Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 31/03/2024
Tags: Páscoa, chocolate, presente, luxo, amazônia
Vencedor: Dengo (https://www.dengo.com.br/)
Brand owner: Dengo Chocolates
Design: Dengo Chocolates - Interno
Convertedor: Formags Gráfica e editora Ltda
País: Brasil
O Grande desafio desse projeto se deu em relação a alta complexidade do produto, por ser um ovo moldado em forma do fruto de cacau, com uma casca finíssima e pintura manual, além de em seu interior conter amêndoas de cacau caramelizada. O nosso objetivo era trazer o encantamento, a surpresa e a experiência ao cliente ao abrir a embalagem, apresentando o cacau como uma verdadeira joia.
Uma embalagem em caixa rígida minimalista com cor predominante chapada em verde (pantone 3302C) e detalhes em alto relevo, além de conter na cinta, na marca Dengo e no selo ´Por um mundo mais Dengo´ acabamento em Hot stamping dourado, trazendo toda a sofisticação que a embalagem merece. A embalagem foi projetada exclusivamente para o tamanho do Ovo Cacau Amazônia, com o berço desenvolvido para acomodar o produto, e fechamento perfeito da caixa rígida para que não haja qualquer movimentação e avaria do produto durante o transporte.
A embalagem foi projetada de forma que ao ser aberta traga encantamento, graças ao mecanismo no centro da caixa, de elevar o produto, deixando-o em evidência.
Trata-se de embalagem com uma experiência incrível na abertura e presenteável, pela proposta de ser uma caixa rígida e com design sofisticado. Ela pode ser facilmente exposta aberta a fim de junto com o Ovo Cacau Amazônia trazer uma combinação única, despertando assim Appetite appeal ao consumidor. Proposta de embalagem altamente presenteável, por ser uma caixa rígida com uma experiência incrível na abertura, além de conter alto relevo e laminação fosca anti-risco. Na cinta acabamento em Hot stamping dourado em alguns elementos do layout trazendo sofisticação de forma minimalista.
Sim. A embalagem é produzida de material celulósico e que contém laminação para que seja possível o contato direto com o chocolate. A Laminação (BOPP) corresponde a 2,3% da embalagem, o que não interfere no processo de reciclagem.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 27/07/2023
Tags: matinais, refechamento , ziper, bisnaguinha, Grupo Bimbo
Vencedor: Bimbo do Brasil (https://www.bimbobrasil.com.br/)
Brand owner: Bimbo do Brasil
Design: Bimbo do Brasil
Convertedor: Zaraplast
País: Brasil
A marca Artesano foi a grande pioneira no desenvolvimento do segmento de pão artesanal no mercado brasileiro, oferecendo um pão diferente de tudo o que o mercado ofertava na época. Rapidamente conquistou os consumidores com sua proposta inovadora e desde a sua chegada, é líder de mercado. A entrada da marca na categoria de Bisnaga, além de ser uma oportunidade também foi um desafio, ofertando um produto de alto valor para o público adulto, quebrando a inércia que bisnaga é coisa de criança.
Se baseando na identidade visual da marca e se destacar no ponto de venda são utilizados elementos gráficos em filme BOPP mate: Uma cor para cada sabor, appetite appeal tanto no front/back reforçando o consumo e elementos intuitivos para abertura abre e fecha fácil da embalagem.
A embalagem possui um zíper aplicado na parte superior para abertura e fechamento fácil. Um modelo inovador para a categoria de bisnaga, onde todas as marcas trabalham com embalagem flow pack. Além de ser atrativo para o consumidor pela facilidade, preserva também a qualidade do produto. O diferencial está na solução inovadora do fornecimento do filme já convertido (impresso) em bobina e com zíper pré-aplicado, e que pode ser utilizado nos equipamentos de empacotamento já existentes. A embalagem também conta com um “pré corte” que facilita a abertura e acesso ao zíper.
Os diferenciais utilizados são a estrutura de filme com atributo de janela transparente para visualização do produto, abertura e fechamento por zíper e o design com elementos proprietários da marca Artesano, aumentando o valor percebido e encantando os consumidores. A embalagem traz elementos gráficos que sinalizam o sistema inovador de abre e fecha. Eles são: um box na parte da frente evidenciando o diferencial da embalagem e o ganho para o consumidor (maciez por mais tempo) e outro é o destaque na parte superior ilustrando por onde se deve abrir/fechar.
O sistema inovador de fácil abertura e refechamento também contribui com o aspecto da sustentabilidade do planeta, uma vez que preserva melhor o produto após abertura, reduzindo desperdício do produto por deterioração. O zíper é produzido em PE, material reciclável junto com a estrutura do filme. A embalagem possui um sistema eficiente de abertura e refechamento que conserva o produto por mais tempo, diferentemente das demais bisnagas do mercado, as quais após a abertura é perceptível a perda da qualidade. Desta forma, reduz o desperdício de produto por deterioração. O zíper aplicado na embalagem contribui para entregar uma conveniência ao consumidor e agregar valor ao produto.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 03/04/2024
Tags: café, arquitetura, Forma, Niemyer, Orfeu
Vencedor: Gonçalves Packaging (www.goncalves.com.br)
Brand owner: Café Orfeu
Design: Pedro e o Lobo Design
Convertedor: Suzano
País: Brasil
Este projeto exala inovação estrutural das embalagens inspiradas à genialidade de Niemeyer, despertando nos brasileiros o orgulho pelo café, assim como o artista fez com a arquitetura. Construir formas arquitetônicas num cartucho de papel é o desafio que os designers sonharam e nós realizamos rompendo com a linguagem visual do café e abrindo uma nova perspectiva para esse produto que representa a tradição da nossa agricultura, a criatividade da nossa indústria e nossa rica herança cultural.
Com esta Edição Especial, Orfeu inspira talento, tecnologia e arte. O branco das embalagens e a limpeza singela do design são intencionais e cedem para a forma o privilégio de expressar a arte de Oscar Niemeyer. O grande diferencial dessas embalagens é a “forma arquitetônica”desses cartuchos que rompe com a forma estrutural retilínea e paralela características dos cartuchos e introduz um novo conceito resultante da inspiração do grande arquiteto cujas formas serviram de inspiração para os designes criadores.
A principal função dessas embalagens de um microlote do café gourmet Oscar Niemyer é afirmar a condição única do produto distanciando-o de seus concorrentes e similares. O principal diferencial dessas embalagens ocorre na utilização em estado da arte do corte e vinco e da dobradeira|coladeira. Estes equipamentos precisaram receber ajustes especiais para conseguir produzir em escala industrial uma obra que expresse a qualidade autoral de um artista.
