petit ajuda a reforçar esses pilares, pois entrega uma apresentação de batom diferente do tradicional, gerando curiosidade no consumidor. Design inovador; Ponteira cushion especial para lábios, Excelente Size-impression; Aplicação Facilitada são alguns dos atributos que tornam a embalagem do produto Balm/Batom Retinol MakeB diferenciada e atrativa no ponto de venda. Adicionando a textura emborrachada da embalagem chama a atenção .
A embalagem é produzida em PE (frasco) e PP (tampa), materiais facilmente recicláveis e que possuem as versões com conteúdo PCR disponível. Além disso, o peso do conjunto é menor do que um frasco tradicional injetado de batom líquido, contribuindo para a redução do impacto ambiental da embalagem.
Data de lançamento: 01/02/2022
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Eudora
Design: Grupo Boticario
Convertedor: Cosmogen Brasil
País: Brasil
A embalagem se destaca pelo duplo compartimento da formulação e liberação independente de doses, um contendo a base e o outro o tratamento. O sistema airless, permite maior aproveitamento do conteúdo. A inovação vem no formato e funcionalidade diferenciados em sua categoria. Por duplo compartimento e as formulações são liberadas independente, um contendo a base e o outro o tratamento. O sistema airless, permite maior estabilidade da formulação.
O duplo compartimento da formulação e liberação independente de doses, um contendo a base e o outro o tratamento. O sistema airless, permite maior estabilidade da formulação e aproveitamento do conteúdo. Optamos pela embalagem externa transparente, com bastante espaço para comunicação, deixando aparente a tecnologia funcional e compondo ao design gráfico. Também optamos por deixar um dos êmbolos na cor da marca Glam e no outro êmbolo, o consumidor consegue visualizar a cor da base escolhida, A base Glam é um produto alinhado à tendência de Dermomake, que são produtos com fórmulas que aliam maquiagem com tratamento da pele. O duplo compartimento, um contendo a base e o outro o tratamento, feitos para serem usados junto.
Produto inovador, conseguiu trazer tecnologia no formato e funcional da embalagem, além de entregar uma formulação diferenciada. Após anos de estudo Eudora desenvolveu uma fórmula revolucionária que possui o poder do Nano Retinol: Glam Nano Lifting. Fórmula vegana e Cruelty Free.
Data de lançamento: 10/12/2021
Vencedor: Ambipar Environment (www.ambipar.com)
Brand owner: AMBIPAR RD PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LTDA
Design: GRUPO AMBIPAR - DEPARTAMENTO DE MARKETING
Convertedor: ACHE LABORATORIOS FARMACEUTICOS S.A.
País: Brasil
Embalagem
Trouxemos a tecnologia em favor do meio ambiente que contribuiu diretamente para a reutilização desse resíduo das indústrias de medicamentos em uma alternativa com viés ESG, promovendo a economia circular, a redução dos custos de destinação e o ganho de ativo intangível - propriedade intelectual. Ganho de produtividade, pois a biocápula protege e nutre as sementes, fazendo com que a taxa de germinação aumente principalmente em solos degradados, evitando trabalho adicional de herbicidas e fertilizantes químicos que tradicionalmente são aplicados em processos convencionais de semeaduras. A embalagem que armazena as biocápulas foi desenvolvida para facilitar a visualização do produto internamente (por meio de uma faixa transparente).Já suas dimensões foram pensadas para a praticidade utilitária que ajuda a ergonomia de manuseio e exposição em gôndolas comerciais existentes nas redes
Sim. As biocápulas serviram como uma espécie de embalagem bioativa das sementes, com recursos naturais de origem residuária que não utiliza matérias primas virgens. Já a embalagem que armazena essas biocápsulas para seu transporte e comercialização, idem, podendo esta ser 100% reciclada.
