Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 14/06/2023
Tags: matinais, vegano, papel, crianças, Artefato Design, Grano Square
Vencedor: Artefato Design Studio (www.instagram.com/estudioartefato/)
Brand owner: GranoSquare
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Gráfica Cometa
País: Brasil
O desafio era criar produtos que de fato educassem com as crianças sobre a alimentação saudável. Criamos 3 animais para nos ajudar a contar essa história, mas não quaisquer animais: como a GranoSquare é uma marca vegana, escolhemos 3 animais herbívoros (que possuem dietas compostas sobretudo de plantas) e que ao mesmo tempo são grandes e fortes. Assim nasceram Hila, o gorila; Dante, o elefante; e Tammo, o hipopótamo, que vieram auxiliar os pequenos a entenderem como a boa comida nos fortalece.
Em vários momentos a forma geométrica do quadrado se faz presente, inspiração vinda do nome da marca mãe, Grano"Square". Temos essa figura presente tanto no formato da caixa (16x16cm), quanto nos personagens: as silhuetas deles foram todas pensadas a partir de quadrados e retângulos. Não existiam outros formatos além do pouch na marca. Para as Kids, as projetamos em caixas com o intuito de trazer a definição do quadrado em termos visuais, ganhando também tempo no processo produtivo e garantindo destaque em relação aos outros produtos, deixando bem clara a distinção das linhas.
Pensando em trazer uma comunicação forte no principal ponto de contato da GranoKids (a sua embalagem), desenvolvemos o jogo "Descobrindo os Alimentos" no verso, garantindo a atenção plena na hora de se alimentar e estimulando que a criança recorte a embalagem e dê uma nova função a ela. Além do jogo físico, a criança poderá escanear o QR Code na embalagem para ter acesso à versão virtual através de um filtro no Instagram, possibilitando que o menor juntamente ao adulto responsável, possam compartilhar com os seus familiares e amigos aquela experiência divertida e saborosa!
As cores destacam as embalagens no ponto de venda: além do fundo preto ser incomum nas prateleiras focadas em um público infanto-juvenil, utilizamos cores surrealistas para os animais: um hipopótamo roxo com verde, um gorila azul…trazendo diversão e quebras de expectativas ao design. Projetamos a embalagem para se comunicar em partes com as crianças, em partes com os adultos responsáveis: observa-se isso no tom de voz, na hierarquia das informações, na diagramação, além da existência de um jogo que estimula a descoberta de novos sabores e texturas durante a hora de se alimentar.
Em termos de sustentabilidade, buscamos criar um pós-uso através de um jogo que necessita, por parte da criança e do adulto responsável, a montagem de um dadinho lúdico utilizando o verso da caixa. Não garantimos 100% de aproveitamento, mas possibilitamos uma brincadeira que ainda será educativa! Optando por uma embalagem sem transparências e janelas garantimos uma melhor entrega para o shelf life do produto, que é influenciado por vários fatores, incluindo o tipo de alimento, as condições de armazenamento e o método de embalagem utilizado. Nossa escolha para a embalagem desempenha uma função crucial na preservação e proteção da granola GranoKids, protegendo contra a entrada de oxigênio, umidade, luz e outros fatores que podem acelerar a deterioração do produto. É importante destacar que ainda inserimos dentro da caixinha um flow pack metalizado reforçando esses aspectos protetores
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 14/12/2022
Tags: congelado, papel, plástico, Alimentos, Seara, Plant based, sustentabilidade, saudabilidade
Vencedor: Seara (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara
Design: Futurebrand São Paulo
Convertedor: Ibratec / Celocorte / Siry Global / Multivac
País: Brasil
O mercado global Plant Based foi avaliado em R$ 214 bilhões em 2022. A previsão até 2030 é continuar crescendo a taxa de 11,7%aa (CAGR) atingindo R$ 541,5 bilhões. A Seara lançou a linha Plant Based em 2020 buscando levar ao consumidor que busca redução no consumo de proteína de origem animal, produtos com sabor, textura, valor nutricional e saudabilidade. O desafio do projeto foi modernizar as embalagens atuais para diferencia-las dos produtos base carne e melhorar a sua exposição nas gôndolas.
O relançamento das embalagens contemplou não apenas a mudança no formato, mas também a inclusão de visor na parte frontal, redesign da marca, uma nova logo que se comunica melhor com os consumidores, informações da origem/procedência das matérias-primas, dicas de consumo/ preparo e fotos atrativas. Foram desenvolvidas bandejas de polipropileno com formato/base para cada produto, seladas com filme plástico e decoração final em luva de papel cartão com visor para que os consumidores pudessem visualizar o produto que estão comprando, sendo esse um dos critérios de decisão da compra.
Um dos grandes desafios deste projeto foi resolver o problema da bandeja não ficar em pé nas gôndolas congeladas verticais/horizontais. Para resolver o problema, foi desenvolvida uma luva de cartão com sistema chamado “Always up” que funciona como um pezinho de porta retrato p/ auxiliar na exposição Foram incluídos cortes e semi-cortes na luva de papel cartão para garantirmos uma excelente exposição nas gôndolas (verticais e horizontais). Para garantir a exclusividade, foi solicitado depósito do desenho industrial juntamente com nosso fornecedor que auxiliou no desenvolvimento do projeto.
O novo formato da embalagem, que permite a visualização dos produtos e exposição em pé no ponto de venda, permite uma melhor exposição do produto e destaque perante os concorrentes. Esses são requisitos fundamentais para o bom desempenho nas vendas. Por meio de pesquisas com consumidores, foram mapeados alguns desejos, como visualizar os produtos antes da compra, clareza nas informações sobre procedência, benefícios dos ingredientes e compromisso com o meio ambiente. A nova embalagem conseguiu traduzir bem os desejos através do seu redesign.
Os materiais das novas embalagens foram pensados para serem o mais sustentável possível, evitar desperdícios, ter excelente aproveitamento no pallet/excelência logística e redução na área do cartucho de papel cartão atual x luva (opção escolhida).
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/05/2023
Tags: drinks, davinci, gourmet, bebida, xarope, plástico, PET
Vencedor: Amcor Rigid Plastics do Brasil (www.amcor.com)
Brand owner: Kerry do Brasil
Design: Formato da garrafa: Amcor Rigid Packaging
Convertedor: Alpek Polyester / Tormold Ferramentaria
País: Brasil
A embalagem de xaropes DaVinci Gourmet, aprimora a experiência do consumidor com uma garrafa de design inovador e sofisticado para garantir facilidade e segurança na preparação de bebidas. O novo formato exclusivo reforça, ainda, o posicionamento da marca DaVinci Gourmet no mercado de xaropes premium, que podem ser encontrados nas melhores redes de cafeteria e foodservice de todo o Brasil, além de varejos físicos e online.
O projeto foi baseado em extensa pesquisa e benchmarking, resultando na adoção de um formato de referência utilizado atualmente pelo cliente na Malásia. A equipe utilizou a engenharia reversa para desenvolver o design e criar mockups que foram avaliados, refinados e corrigidos. A base em formato de prisma, proporciona efeito reluzente com ângulos de reflexão da luz, trazendo elegância à embalagem. Além do fundo em formato de prisma, o projeto conta com frasco de seção quadrada, gargalo alongado e cilíndrico, conferindo praticidade e um design único.