Como uma obra de arte, a apresentação visual, o formato exclusivo e diferenciado dessas embalagens as destacam em qualquer cenário onde são expostas. Por suas características e valor, as embalagens do Café Orfeu Microlote estão à venda em estabelecimentos de prestígio, ao lado de concorrentes. As embalagens Café Orfeu Microlote têm uma história para contar, a comunicação que elas trazem sobre a vinculação à obra do grande arquiteto Niemeyer é em si um assunto interessante para o público ao qual o produto se destina.
A embalagem de papel cartão é 100% reciclável e Bio Degradável. As tintas utilizadas na impressão são orgânicas e a impressão solvente less fazem com que ela tenha um impacto menor que a grande maioria das embalagens com quem ela concorre.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 01/04/2024
Tags: bebê, banho, carinho, higiene pessoal, linha
Vencedor: Gonçalves Packaging / Almanaque Estúdio de Criação (www.goncalves.com.br / www.almanaque.ai)
Brand owner: O Boticário
Design: Almanaque Estúdio de Criação
Convertedor: Ibema
País: Brasil
Com novo visual e linha de produtos reformulada, os kits Boti Baby atendem uma demanda de mercado de produtos para bebês de 0 à 2 anos. O diferencial deste projeto é a linguagem lúdica, que categoriza o produto, facilita a identificação no pdv e o torna presenteável, principalmente para eventos como chá de bebê. O principal desafio foi o alinhamento do visor com os produtos, para que ficassem centralizados no estojo, causando impacto no pdv.
O destaque é para a linguagem lúdica, com cores pasteis e personagens infantis, que conversa com os pais e interage com as crianças, sendo atrativa para o consumidor e diferenciando-se do principal concorrente. O principal diferencial destes cartuchos é o formato do visor, que simula o ambiente e traz o cenário de cada embalagem: casca de ovo, ninho de passarinho e casinha de passarinho.
Os cartuchos, pelo design lúdico e formatos de faca que traduzem cenários diferentes: casca de ovo, ninho de passarinho e casinha de passarinho, podem fazer parte da brincadeira das crianças. O principal diferencial dessa embalagem ocorre no formato de faca dos visores.
O tamanho dos cartuchos e a disposição dos produtos no painel frontal da embalagem são os principais diferenciais, combinados com a linguagem lúdica do design. As cores pasteis e personagens infantis conversam com os pais e interagem com as crianças, sendo atrativa no pdv. A experiência do consumidor começa no pdv com a linguagem lúdica e o design estrutural da embalagem posicionando o produto à categoria infantil. A história contada no cartucho faz a conexão com a criança.
O papel possui 55% de sua mistura composta por fibras recicladas, 35% vindas de pós-consumo, o que lhe garante uma opção mais sustentável.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 25/09/2023
Tags: perfume, forma, moderno, tecnologia, O Boticário
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: FURF DESIGN Studio / DSGN - in House Grupo Boticário
Convertedor: Wheaton do Brasil / America / Aptar do Brasil / Box Print / Silgan do Brasil
País: Brasil
Her Code, de o Boticário, simboliza empoderamento feminino e quebra tabus sobre prazer. O design icônico de cadeado promove autoconhecimento e liberdade. O vidro fumê com detalhes em Hot Stamping rose, traz a possibilidade de refilagem evidenciando a preocupação com a sustentabilidade. Esse desenvolvimento garantiu estética e funcionalidade. A embalagem integra a tecnologia NFC, a primeira do Brasil, conectando as usuárias a um conteúdo virtual exclusivo, oferecendo experiência imersiva e educativa.
Destaca-se pela combinação de sofisticação e simbolismo. A alça da tampa em rose metalizado contrasta com o preto de alto brilho. O vidro fumê é adornado com hot stamping rose. O logo conecta as letras “r” e “o” formando a chave do cadeado, simbolizando a autonomia da mulher em busca do seu prazer O formato de cadeado do frasco é memorável e facilmente reconhecível, rapidamente se tornando o “cadeadinho do Boti”. O design não só simboliza a quebra de barreiras e liberdade feminina, mas também carrega um manifesto relevante para a sociedade atual, tornando-se um símbolo icônico e desejado.
Além do NFC, a embalagem do Her Code é refilável, incentivando o reuso. A alça da tampa promove maior acessibilidade. A embalagem é um convite para que o usuário destrave o cadeado e utilize a fragrância, criando um vínculo simbólico e emocional. O vidro fumê mostra o nível de uso da fragrância. A tecnologia NFC permite que, ao aproximar o celular na tampa, usuários acessem conteúdos exclusivos no Her Code Hotel, espaço virtual da marca. O projeto da tampa garantiu viabilidade técnica e integração da TAG NFC, mantendo-a esteticamente sofisticada e com funcionalidade eficiente.
O design icônico se destaca e convida o consumidor a descobrir a mensagem por trás do produto. O simbolismo do cadeado, reforça o conceito empoderado, elevando a experiência de compra e tornando-o objeto de desejo. Maior lançamento de OBoticário, vendeu milhões no primeiro mês. Ergonômico e simbólico, o ato de destravar o cadeado para usar a fragrância, reforça a ideia de empoderamento e liberdade, criando conexão emocional. Com NFC, a usuária acessa conteúdos interativos e profundamente educativos de saúde, prazer e autoconhecimento, criados por profissionais renomados.
O fato de permitir a refilagem e ter um frasco de vidro com peso reduzido, demonstra a preocupação com a redução no impacto ambiental. Além disso, incentiva o compromisso de conscientização sobre o reuso evitando o descarte da embalagem trazendo um conceito de produto mais sustentável.
Categoria: Pet food e Pet Care
Data de lançamento: 20/05/2024
Tags: pet food, box- pouch, abertura e refechamanto, Special Dog
Vencedor: Zaraplast (www.zaraplast.com.br)
Brand owner: Special Dog Company
Design: HSD Publicidade & Propaganda
Convertedor: Vitopel / Braskem / DOW
País: Brasil
Desenvolvemos para o lançamento da linha Biscoitos Special Dog Ultra-life na categoria de petiscos para cães, uma embalagem com o desafio de destacar todos os aspectos de diferenciação, inovação (box-pouch), comunicação dos benefícios da fórmula do produto. OA embalagem se diferencia na gôndola por seu design gráfico com efeito brilho & fosco, funcionalidade e na preservação do produto (zíper kangoroo) com material reciclável.
No design gráfico estacam-se o appetite appeal ingredientes, além de ressaltar a crocância que foram ressaltados na impressão, utilizando o efeito gráfico brilho&fosco, sendo os ingredientes destacados em alto-brilho. O formato é inovador para a categoria do produto, biscoito para cães, o Box Pouch ou 3D-Pouch, se destaca na gôndola, com a impressão premium, apresentando 5 painéis para comunicação, e fica em pé, facilitando o uso do produto.
