Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 01/03/2023
Tags: Kopenhagen, Vivara, Páscoa, premium, papel, caixa, rígida
Vencedor: Kawagraf Embalagens (www.kawagraf.com.br)
Brand owner: Kopenhagen
Convertedor: Suzano
País: Brasil
Kopenhagen e Life by Vivara fazem collab para a Páscoa, e o luxo já começa pela caixa. Uma collab incrível que além de ter o chocolate Língua de Gato, que é o queridinho de todos, ainda vem com um berloque exclusivo Life by Vivara de patinha de gato em prata banhada a ouro.
- Impressão + Hot stamping: precisão da aplicação do hot stamping com a arte impressa. - Caixa rígida tipo estojo e display para PDV. - Capa articulada com WAVE Design.
- Caixa rígida tipo Estojo: para o consumidor reutilizar. Não vai para o lixo. - Caixa rígida tipo Display: a loja utiliza como ferramenta de venda no PDV. - Capa articula com WAVE Design: processo 100% automatizado.
- Caixa rígida tipo Display: a loja utiliza como ferramenta de venda no PDV. - Caixa rígida tipo Estojo: para o consumidor reutilizar. Não vai para o lixo. - Caixa rígida tipo Display: a loja utiliza como ferramenta de venda no PDV. - Caixa rígida tipo Estojo: para o consumidor reutilizar. Não vai para o lixo.
- Papelão rígido 100% reciclado. - Papel couche e papel-cartão FSC. - Segunda vida: a caixa não vai para o lixo, pois o consumidor pode usar para outros fins.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 30/01/2023
Tags: temperos, Bombay, pimenta, cartucho, vidro
Vencedor: Laborprint (www.laborprint.com.br)
Brand owner: Bombay Herbs & Spices
Convertedor: Laborprint / Suzano Papel e Celulose
País: Brasil
A marca Bombay nasceu para atender a demanda dos brasileiros por especiarias e pimentas de alta qualidade e a linha Chilli Code é a primeira linha de molhos de pimenta fermentada do pais, contando com 6 variações que acrescentam aroma, cor, textura e sabor na culinária brasileira, satisfazendo os apaixonados por gastronomia e utilizando o poder das embalagens para representar e posicionar a marca como um produto premium.
As embalagens da linha Chilli Code possuem design gráfico elegante, contraste de cores e aplicação de enobrecimentos como hot stamping, verniz UV localizado e laminação bopp fosca, destacando elementos que referenciam as pimentas de cada molho e também indicando o grau de ardência de cada uma delas.
O cartucho é entregue desarmado, facilitando a logística, diminuindo o volume do material e facilitando o estoque das embalagens, além de trazer praticidade para o cliente no processo de manuseio/envase do produto.
A embalagem leva informações específicas do tipo de pimenta, orientando o cliente sobre o grau de ardência de cada uma e facilitando a compra de acordo com o gosto do consumidor. Além disso o design gera conexão entre os amantes de pimentas e a marca, impulsionando a venda para o público-alvo. O design gráfico se uniu aos recursos especiais aplicados na peça como o hot-stamping dourado, verniz UV com reserva e o alto relevo destacando os diferenciais do produto, comunicando suas qualidades e com isso traduzindo a essência e o posicionamento da marca.
As embalagens são produzidas com papel certificado FSC e energia renovável.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 15/05/2023
Tags: plant based, natural one, leite, vegetal, saudável
Vencedor: Plastipak Packaging do Brasil (www.plastipak.com)
Brand owner: Natural One
Convertedor: Natural One
País: Brasil
Utilização de embalagens PET transparente para envase de bebida ´Plant Based´. Trata-se de uma iniciativa pioneira pois tais produtos geralmente são apresentados apenas em embalagens cartonadas.
Permite visualizar o conteúdo da embalagem, demonstrando sua qualidade e melhorando a comunicação com o consumidor.
Traz o mesmo desenho de tampa que já é reconhecido da marca Natural One que permite o consumo em mais de uma ocasião. Sim, utiliza uma solução desenvolvida e testada junto a Natural One de barreiras anti-UV e sequestrante de oxigênio que fazem parte da composição da preforma PET. Isso permite a conservação e o shelf-life desejado do produto.
Esta embalagem permite o consumidor visualizar seu conteúdo. Demonstrando a qualidade do produto final e melhorando a comunicação.
Por ser uma embalagem PET, ela é 100% reciclável. Traz o mesmo desenho de tampa que já é reconhecido da marca Natural One que permite o consumo em mais de uma ocasião. Foi desenvolvida e testada uma solução junto a Natural One com a utilização de barreiras anti-UV e sequestrante de oxigênio que fazem parte da composição da preforma PET. Isso permite maior conservação e o shelf-life desejado do produto.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 07/11/2022
Tags: cerveja, alimínio, garrafa, Bud, Ambev, colecionável
Vencedor: Trivium Packaging (www.triviumpackaging.com)
Brand owner: Ambev
Convertedor: Trivium Packaging
País: Brasil
A Budweiser, cerveja oficial da Copa do Mundo no Catar, apresenta novidades ao mercado. A marca traz de volta à Bud Seleções, garrafas de alumínio de 330 mililitros, em edição especial e limitada. Pela primeira vez produzido no Brasil, o produto colecionável chega cheio de estilo e ´vestido´ com as bandeiras das equipes campeãs mundiais: Brasil, Argentina, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha.