O novo design proporciona melhoria da performance na linha de envase (comparado ao vidro) e menor taxa de colapsamento de parede (comparado ao formato anterior em PET). Trata-se de uma embalagem mais robusta garantindo maior segurança aos baristas e consumidor final durante o preparo das bebidas.
Além do Size Impression de uma embalagem elegante e sofisticada, o novo shape em PET tem maior estabilidade, o que garante facilidade na reposição dos itens nas gondolas de supermercado evitando quedas e colapsamento. A embalagem em PET com fundo prisma garante o Size Impression destacando a DaVinci Gourmet dos produtos do segmento, atraindo consumidores com uma nova perspectiva de elegância, praticidade e segurança. A parceria e selo Eureciclo também leva ao consumidor a consciência da importância de reciclar.
A DaVinci Gourmet é a primeira marca de xaropes a firmar parceria com a Eureciclo, por se tratar de uma embalagem reciclável. A cada produto vendido, duas outras embalagens são compensadas, além da redução de emissão de CO2 no transporte das embalagens e melhoria de Food Waste comparado ao vidro.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 01/12/2022
Tags: gin, bebida, alcoólica, inovação, design, vidro, premium, licor
Vencedor: Single Fin Gin (www.singlefingin.com.br)
Brand owner: Single Fin Gin
Design: In House
Convertedor: Premier Pack / CCL Brasil
País: Brasil
Como novo produto da destilaria de gin Single Fin, pensamos na expansão de nosso portfolio com um produto inovador no mercado brasileiro. A Bergamota Italiana, fruto que não deve ser confundido com a mexirica/tangerina, é praticamente desconhecido no Brasil. Sua casca fornece um óleo elegantemente floral, o que nos motivou a criar este licor tipo ´limoncello´ (limão siciliano), entretanto com a bergamota italiana. O desafio maior neste produto é a fruta, que tem safra apenas uma vez ao ano.
A embalagem utilizada foi desenhada exclusivamente para a marca Single Fin. Seus detalhes de engrave no vidro e rótulos com hotstamping dourado agregam valor ao produto, A cor de tingimento do vidro escolhida foi o verde água que remete ao mar mediterrâneo, inspiração do Bergamoncello. Como a garrafa foi desenhada exclusivamente para o Single Fin, pensamos na ergonomia para trabalho em bares, sendo um encaixe perfeito na mão do bartender, com rolha de madeira de facil abre/fecha. As ranhuras nas laterais da garrada permitem um grip melhor quando a garrafa estiver gelada.
O vidro tingido em verde água torna a embalagem atraente ao consumidor, remetendo ao tipo de bebida (licor italiano) e. se destaca nas pratelieras de bares e mercados.
A garrafa de vidro tingido na cor verde água e os rótulos com hot stamping que traz um brilho quando exposta á luz, desempenham papel fundamental na apresentação do produto. O Bergamoncello Single Fin se destaca nas prateleiras, chamando atenção do público para o produto. Os engraves no vidro da garrafa (´quilha´, nome ´Single Fin´, ranhuras que rementem às ondulações do mar´, ´sol´no fundo da garrafa) trazem uma experiência sensorial ao consumidor. Além do vidro, no rótulo há alguns elementos em alto-relevo. Todas garrafas sào assinadas à mão, com lote e número.
A garrafa é de vidro e muitos clientes reutilizam para decoração em suas casas. Além disso, temos um projeto de retorno da garrafa para elaboração de trabalhos de arte, como copos, cinzeros, vidro para vela etc.
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 10/05/2023
Tags: Homecare, limpeza, cartucho , Unilever, sabão em pó
Vencedor: Unilever (www.unilever.com.br)
Brand owner: Unilever
Design: Bendito Design
Convertedor: Ibratec / Brasilgrafica
País: Brasil
Cada vez mais a expectativa dos nossos consumidores frente a eficiência de nossos produtos da categoria de Home care aumenta. O desejo pelo branco absoluto aliado à comodidade, facilidade e limpeza são requisitos dos mais desejados pelos nossos consumidores. Lançamos o OMO Branco Absoluto, com uma embalagem diferenciada que traz uma experiência incrível já na gondola.
Após pesquisas sobre diferentes tecnologias de impressão, e estudos sobre a arte a ser considerada, definirmos por transmitir o branco absoluto no próprio cartucho, desenvolvendo uma combinação perfeita entre o branco e metalização e além disso uma arte desenhada para compor o chamado Paredão branco não tivemos mudanças no formato, focamos nos elementos gráficos.
Utilização de hotstamping em cartuchos da categoria que não é usualmente utilizado.
A Arte desenvolvida permite que ao juntar os cartuchos, promove-se um destaque na marca OMO. Elementos gráficos que transmitem o principal claim do produto - o branco absoluto!
Todos os componentes contêm símbolos que orientam a reciclagem.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 22/09/2022
Tags: Batom, Make B., refil, Boticário, beleza, cosméticos
Vencedor: O Boticário (www.boticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Sweety & Co.
Convertedor: Silgan Dispensing
País: Brasil
A nova embalagem de batom bala de Make B, alia sofisticação e inovação, pois além do design moderno, ela traz para o mercado uma nova proposta de interação do usuário com o produto, mais inovadora e inclusiva. O mecanismo ´push to open´ possibilita ao usuário a abertura do batom apenas com uma mão. Contudo, o cerne desse lançamento, ainda é o conceito refil, que também é novidade para o mercado nacional e traz consigo uma mudança cultural na forma do consumidor se relacionar com esse cosmético.
Seguindo um design minimalista, a decoração da embalagem do batom destaca apenas as logomarcas ´Make B´ e ´O Boticário´, ambas em hot stamping prata contrastando com o master preto. As luvas dos batons e o topo dos cartuchos ainda possuem códigos de cores para ajudar na diferenciação das estruturas. O formato da embalagem de batom de Make B, alia sofisticação e inovação, com suas linhas retas e marcantes que remetem a identidade visual da marca. Assim como faz uso do design minimalista em contraponto ao tamanho oversized da embalagem, uma das maiores em comparação com as existentes no mercado.
A embalagem possui o conceito de refilagem para batom, que também é novidade no mercado nacional e traz consigo uma mudança cultural na forma do consumidor se relacionar com o produto. Através de um processo intuitivo, o usuário deve separar a luva da base e acoplar o refil até fazer um click. A embalagem trouxe um novo conceito para abertura do batom, mais inovador e inclusivo, o que gerou a necessidade de desenvolvimento de um novo mecanismo em parceria denominado de ‘push to open’, o qual permite a abertura do batom ao empurrar a base contra a tampa por meio de um click.
Além do novo sistema de abertura da embalagem, assim como a refilagem, atraírem os consumidores devido ao alto grau de ineditismo, o tamanho oversized do batom e os códigos de cores das luvas e topo dos cartuchos também facilitam a identificação e diferenciação visual dos produtos pelos consumidores Novamente os destaques dessa embalagem em relação a esses quesitos são o novo sistema de abertura ´push to open´ ou a refilagem, que propõe uma mudança de paradigmas para o consumidor, ao permitirem que eles se relacionem de uma nova maneira com um produto tão corriqueiro e rotineiro que é o batom.