Sistema de fácil abertura e re-fechamento, com aplicação inovadora de zíper do tipo “kangoroo” na face frontal da embalagem. Para fácil abertura foi desenvolvido uma faca no formato de “osso” para iniciação. O re-fechamento preserva o produto após a abertura da embalagem e evita desperdícios. Pré-formatação do Box Pouch com aplicação do Zíper Kanguroo e sistema de fácil abertura. A impressão com vernizes especiais, destacando o efeito de alto brilho nos principais ingredientes do produto. Utilização de resinas especiais para tornar a embalagem reciclável.
O “box-pouch” é exposto em pé na gôndola, com amplos painéis de comunicação potencializado pela impressão, a funcionalidade do zíper "Kangoroo", e ainda embalagem com estrutura pronta para reciclagem. O formato especial “box-pouch” destaca o produto na gêndola, o design gráfico destaca os ingredientes naturais e a crocância do produto através da impressão com o efeito gráfico brilho&fosco potencializado por 5 painéis de comunicação mais amplos possibilitando maior exposição e destaque ao produto.
A embalagem foi desenvolvida com filme e resinas poli-olefínicas especiais que a tornam reciclável a embalagem após o consumo, inovadora na categoria. O zíper contribui para a preservação do produto após a abertura, com a redução de possíveis desperdícios.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/11/2023
Tags: MPEs, snaks, pouch, saudável, individual
Vencedor: Juaa Snacks (JUAA.COM.BR)
Brand owner: JUAA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA
Design: LARISSA GRABOSKI
Convertedor: ARTVAC
País: Brasil
Imagine-se imerso na exuberância da natureza, onde ada detalhe respira frescor e qualidade. Assim é a nova proposta da Juaá: um stand-up pouch que reflete nossa essência jovem e compromisso com a excelência. Combinando folhagens e tons naturais, trazemos uma embalagem que não apenas se destaca, mas também se integra perfeitamente a sua rotina. Sete embalagens de 30g, embaladas com a praticidade em um único pouch, são o símbolo da nossa dedicação, oferecer conveniência sem abrir mão da qualidade.
As embalagens trazem tons naturais; as folhagens focando nos atributos de natureza, orgânico, saudável, jovem e ousado. Os toques minimalistas do branco e tipografias atraem visualmente. Na face posterior, além das informações regulatórias, o produto e matéria primas são descritos de forma poética.
O diferencial das embalagens vem com atributos de um stand pouch com 7 mini embalagens de 30g porcionadas. Esse diferencial traz a praticidade de consumir o produto de maneira fracionada. Essas mini embalagens minimizam também perda e desperdício de alimento uma vez que não se abre o pacote todo.
As embalagens da Juaa são stand-up pouches para 210g que ficam perfeitamente acomodadas nas gôndolas do varejo, com mini embalagens porcionadas trazendo conveniência para o cliente que são tendências de um consumo consciente e sustentável, trazendo uma solução para a dor dos canais de vendas. Nossa embalagem é projetada para capturar a essência de um estilo de vida saudável e consciente. Utilizamos uma paleta de cores inspirada na natureza, com tons que remetem à vitalidade das folhagens e à pureza do ambiente natural. As cores não são apenas agradáveis aos olhos, elas evocam sentimentos
Na Juaa, nossas embalagens são 100% recicláveis, feitas com PET/BOPP e tintas solúveis. A sustentabilidade vai além do material da embalagem. Estamos atentos à minimização das emissões de co2 em todas as etapas do ciclo de vida do produto reduzimos o desperdício e as emissões de CO2.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 18/02/2024
Tags: Home care, O Boticário, pet, vidro, decoração
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Furf Design Studio
Convertedor: Wheaton Brasil Vidros / Kingraf Indústria Gráfica / Casa Artesanal / Bristol / TriMas Packaging / GrossPlast Plástico
País: Brasil
Casa 214 é a marca de uma linha completa para a Categoria de Home Care, com entrega sofisticada e de alta qualidade. Além da performance funcional, os produtos precisam ser decorativos e expostos, e as embalagens são protagonistas para esta entrega. Traços elegantes, atenção aos detalhes e perfeita execução são atributos refletidos em todas as embalagens da linha, que conta com velas, difusores de ambiente nos formatos spray e varetas e sabonete líquido, em 3 variações de fragrâncias.
A diferenciação das 3 fragrâncias fica muito evidente nas cores das embalagens. Toda linha possui embalagem secundária em papel cartão com design clean, onde as cores e os acabamentos são os protagonistas. A cartucharia é composta por textura em micro relevo, hot stamping dourado e verniz fosco. O grande desafio do formato foi conseguir representar nos frascos de vidro e plástico, as colunas e arcos da estufa do Jardim Botânico de Curitiba, grande inspiração do design da linha. A base pentagonal dos frascos também impôs um desafio para entregar o partline de forma discreta, exigindo muito estudo.
A linha toda se conecta e sua elegância permite que o consumidor explore a performance dos produtos com a beleza das embalagens, utilizando-as como itens de decoração, agregando valor aos ambientes da sua casa. O shape e decoração clean contrastam com o dourado dos colares das válvulas. O grande diferencial tecnológico aqui foi conseguir trazer o mesmo efeito do frasco de vidro (difusores de ambiente) com o frasco de PET (sabonete líquido). O design muito bem pensado e a assertividade das cores da pintura e do máster resultaram em uma baixa percepção de diferença entre materiais.
Apesar de entregar grande volumetria (sabonete líquido de 400ml), a otimização das embalagens foi um requisito considerado. São embalagens que permitem empilhamento, quando encartuchadas, e o celofane garante a devida proteção contra qualquer possibilidade de marcas de atrito durante a logística. O grande destaque é a embalagem ser considerada um objeto de decoração. Além de cumprir com sua finalidade básica de proteger, transportar e comunicar, as embalagens de toda a linha Casa 214 contribuem para espalhar beleza também nos lares. São embalagens para serem expostas e não escondidas.
Além da possibilidade das embalagens serem refiláveis, há ganhos no frasco dos difusores (varetas e spray). Ambos SKU’s possuem o mesmo frasco, o que ajuda em set up de máquina e acondicionamento em todo o processo produtivo da embalagem e envase do produto.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 25/12/2023
Tags: lata, luxo, impressão a laser, natal, promocional
Vencedor: Brasilata (www.brasilata.com.br)
Brand owner: CIA HOTEIS PALACE
Design: Ana Mason Design
Convertedor: Brasilata
País: Brasil
A embalagem promocional do panetone Copacabana Palace foi criada com o objetivo de oferecer a seus sofisticados clientes um presente de luxo assinado por um chef destacado. A Lata tamanho grande permanecerá em suas casas pois esse tipo de embalagem por ser reutilizável, na maioria das vezes não é descartada.
Impressão digital direta na chapa de aço com design que apresenta o ícone maior do Copacabana Palace, seu próprio prédio. A Tampa ostenta como símbolo o renomado monograma do hotel, reconhecido internacionalmente O Formato desta lata tamanho grande não é usual o que enfatiza o caráter personalíssimo do presente.