Com o Dry Offset, uma avançada tecnologia de impressão feita diretamente na garrafa de alumínio em até 8 cores, trouxe sofisticação e a eliminação dos rótulos adicionais. Este permitiu explorar detalhes de cada arte e efeitos metalizados, proporcionando engajamento e novas emoções aos consumidores. Com design diferenciado e personalização, as garrafas representam algumas das principais seleções da Copa do Mundo 2022. Trazendo sofisticação, inovação e criatividade através de garrafas colecionáveis produzidas em alumínio com as bandeiras diretamente impressas na embalagem.
Por serem produzidas em alumínio, material mais leve e resistente quando comparado com garrafas tradicionais, facilitando a vendas nos canais digitais e reduzindo as emissões de CO2 no transporte. Como possui impressão direta, evita o uso de rótulos e embalagens secundarias. As garrafas são infinitamente recicláveis e podem ser reciclados várias vezes sem perder a qualidade. Produzidas em liga avançada de alumínio, elas também são leves e resistentes, tornando-as uma ótima opção para qualquer tipo de uso, além de possuir material reciclado em sua composição.
Possui ótimo desempenho tanto para canais tradicionais quando em canais digitais por serem leves e resistente, podendo ser facilmente transportadas. Trazem sofisticação e criatividade, chamando atenção tanto em gondolas quando em marketplaces. A Bud Seleções traz criatividade e inovação para as prateleiras, atendendo as demandas das pessoas e gerando conexões com cada consumidor de forma única, estabelecendo uma relação forte com os fãs da marca e das seleções. E a Copa do Mundo é o palco perfeito para colocar todas as inovações em campo.
Resistencia no transporte e reduz em até 80% o peso quando comparado com garrafas tradicionais, proporcionando impacto positivo na cadeia de suprimentos e redução nas emissões de CO2. É infinitamente reciclável, contém até 10% de PCR e impressão direta, evitando a necessidade de rótulos adicionais.
Data de lançamento: 22/01/2022
Tags: Nivea, sustentabilidade, plástico, inovação, redução, higiene pessoal, personal care
Vencedor: Alpla (www.alpla.com)
Brand owner: Beiersdorf
Convertedor: Global Moldes / Alpla
País: Brasil
Projeto desafiador de uma embalagem ultra light weight de apenas 11,5g e com aplicação do conceito roll out, cuja missão foi atender a duas premissas básicas: diminuir o consumo de plástico em até 50% e o aproveitamento integral do produto envasado, reduzindo o desperdício, melhorando o processo de reciclagem e sanando definitivamente a insatisfação dos consumidores quanto a impossibilidade de usar o produto em sua totalidade.
O formato da embalagem segue o conceito da linha do produto final do cliente, nomeada de “Nívea Natural e Essencial”, apresenta linhas harmoniosas, cor única , tampa integrada ao frasco e rotulagem adesiva delicada, com destaque para a marca Nívea e as informações de maior relevância ao consumidor. Aplicado o conceito roll-out, em embalagem levíssima porém estável no ponto de vendas, com fundo modificado, o que permite o enrolamento do frasco ao final do seu uso, tudo isso com peso de 11,5g.
Sim, a embalagem concatenou inovação e benefício ao ser produzida sob o conceito roll out, ultra leve, permitindo ao consumidor a utilização de todo o conteúdo envasado de maneira prática e simples. Sim, embalagem possui peso levíssimo (ultra light weight) 11,5g e conceito roll-out, sem perder desempenho quando comparada ao frascos semelhantes com peso médio de 21g;
Embalagem delicada, leve e com preço muito competitivo; Com linhas suaves, cor única e painel frontal amplo, estrategicamente utilizado para comunicar ao consumidor sobre os benefícios do produto e o que aquela embalagem proporciona de experiência, benéfica ao cliente e meio ambiente. A embalagem comunica ao consumidor o nosso comprometimento com o consumo integral do produto envasado, respeitando o investimento feito ao comprá-lo, preocupação com o meio ambiente por seu peso reduzido, otimização no processo de reciclagem e reciclabilidade.
Sim, embalagem produzida com apenas 11,5g, o que significa uma redução de 50% no uso de plástico ao ser comparada com similares; Apenas um colorante, além disso, seu conceito roll out, permite que o frasco seja enrolado e descartado ocupando menos espaço físico junto ao demais reciclados.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 29/08/2022
Tags: sustentabilidade, refil, Arbo, alumínio, perfume
Vencedor: Design In House Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Design In House Grupo Boticário / Greco Design
Convertedor: Aptar / Pochet do Brasil / Trivium / Wheaton / Vitro / Box Print
País: Brasil
O novo Arbo, de O Boticário, chega para impulsionar a frente de sustentabilidade em perfumaria. O novo frasco, inspirado numa folha, além de reforçar a essência da marca na reconexão com natureza, traz grandes ganhos nas composições das embalagens e ainda inclui o Refil, inédito, no seu portfólio. Com os insights dos consumidores, foi possível desenvolver um Refil, inovador, que reduz em até 89% da quantidade de resíduos comparado com a compra do produto original, além da vantagem financeira.
O sensorial da floresta traduzido nas embalgens através dos relevos no frasco de vidro e nas imagens estampadas da cartucharia, em harmonia com o estilo minimalista do refil. Além da logo, que se adequou à nova família de fontes sem perder a conexão dos códigos visuais valorizados pelo consumidor. A folha, foi a grande inspiração para este design, que se faz presente na vista do topo, nos relevos sensoriais e nas linhas curvas que resultam em uma pega confortável, que se encaixa na mão, trazendo belos reflexos que permeiam o vidro e o granel. Para o refil, um design minimalista e sustentável.