Além da sustentabilidade implícita no conceito de refilagem, quando comparado o peso da embalagem primária x refil, a redução da quantidade mássica é de 71%, o que gera uma redução de cerca de 3 ton/ano de resíduos. Por fim, o cartucho ainda possui 30% de apara de papel pós consumo na sua composição
Data de lançamento: 30/05/2023
Tags: Perfume, Natura, fragrância, premium, vidro
Vencedor: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Natura
Convertedor: Wheaton / Aptar / Gráfica Gonçalves / Silgan
País: Brasil
O desafio para a criação da nova edição de Humor exigia uma embalagem sintonizada com o mundo em transformação, com as novas gerações. A embalagem precisava explorar uma relação mais criativa e interativa com o consumidor. A embalagem encapsula múltiplas facetas e é inspirada no encontro com os diferentes jeitos de existir e na coragem de ser autêntico e ousar. Foi especialmente desenvolvida para pessoas que desejam transformar o mundo em um lugar mais leve, diverso e verdadeiramente de todos.
A embalagem possui pintura multicolors, uma técnica inovadora para uma coloração excepcional e exclusiva aos frascos. A aplicação de três cores de maneira imprevisível e aleatória, proporcionando uma composição singular. Cada frasco é verdadeiramente único, jamais havendo uma duplicação exata. Design moderno, arrojado e cores vibrantes. A embalagem é uma manifestação visual do espírito livre e transformador que o produto representa. A padronagem orgânica transmite uma sensação de leveza e diversão, além de uma abordagem individualizada e tecnológica ao consumidor contemporâneo.
Seu design foi cuidadosamente pensado para facilitar o manuseio e a aplicação do perfume. A ergonomia e a funcionalidade se unem, permitindo uma experiência confortável ao segurar a embalagem. Combinando estilo e utilidade, esse frasco é uma expressão tangível da singularidade de cada indivíduo. A pintura multicolors traz um diferencial tecnológico que valoriza a individualidade e oferece uma experiência visual única. Utilizando três cores de forma aleatória cria-se uma composição única. As tintas aplicadas se sobrepõem, resultando em um look autêntico, interativo e totalmente diferenciado.
Os frascos são exclusivos para cada consumidor, não seguindo regras ou padrões preestabelecidos. Essa liberdade de design e personalização imprime uma energia positiva e divertida, atraindo a atenção e gerando um senso de exclusividade além de despertar curiosidade e o desejo de possuí-lo. A embalagem é uma manifestação visual do espírito livre e transformador que o perfume representa. Transmite ao consumidor a importância de se conectar com seu eu mais verdadeiro. Por meio do design convida a uma jornada de autodescoberta e transformação, criando uma conexão emocional com o produto.
O frasco, fabricado com 8% de vidro reciclado pós-consumo (PCR) expressa uma preocupação com o meio ambiente, alinhado com os valores de sustentabilidade. A utilização de materiais reciclados em uma embalagem visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover a preservação dos recursos
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 07/06/2023
Tags: papel Kraft, minimalista, sofisticação, equilíbrio
Vencedor: Altenburg Têxtil (www.altenburg.com.br)
Brand owner: Altenburg Têxtil
Convertedor: Atenas Embalagens
País: Brasil
O projeto collab Altenburg + Noomana surgiu após o primeiro contato com a start-up Noomana, que busca a redução de plástico em seus produtos utilizando o papel colmeia, substituindo o plástico bolha para proteção em transporte. Inspirados pelos selos e bandeiras da Noomana, criamos uma embalagem sem plástico, incorporando o papel colmeia com o conceito de biomimética. Com a ajuda de parceiros, superamos desafios na criação e finalização da embalagem, que é totalmente feita à mão.
Seu desenvolvimento criativo, entrega sofisticação e autoridade com a construção de fontes serifadas e rebuscadas, com o equilíbrio de fontes finas e leves para a assinatura do produto, a inclusão de ramos na comunicação traz formas que remetem saudabilidade do produto e ligação com a natureza. Produzida artesanalmente em papel Kraft, exibe texturas e formas orgânicas dentro do conceito da biomimética através dos vincos do papel que remete a estrutura da colmeia, trazendo estrutura para o uso diário com seu reaproveitada pós-compra do produto.
Esta embalagem substitui o uso de plástico na linha de travesseiros Bem Dormir. Por seu design e por possuir alças. Dispensa também o uso da sacola de transporte, além de ser uma sugestão de embalagem presenteável. O papel colmeia além de trazer estrutura para lateral da embalagem, seu formato ondulado serve para proteção do produto, absorvendo vibrações indesejáveis e danos causados pelo impacto do transporte. Além de poder ter uma visibilidade do produto interno.
A embalagem desempenha um papel fundamental nos canais de comercialização. Ela destaca o produto em relação a concorrência e reforça a preocupação da marca com a sustentabilidade na redução do plástico. Além de sua aparência, reafirma o DNA de inovação da collab e a oferece funcionalidade ao usuário A principal experiência que queremos entregar é a funcionalidade da embalagem, dispensando uma embalagem maior para transporte e também podendo ser usada como embalagem presenteável. Além dessas funções, por ser resistente, pode ser reutilizada. Caso precise ser descartada, é reciclável.
A embalagem feita de papel Kraft além de ser reutilizável é também reciclável, ajudando na redução do consumo de plástico no processo produtivo. Por conter alças para transporte, dispensa o uso de sacolas maiores, gerando menos consumo também para o lojista.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 04/07/2022
Tags: cabelos, filme metalizado, O Boticário, sustentabilidade
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Design In House Grupo Boticário
Convertedor: C-Pack Creative Packaging
País: Brasil
Match, marca expert em cabelos do Boticário, revoluciona portfólio e inova opções disponíveis no mercado capilar ao lançar Match Science, plataforma de produtos com fórmulas exclusivas combinadas a ativos de alta performance que trazem resultados imediatos e comprovados cientificamente. Por isso as embalagens precisam garatir grande difereciação, sem perder os códigos da marca, além de trazer atibutos mais sutentáveis ao conjunto, visando os compromissos de sustentabilidade do Grupo Boticário.
A cor vibrante, metalizada, contrapondo o branco em harmonia com o preto, traduzem a alta performance oferecida pelo produto. A inversão das cores, entre shampoo e condicionador, entregam grande diferenciação, permitindo a rápida identificação dos itens durante o uso e compra, trazendo mais inclusão.
A inversão das cores, entre shampoo e condicionador, facilitam a rápida identificação dos itens, durante o uso no banho ou na compra, evitando o consumo errado e beneficiando os consumidores de baixa visão, trazendo mais inclusão. Substituímos as bisnagas laminadas, que viram rejeito, pela a nova tecnologia do nosso parceiro que aplicam um filme metalizado sobre a bisnaga plástica, permitindo a reciclagem, sem a necessidade de separar os materias e sem contaminação. Mais sustentabilidade sem perder o valor para o consumidor
A cor vibrante metalizada é um atributo muito valorizado pelo consumidor na hora da compra. Os contraste das cores com um layout limpo que comunica apenas o essencial sobre o produto, com destaque na alta performance criam elementos de interesse ao comprador. A cores metalizadas, reforçam os atributos de alta qualidade e performance do produto, trazendo mais sofisticação para a categoria. A grande diferenciação entre shampoo e condicionador eliminam qualquer confusão na hora na compra e principalmente no uso, durante o banho.