A lata de aço é reconhecida tradicionalmente por sua qualidade de conservar os produtos que embala. Como o panetone é tamanho grande, sua conservação por mais tempo é necessária e bem-vinda. A Impressão digital direta na chapa de aço é uma tecnologia pioneira desenvolvida pelo fornecedor.
Por ser distribuída no próprio hotel, sua apresentação como produto de luxo é um diferencial que harmoniza muito bem no ambiente do Copacabana Palace Poder abrir e fechar a embalagem e manter a qualidade do produto mesmo depois da lata ser aberta, favorece a sua utilização e a experiência do consumidor.
A lata de aço é 100% reciclável e retorna ao processo produto sem perder suas características originais podendo ser reciclada infinitas vezes. Esta embalagem também traz como benefício sua reutilização.
Categoria: Alimentos Doces
Data de lançamento: 14/06/2023
Tags: saudável, fit, in-mold label, design
Vencedor: Artefato Design Studio (https://www.instagram.com/estudioartefato/)
Brand owner: Tocca
Design: Artefato Design Studio
Convertedor: Bomix
País: Brasil
A Tocca, marca de pastas de amendoim, passou por uma transformação em 2023. Redesenhamos a identidade visual, a linguagem verbal, as embalagens e criamos um universo de ilustrações. Trouxemos mais potência à linguagem verbal da marca, transformando o nome, antes evocando o substantivo ´toca´, em um verbo, resgatando a ideia de ´tocar´, gerando um universo verbal rico com expressões como ´Se você é fã de nuts, Tocca aqui!´, além de ilustrações de mãos que tangibilizam o ´toque que faltava´.
As embalagens materializaram a mudança do posicionamento, com uma estética vibrante coroada com ilustrações cheias de toque e abraço da comfy food. Ademais, houve um cuidado especial para que as ilustrações circulares possuíssem uma junção perfeita na face traseira, deixando os rótulos contínuos.
A busca por custos otimizados e melhor rentabilidade levou à escolha da in-mold label. Visto que este tipo de embalagem é percebido como mais democrática e, por vezes, de qualidade reduzida, foram adicionados elementos de inovação no design para elevar a percepção de valor de acordo com o produto.
As ilustrações nas tampas simulam as texturas e ingredientes das pastas, estimulando o apetite e solucionando a falta de transparência nas embalagens. Assim, através da tampa, projetamos para o consumidor o que ele consumirá, além de diferenciar os SKUs e destacar as embalagens de diversos ângulos.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 13/05/2024
Tags: embutido, Seara, papel, coach barreira, artesanal
Vencedor: Seara (www.seara.com.br)
Brand owner: Seara
Design: Dragon Rouge
Convertedor: BN Papel Catarinense / Gráfica Colina
País: Brasil
Em uma linha de produtos desenvolvidos na plataforma de inovação da marca, a embalagem precisou refletir toda essa diferenciação. Portanto, um estudo de hábitos do consumidor alvo foi realizado onde o resultado se apresentou no desenvolvimento de uma embalagem que remetesse ao artesanal, com aplicação de um recurso inédito para a categoria que foi a aplicação de uma folha de papel com barreiras de proteção à gordura e umidade, envolvendo o as peças de salame e mostrando sofisticação ao produto.
Remeter a essência de um produto premium e sofisticado através do envoltório produzido em papel Kraft, simulando o processo de embalagem artesanal. Grampo e laço fazem referência à produções manuais em fazendas e o rótulo autoadesivo minimalista no centro da peça mostra a qualidade de cada receita.
Na avaliação do melhor papel a ser aplicado, uma vez que a gordura e umidade são fatores críticos para esse produto, um desenvolvimento técnico conjunto com fornecedor foi realizado, alcançando a fórmula adequada de um verniz barreira e proteção, sustentável na cadeia de reciclagem do papel.
Em categoria onde a utilização de embalagens plásticas com muita informação impressa são comuns, os novos salames Seara com embalagem externa de papel se destacam por sair do convencional e usar elementos gráficos e estruturais, refletindo um produto premium e muito diferente dos demais de mercado.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 29/05/2024
Tags: refrigerante, Nordeste, São João, design, colecionável
Vencedor: Bando Propaganda (www.bandopropaganda.com.br)
Brand owner: Cajuína São Geraldo
Design: Bando Propaganda
Convertedor: Pevê Azevedo / Canpack Group
País: Brasil
A São Geraldo é uma indústria cearense que produz guaraná de caju. Para a campanha de São João, a marca decidiu homenagear a região onde essa celebração é mais forte: o Nordeste. Para isso, lançou a versão temática da lata (350 ml), representando os nove estados nordestinos. Elas trazem ilustrações que retratam os artistas, os personagens, a arquitetura e os símbolos que representam toda a riqueza cultural de cada estado e tornam-se a estrela da campanha “No São João, a gente veste o Nordeste”.
Para representar de maneira respeitosa toda a diversidade cultural do Nordeste, diversos aspectos e elementos foram retratados. O São João foi mostrado de um jeito moderno e ao mesmo tempo tradicional, o que foi feito através de uma releitura pop daquilo que bem representa os estados nordestinos.
Por serem colecionáveis, as latinhas impulsionam as vendas, fazendo com que consumidores procurem os nove layouts. Por trazerem elementos regionais, despertam emoção e tornam-se itens presenteáveis para amigos e parentes, como uma forma de levar um pouco de cada estado para quem se encontra longe.
Com a coleção, a São Geraldo mostra todo o respeito pela cultura presente nos estados que compõem a região. Visto que foram produzidas latinhas de estados onde a comercialização do produto ainda é tímida. Isso aumenta a aceitação e desperta interesse na marca.
Categoria: Bebidas Alcoólicas
Data de lançamento: 18/06/2023
Tags: gin, bebida alcoólica, vidro, tropical, rótulo
Vencedor: In House (https://www.premierpack.com.br/inhouse)
Brand owner: OBY
Design: STUDIO INHOUSE
Convertedor: Tapí
País: Brasil
Oby, na língua Tupi significa ao mesmo tempo verde e azul, referência máxima de tudo que a natureza nos oferece desde nossos povos originais, trazendo as cores das matas e das águas, tons que são sinônimos dessa floresta tão brasileira e tão especial, a Mata Atlântica. O conceito do projeto é preservar elementos que destacam este bioma. É neste ambiente que nascem boa parte dos botânicos, que tornam o Oby Gin inigualável em sabor e aroma, envasados em uma embalagem premium exclusiva.
O design da garrafa é retangular, com seus cantos abaloados. Destaca-se em alto relevo no vidro a frase “Nativo da ata Atlântica”. Foi escolhido um rótulo de papel sofisticado, com detalhes em hot stamping, e no verso a pintura interna do rótulo frontal destaca folhas simulando a nossa natureza.