O formato ergonômico do frasco; terminação em rosca para pemitir refilagem e reuso da embalagem de vidro. O refil, possui um bico que se encaixa no frasco para evitar vazamentos e disperdícios; utiliza um dispositivo inédito que proporciona uma vazão mais rápida e fluida, simplificando a refilagem. Um dispositivo inédito, que possui áreas distintas para a entrada de ar e saída do produto proporcionando maior vazão e fluxo constante, tornando mais rápido e fluído o processo de refilagem. O sistema também reduz efeitos como turbulência, reduzindo respingos e o desperdício.
Os aspectos sensoriais, protagonizados pelos relevos da embalagem primária criam elementos de interesse, tanto na exposição física quanto na digital, e se conecta com imagem da natureza estampada na embalagem da secundária. Em contraponto com o minimalismo do Refil que incentiva o consumo consiente. O formato de folha e os relevos associados à transparência do vidro em contraponto à tampa de cor fechada, tem o equilíbrio e sensação de reconexão com a natureza e os valores da marca. A experiência de refilagem chancela a importância do consumo consciente e viabiliza novos hábitos de uso.
-Cartucho 100% PCR -Frasco em vidro com terminação em rosca permitindo a refilagem -Tampa perfume: inserto PP PCR -Refil em alumínio pureza LIGA M6 - 98,7% -Tampa Refil: PP+gaxeta em borracha. Materiais de fácil desmontagem e alto índice de reciclabilidade Reduz 89% de resíduos versus a recompra.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/04/2023
Tags: infantil, criatividade, lápis, Master, família
Vencedor: Agência Visia (www.agenciavisia.com.br)
Brand owner: Master - Asas à Imaginação
Design: Agência Visia
Convertedor: CSC Indústria Gráfica
País: Brasil
A Master nos procurou para desenvolver seu novo posicionamento, rebranding, identidade visual e comunicação. Sua área de atuação anterior estava bastante atrelada à educação pública, se limitando a licitações. Para o novo momento, o desafio foi encontrar caminhos para posicionar a Master no mercado varejista, abrindo caminho até o consumidor final. As cores primárias e alegres, formas e símbolo foram pensados para transmitir ao público a essência da marca: ´Asas à imaginação´.
A família de produtos se apropriou do ´M´ para formar rostos felizes, algo que comunica com o ambiente digital (emojis) e infantojuvenil (usuário principal). Além disso, utilizamos cores puras (ciano, magenta, amarelo), que representam várias fases do céu, trazendo mais significado às nossas ´asas´.
Poucos players utilizam-se de janelas, para que o consumidor veja o produto real dentro da embalagem. Nesse caso, optamos por utilizá-la na boca das nossas carinhas, sendo útil e divertido em contraste com as cores dos lápis, massinhas, giz etc.
As cores puras e o minimalismo são grandes pontos de destaque. Primeiro, por conseguirmos manter um padrão de tonalidade e produção. Depois, por apresentarmos apenas as informações relevantes e com clareza. E por último, o insight de transformar as caixinhas em personagens.
As cores primárias e alegres, formas e símbolo transmitem de forma lúdica e direta a essência da marca: ´Asas à imaginação´. Ao transformar a maleabilidade do logo em parte fundamental da embalagem, também conseguimos aumentar de forma exponencial a lembrança e fixação da marca de maneira implícita.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 01/09/2022
Tags: press kit, promocional, Rock in Rio, papel cartão, convite
Vencedor: Holográfica (www.holografica.net )
Brand owner: Holográfica
Convertedor: Suzano
País: Brasil
Caixa lançamento Rock In Rio. Caixa toda em papel cartão 350 g, com led, som e pop up de guitarra, laminação anti risco e h gloss plus
Ótimo sistema de som e led duradouro. Impacto na abertura e apelo dos sentidos.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 14/06/2023
Tags: matinais, vegano, papel, crianças, Artefato Design, Grano Square
Vencedor: Artefato Design Studio (www.instagram.com/estudioartefato/)
Brand owner: GranoSquare
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Gráfica Cometa
País: Brasil
O desafio era criar produtos que de fato educassem com as crianças sobre a alimentação saudável. Criamos 3 animais para nos ajudar a contar essa história, mas não quaisquer animais: como a GranoSquare é uma marca vegana, escolhemos 3 animais herbívoros (que possuem dietas compostas sobretudo de plantas) e que ao mesmo tempo são grandes e fortes. Assim nasceram Hila, o gorila; Dante, o elefante; e Tammo, o hipopótamo, que vieram auxiliar os pequenos a entenderem como a boa comida nos fortalece.
Em vários momentos a forma geométrica do quadrado se faz presente, inspiração vinda do nome da marca mãe, Grano´Square´. Temos essa figura presente tanto no formato da caixa (16x16cm), quanto nos personagens: as silhuetas deles foram todas pensadas a partir de quadrados e retângulos.
As cores se destacam no pdv: além do fundo preto (cor institucional da marca) ser incomum nas prateleiras focadas em um público infanto-juvenil, utilizamos cores surrealistas para os animais: um hipopótamo roxo com verde, um gorila azul... trazendo diversão e quebras de expectativas ao design.