Substituimos as bisnagas laminadas, que viram rejeito, pela a nova tecnologia, que aplica um filme metalizado sobre a bisnaga plástica, permitindo a recilagem, sem a necessidade de separar os materias e sem contaminação. Facilitando o descarte correto e contribuindo para economia circular.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 01/11/2022
Tags: Festas, panettone, Kompenhagen, premuim, chocolate
Vencedor: Dragon Rouge (www.dragonrouge.com)
Brand owner: Kopenhagen
Design: Dragon Rouge
País: Brasil
O desafio foi trazer um conceito criativo, impactante e proprietário para um dos sazonais mais importantes para a marca. Neste Natal 2022 a agência vestiu as embalagens da Kopenhagen com toda a alegria que as festas de Natal proporcionam. Para quem celebra o Natal, o mês de Dezembro se torna sinônimo de festa e possui um significado especial e único para cada um. E é exatamente nessa diversidade de celebrações que as embalagens se destacaram, trazendo todas as formas de comemoração.
Cada embalagem apresentava características únicas, com uma combinação de cores contrastantes. Um personagem dançante era retratado de forma gráfica e impactante, adicionando um toque de dinamismo às embalagens. Os personagens convidavam as pessoas a celebrarem e participarem dessa atmosfera festiva.
Os panettones (principais produtos da data) contaram com uma caixa no formato mais tradicional, porém, com alças nas laterais que proporcionavam aos clientes uma forma diferente de carregar o produto como se fosse uma bolsa, para facilitar e diferenciar a forma de carregar o produto.
O conceito criativo foi fundamental para conferir um impacto visual significativo e uma notável sofisticação aos produtos, tornando-os extremamente atrativos para um público exigente e refinado que não valoriza apenas a qualidade do produto, como também sua apresentação e aspecto estético. As embalagens conseguiram comunicar claramente a sofisticação e aspecto premium da marca através do design gráfico e acabamentos entregando aos consumidores o que se espera de um produto premium e com alta qualidade.
Selo Eu Reciclo. Ele é responsável por conectar marcas de bens de consumo com recicladores. Assim, através da compensação ambiental, é possível promover a reciclagem com responsabilidade social.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 22/06/2022
Tags: Chocolate, Artesanal, biomas, Brasil
Vencedor: Oficina de Aneta (www.oficinadeaneta.com)
Brand owner: Ambar Chocolates
Design: Oficina de Aneta
Convertedor: Cartonagem Mineira
País: Brasil
Bean to Bar é um chocolate feito de forma artesanal, sustentável e rastreável do cultivo do cacau até a barra. Ele está presente nos 4 principais biomas do Brasil e simboliza a diversidade e a beleza abundantes na natureza do nosso país. Honrando origens e o meio ambiente, contamos uma história e fazemos notar a importância de preservar os biomas, que se conectam em sinergia. A união das embalagens traduz essa conexão e, como um manifesto, alerta sobre a importância de cuidarmos da natureza.
A ilustração é o grande destaque das embalagens. Criada a partir do conceito de conexão dos biomas brasileiros, ela é um estímulo para o olhar e valoriza o produto, tornando-o uma verdadeira obra de arte. Colecionável e dinâmico, permitindo que o cliente interaja e crie suas próprias mandalas.
As ilustrações que se conectam provocam interação com o cliente, o formato quadrado rompe com o padrão retangular, destacando-se. A arte é o grande diferencial, transformando as barras em verdadeiros presentes. Estimula os sentidos, valoriza a beleza e a consciência de pertencimento da natureza.
Transmite a mensagem de forma clara, bonita e poética. Traduzindo a identidade e valores da marca. Envolve o cliente em uma experiência sensorial única ao interagir com as formas e criar novas obras de arte unindo, a sua maneira, as embalagens. Criando uma conexão emocional com o produto e a marca.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 17/03/2023
Tags: Saudável, colorido, pouch, design, snack
Vencedor: Artefato Design Studio (www.instagram.com/estudioartefato/)
Brand owner: Glulac
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Nobre Laminados
País: Brasil
Lançamos o redesenho da identidade visual da Glulac através das novas embalagens da linha de tirinhas. No setor verde, onde grande parte dos concorrentes utilizam paletas de cores dessaturadas, trouxemos um novo visual colorido e divertido, fazendo as embalagens se diferenciarem e realçarem nas gôndolas. Somos um lembrete para os consumidores de que para um alimento ser saudável ele não precisa ser sem graça: não temos glúten, não temos lactose, mas temos muito sabor e muita cor para mostrar!
Criamos ilustrações com distorções, brincando com as proporções dos personagens e o ponto de vista dos desenhos, fazendo que eles pareçam sair para fora da embalagem, ganhando vida e movimento. Representamos várias etnias, nutrindo o sentimento de pertencimento que queremos que o público tenha.
Retiramos a janela que antes existia nas embalagens, ato que proporcionou o aumento do shelf-life, visto que é um produto sem conservantes, onde a incidência da luz solar fazia a validade diminuir na versão anterior. Isto permitiu que a empresa vendesse as tirinhas para mais estados do país.
Convidamos ativamente a lerem os ingredientes, trazendo a lista em lugar de destaque e em letras grandes, junto com o título ´Só ingredientes que você conhece´. Adicionamos um QR code que leva para um vídeo de receita que muda com os sabores: cada tirinha tem uma receita diferente de acompanhamento.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/07/2022
Tags: energético, Fruki, design, inovação, lata, alumínio
Vencedor: John and Hackmann (www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Fruki Bebidas
Design: John and Hackmann
Convertedor: Crown Embalagens / Printeip Indústria Gráfica / America Tampas
País: Brasil
A Fruki, líder em marketshare de Guaranás no estado do Rio Grande do Sul, possui em seu portfólio de produtos o Energético Elev. No entanto, o produto estava passando despercebido nas gôndolas devido à concorrência acirrada e agressiva dos energéticos de várias marcas. Com o objetivo de inovar a apresentação do produto, optou-se por um aspecto visual moderno e ousado para a nova linha de embalagens do Elev. Dessa forma, buscamos causar um impacto nas gôndolas e atrair a atenção dos consumidores
Com desenhos abstratos no rótulo frontal e cada sabor sendo personalizado com uma paleta de cores vibrantes, fazendo com que se destaque no ponto de venda. As ilustrações tornam cada lata um item colecionável. A impressão direta no substrato cria contraste entre os elementos gráficos e a embalagem.
A questão do impacto visual dos desenhos com cores vibrantes, personalizando cada um dos sabores com cores marcantes, se juntando as ilustrações com um viés artístico que torna cada lata um item colecionável e para finalizar a experiência, o projeto dispões de tecnologia de realidade aumentada.
O projeto foi todo executado em cima de pensar uma experiência diferenciada para o cliente, criando ilustrações que fossem possíveis de ser animadas através da realidade aumentada. Essa fator permite que o cliente tenha um experiência direta com o produto.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 08/03/2022
Tags: cerveja, artesanal, Ignorus, lata, alumínio
Vencedor: MAD Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Ignorus Cervejaria
Design: MAD Creative
Convertedor: Labelbeer
País: Brasil
A edição limitada da Double IPA Não Me Kahlo da Ignorus Cervejaria, é uma parceria com a Jana Pinho (@beerinfluenza) e um convite à denúncia e enfrentamento da violência contra as mulheres. O desenho do rótulo e ilustração foi inspirado na Frida Kahlo, um grande ícone feminista, que empresta também o seu nome ao produto. Em seu lançamento tivemos atividades em conjunto com ongs, ações de divulgação do Disque Denúncia e o lucro do primeiro lote destinado a ONG Mais Marias.