Data de lançamento: 01/10/2021
Vencedor: Aptar Cajamar (www.aptar.com)
Brand owner: Natura&Co
Convertedor: Aptar
País: Brasil
Com o objetivo de gerar menos resíduos no mundo ao mesmo tempo em que melhora o bem-estar do consumidor, nossa empresa passa a produzir a tampa e o bico direcional que facilita o enchimento de frascos de perfumes, além da sobretampa produzida totalmente em resina pós consumo (PCR) Ser uma empresa totalmente focada em desenvolver soluções sustentáveis para toda sua linha de produtos, foi sem dúvida o primeiro e maior desafio, hoje nosso maior desafio, é transformar o conceito em realidade, sendo que o refil para perfumes é um avanço enorme neste sentido.
O design deixa o produto fácil de fazer a refilação no frasco e guardar seguramente de novo, graças a tampa que fecha e o bico dosador. Também com o uso do refil, gera mto menos impacto no meio ambiente com o reuso do da embalagem primária por varias vezes. Usamos tecnologia de resina pós consumo na sobretampa do produto, salvando resina virgem e contribuindo para um mundo mais sustentável. O uso do refil permite ao consumidor reaproveitar o frasco original por mais tempo, o que o torna ainda mais valorizado. Especialmente devida a qualidade e segurança dos materiais utilizados e eficiência no design do bico dosador e tampa abre e fecha.
Permite que seja utlilizado 100% do produto, sendo uma embalagem que utiliza refil, torna-se então uma produto de durabilidade otimizada e praticamente ilimitada. O uso do refil permite ao consumidor reaproveitar o frasco original por mais tempo, o que o torna ainda mais valorizado Com a reutilização do frasco original, contribuindo para um consumo mais consciente e economia circular. Com essa tecnologia, ajudamos a cuidar do planeta, sem limitar seus recursos - uma proposta que está de acordo com o nosso compromisso de ter, até 2025, todos os nossos produtos 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
A orientação de descarte e forma de utilização consciente está no cartucho. Toda a comunicação aponta ao cliente final, uma nova forma de consumir, além é claro, de valorizar o produto e gerar uma eficiente forma de contribuir para uma economia circular.
Data de lançamento: 09/06/2022
Vencedor: Smurfit Kappa (https://www.smurfitkappa.com/br)
Brand owner: Zebrah Beverages
Design: Smurfit Kappa do Brasil Indústria de Embalagens S.A / Design por Duas
Convertedor: Smurfit Kappa do Brasil Indústria de Embalagens S.A
País: Brasil
A impressão da embalagem da Zebrah é digital, o que possibilita a aplicação de diversas cores, trazendo contrastes, profundidade e texturas. Produzida em onda B, é completamente dobrável, conta com vincos que facilitam sua montagem. Seu arranjo é de 20 embalagens por chapa de papelão. Por ser dobrável e conter travas de fechamento e proteção, a estocagem das embalagens pode ser feita com elas abertas e planas, proporcionando savings de espaço de armazenamento. Além disso, as embalagens são compactas e contam com um bom encaixe nas embalagens de transporte para distribuição.
Produzida em papelão ondulado, a embalagem da Zebrah conta, que destacam toda a identidade visual da marca e o seu principal ícone indenitário: a Zebra. Além de trazer informações nutricionais e de produção, é educativa por associar o volume de 3 latas o que equivale a 1 garrafa de vinho. Para cumprir o desafio de criar uma embalagem para uma quantidade pouco usual de latas (três latas por pack), foi necessário utilizar ferramentas comerciais, com ferramentas proprietárias que reúnem em uma base de dados única da fabricante da embalagem.
A embalagem é produzida 100% em papelão ondulado fabricado a partir da reciclagem de aparas. Desta forma, é possível dizer que a embalagem da Zebrah é reciclada, reciclável e biodegradável, caso seja descartada de maneira incorreta no meio-ambiente.
Data de lançamento: 08/03/2022
Vencedor: Camargo Embalagens (www.camargociaembalagens.com.br)
Brand owner: Hershey´s do Brasil Ltda.
Design: Hershey´s do Brasil Ltda.