Buscamos nos comunicar as crianças e seus responsáveis: contendo em si a ludicidade através de um jogo que estimula os 5 sentidos enquanto ela se delicia com a granola (on e offline); fornecendo aos pais uma base de informações técnicas sobre os benefícios do produto para uma alimentação balanceada.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 26/04/2023
Tags: açaí, bebida, Raízes, amazônia, Libra, design
Vencedor: Libra Branding (www.libranding.com)
Brand owner: Raízes do Açaí
Design: Libra
Convertedor: Artvac
País: Brasil
Da Ilha de Ipanema em Afuá/PA, no Arquipélago do Marajó, nasce uma inovação do reaproveitamento de um dos frutos mais desejados do mundo. Os caroços do açaí despolpados, moídos e torrados geram um produto sustentável com os mesmos benefícios nutritivos do fruto: proteínas, fibras, vitaminas e antioxidantes. Resolve um problema ambiental que gera toneladas de resíduos em uma nova oportunidade de renda na Amazônia. Uma bebida com enfoque na origem e identidade territorial e cultura local.
Evidenciamos o modo de vida ribeirinho da casa de palafitas, com uma touceira de açaízeiros ao fundo e sobre as ondas estilizadas como grafismo marajoara. Apresentamos a biodiversidade em fauna e flora característicos da região. O padrão cromático remete à origem, energia e modernidade do produto.
O padrão cromático e a mancha gráfica criam identificação e diferenciação importantes associados tanto à matéria-prima - o roxo do açaí - quanto à modernidade e energia que caracterizam este produto inovador, evidenciados com o laranja vibrante.
Inovador no segmento de bebidas quentes, destacamos no painel frontal a frase ´Nem café, nem chá. A nova bebida da Amazônia´. Os elementos visuais reforçam sua origem territorial e autenticidade, transmitindo essência e originalidade com a construção gráfica - e não com imagem do produto em si.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/06/2023
Tags: cerveja, artesanal, inteligência artificial, lata, alumínio, Maralto
Vencedor: Empathy (www.empathy.com.br)
Brand owner: Cervejaria Maralto
Design: Empathy Company
Convertedor: LabelBeer
País: Brasil
Lançamento de uma linha de cervejas artesanais com a marca Maralto. Com total liberdade e confiança do cliente, buscamos inovar no tema e no processo criativo para desenvolvimento das latas. O veleiro ao pôr do sol, não imagina o que as profundezas do mar escondem. O grande desafio foi criar histórias e ilustrações utilizando AI como ferramenta de experimentação. O resultado foi um universo sombrio e intrigante, interativo, superando todas as expectativas.
O painel de cada lata foi criado como se fosse um poster de um filme de aventura. A marca, seres místicos, temas envolventes, a variante em evidência, as cores reforçando esta diferenciação. E lado a lado, todos os produtos apresentam uma continuidade. As ondas se encontram formando um grande oceano
Um conjunto impactante. As cervejas artesanais normalmente são muito coloridas e poluídas. A linha Maralto possui uma presença grande de branco e as ilustrações são monocromáticas, se isolando deste universo colorido e se destacando diante das demais. O sol é o ponto focal e conduz o olhar à marca.
São pura experiência e inovação. Desde a produção do conteúdo e imagens através de Inteligência Artificial, até a interação que as embalagens oferecem com a continuidade das histórias nas redes sociais, através de um QR Code. E sendo edições limitadas, novas histórias virão.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 24/04/2023
Tags: maquiagem, paleta de cores, Boticário
Vencedor: MAD Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário - Quem Disse Berenice?
Design: MAD Creative
País: Brasil
A Palette Plural reflete estabilidade, serenidade e escapismo digital - tópicos relevantes em tempos desafiadores para a saúde mental pós pandemia. Inspirada na cor Digital Lavender, eleita como a cor do ano 2023, transmite uma sensação acolhedora e reconfortante. Sua embalagem é enriquecida com acabamentos criteriosamente selecionados, como alto relevo e efeito metalizado, conferindo uma abordagem moderna e contemporânea através de uma composição all type que expressa a personalidade da marca.
Com abordagem contemporânea, combina diferentes acabamentos conferindo sofisticação à embalagem. O design marcante equilibra a composição all type moderna e uma paleta de cores inspiradora, refletindo a personalidade da marca QDB? e a proposta de atender mulheres reais e suas personalidades diversas
A troca da embalagem primária de polímero para cartonado auxilia na redução do consumo plástico e no processo de reciclagem. As cores vibrantes e a combinação dos acabamentos escolhidos trazem uma diferenciação marcante na gôndola, despertando o desejo no consumidor e destacando-se visualmente.
Plural transmite a proposta de liberdade de expressão e criatividade; linguagem da marca QDB?. O visual único da embalagem, aliado à clareza das informações, permite uma experiência agradável ao consumidor e convida as mulheres reais a se permitir, celebrando suas individualidades e autoexpressão.
Categoria: Bricolagem
Data de lançamento: 20/02/2023
Tags: bricolagem, tinta, home care, Leinertex, aço, lata
Vencedor: Pande (www.pande.com.br)
Brand owner: Leinertex
Design: Pande
Convertedor: Brasilata / Bomix / Real Plastic / CMP
País: Brasil
Alinhado ao projeto de expansão da marca, redesenhamos as linhas de embalagens a partir de um plano estratégico reposicionando e modernizando os equities de Leinertex a fim de fortalecer sua identidade. A partir de pesquisas de campo e entrevistas, compreendemos e expressamos os principais atributos da marca, as tendências da categoria e as expectativas do público-alvo. Como resultado, sintetizamos uma linguagem mais próxima às linhas premium para gerar maior conexão emocional com o consumidor.