Através de elementos exclusivos como o alto relevo no vidro, o Oby Gin Tropical destaca-se garantindo uma apresentação premium e atraente, com rótulo sofisticado e detalhes que simulam a natureza, e o nome da marca Oby no fundo da garrafa torna a embalagem singular, mesmo quando está vazia.
O design da embalagem surgiu da inspiração de um gin da Inglaterra, considerado modelo de sofisticação no mercado, o Plymouth. O projeto visa trazer ao cliente uma experiência sofisticada e um visual que reflita as riquezas que uma produção nacional pode trazer através do nosso próprio bioma.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 01/10/2023
Tags: Disney, O Boticário, perfume, criança, personalizável
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Almanaque Design
Convertedor: All4lables / Gráfica Gonçalves / Wheaton vidros
País: Brasil
O projeto é uma colaboração emocionante entre a Disney e o Grupo Boticário, resultando em quatro perfumes infantis únicos. Dois foram criados para meninos e dois para meninas, em comemoração ao centenário da Disney. Cada fragrância é uma celebração da magia e do encanto dos personagens amados da Disney, transportando as crianças para aventuras inesquecíveis. Esses perfumes encapsulam a nostalgia e a alegria da infância, trazendo à vida os contos clássicos que cativaram gerações.
Os cartuchos do projeto se destacam com acabamentos em laminação holográfica, relevos e verniz localizado, realçando a qualidade e realismo dos personagens. Com artes nos painéis que se complementam, formam uma única arte quando organizados no ponto de venda, criando uma experiência visual única.
Além desse acabamento laminado que chama atenção, o cartucho acomoda dois perfumes, que podem ser usados juntos para criar uma terceira fragrância. Descrito de forma lúdica com ícones na lateral, é fácil de entender para o público infantil. O formato ergonômico é ideal para o manuseio das crianças.
Nossa embalagem oferece uma comunicação clara e atrativa, refletindo a identidade da marca e destacando os benefícios do produto. Além disso, priorizamos a funcionalidade e a segurança, proporcionando uma experiência de usuário memorável e confiável.
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 14/03/2024
Tags: vela, home care, design, fragrância
Vencedor: Greco Design (grecodesign.com.br)
Brand owner: Greco Design
Design: Greco Design
Convertedor: O Atelie de Ceramica
País: Brasil
Coleção de Velas de Jasmim, uma colaboração criativa entre marcas que celebram o estímulo dos sentidos por meio de suas disciplinas, distintas, mas complementares. Olfato (perfumaria), tato (cerâmica) e visão (design gráfico). A embalagem apresenta o volume branco, com relevos cuidadosamente aplicados. Ao ser aberta, revela a explosão da estampa floral que ecoa a essência. O copo de cerâmica, embala a cera vegetal e seu material permite múltiplos usos após fim da utilidade primária do produto.
Por fora, o volume branco, que desabrocha. Na face frontal temos o nome da vela e as marcas em alto relevo. Impressa internamente, estampa composta por frutas e flores que compõem a essência. A tag protege a cera da vela e o papel absorve a fragrância e intensifica a experiência olfativa.
A embalagem, diferente das do mesmo segmento, é inteiriça branca, o que já a destaca na gôndola. A faca, sem cola, faz com que a embalagem desabroche partindo do botão, tal qual uma flor. Na embalagem, feita em cerâmica, pinceladas de cores servem de diferenciação entre as duas fragrâncias da linha.
Para a experiência única e coesa, três premissas nortearam todos os aspectos: distinção na gôndola, embalagem branca por fora e colorida por dentro; zelo com a cerâmica, objeto protegido como o miolo de uma flor; comunicação olfativa, papel absorve o cheiro e a estampa que dá “spoiler” da fragrância.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 23/10/2023
Tags: bebê, banho, carinho, higiene pessoal, Davene, bem-estar
Vencedor: A10 - Consultoria de Design e Marca (www.a10.com.br)
Brand owner: Davene
Design: A10 Design
Convertedor: -
País: Brasil
Há quase 25 anos no mercado, Bebê Vida compõe o portfólio de Davene e conta com uma linha completa para cuidar do bem-estar das crianças. O projeto de design trouxe como desafio o desenvolvimento da nova identidade visual dos produtos, a fim de torná-los mais atrativos e competitivos no PDV. Introduzindo personagens inéditos e exclusivos, as novas embalagens destacam-se pelo apelo emocional e lúdico, transformando-se em brinquedos interativos durante os momentos de cuidado infantil.
Bebê Vida ganhou personagens exclusivos. Protagonistas, o Passarinho, o Urso e o Coelho ditam as cores e se tornam a própria embalagem. O projeto gráfico incorpora elementos visuais delicados, que capturam a essência da infância, além de garantir a clareza de informações aos compradores no PDV.
No PDV, as embalagens combinam funcionalidade e apelo emocional. Se conectam com as crianças, mas também oferecem clareza e facilidade para os decisores de compra. Bebê Vida se posiciona de maneira competitiva frente à concorrência e contribui para a geração de valor à master brand, Davene.
Além de informar, as embalagens interagem de maneira lúdica com pais e filhos. Estrategicamente, a identidade da linha também é trabalhada nos canais digitais de Davene. Tal abordagem fortalece o impacto do projeto no PDV, a fim de integrar todos os pontos de contato entre a marca e os consumidores.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 19/10/2023
Tags: amazônia, cupuaçu, design, regional, Libra
Vencedor: Libra (https://www.libranding.com/)
Brand owner: Deveras Amazônia
Design: Libra Branding
Convertedor: Loja da Lata
País: Brasil
A Deveras Amazônia é uma empresa que une o saber e o sabor da Floresta Amazônica, respeitando a cultura alimentar e sabedoria ancestral - e aliando ciência - para criar produtos inovadores da Amazônia para a mesa. Neste projeto tivemos o desafio de tornar perceptível o alto valor deste produto, preparado junto a cooperativas de mulheres que colhem e beneficiam as amêndoas do cupuaçu para preparar este produto similar ao chocolate em pó, que respeita a sazonalidade e a vida natural do ecossistema.
Buscamos enobrecer o produto com um fundo escuro que remete a uma Amazônia misteriosa e mística. O destaque principal da embalagem é uma mulher extrativista de cupuaçu que demonstra toda sua intimidade com a árvore entrelaçada em seus braços. Esta ilustração demonstra a força e atitude feminina.
Alguns produtos optam por embalagens pouch - como era a versão anterior do Cupulate. A nova lata se assemelha aos produtos de chocolate com uso culinário para preparo de bebidas, sobremesas e sorvetes, facilitando uso e armazenamento posterior - aumentando a disposição de pagar mais pelo produto.