Convertedor: Camargo Cia de Embalagens Ltda.
País: Brasil
A Hersheys usa sua embalagens para defender uma causa importante, tornando-as uma exposição de arte e expressão individual. O que transcende o papel principal da embalagem que é proteger e comunicar sobre o produto. A Hershey´s, nos últimos anos, tem sempre feito algum tipo de homenagem ou campanha de reconhecimento e empoderamento, e através das embalagens de seus produtos executa sua ideologia, estratégia e propósito.
Campanha de marketing feita com impressão digital, dados variáveis, agilidade acelerando o time-to-market, e QR Code que acessado pela câmera do celular, ativa um conteúdo de histórias de mulheres inspiradoras do projeto Her for She. Barras de chocolates acondicionadas em embalagens flowpack personalizadas, trazendo exclusividade e flexibilidade de criação e execução. Embalagens flexíveis que possibilitam maior volume de armazenamento no mesmo espaço físico.
A própria embalagem é uma forma de mídia eficaz, ficando apenas atrás de vídeos, de acordo com a WARC (World Advertising Research Center).
Data de lançamento: 01/01/2022
Vencedor: Indemetal Gráficos (www.indemetalgraficos.com.br)
Brand owner: Velvo®
Design: multi solution
Convertedor: Indemetal Etiquetas
País: Brasil
O produto passou por redesign para exportação. O novo layout ganha traços e acabamentos mais nobres para reforçar o conceito premium e artesanal do produto. A Etiqueta iFlex, tecnologia exclusiva torna o projeto ainda mais especial. A embalagem agrega ainda mais valor ao produto que sempre se posicionou como uma bebida ´Premium´. Os novos elementos gráficos enaltecem a qualidade do produto para encantar novos consumidores ao redor do mundo.
O rótulo frontal e a medalha foram produzidos em material flexível com acabamento fosco e aparência de Cobre. O contrarrótulo foi impresso com tecnologia digital e possui 2 camadas de impressão (efeito Sanduiche). A garrafa possui numeração no contrarrótulo para gerar exclusividade.
Data de lançamento: 01/04/2022
Vencedor: Mara Cristine Aguiar (Faculdade de Tecnologia Senai Theobaldo De Nigris)
País: Brasil
Embalagem flexível para o segmento de turismo e importante ferramenta de marketing e experiência memorável para o cliente. Acondiciona amenidades ou documentação para viagens. Produzida em filme reciclado pós-consumo (PCR), impressão digital e personalização de dados e design (VDP). HP SmartStream Collage permite criação de design variável automatizado para HP Indigo e de outras impressoras HP. A ferramenta cria variações infinitas de um conjunto de elementos (imagens, texto) definidos pelo usuário (nº de repetições, rotação e tamanho) resultando em inúmeros designs exclusivos.
Refechamento zip lock protegendo o conteúdo (amenidades para viagem, banho ou documentação); formato e estrutura de fácil manuseio, transporte e armazenamento em mochilas e bolsas de mão. Sensação de toque suave e natural com o filme reciclado pós-consumo soft touch. Resistente e várias utilizações. Iconografia (objetos de viagem), tipografia e paleta de cores remetem às viagens realizadas entre os anos 70 e 90. A harmonia da embalagem é observada na definição dos elementos que permanecerão fixos e elementos que serão utilizados nas combinações aleatórias pelos algorítimos do HP Collage. O HP SmartStream Collage é uma ferramenta para usuários da HP Indigo e de outras impressoras digitais HP criarem campanhas personalizadas. As tecnologias de personalização de dados (VDP), filme PCR e fechamento zip lock são consolidados em segmentos diversos nacionalmente e internacionalmente.
O filme reciclado pós-consumo (PCR) permite que a embalagem se mantenha competitiva e ecológica, desde a produção até o cliente final. O sistema de impressão digital é sustentável, usando menos energia, gerando menos resíduos, produzindo uma pegada de carbono menor do que a impressão convencional.