Revisão cromática para um azul mais vibrante; redesenho do logotipo; criação do símbolo (patern multifuncional como elemento de comunicação da marca); e estrutura modular que hierarquiza as informações destacando os dados e facilitando a identificação das mais de 20 linhas dessa família de produtos.
Destacamos a variedade cromática no conjunto das linhas que causa um impacto positivo no PDV sem subtrair a identidade proprietária da marca. Os elementos foram dispostos nas embalagens garantindo mais sofisticação e aludindo aos produtos premium. O resultado visual é atrativo, alegre e próximo.
A praticidade na hierarquia das informações é o ponto forte. A estrutura modular destaca e comunica os principais atributos de cada produto de forma clara e objetiva, através dos claims e da reorganização dos campos informativos. Nesse sentido, a clareza atua a serviço da rápida decisão de compra.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 01/07/2022
Tags: energético, Fruki, lata, alumínio, redesign
Vencedor: John and Hackmann (www.johnandhackmann.com)
Brand owner: Fruki Bebidas
Design: John and Hackmann
Convertedor: Crown Embalagens / Printeip Indústria Gráfica / America Tampas
País: Brasil
A Fruki, líder em marketshare de Guaranás no estado do Rio Grande do Sul, possui em seu portfólio de produtos o Energético Elev. No entanto, o produto estava passando despercebido nas gôndolas devido à concorrência acirrada e agressiva dos energéticos de várias marcas. Com o objetivo de inovar a apresentação do produto, optou-se por um aspecto visual moderno e ousado para a nova linha de embalagens do Elev. Dessa forma, buscamos causar um impacto nas gôndolas e atrair a atenção dos consumidores.
Com desenhos abstratos no rótulo frontal e cada sabor sendo personalizado com uma paleta de cores vibrantes, fazendo com que se destaque no ponto de venda. As ilustrações tornam cada lata um item colecionável. A impressão direta no substrato cria contraste entre os elementos gráficos e a embalagem.
A questão do impacto visual dos desenhos com cores vibrantes, personalizando cada um dos sabores com cores marcantes, se juntando as ilustrações com um viés artístico que torna cada lata um item colecionável e para finalizar a experiência, o projeto dispões de tecnologia de realidade aumentada.
O projeto foi todo executado em cima de pensar uma experiência diferenciada para o cliente, criando ilustrações que fossem possíveis de ser animadas através da realidade aumentada. Essa fator permite que o cliente tenha um experiência direta com o produto.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 03/01/2022
Tags: maquiagem, cosméticos, Boticário, Vult, família
Vencedor: MAD Creative (www.madcreative.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário - Vult
Design: MAD Creative
Convertedor: Weener
País: Brasil
VULT é a marca líder em maquiagem no varejo não proprietário, com a maior presença de pontos de venda no Brasil. Para consolidar seu posicionamento no mercado realizamos o redesign da suas embalagens. O desafio foi torná-las mais modernas, mantendo a identidade de qualidade e custo-benefício, e satisfazendo as expectativas das consumidoras de classe B e C. Nossa proposta para marca trendsetter foi desenvolvida para valorizar o orgulho das mulheres que usam VULT.
VULT é uma marca que fala sobre orgulho de ser quem se é. Por isso, no desenvolvimento das embalagens valorizamos textos, grandes áreas de informação e destaque para os nomes dos produtos. Elencamos uma nova paleta de cores para embalagens primárias e cartuchos que valorizam os produtos no PDV.
As novas embalagens de VULT impulsionaram a performance da marca nos PDVs por meio de maior visibilidade e identificação de cores e tipografias. Além disso, elevou a percepção das consumidoras e fortaleceu as parcerias com influenciadores de beleza, ampliando a relevância da marca no mercado.
VULT é conhecida por ser a marca mais acessível, inclusiva e democrática de maquiagens. As novas embalagens foram planejadas para se comunicarem de maneira próxima e reforçar o orgulho em todas as mulheres, mostrando que todas são belas e merecem se sentir bem consigo mesmas.
Data de lançamento: 01/06/2022
Tags: higiene pessoal, personal care, plástico, Simple Organic
Vencedor: Incom Packing (www.incom.com.br)
Brand owner: Simple Organic
Convertedor: Incom Packing
País: Brasil
Para sua nova linha de skincare com proteção Solar, a Simple Organic tinha o desafio de desenvolver embalagens cujo formato entregasse uma experiência e gestual diferenciados para o consumidor. Além disso, seguindo os princípios da marca, era desejo que a inovação de embalagem oferecida endereçasse critérios de sustentabilidade por meio da redução de plástico virgem e possibilidade de refilagem posterior. Tudo isso deveria ser obtido sem prejuízo à identidade visual criada para os produtos.
A embalagem do body spray bifásico oferece um design compacto para uma volumetria de 100ml, otimizando questões de transporte, espaço em gôndola e aplicação do consumidor. Além disso, o conceito da embalagem, que conta com um sistema de dispensador e travamento do tipo on-off, favorece o uso e transporte pelo consumidor. Além de estar pronto para uma refilagem simples e intuitiva.
Como inovação destacamos o formato de conta-gotas botão do skin-drops. Diferente de conta-gotas tradicionais que contam apenas com um bulbo de borracha, essa embalagem ofereceu um design inovador. Outro diferencial foi a pintura fosca nos frascos de PET, agregando valor para as embalagens e linha.