Por ser um produto novo para a maior parte do público, buscamos comunicar diferenciais de origem, enaltecendo que é artesanal e preparado por mulheres Amazônicas. Também indicamos com destaque que é um produto solúvel, e suas características (rico em potássio e antioxidantes), entendendo modo de uso
Categoria: Produtos em Geral
Data de lançamento: 29/11/2023
Tags: bem-estar, LGBTQIA+, inovação, repacking, design
Vencedor: Estúdio Bogotá (estudiobogota.com.br)
Brand owner: Pantynova
Design: Estúdio Bogotá
Convertedor: Gráfica Soller / Wista
País: Brasil
A Pantynova é uma empresa do ramo de bem-estar sexual com grande alcance online e comunicação voltada preferencialmente para o público jovem LGBTQIA+ e mulheres. Visando ampliar a estratégia de ponto de venda da linha de lubrificantes, as embalagens foram reestruturadas para se adequar aos mercados de farmácias, moda, maquiagem e afins. Além de uma readequação formal, foi importante transmitir de forma mais eficiente a percepção da marca e seus valores.
A diferenciação dos lubrificantes por cor reforçou a noção de família de produtos com diferentes funcionalidades, além de trazer uma comunicação mais colorida, diversa e alinhada à marca. A ilustração frontal faz referência à textura viscosa do produto, característica bem avaliada por seus usuários.
Foi utilizada a estratégia de duas faces frontais, flexível conforme a necessidade do ponto-de-venda com opção de face ilustrada ou tipográfica, na qual o produto se apresenta de forma autêntica e descontraída. O diferencial é a linguagem leve e sem tabus, para um público que não se vê representado.
Para uma melhor experiência, o cartucho utiliza uma linguagem provocativa enquanto a bisnaga se comporta como uma embalagem moderna, porém discreta para ser exposta. Sua válvula facilita o uso sem vazamentos. Um design que promove confiança na qualidade do produto com bom humor e inovação.
Categoria: Bebidas Não Alcoólicas
Data de lançamento: 04/04/2024
Tags: café, design, Forma, Niemyer, Orfeu
Vencedor: Gonçalves Packaging (www.goncalves.com.br)
Brand owner: Café Orfeu
Design: Pedro Cappeletti
Convertedor: Suzano
País: Brasil
Este projeto exala inovação estrutural das embalagens inspiradas à genialidade de Niemeyer, despertando nos brasileiros o orgulho pelo café, assim como o artista fez com a arquitetura. Construir formas arquitetônicas num cartucho de papel é o desafio que os designers sonharam e nós realizamos rompendo com a linguagem visual do café e abrindo uma nova perspectiva para esse produto que representa a tradição da nossa agricultura, a criatividade da nossa indústria e nossa rica herança cultural.
O grande diferencial dessas embalagens é a "forma arquitetônica" desses cartuchos que rompe com a forma estrutural retilínea e paralela, características dos cartuchos e introduz um novo conceito resultante da inspiração do grande arquiteto cujas formas serviram de inspiração para os designes que a criaram.
O principal diferencial dessa embalagem ocorre na utilização em estado da arte da do corte e vinco e da dobradeira/coladeira. Estes equipamentos precisaram receber ajustes especiais para conseguir produzir em escala industrial uma obra que expresse a qualidade autoral de um artista.
A embalagem de papel cartão é 100% reciclável e Bio Degradável. As tintas utilizadas na impressão são orgânicas e a impressão solvente less fazem com que ela tenha um impacto menor que a grande maioria das embalagens com quem ela concorre.
Categoria: Cosméticos e Cuidados pessoais
Data de lançamento: 20/03/2024
Tags: cabelos, O Boticário, sustentabilidade, bisnaga, decoração metalizada
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Design interno Grupo Boticário - Setor Artwork
Convertedor: C–Pack Creative Packaging
País: Brasil
A nossa parceria com o Grupo Boticário, superou o desafio de replicar o brilho metalizado da linha Siàge de Eudora em bisnagas com tecnologia Decoplas. Desenvolvemos um filme aluminizado que, apesar de exigir ajustes no processo produtivo devido a suas características específicas, permitiu atingir o resultado estético desejado. O sucesso foi alcançado graças à colaboração entre as equipes das empresas.
A tecnologia é aplicada na bisnaga, para decoração que viabiliza o uso de resina PCR e acabamento metalizado.
Maior qualidade de impressão, agilidade na cadeia, efeitos metalizados e sustentabilidade. Além de serem flexíveis e com "Efeito Memória", possuir versatilidade de impressão, ausência de solda lateral e proteção.
É uma embalagem reciclável e em sintonia com a economia circular, a metalização decorativa não inviabiliza a reciclagem e também faz o uso de fontes renováveis e PCR em um tubo metalizado.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/02/2024
Tags: snacks, tubo, reciclagem, Pepsico
Vencedor: Pepsico Brasil (www.pepsico.com.br)
Brand owner: Pepsico do Brasil
Design: NA
Convertedor: Amcor Flexibles America Latina
País: Brasil
A Pepsico investiu em uma linha nacional de snacks de batata em tubo para atender à crescente demanda de mercado, optando por tecnologia sustentável, eliminando o fundo metálico dos tubos e usando um laminado de papel. Essa mudança facilita a reciclagem, pois elimina a necessidade de separar o fundo metálico, reduzindo riscos para os trabalhadores das cooperativas, além de tornar o processo mais eficiente e ecológico.
Durante o desenvolvimento do projeto na Pepsico, uma visita à Cooperativa Coopercaps revelou os desafios da reciclagem de embalagens de canister com fundo metálico. A separação do corpo do canister do fundo metálico exige uma etapa adicional, aumentando os riscos para os trabalhadores, que precisam usar materiais cortantes. Isso leva muitas vezes à exclusão dessas embalagens do processo de reciclagem. Com a introdução do novo fundo de material cartonado na embalagem de Ruffles Tubo, a Coopercaps viu uma solução promissora. Todo o conjunto da embalagem, incluindo corpo e fundo, poderia ser classificado como cartonado, simplificando o processo de reciclagem e eliminando a necessidade de trabalho manual com materiais cortantes, o que aumenta a coleta e reciclagem deste tipo de embalagem. O desafio técnico do fundo de papel reside na garantia da hermeticidade necessária para preservar o produto ao longo de todo o processo até o momento do consumo, além do desenvolvimento dos materiais em parceria com fornecedores locais, que foi crucial para garantir viabilidade técnica e comercial.
A solução de fechamento de tubo é escalável globalmente na Pepsico, como parte do programa ´pep+´ de sustentabilidade. Projetos estão em andamento para aplicar essa tecnologia em outras linhas de snacks ao redor do mundo, promovendo a redução do impacto ambiental. A nova embalagem simplifica a separação pós-consumo, pois requer apenas a remoção da tampa plástica. A comunicação no rótulo ajuda na destinação correta. Nas coops. de reciclagem, esse laminado é facilmente segregado e processado.
