Clubes de assinatura: um serviço que está revolucionando o varejo
16/08/2019
Praticidade, conveniência e uma experiência totalmente personalizada em poucos cliques. Não é por acaso que os clubes de assinatura têm se tornado cada vez mais populares! O mercado de serviços que oferecem curadoria de produtos para os assinantes se fortaleceu significativamente aqui no Brasil nos últimos anos. E não restam dúvidas de que o canal apresenta grande potencial para revolucionar o varejo em um futuro próximo.
Para se ter uma ideia, os clubes de assinatura cresceram 167% entre 2014 e 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E, até 2018, foram registradas mais de 800 empresas que oferecem esse tipo de serviço por aqui.
O que os clubes de assinatura trazem de novo
Vinhos, livros, produtos de beleza e autocuidado, acessórios, roupas e até mesmo objetos de decoração. A variedade de possibilidades oferecidas pelos clubes de assinatura é enorme. Na prática, esse tipo de serviço funciona como a contratação de um plano de internet ou de TV a cabo. Você adquire on-line um pacote de produtos, paga um valor fixo por ele e recebe em casa uma curadoria mensal pensada especialmente para as suas necessidades ou estilo de vida.
Mas, na contramão do e-commerce tradicional, os sites de assinatura vão além de simplesmente enviar produtos para os clientes. Esses serviços se encarregam de selecionar as melhores opções para o perfil daquele consumidor e oferecem a possibilidade dos assinantes experimentarem em primeira mão as novidades do mercado. Além disso, como o pagamento pode ser feito automaticamente depois do cadastro, o consumidor não precisa se preocupar com boletos ou faturas.
Com toda a comodidade oferecida, engajar e fidelizar o público se torna uma tarefa mais simples para os clubes de assinatura em um momento em que as experiências personalizadas de consumo são tão valorizadas. E certamente é por isso que o modelo tem dado tão certo no Brasil e em todo o mundo.
A embalagem como ferramenta de engajamento
Quando o assunto são serviços de assinatura, a embalagem assume papel fundamental no engajamento dos consumidores. Afinal, quando um produto comprado pela internet chega, a experiência do unboxing (tirar o produto da caixa) influencia totalmente a percepção das pessoas sobre uma marca.
Por isso, cada vez mais o e-commerce tem investido em embalagens planejadas para o transporte de mercadorias e, sobretudo, com um design pensado para atender às expectativas do nicho que atende. E com os clubes de assinatura não é diferente.
Glambox
A Glambox, por exemplo, oferece aos assinantes a chance de experimentar produtos de beleza antes de comprá-los e conhecer novidades em primeira mão. Ela produz mensalmente diferentes embalagens temáticas e exclusivas, e a ideia é que o público possa utilizar as caixas recebidas para guardar outros objetos – ou até mesmo como parte da decoração. A marca tem um grande foco no apelo estético das suas embalagens, apresentando acabamentos sofisticados e utilizando apenas materiais de qualidade.
Nerd ao Cubo
O Nerd ao Cubo, clube de assinatura voltado para o público geek, também investe na embalagem para conquistar seus assinantes. As caixas, sempre temáticas, são usadas para proporcionar experiências. Na edição GamePlay, por exemplo, a embalagem pode ser dobrada para fazer referência ao Super Nintendo, o console que eternizou o clássico jogo Mario Bros.
A edição Cinema é outro exemplo de como a embalagem pode ser um fator decisivo na experiência dos serviços de assinatura. Ao ser dobrada do jeito certo, a caixa de papelão se transforma em um projetor para celular. Assim, além de aproveitar todos os itens enviados pelo clube, o usuário recebia um extra para assistir a seus filmes e séries preferidos de uma maneira diferente.
Clube Wine
O Clube Wine, que oferece aos assinantes uma curadoria especial de rótulos de vinhos, investe em embalagens totalmente focadas no seu nicho, com design sofisticado e minimalista. Além disso, a estrutura e o material da caixa são pensados para proteger os produtos durante o transporte, garantindo uma experiência sem frustrações para o consumidor.
Joy Pet Box
A Joy Pet Box, que envia produtos selecionados para os pets dos assinantes, usa a embalagem como uma ferramenta de comunicação. Com o uso de frases e grafismos, a marca consegue, através das caixas, criar um diálogo mais próximo e afetivo com seus consumidores.
Um novo momento para o varejo
O futuro do varejo exigirá que os negócios se voltem para as novas expectativas dos consumidores. E é exatamente a isso que os clubes de assinatura se propõem ao oferecer experiências personalizadas e omnichannel. Logo, não restam dúvidas de que esse tipo de serviço tende a ganhar cada vez mais força ao redor do mundo.
Agora, o grande desafio para a indústria de embalagens é se adaptar ao novo cenário, criando soluções focadas nos consumidores digitais e atendendo às necessidades desse segmento que só cresce.
Anapaula almeida
19/11/2019