Ambas as embalagens foram elaboradas com mais de 60% de conteúdo PCR obtido por meio de reciclagem mecânica (PP e PET). Adicionalmente, as embalagens por serem rosqueadas estão preparadas para serem facilmente refiláveis em uma etapa sequencial se assim a marca desejar.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 22/09/2022
Tags: Batom, Make B., refil, Boticário, beleza, cosméticos, sustentabilidade
Vencedor: Silgan Dispensing Jundiaí (www.silgandispensing.com)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Sweety & Co.
Convertedor: Silgan Dispensing
País: Brasil
A nova embalagem do batom bala de Make B. alia sofisticação, inovação e sustentabilidade. Ela traz para o mercado uma nova proposta de comunicação e experiência do usuário com o produto. Seu mecanismo interno “push to open” possibilita um novo gestual de abertura do batom, diferenciando-o dos demais da categoria. Outro chamariz do lançamento é o conceito de Refil, novidade para o mercado nacional e traz consigo uma mudança cultural na forma do consumidor se relacionar com esse cosmético.
A embalagem trouxe como novidade ao mercado nacional a possibilidade de refilagem para batons, conceito ainda pouco explorado por essa categoria de maquiagem. Um desafio foi criar um sistema que acoplasse o mecanismo interno do batom de forma robusta o suficiente para suportar o transporte e o uso durante a vida útil do produto, mas que fosse simples de se remover para que o usuário conseguisse fazer a refilagem do conteúdo de forma prática e segura.
Para criar o conceito de abertura por click, foi desenvolvido um sistema interno na tampa do batom denominado “push to open”. Poucos componentes fazem com que a tampa abra e feche ao ser empurrada contra a base do batom. O gestual inovador traz uma nova experiência do usuário com o produto.
A nova embalagem possibilita a refilagem de seu conteúdo, indo de encontro com um dos pilares da sustentabilidade. Quando comparado o peso da embalagem primária versus refil, a redução mássica é de 71%, o que, segundo o brand owner, pode gerar uma redução de cerca de 3 ton/ano de resíduos.
Categoria: Bricolagem
Data de lançamento: 27/03/2023
Tags: tecnologia, inovação, Gerdau, Grafeno, prego, plástico
Vencedor: Gerdau Graphene (www.gerdaugraphene.com/pt.html)
Brand owner: Gerdau
Convertedor: Lema Embalagem / Ruplast
País: Brasil
No final de 2022, nos unimos a Gerdau para melhorar a resistência à perfuração das embalagens de prego utilizando o Poly-G, o primeiro masterbatch de grafeno disponível em escala industrial. A Gerdau tinha um problema de perfuração dos pregos nas embalagens no momento do envase. Com a aplicação de 1% do Poly-G, notamos redução na espessura das embalagens, de peso, no consumo de resina por ano, nas perdas de embalagem por perfuração e de custo.
A tecnologia foi aplicada na matéria-prima e na embalagem.
Nas usinas onde são fabricados os pregos foram obtidos ganhos de propriedades mecânicas das embalagens, possibilitando redução de espessura de 25% das embalagens (de 80 para 60 micras), redução de 40% nas perdas das embalagens por perfuração (aumento da resistência a perfuração com uma embalagem 25% mais leve), redução de 72 tons no consumo de resina por ano, e redução de custo de R$ 450.000,00/ano (9,8%). O ciclo de envase dos pregos teve ganho de 7% de eficiência.
O Poly-G cumpre a meta de redução de resíduos plásticos e aumento da reutilização e reciclagem de materiais plásticos (UNEP) e ODS da ONU. Menos matéria-prima para produção e melhora de propriedade mecânica do produto significa que o produto pode ser reutilizado mais e reciclado com mais facilidade.
Categoria: Sustentabilidade
Data de lançamento: 29/08/2022
Tags: sustentabilidade, refil, alumínio, perfume, Boticário, Arbo
Vencedor: Design In House Grupo Boticário / Trivium Packaging (www.grupoboticario.com.br / www.triviumpackaging.com)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Design In House Grupo Boticário / Greco Design
Convertedor: Aptar / Pochet do Brasil / Trivium / Wheaton / Vitro / Box Print
País: Brasil
O novo Arbo, de O Boticário, chega para impulsionar a frente de sustentabilidade em perfumaria. O novo frasco, inspirado numa folha, além de reforçar a essência da marca na reconexão com natureza, traz grandes ganhos nas composições das embalagens e ainda inclui o Refil, inédito, no seu portfólio. Com os insigths dos consumidores, foi possível desenvolver este Refil, inovador, que reduz em até 89% da quantidade de resíduos comparado com a compra do produto original, além da vantagem financeira.
O reuso do frasco, através da refilagem, evita a recompra e o descarte de toneladas de embalagens, reduzindo em até 89% a quantidade de resíduos em comparação à compra do produto original. Além disso, ao utilizarmos um frasco mais compacto e leve (Alumínio LIGA M6 - 98,7%), para o refil, temos também um ganho na quantidade de unidades por caixas transportadas na distribuição (Design To Logistic) contribuindo com a redução de carbono nesta etapa. Outra vantagem do refil, é ser de uma matéria prima com grande valor na cadeia de reciclagem, em todas as regiões do país, que já atingiu 99% no Brasil. E ainda tem uma vantagem financeira de 20% para o consumidor. Ele possui um bico que se encaixa no frasco, evitando vazamentos e disperdícios, contribuindo com a praticidade na refilagem em casa. O novo frasco precisava ser refilável; substituir o Surkyn da tampa; reduzir o peso do conjunto e evoluir com os códigos visuais da marca. Já o Refil, precisava ser de um material mais leve, com alto índice de reciclabilidade e que com redução significativa no custo final para incentivar o reuso.