Sim, a embalagem utiliza os símbolos de descarte apropriados, porém, cabe ressaltar aqui que a troca do fundo metálico por um composto por um laminado de papel, facilita o processo de segregação, triagem e reciclagem deste material, conforme mencionado nas questões acima.
Atualmente a embalagem conta com os símbolos de reciclagem referente ao descarte apropriado para as partes que a compõe, além do símbolo de descarte seletivo, que facilita a chegada da embalagem aos recicladores. No momento a arte está sendo revisada, para comunicar de maneira ainda mais clara.
Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce
Data de lançamento: 01/11/2023
Tags: peixe, defumado, amazônia, Karu, tecnologia
Vencedor: SEE/Cryovac (www.sealedair.com.br)
Brand owner: Karú Amazon Food
Design: CRYOVAC BRASIL LTDA
Convertedor: CRYOVAC BRASIL LTDA
País: Brasil
Com o propósito de promover a culinária amazônica e valorizar a jornada sustentável dos alimentos, o Darfresh on Tray foi escolhido como a nova tecnologia de embalagem para cortes de pescados, como Pirarucu e Tambaqui. A nova tecnologia eleva a apresentação, agregando sofisticação para os cortes, e reforça a maturação natural, garante frescor e a manutenção dos sabores por muito mais tempo, além de entregar conveniência e praticidade para o consumidor.
O sistema Darfresh é composto por bandeja e filme tampa Skin de alta resistência, que adere totalmente ao produto. Com isso, o produto se mantém imobilizado e integro, livre de riscos de contaminação, desde produção até a mesa do consumidor.
A tecnologia Darfresh on tray revolucionou a eficiência operacional. Com um processo semiautomático, embalamos de 8 a 10 pacotes por minuto, eliminando a necessidade de múltiplas etapas de embalagem e reduzindo consideravelmente o desperdício de plástico e mão de obra, otimizando a produção. Transporte otimizado – até 44% mais produtos por caminhão; Ponto de vendas – até 90% mais espaço em gôndola; Extensão de vida útil de 4 meses para 1 ano no projeto com a Karú. Filme tampa de alta resistência mecânica, reduzindo a incidência de quebras. Se comparado a sistemas tradicionais de embalagem.
O filme skin de alta resistência aliado à alta barreira contra o oxigênio tornam o Darfresh on Tray a solução de embalagem ideal para produtos delicados e de alto valor agregado. Com a tecnologia Skin, o filme adere totalmente ao produto destacando suas qualidades e permitindo visualização total do produto, elevando assim a apresentação no ponto de venda, agregando sofisticação e ressaltando a beleza do pescado amazônico defumado artesanalmente.
Tecnologia Skin Packaging: apresentação premium, otimização de espaço no transporte e na gôndola, reforço da maturação natural da proteína - preservação do frescor e manutenção do sabor e extensão da vida útil do produto. Pode reduzir em até 50% o desperdício de alimentos; 30% a pegada total de carbono da operação; extensão de vida útil – como já mencionado; transporte otimizado – até 44% mais produtos por caminhão, o que pode reduzir em até: - 16,800 L de diesel - 4.8 milhões de kg de CO2.
Categoria: Pet food e Pet Care
Data de lançamento: 30/10/2023
Tags: pet care, cães e gatos, amizade, O Boticário, bem estar
Vencedor: Grupo Boticário (www.grupoboticario.com.br)
Brand owner: Grupo Boticário
Design: Agência Dropp
Convertedor: Orba
País: Brasil
Entrada de uma nova categoria, gerando o desafio de posicionar a categoria dentro do Grupo Boticário, considerado uma inovação para desbravar o pet care. Trazer facilidade para a vida do consumidor, sem estresse do pet e um momento de carinho e troca para ambos. Fácil manuseio para uso entre os banhos e manutenção. O maior desafio é fazer com que o consumidor consolidado do grupo passe a conhecer aumigos, penetração no consumidor existente e acolhimento de novos consumidores.
A primeira marca de produtos Pets do Grupo Boticário. Acreditamos que o cheiro tem o poder de criar uma conexão afetiva, única e genuína com nossos animais do coração. Única marca que utiliza a inovadora tecnologia anti-odor em todos os produtos da linha, com fragrâncias suaves fixadora e segura.
A marca Au.migos Pet trabalha com um apelo emocional, falando muito da amizade tutor e pet; funcional, produtos com fórmulas seguras, de alta qualidade, testadas e com eficácia comprovada; e ESG, a marca retorna o amor recebido através de ONGs que cuidam para que cães e gatos encontrem um lar.
A marca traz uma embalagem colorida e viva, trazendo gatos e cães já no front, não gerando dúvidas sobre para qual pet é direcionado e quais os benefícios que estão presentes na fórmula, com todos os claims bem sinalizados.
Categoria: Perfumes
Data de lançamento: 01/02/2024
Tags: perfume, vidro, expotação, luxo, Wheaton
Vencedor: Wheaton (www.wheaton.com.br)
Brand owner: Donna Karan (Interparfums Inc.)
País: Brasil
A embalagem foi meticulosamente concebida para ser única e projetada para evocar a sensação de cashmere na pele, ostentando uma silhueta esculpida que lembra um tecido fluido. Sugerindo esse balanço paredes exibem movimentos delicados simulando o drapeado de um vestido atemporal de Donna Karan.
A inovação em simulação de texturas e movimentos têxteis aprimora a experiência sensorial. Projetos com alta densidade de vidro enfrentam desafios para manter estética e transparência. Moldes especializados criam relevos sofisticados, enquanto acabamentos avançados, como o fire polishing, destacam.
A embalagem destaca-se como um meio de comunicação crucial e uma experiência sensorial para o consumidor. O design robusto com curvas fluidas refletem naturalmente a suavidade do cashmere e assegura o sucesso do projeto ao capturar a essência da mulher contemporânea e sofisticação da marca.
Categoria: Save Food
Data de lançamento: 05/02/2024
Tags: condimentos, stand up pouch, bico dosador, Fugini, desperdício
Vencedor: Fugini / Mad Creative / Embalagens Flexíveis Diadema (www.fugini.com.br / www.madcreative.com.br / www.efd.com.br)
Brand owner: Fugini
Design: MAD Creative
Convertedor: Rambal / EFD
País: Brasil
Linha Biquinho de Condimentos que foi lançado em 2015 com um marco de inovação para categoria de condimento, trocando o frasco por pouch com bico dosador, facilitando o uso da embalagem para melhor aplicação e maior acessibilidade. Em 2023 sendo disruptiva novamente, a Fugini fez o redesign desta linha. Redesenhamos as embalagens com ilustrações vibrantes, com cores que diferenciam os produtos e trazem os ingredientes de forma estilizada, que incentivam a exibição do produto na mesa.