A embalagem recria, com o rosto de diferentes mulheres, a figura da feminista Frida Kahlo, e representa a luta no combate à violência contra as mulheres. Seu nome e gráfico geram consciência sobre o tema e se tornam um convite à denúncias e entendimento sobre esta luta.
Uma dos principais motivos ao optarmos pelo rótulo sleeve para edição limitada foi sua alta qualidade de impressão e possibilidade de utilizar cores vibrantes com imagens de alta definição. Estes elementos combinados, proporcionaram ao ponto de venda melhoria do impacto e visibilidade da embalagem.
Através da habilidade de contar uma história e da colaboração com Jana Pinho, a embalagem atuou como um agente de mudança, desafiando consumidores a denunciarem e combaterem a violência contra a mulher. Essa iniciativa levou a reflexão sobre o assunto e nos permitiu dar visibilidade a esta luta.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 08/12/2022
Tags: maquiagem, cores, Boticário, Make B, premium
Vencedor: Design In House Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Design In House Grupo Boticário
País: Brasil
A edição anual da paleta multifuncional de Make B, oferecer inovação proposcionando uma make ultrapigmentada com efeitos holográficos e multifacetados, inspirados no diamante. Uma tendência mapeada que desperta o desejo do consumidor em colecionar ou presentear. Além de trazer mais atributos de sustentabilidade para a categoria, nas escolhas cuidadosas dos materiais, a paleta possui uma dimensão adequada que entrega mais praticidade.
Os recursos gráficos combinados com as imagens multifacetadas, em harmonia com as cores, criam os efeitos reluzentes ao movimento, inspirado no diamante. Tradução do luxo e sofisticação, aliado à tecnologia, que geram interesse do cosumidor e reforçam o posicionamento da marca.
O visual sofisticado somado ao formato compacto que proporciona mais de mil possibilidades de make com os 68 produtos, de alta tecnologia, trazendo sombras holográficas e ultrapigmentação, despertam o desejo do consumidor e oferece praticidade no uso.
O sensorial nas multifacetas e o formato compacto que se expande, triplicado o tamanho da embalagem, criam alto valor agregado ao consumidor. O acetato que protege os produtos, ganhou descrições que orientam a localização e a função de cada produto, indicado no Guia da contra capa. Fecho em elástico
Categoria: Higiene e Limpeza Doméstica
Data de lançamento: 01/06/2023
Tags: Homecare, limpeza, cartucho , Unilever, sabão em pó, design
Vencedor: Bendito Design (www.benditodesign.com.br)
Brand owner: Unilever Brasil
Design: Bendito Design
Convertedor: Brasilgráfica / Ibratec
País: Brasil
Em parceria com a Unilever Brasil, criamos uma nova linha de produtos Omo que dá vida à nova estratégia de portfólio da marca que busca atender às diversas necessidades de lavagem. Denominada Omo Expert, tanto a linha quanto a variante ´Branco Absoluto´. E através de um conceito gráfico contemporâneo, único e impactante, a linha foi desenhada para se destacar em comparação à linha core, com o objetivo de expressar sua expertise e incrementalidade.
O conceito gráfico partiu de uma premissa clean e impactante para reforçar o conceito Expert de superioridade tecnológica do produto, trazendo elementos, cores e acabamentos que pudessem também remeter à proposta de valor de cada variante, além do Logo como recurso gráfico bold estourado no layout .
O recurso gráfico adotado na embalagem traz grande impacto visual na gôndola ao formar uma “parede Omo”, chamando atenção do consumidor no ponto de venda. O acabamento em substrato metalizado junto ao visual bold tecnológico trazem apelo sensorial e auxiliam na percepção da atmosfera Expert da marca.
Além da imponência visual no ponto de venda, a conquista do uso do lettering do logo Omo como elemento gráfico bold permite também grande diversidade de adaptações para peças gráficas atrativas e proprietárias, a serem utilizadas em todos os canais da marca.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 12/06/2023
Tags: café, aroma, sabor, Aromo, qualidade, papel
Vencedor: John and Hackmann (www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Aromo Coffee
Design: John and Hackmann
País: Brasil
Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, hoje o Brasil não tem nenhuma marca de café premium ou super premium devidamente reconhecida no mercado internacional. A AROMO foi criada justamente para levar a qualidade, sabor e elegância do café brasileiro para o mundo, e para isso nada mais coerente do que criar embalagens que encantem e transmitam todos esses atributos. Nosso desafio era trazer a tradição unida a uma elegância cheia de brasilidade para este produto.
São embalagens que se destacam amplamente dos concorrentes por sua beleza e formatos não usuais para um café. As caixas foram criadas com inspiração em objetos de luxo, como um perfume ou um bom whisky, para serem compradas ou presenteadas como verdadeiras joias, pensados em cada detalhe.
A qualidade dos materiais escolhidos para as embalagens traz uma sensação tátil muito agradável, assim como as cores escolhidas remetem não só à brasilidade, como também ao refinamento de produtos premium. A experiência do consumidor é de receber uma joia, algo belo e raro.
Cada embalagem tem a quantidade exata de produto para otimizar a experiência do cliente, em sua maioria com porções individuais de café, o que promove uma maior praticidade, aumento do tempo de conservação, e redução do desperdício.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 01/10/2022
Tags: sake, Azuma, Guinjo, vidro, premium
Vencedor: Taba (www.tabahub.com.br)
Brand owner: Kikkoman
Design: Taba
Convertedor: Premier Pack
País: Brasil
Azuma é a principal marca no mercado de sakes no Brasil, com uma longa tradição desde sua fundação em 1934. A nova embalagem de Azuma Guinjo, troxe uma ruptura total. É o produto de maior qualidade na linha e compete com sakes importados do Japão, portanto possui um alto valor agregado. O design deve expressar a excelência dessa bebida. A solução visual buscava uma combinação de tradição e modernidade.
A cor preta, ou kuro, da garrafa desperta diferentes sensações, ela indica nobreza e transmite a elegância e sofisticação da bebida. A solução visual buscava uma combinação de tradição e modernidade. Presente nos trajes de samurais e nos chapéus de sacerdotes para simbolizar a iluminação.
Utilizamos vários recursos gráficos para valorizar o produto: a garrafa recebeu uma pintura fosca, para a marca usamos hot stamping e as demais informações foram impressas em serigrafia. A tampa recebeu um fechamento em papel vegetal preto manipulado individualmente, reforçando a tradição do produto
Azuma tem uma família ampla de sakês e a variedade Guinjo, por ser o produto mais premium, tinha que se destacar da linha. O design deveria expressar o valor agregado inclusive por competir com os importados. Daí usarmos recursos de qualificação da embalagem: garrafa fosca, hot stamping e serigrafia
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 23/05/2023
Tags: maquiagem, repacking, O Boticário, beleza, cosméticos, Eudora
Vencedor: O Boticário (www.boticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Raison Pure
Convertedor: Pochet do Brasil
País: Brasil
O Batom Líquido Eudora Glam Matte Tint continua com 18 horas de duração, mas agora possui ativos de tratamento e nova embalagem. A qual foi desenvolvida com o objetivo de tornar o produto mais icônico para seus consumidores, que o reconhecem pelo formato diferenciado e visual sofisticado. Além dos atributos estéticos, esta embalagem também trouxe otimização para a cadeia produtiva, pois sua decoração em degrade com visor possibilitou a utilização de um único frasco para todos as cores de batom.