O novo Arbo, chega para impulsionar a sustentabilidade, trazendo a refilagem para a perfumaria de O Boticario. Estimula os consumidores a criarem o senso da coletividade na preservação do meio ambiente e reforça o compromisso do Grupo Boticário em solucionar 150% dos resíduos gerados até 2030. Após o uso, o frasco de vidro pode ser reutilizado inúmeras vezes, evitando o descarte. O refil, de alumínio, gera grande interesse na cadeia da reciclagem, em todas as regiões do país, por seu alto valor no mercado, contribuindo com a cadeia de reciclagem do alumínio, que já atingiu 99% no Brasil.
Todas as embalagens possuem as orietações de descarte e de como o consumidor faz para refilar o seu perfume em casa.
O produto original traz na lateral do seu cartucho um infográfico mostrando como é fácil usar a refilagem, incentivando o reúso.
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 03/06/2022
Tags: conveniência, praticidade, vinho, bebidas, alcoólicas, e-commerce, logística
Vencedor: Termotécnica (www.termotecnica.com.br)
Brand owner: Don Laurindo
Convertedor: Termotécnica
País: Brasil
Embalagem para garrafas que atendem as exigências técnicas nas transações de mercado via E-commerce. O design tem múltiplas funções que são inéditas para o segmento, permite o embalamento individual ou em conjunto, até 6 garrafas, de vários modelos e tamanhos. Reduz o estoque e a necessidade de vários modelos de embalagens. Reduz as quebras na cadeia. Permite que o consumidor receba sua bebida com integridade nas condições para o consumo.
Muito resistente e com design exclusivo para atender o mercado de bebidas, a embalagem produzida em EPS e 100% reciclável é composta por berços que comportam diversos modelos de garrafas. A estrutura modular permite embalar de 1 a 6 frascos e mantém a integridade do produto em toda cadeia logística.
O design customizado permite embalamento individual ou de até 6 garrafas, de vários modelos e tamanhos. Reduz o estoque e a quantidade de modelos de embalagens. Diminui a perda de produtos na cadeia, certificada pelas normas ISTA 3A e 6A. Visão integrada com eficiência nos modais de transporte. Criada em parceria com produtores de bebidas, possui estrutura resistente que reduziu em até 5% os desperdícios na cadeia logística das bebidas produzidas. O design modular permite a redução do estoque de embalagens. Adequada para transportes rodoviário e aéreo, Certificada pelas normas ISTA 3A e 6A
Embalagem desenvolvida com múltiplas funções, seu design estrutural relaciona a forma e a capacidade do material à alta resistência a compressão e absorção de impactos. Características que promovem segurança e garantem a integridade do produto na cadeia logística desde o produtor até o consumidor. O material possui características que garantem integridade do produto desde o produtor até o consumidor, protegendo o conteúdo e entregando o item assim como enviado. 100% reciclável, promove a circularidade na prática, agregando valor por meio da abordagem sobre sustentabilidade e logística reversa
O design personalizável permite o embalamento avulso ou até 6 frascos de variados modelos e tamanhos. Reduz o estoque e a necessidade de vários modelos de embalagens. Reduz perdas na cadeia logística. Certificada pelas normas ISTA 3A e 6A. Visão integrada com eficiência nos modais de transporte. A embalagem foi desenvolvida em parceria, contribuindo e respeitando todos os valores da marca, reduzindo em até 5% os desperdícios na cadeia logística das bebidas produzidas. De material 100% reciclável opera a circularidade na prática, desde a concepção de produtos, logística reversa e reciclagem
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 06/12/2022
Tags: Bebida, alcoólica, vodka, drinks, Pernod Ricard
Vencedor: Orlando Facioli Design (www.orlandofacioli.com.br)
Brand owner: Pernod Ricard
Design: Orlando Facioli Design
Convertedor: CN Acrilycs / HH Global
País: Brasil
O desafio foi criar e viabilizar uma embalagem especial para o canal off trade que estivesse conectada com a experiência da marca de forma criativa e inovadora, credenciais de marca de Absolut Vodka, líder na categoria de vodkas premium. Era determinante também que a embalagem pudesse se transformar em utilitário, evitando o descarte.
Destaques vão para o design e a funcionabilidade. Depois de aberta a base da embalagem se transforma em balde de gelo e a tampa se transforma em porta insumos. Além disso o projeto entrega elegância e criatividade tanto do ponto de vista estrutural como gráfico de forma diferenciada e inédita.
A criatividade pode ser vista em vários pontos: 1) Solução funcional de reutilização como balde de gelo e porta insumos 2) Embalagem desenhada no formato icônico da garrafa de Absolut Vodka, reafirmando o branding da marca 3) Elegância no design estrutural, a garrafa parece flutuar no centro.
O objetivo foi entregar uma experiência completa de marca no mesmo item. Junto com a embalagem o consumidor recebe um elaborado folheto com receitas de drinks fáceis de fazer em casa e atributos do produto, desta forma o consumidor conhece a marca e vivencia e produto de forma divertida em casa.