A embalagem em bobina permitiu transportar 20.000 unidades, reduzindo em 25% as emissões de CO2 e aumentando em 32% o transporte de produtos. Aumentando em 22% as unidades por caixa, otimizando o armazenamento e transporte. Nossos principais diferenciais são para melhorias do aproveitamento do produto: a tampa com lacre de abertura fácil e refechamento,bico dosador (3.5mm), único na categoria, e reestruturação do fundo para diminuir a sobra do produto no interior e melhoria do refilamento devido ao formato reto do fundo da embalagem.
A embalagem tem um melhor custo-benefício para o consumidor. Chama mais a atenção na gondola por suas cores sólidas, e design moderno diferente dos usados na categoria, que imitam o rótulo dos frascos. Nossa embalagem foi cuidadosamente projetada para comunicar claramente os benefícios do produto. A embalagem foi concebida para ter um peso menor que o frasco normalmente utilizado, utilizando menos 60% plástico, o layout foi projetado para ter um melhor aproveitamento do fundo promovendo menos desperdício.
O Bico Dosador de 3,5 mm, facilita a dosagem precisa, evitando excessos e derramamentos, além de impedir a entrada de ar, preservando a qualidade e frescor do produto. Além disso, a embalagem flexível permite usar o produto até a sua última gota, evitando desperdício e garantindo máximo valor por unidade comprada. Com relação à forma, sua flexibilidade e leveza facilita o manuseio e armazenamento, promovendo sustentabilidade e eficiência logística. A nova embalagem foi uma solução inovadora para o mercado de condimentos.
Categoria: Estudantes
Data de lançamento: 16/07/2023
Tags: estudantes, bisnaga, cosméticos, aproveitamento, sustentabilidade
Vencedor: Carolina Sanches, Carolina Lângaro, Isadora Pinheiro, Luisa Fonseca (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
País: Brasil
O projeto propõe uma alternativa para as bisnagas convencionais, minimizando o desperdício de produto e trazendo redução do uso total de material da embalagem. Seu corpo é feito com papel kraft laminado e possui um lacre traseiro com aba. Ao ser rompido, a parte flexível da bisnaga se desconecta da estrutura e forma um recipiente reduzido para o restante do produto. Assim, é possível acessá-lo com facilidade, permitindo o aproveitamento até a última gota e favorecendo o transporte no dia a dia.
O maior impacto ambiental de um cosmético está na contaminação gerada pela formulação química do produto em si. Ao reduzir o desperdício sem prejudicar a experiência de uso do consumidor, a embalagem se torna atrativa, incentivando a adoção da solução e potencializando seus benefícios ambientais.
Garantir a integridade do cosmético durante todo o seu uso foi fundamental. Esse requisito foi alcançado com a inclusão de uma tampa secundária integrada, que veda a embalagem reduzida, impedindo a oxidação do produto e conferindo segurança ao transporte mesmo após o rompimento do lacre. Inspirados na observação de “gambiarras” produzidas pelos consumidores para acessar o final do produto, enfrentamos o desafio criativo de adaptar o corte improvisado em uma solução de fábrica viável. Além disso, o rótulo visual foi modernizado comunicando a novidade sem perder a identidade da marca.
A estrutura em papel confere sustentação à bisnaga, facilitando seu uso quando comparado a similares ecológicos. Além disso, a embalagem de volume reduzido, formada com o rompimento do lacre, se acomoda melhor em necessaires, tornando o transporte diário ou em viagens mais conveniente ao usuário. Ao receber o briefing simulando um projeto para a marca Avon, o grupo estudou o público-alvo e percebeu que mudanças disruptivas na forma estética e modo de uso da embalagem não teriam boa aceitação. Assim, foi mantido o formato das bisnagas comuns a fim de garantir a confiabilidade no produto.
O projeto prezou pela viabilidade de produção industrial ao optar por processos de injeção e selagem já presentes na cadeia produtiva de embalagens do segmento. Além disso, a solução utiliza menor quantidade de matéria prima que o modelo convencional, trazendo redução nos custos de fabricação. O projeto substitui a parte flexível da bisnaga polimérica por papel Kraft, material de origem renovável. Sua selagem direta na tampa de PP reciclado elimina a região da rosca presente nas bisnagas tradicionais, reduzindo em 50% a quantidade total de polímeros utilizados na embalagem.
Categoria: Alimentos Salgados
Data de lançamento: 01/11/2023
Tags: peixe, defumado, amazônia, Karu, tecnologia
Vencedor: SEE/Cryovac (www.sealedair.com.br)
Brand owner: Karú Amazon Food
Design: CRYOVAC BRASIL LTDA
Convertedor: CRYOVAC BRASIL LTDA
País: Brasil
Com o propósito de promover a culinária amazônica e valorizar a jornada sustentável dos alimentos, o Darfresh on Tray foi escolhido como a nova tecnologia de embalagem para cortes de pescados, como Pirarucu e Tambaqui. A nova tecnologia eleva a apresentação, agregando sofisticação para os cortes, e também reforça a maturação natural, garante frescor e a manutenção dos sabores por muito mais tempo, além de entregar conveniência e praticidade para o consumidor.
O sistema Darfresh é composto por bandeja e filme tampa Skin de alta resistência, que adere totalmente ao produto. Com isso, o produto se mantém imobilizado e integro, livre de riscos de contaminação, desde produção até a mesa do consumidor. A tecnologia Darfresh on tray revolucionou a eficiência operacional. Com um processo semi automático, embalamos de 8 a 10 pacotes por minuto, eliminando a necessidade de múltiplas etapas de embalagem e reduzindo consideravelmente o desperdício de plástico e mão de obra, otimizando a produção.
Transporte otimizado – até 44% mais produtos por caminhão; Ponto de vendas – até 90% mais espaço em gôndola; Extensão de vida útil de 4 meses para 1 ano no projeto com a Karú. Filme tampa de alta resistência mecânica, reduzindo a incidência de quebras. *Comparado a sistemas tradicionais de embalagem O filme skin de alta resistência aliado à alta barreira contra o oxigênio tornam o Darfresh on Tray a solução de embalagem ideal para produtos delicados e de alto valor agregado. Extensão de vida útil de 4 meses para 1 ano no projeto com a Karú.
Com a tecnologia Skin, o filme adere totalmente ao produto destacando suas qualidades e permitindo visualização total do produto, elevando assim a apresentação no ponto de venda, agregando sofisticação e ressaltando a beleza do pescado amazônico defumado artesanalmente. Tecnologia Skin Packaging: apresentação premium, otimização de espaço no transporte e na gôndola, reforço da maturação natural da proteína - preservação do frescor e manutenção do sabor e extensão da vida útil do produto.
Pode reduzir em até 50% o desperdício de alimentos; 30% a pegada total de carbono da operação; extensão de vida útil - de 4 meses para 1 ano; transporte otimizado – até 44% mais produtos por caminhão, o que pode reduzir em até: - 16,800 L de diesel - 4.8 milhões de kg de CO2