A embalagem é composta por formas sinuosas que fazem alusão e contemplam a mulher, fugindo do estereótipo standard utilizado pelo mercado. Enquanto a decoração com pintura degrade preta, que permite a visualização da cor do granel e, o hot stamping dourado referenciam o código de cores da marca Glam
Os principais canais de comercialização de Eudora são a venda direta e o B2B, por isso a pintura em degrade e a janela do cartucho, que possibilitam a visualização das cores do granel, favorecem a diferenciação e a identificação do produto desejado, principalmente quando expostos lado a lado.
Além da pintura em degrade, que possibilita a visualização do granel, o claim 18h em destaque, auxiliam de forma assertiva a decisão de compra do consumidor. Assim como a decoração e os acabamentos sofisticados transmitem o posicionamento da marca, traduzindo em códigos visuais a entrega do produto.
Data de lançamento: 03/06/2022
Tags: modular, e-commerce, bebida, isopor, eps, praticidade, transporte, logística
Vencedor: Termotécnica (www.termotecnica.com.br)
Brand owner: Don Laurindo
Convertedor: Termotécnica
País: Brasil
A embalagem foi desenvolvida em parceria com os produtores de bebidas, testadas e certificadas, conforme as normas ISTA 3A e 6A. Apresenta funções inéditas para o segmento de bebidas, com capacidade para comportar 6 garrafas ou ser fracionada para embalamento avulso de frascos em diferentes modelos e tamanhos. Por ser modular, possibilita reduzir a quantidade de modelos de embalagens. Garante maior proteção para que o consumidor receba sua bebida com integridade nas condições para o consumo.
O design tem múltiplas funções inéditas para o segmento, permite o embalamento individual ou de até 6 garrafas, de vários modelos e tamanhos. Reduz o estoque e a quantidade de modelos de embalagens. Reduz as quebras na cadeia. Seu design estrutural relaciona a forma e a capacidade do material à alta resistência a compressão e absorção de impactos. Características que promovem segurança e garantem a integridade do produto em condições ideais para o consumo, desde o produtor até o consumidor.
O design customizável permite o embalamento avulso ou até 6 frascos de variados modelos e tamanhos. Reduz o estoque e a necessidade de vários modelos de embalagens. Reduz perdas na cadeia logística. Certificada pelas normas ISTA 3A e 6A. Visão integrada com eficiência nos modais de transporte.
A embalagem foi desenvolvida em parceria, contribuindo e respeitando todos os valores da marca, reduzindo em até 5% os desperdícios na cadeia logística das bebidas produzidas. De material 100% reciclável opera a circularidade na prática, desde a concepção de produtos, logística reversa e reciclagem.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/01/2022
Tags: facilidade, save food, redução de desperdício, industrial, cosméticos, personal care
Vencedor: Embaquim (www.embaquim.com.br)
Brand owner: Yamá Professional
Convertedor: Embaquim
País: Brasil
A sobra de produto nas embalagens desafia os consumidores a criarem formas de extrair até a última gota, evitando desperdício. O mesmo desafio existe nas embalagens industriais, onde a perda por unidade pode superar os 10kg de produto (em produtos de alto valor agregado é ainda mais prejudicial à empresa.) Com foco na melhoria contínua do Sistema de 1.000L, nos unimos à IQX e desenvolvemos um bag com escoamento eficiente e diferenciado. Estamos falando das bolsas de 1000L Easy Flow.
A bolsa Easy Flow possui, em sua estrutura, um aditivo oleofóbico que funciona como um repelente ao produto envasado, mitigando a aderência à parede do bag. Sem a necessidade de fazer nenhuma modificação no sistema de desenvase no end user, o aditivo reduziu em 40% o peso do conteúdo residual. Ao final de um ano, a nova embalagem garantiu funcionalidade no escoamento e uma economia de 6.000 Kg de produto, isto considerando apenas uma linha de produção.
O bag é produzido com o aditivo da IQX cuja tecnologia atua na superfície interna da bolsa, criando uma camada iônica que repele o produto durante o envase, mesmo em produtos de alta viscosidade. O aditivo, bem como toda embalagem, é aprovado para contato com alimentos e é 100% atóxico.
Resíduo de produto dentro da embalagem dificultam a reciclagem pós-consumo, além de ser um agente contaminante, o resíduo encarece o transporte até o reciclador. A bolsa Easy Flow é 100% reciclável e otimiza o desempenho da embalagem na etapa de desenvase, minimizando perdas intrínsecas ao processo.
A bolsa Easy Flow possui, em sua estrutura, um aditivo oleofóbico que funciona como um repelente ao produto envasado, mitigando a aderência à parede do bag. Sem a necessidade de fazer nenhuma modificação no sistema de desenvase no end user, o aditivo reduziu em 40% o peso do conteúdo residual. Ao final de um ano, a nova embalagem garantiu funcionalidade no escoamento e uma economia de 6.000 Kg de produto, isto considerando apenas uma linha de produção. O bag é produzido com o aditivo da IQX cuja tecnologia atua na superfície interna da bolsa, criando uma camada iônica que repele o produto durante o envase, mesmo em produtos de alta viscosidade. O aditivo, bem como toda embalagem, é aprovado para contato com alimentos e é 100% atóxico.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 30/07/2022
Tags: alimento, Aurora, praticidade, porcionamento
Vencedor: Aurora Alimentos (www.auroracoop.com.br)
Brand owner: Aurora Alimentos
Design: Narita - Strategy & Design
Convertedor: Videplast / Dow
País: Brasil
A linha Dia-a-dia Suínos da Aurora se destaca por permitir porções pequenas de baixo custo. São embalados individualmente e as alternativas até então disponíveis (como termoencolhiveis barreira) têm processo complexo que utiliza água/energia, não-recicláveis, e geram sobras. A embalagem possui memória elástica aderindo à peça, esticando e retornando à sua dimensão original, semelhante ao saco termoencolhível sem o termoencolhimento, economizando tempo, água/energia e custo 50% mais competitivo.
A tecnologia foi aplicada na matéria-prima e na embalagem.
Estrutura monomaterial polietileno (PE) com elasticidade de até 20% com característica de encolhimento sem temperatura. A embalagem permite que diversos tamanhos de peças sejam embaladas em um único dimensional, evitando estocagem de embalagens com tamanhos diferentes e sem a necessidade de equipamentos, eliminando a necessidade de utilização de energia e água neste processo. O uso da embalagem com ajuste exato ao produto reduz a formação de cristais de gelo durante o congelamento do produto.