A embalagem foi pensada para re-úso. Desta forma acreditamos contribuir para menos descarte e mais sustentabilidade.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 23/04/2023
Tags: exportação, praticidade, logística, Bauducco, otimização, paletização
Vencedor: Irani (www.irani.com.br)
Brand owner: Pandurata Alimentos
Convertedor: Irani Papel e Embalagem
País: Brasil
O cliente Bauducco possuía o desafio de ampliar as vendas exportando um de seus principais produtos, os panettones. Com isso, existia um desafio de como transportar 06 unidades de 908g (total equivalente a 6kg), em uma única embalagem estruturalmente segura e resistente, com otimização de paletização, transporte seguro e com conceito e design que contempla a apresentação dos produtos e a interação com os seus clientes. 4 meses de dedicação, 10 pessoas envolvidas e mais de 20 testes realizados.
Diferencial no conceito Shelf Ready Packaging onde o produto tem origem na Bauducco direto p/ o ponto de venda nos destinos de exportação. A eng. de embalagem torna a solução ainda mais qualificada e otimizada com ocupação máx. por palete (95%). Embalagem funcional p/ longa distância e com design.
• Design inovador com alta qualidade de impressão • Garantia da integridade do produto • Sustentabilidade (reciclável, matéria-prima reciclada e múltiplo uso) • Otimização de espaços no transporte através de paletização segura mesmo com mais produtos e estocagem • Atendimento requisitos destino
Categoria: Save Food
Data de lançamento: 01/01/2022
Tags: Save food, industrial, personal care, Yamá, big bag
Vencedor: Embaquim (www.embaquim.com.br)
Brand owner: Yamá Professional
Convertedor: Embaquim
País: Brasil
A sobra de produto nas embalagens desafia os consumidores a criarem formas de extrair até a última gota, evitando desperdício. O mesmo desafio existe nas embalagens industriais, onde a perda por unidade pode superar os 10kg de produto (em produtos de alto valor agregado é ainda mais prejudicial à empresa.) Com foco na melhoria contínua do Sistema de 1.000L, nos unimos à IQX e desenvolvemos um bag com escoamento eficiente e diferenciado. Estamos falando das bolsas de 1000L Easy Flow.
A bolsa Easy Flow possui, em sua estrutura, um aditivo oleofóbico que funciona como um repelente ao produto envasado, mitigando a aderência à parede do bag. Sem a necessidade de fazer nenhuma modificação no sistema de desenvase no end user, o aditivo reduziu em 40% o peso do conteúdo residual. Ao final de um ano, a nova embalagem garantiu funcionalidade no escoamento e uma economia de 6.000 Kg de produto, isto considerando apenas uma linha de produção. O bag é produzido com o aditivo da IQX cuja tecnologia atua na superfície interna da bolsa, criando uma camada iônica que repele o produto durante o envase, mesmo em produtos de alta viscosidade. O aditivo, bem como toda embalagem, é aprovado para contato com alimentos e é 100% atóxico. Resíduo de produto dentro da embalagem dificultam a reciclagem pós-consumo, além de ser um agente contaminante, o resíduo encarece o transporte até o reciclador. A bolsa Easy Flow é 100% reciclável e otimiza o desempenho da embalagem na etapa de desenvase, minimizando perdas intrínsecas ao processo.
Categoria: Estudantes
Data de lançamento: 07/12/2022
Tags: compostável, orgânico, suco, origami, bambu, PUC-Rio
Vencedor: Tiago Vilela (PUC Rio / Rio de Janeiro-RJ)
País: Brasil
Ao perceber que a categoria de sucos integrais boa parte das embalagens são de plástico de uso único, o projeto nasce na intenção de propor a utilização de materiais compostáveis que podem ser despejados após o consumo em lixos domésticos ou em composteiras a fim de diminuir o volume de lixo presentes em aterros sanitários a longo prazo. Sua inovação está no uso do papel de fibra de bambu e do coating de amido de milho no formato de caixas de suco.
A principal inovação presente na minha embalagem está em seu formato. No momento que se segura e aperta suas laterais faz com que seus vincos estruturem um bocal proporcionando a não utilização de canudos tanto de plástico quanto de papel que se fazem tão presentes em embalagens cartonadas.
Não, a embalagem mantém as mesmas tecnologias utilizadas na fabricação de embalagens com papel cartonado, porém utilizando materiais diferentes mas já conhecidos entre outros produtos. A criatividade dessa embalagem está em sua nova forma de consumir bebidas por meio do formato da embalagem proporcione ao usuário a experiência de consumir suas bebidas de uma única vez sem o uso de canudos e ao final podendo descartar em lixos orgânicos sabendo que seu impacto ambiental será mínimo.
O formato da embalagem permite ser enviado planificado para envase na hora ao consumidor fazendo caber mais embalagens dentro das caixas de transporte. Sua ergonomia tem uma pega segura para o consumidor e intuitiva para abrir e fechar a embalagem por conta da lingueta que cobre o bocal da embalagem A beleza da embalagem está na interação consumidor x produto, pois no momento que conhece o material e sua interação com o meio ambiente permite entende a necessidade de existir tal produto e proporciona a ele ter um maior conhecimento de seu impacto na cadeia de valor da embalagem assim como outras.
Sim, o projeto pode ser exequível tecnicamente pois se assemelha ao mesmo processo de fabricação das embalagens de papel cartonado e financeiramente os materiais já são usados em outros tipos de embalagem comprovando assim a sua possibilidade de utilização em larga escala e barateamento do material. Sim, pois por serem feitas de materiais biodegradáveis como é o caso do papel de fibra de bambu e da laminação de amido de milho fazem com que ao final da cadeia de valor sejam despejados em lixos domésticos e depois destinados a aterros sanitários das cidades sem que danifiquem os solos desse local.