É monomaterial, reciclável na cadeia de PE. Sua produção/utilização utiliza menos água/energia vs embalagens tradicionais nesta aplicação, como embalagens termoencolhíveis barreira. Cálculos indicam redução de 72,8% na pegada de carbono vs estrutura convencional, menos 182mil L/ano e 183kWh/ano
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 04/04/2022
Tags: sustentabilidade, personal care, higiene pessoal, Nivea, plástico
Vencedor: Beiersdorf (www.nivea.com.br)
Brand owner: Beiersdorf Nivea
Convertedor: Alpla / Global Moldes
País: Brasil
Em resposta à demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis, a Nivea desenvolveu uma inovação: uma embalagem plástica reduzida em até 50% de material que pode ser enrolada para garantir o consumo do produto até o final. Com foco na naturalidade e sustentabilidade, a Nivea priorizou a qualidade e atratividade visual da embalagem, mantendo a confiabilidade. Apesar dos desafios logísticos, a empresa se empenhou em oferecer uma opção eco-friendly, alinhada ao compromisso de excelência.
O hidratante Nivea Natural e Essencial apresenta uma proposta sustentável por meio de sua embalagem e fórmula. A embalagem, feita com 50% menos plástico e que enrola até o final evitando desperdício, reduz o impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, ela promove a eficiência dos processos de produção e distribuição, protege o produto de contaminações, possibilita o máximo aproveitamento e demanda menos energia em seu preparo. Já sua fórmula vegana, com hidratação profunda de 48 horas e 98% de ingredientes naturais, reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, oferecendo uma opção de cuidado pessoal consciente e responsável. Essa proposta busca contribuir para um futuro mais sustentável, valorizando a proteção animal e a redução do desperdício. O projeto enfrentou a complexibilidade das variações de peso das garrafas, as formulações alternativas, transferência de conhecimento e design focado na usabilidade pelo consumidor. A colaboração entre equipes internas, fornecedores e especialistas foi essencial para superar esses obstáculos.
O hidratante tem como proposta oferecer uma solução que combina eficiência, proteção e sustentabilidade. Com embalagem de 50% menos plástico e enrolável, além de uma fórmula vegana, alta proporção de ingredientes naturais, busca atender às demandas dos consumidores preocupados com o meio ambiente. Idealmente, esta embalagem deveria ser encaminhada para a reciclagem na cadeia do PEAD. O Brasil enfrenta desafios na infraestrutura e conscientização sobre a reciclagem, resultando em descarte inadequado. A Beiersdorf estimula o descarte adequado e engaja os consumidores na consciência ambiental.
A embalagem dispõe de orientação de descarte e utiliza o selo de descarte seletivo. Essa prática demonstra o compromisso da Beiersdorf Nivea com a sustentabilidade e incentiva os consumidores a adotarem práticas corretas de descarte, contribuindo para uma maior conscientização sobre a reciclagem.
A embalagem educa ao apresentar um design inovador, com 50% menos plástico e enrolável, com instruções nos rótulos, incentivando o consumo consciente ao evitar desperdício de produto ao garantir seu uso total. Isto demonstra a importância da redução de resíduos e o impacto positivo destas escolhas.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/08/2022
Tags: sustentabilidade, swift, resíduo, liner
Vencedor: Westrock (www.westrock.com.br)
Brand owner: Swift
Convertedor: Westrock
País: Brasil
A Swift, marca referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, consome anualmente cerca de 450 mil embalagens tampa e fundo de papelão ondulado que eram somente utilizadas para o transporte de produtos das fábricas aos pontos de venda. Com um olhar para a sustentabilidade, a empresa desenvolveu e propôs um modelo de embalagem que pudesse ser reutilizado também para transportar o produto entre o ponto de venda e a casa do cliente, eliminando o uso de sacolas plásticas.
A embalagem conta com uma impressão que utiliza a tecnologia HyGraphics e proporciona alta definição para ilustrar e trazer reconhecimento da marca Swift por onde passa. Ela informa sobre a compensação de carbono associada à embalagem e contém mensagens sobre a chegada do produto no cliente.
O design estrutural é um dos principais diferenciais da solução desenvolvida pela empresa. A tampa inteligente usada no embalamento do produto na fábrica da JBS, possui vincos e picotes engenhosamente inseridos para permitir que com poucas dobras, transforme-se em maleta fechada nas lojas Swift. As novas embalagens agora são reutilizadas para transporte do produto à casa do consumidor que comprou presencialmente e também enviadas àqueles que fizeram sua compra via e-commerce, quando os pedidos são feitos para um endereço próximo às lojas Swift!
A diferenciação da embalagem passa por sua impressão de altíssima qualidade, propiciada por HyGraphics. Essa tecnologia é pioneira no Brasil. Sendo uma pré-impressão no papel, confere melhor ajuste, maior quantidade de cores e elimina falhas, possibilitando aspecto mais premium à embalagem. A tampa, que antes era descartada ao chegar da fábrica nas lojas, agora transforma-se em maleta, e pode ser reutilizável, substituindo sacolas plásticas para transporte de produtos até seu destino. Além disso, ela passa a proporcionar maior lembrança de marca, de forma sustentável e criativa.
A tampa que se transforma em uma caixa de envio com simples montagem, pode ser usada tanto nas vendas por e-commerce quanto nas compras das lojas físicas, promovendo a lembrança da marca por onde passa e a sustentabilidade, dada a redução do uso de sacolas plásticas e estímulo do reuso. Para as lojas Swift, as sacolas, quando substituídas por caixas de papelão ondulado, representam redução de mais de 6 toneladas de plástico por ano, mitigando seu descarte, principal causa da poluição ambiental, ajudando a regenerar o planeta.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 04/05/2022
Tags: vidro, cerveja, premium, Leopoldina, barley wine, sofisticação
Vencedor: Brewine Leopoldina (www.brewineleopoldina.com.br/pt/)
Brand owner: Brewine Leopoldina
Design: UNT Intelligence Design
Convertedor: Gráfica Reúna / LLV Metais / L & L - Embalagens Especiais / Alexandre Sbabo Polli - Neomóvil Decor
País: Brasil
O lançamento de uma cerveja no estilo Barley Wine consolida o diferencial da empresa, que se posiciona como produtora de cervejas artesanais premium e busca a conexão de dois mundos: o da cerveja e o do vinho. O desafio foi traduzir exclusividade e nobreza em uma embalagem sofisticada, utilizando elementos disponíveis no mercado, aliado à escassez de matérias-primas do país naquele momento. Os esforços colaborativos empreendidos junto à cadeia de fornecedores garantiram o sucesso do projeto.
Rótulo em metal com relevos diversos e banho dourado refletindo nobreza e luxo (simulação de brasão e coroa), base em madeira que faz alusão à maturação do produto (passagem por barris de carvalho durante 3 anos). Uma caixa-gloryfier e um certificado com assinaturas do enólogo e do mestre-cervejeiro
Transformamos uma garrafa standard de mercado em um produto icônico, de visual forte e alto posicionamento através de rótulos de metal, uma base em madeira (que traduz os anos de maturação em barris de carvalho) e uma caixa que serve como expositor e proporciona experiência unboxing ao consumidor.
A embalagem é uma ferramenta de impacto mercadológico, uma vez que a marca não possui a abrangência e exposição de marcas já consolidadas. Rótulos em metal, tampa, base em madeira e caixa atingiram um visual que transmite excelência, nobreza e sofisticação e permitiram destaque em vitrines e gôndola
Categoria: Produtos para exportação
Data de lançamento: 08/03/2022
Tags: azeite, lata, aço, Gallo, exportação, internacional, design
Vencedor: Narita Strategy & Design (www.naritadesign.com.br)
Brand owner: Gallo Worldwide
Design: Narita Strategy & Design
Convertedor: Colep Packaging
País: Brasil
Inspirados na cultura, nos ritmos, nas cores e na força da mulher angolana, criamos a edição especial de Gallo, a marca de azeites mais vendida no mundo. Em quatro diferentes versões, as silhuetas femininas ganharam destaque, e as cores vibrantes reforçam os ícones culturais, como padrões gráficos, turbantes, flores e brincos.Desenvolvida especialmente para o mercado de Angola, no Sul da África, essa edição teve o seu lançamento no Dia Internacional da Mulher em uma campanha grandiosa.
São quatro inspiradoras embalagens criadas especialmente para homenagear a cultura, a força e a atitude da nova geração de mulheres angolanas. Seu lançamento se deu no Dia Internacional da Mulher em uma campanha grandiosa envolvendo influenciadoras locais.
Sua tônica visual com predominância dourada enfatiza o valor do produto, o azeite, mas principalmente o valor da mulher angolana, sendo traduzida com exuberância visual.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 24/04/2023
Tags: Aurora, alimentos, praticidade, conveniência, marmita
Vencedor: SEE - Cryovac (www.sealedair.com/br/products/brand/cryovac-brand/)
Brand owner: Aurora Alimentos
Convertedor: SEE - Cryovac
País: Brasil
O mercado de pratos prontos está mudando e pede por soluções mais práticas e convenientes para o consumidor, que mantenham a refeição com sabor e aparência de recém-preparada. No projeto com a Aurora todos esses requisitos são atendidos e ainda alcança muitos outros benefícios. Um produto premium demanda uma embalagem à altura. Com essa inovação a Aurora oferece uma refeição mais saborosa com gostinho de fresca, prática para os consumidores e que destaca-se no PDV com apresentação diferenciada.
Devido o material com barreira ao oxigênio e a tecnologia Skin Packaging, a Aurora alcançou shelf life de 9 meses, três meses a mais quando comparado à embalagem tradicional testada no início do processo de desenvolvimento. Graças a tais atributos é possível reduzir perdas por vencimento, além de eliminar a necessidade de manuseio fora do processo industrial, o que evita o risco de quebras seja por contaminação ou dano à embalagem. Com a imobilização dos alimentos, o prato mantém o excelente sabor e aparência premium, como que recém embalado, evitando danos ao produto que podem prejudicar seu apelo no varejo e induzir o seu descarte. Embalagem reduz perdas por vencimento graças ao filme com barreira e a tecnologia skin packaging. Com isso, alcançamos 9 meses de shelf life (prazo para vencimento); Dispensa o uso de materiais extras de embalagem, a refeição vai da indústria para a mesa do consumidor em um único pacote.
Categoria: Estudantes
Data de lançamento: 30/03/2023
Tags: estudantes, UFRGS, monomaterial, papel
Vencedor: Victória Botti, Henrique Borba, Lauren de Araújo, Manuela Mendes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Porto Alegre)
País: Brasil
Pensado para quem trabalha em modelo híbrido e recebe periféricos das empresas, o LOGIOFFICE, estudo de caso para embalagem para combo de Headset e Webcam da marca Logitech, foi projetado para ser adaptável às demandas dos usuários em todas as etapas do seu ciclo de vida, através de uma construção prática por abas que facilitam a montagem e planificação, além de seguir os padrões de sustentabilidade em constante crescimento no mercado ao utilizar um único material e poucas cores para impressão.
Além de ser 100% feita de material único (Kraft), a embalagem é totalmente encaixada por dobras, abas e cortes, não utilizando cola em nenhum ponto, o que facilita seu armazenamento (através de uma completa planificação), sua montagem (para reutilização) e o prolongamento do seu ciclo de vida.
A embalagem foi pensada com uma abertura marcante e bilateral, a qual atrai o olhar aos produtos internos auxiliada pelo ângulo do berço. Ainda, a remoção desse apoio permite diversas utilidades dele no espaço de trabalho ao mesmo tempo em que a caixa externa pode ser planificada e guardada.
Possui experiência diferenciada com o sistema de abertura e fechamento, além de dimensões modulares e ergonômicas, ideais para armazenamento e empilhamento, e um otimizado espaço interno, ocupado por um suporte angulado que serve de apoio para o encaixe dos produtos tanto dentro quanto fora da caixa A embalagem contendo dois produtos influencia o sistema de duas cores principais, ora indicando informações individuais, ora unindo-se para reforçar a ideia de combo, sempre em contraste com o material do papel. Esta harmonia cromática é fundamental quando o suporte é usado na área de trabalho.
A embalagem foi projetada de maneira a estender seu ciclo de vida graças ao reuso (através do suporte removível), à reciclabilidade (através do material único) e à facilidade de produção, transporte e armazenamento (através da planificação, modularidade, resistência e encaixes por abas).
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 24/04/2023
Tags: Aurora, praticidade, alimentos, conveniência
Vencedor: SEE - Cryovac (www.sealedair.com/br/products/brand/cryovac-brand/)
Brand owner: Aurora Alimentos
Convertedor: SEE - Cryovac
País: Brasil
O mercado de pratos prontos está mudando e pede por soluções mais práticas e convenientes para o consumidor, que mantenham a refeição com sabor e aparência de recém-preparada. No projeto com a Aurora todos esses requisitos são atendidos e ainda alcança muitos outros benefícios. Um produto premium demanda uma embalagem à altura. Com essa inovação a Aurora oferece uma refeição mais saborosa com gostinho de fresca, prática para os consumidores e que destaca-se no PDV com apresentação diferenciada.
Skin Packaging: mantém o alimento imobilizado, evita cristais de gelo, destaca o produto no varejo e preserva incrível sabor e frescor; Self-venting: aquece a refeição por igual e garante a segurança do consumidor, evitando queimaduras por vapor; Sistema abre-fácil e consumo na mesma embalagem.
Tecnologia Self-venting: mantém o vapor concentrado no alimento durante o aquecimento, assegurando que a refeição aqueça por igual e sem superaquecer as bordas da embalagem. Por fim, o sistema elimina todo o vapor concentrado no interior do pacote, o que minimiza os riscos de queimaduras.
Embalagem reduz perdas por vencimento graças ao filme com barreira e a tecnologia skin packaging. Com isso, alcançamos 9 meses de shelf life (prazo para vencimento); Dispensa o uso de materiais extras de embalagem, a refeição vai da indústria para a mesa do consumidor em um único pacote.
Devido o material com barreira ao oxigênio e a tecnologia Skin Packaging, a Aurora alcançou shelf life de 9 meses, três meses a mais quando comparado à embalagem tradicional testada no início do processo de desenvolvimento. Graças a tais atributos é possível reduzir perdas por vencimento, além de eliminar a necessidade de manuseio fora do processo industrial, o que evita o risco de quebras seja por contaminação ou dano à embalagem. Com a imobilização dos alimentos, o prato mantém o excelente sabor e aparência premium, como que recém embalado, evitando danos ao produto que podem prejudicar seu apelo no varejo e induzir o seu descarte.