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Crescimento de 28,8% nas vendas de sun care no Brasil em 2023 surpreende


Mercado atingiu R$ 5,3 bilhões no ano passado e continuará em forte alta nos próximos anos

Nunca o mercado brasileiro de proteção solar cresceu tanto em um único ano: 28,8% em 2023, atingindo R$ 5,3 bilhões, segundo a Euromonitor International. A recuperação das vendas teve início em 2022, com aumento de 13%, depois das quedas seguidas em 2020 e 2021, por conta das restrições da pandemia, da redução do poder aquisitivo e da limitação do turismo e atividades ao ar livre.

Não no mesmo ritmo brasileiro, o mercado global também vem se recuperando, com 13% de aumento no ano passado, registrando US$ 15,2 bilhões em vendas. No ranking global, o Brasil permaneceu na terceira posição, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

A boa notícia para as marcas, entretanto, é que a tendência de crescimento, deverá permanecer nos próximos cinco anos. A Euromonitor prevê 73,3% até 2028, totalizando R$ 9,2 bilhões, bem acima do resultado esperado para o mercado global no mesmo período (40,8%).

Proteção e cuidado

De acordo com pesquisa da Mintel, com o aumento das preocupações com a pele e o bem-estar, os consumidores estão mais dispostos a investir em produtos que ajudem a proteger sua pele dos danos causados pelo sol, mas que também tragam outros benefícios. Entre os consumidores brasileiros, 61% buscam protetores solares faciais que ofereçam hidratação à pele. Outros benefícios incluem resistência ao suor (51%), inclusão de vitaminas (44%) e propriedades antienvelhecimento (43%).

Para Paulo Roseiro, diretor executivo de categoria Beauty do Grupo Boticário, que conta com quatro marcas atuando na categoria, Australian Gold, O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice?, a demanda por produtos de proteção solar está em constante crescimento, o que impulsiona a inovação e o desenvolvimento de novas formulações e tecnologias pela indústria cosmética, criando oportunidades de negócios e estimulando a economia do setor para atender ao público. “Vale lembrar que a proteção solar não está apenas relacionada à beleza, mas, sim, a uma questão de saúde pública e bem-estar e, por isso, nós queremos ajudar os brasileiros a alcançarem essa qualidade de vida”.

Roseiro conta que Australian Gold foi pioneira em desenvolver um protetor solar “seguro para corais” no Brasil. Em 2022, foi lançada a linha Boti.Sun, que oferece produtos de proteção solar adaptados para todos os tons da pele brasileira. Com acabamento 100% transparente, os produtos contam o Sistema de Proteção Sonnenstrahl, tecnologia que combina biopeptídeos e potentes filtros solares para oferecer proteção multinível contra os raios UVA, UVB e ação antioxidante e antipoluição.

A marca Quem Disse, Berenice? ampliou sua linha de proteção solar este ano Protetor Solar Delícia FPS 70 Skin.q, que oferece multifuncionalidade, textura fluida de fácil aplicação e absorção e sensorial que proporciona frescor a pele, além de ação antioxidante, por meio da carnosina.

Já a Eudora co-criou o Protetor Solar Facial Antioleosidade FPS 70 Niina Skin com a influenciadora Niina Secrets, que possui acabamento invisível, que não deixa resíduo ou efeito esbranquiçado e não interfere na maquiagem. O item é enriquecido com niacinamida e carnosina. A marca também oferece o Neo Dermo Etage Protetor Solar Facial Defense, enriquecido com Vitaminas E e B3, juntamente com Ômega 3 e 6.

Fluido e stick

A Adcos desenvolveu dois novos produtos 100% minerais com texturas diferentes: o Protetor Solar Stick Mineral FPS 50 e o Protetor Solar Fluid Mineral FPS 50. Os produtos hidratam, suavizam e regeneram a pele conforme o uso, e estarão disponíveis em dois formatos: fluido e stick, reforçando o pioneirismo da marca nesta segunda categoria.  Ambas as fórmulas são enriquecidas com ácido hialurônico de muito baixo peso molecular.

O protetor em stick, segundo a marca, é o primeiro no Brasil 100% mineral no formato e conta com uma tecnologia avançada de muita resistência à água e ao suor, tornando-se ideal para prática de exercícios. Além disso, também conta com probióticos e aloe vera, que atuam na regeneração e fortalecimento da barreira cutânea contra agressores externos.

Veja a notícia na integra: (https://cosmeticinnovation.com.br/crescimento-de-288-nas-vendas-de-sun-care-no-brasil-em-2023-surpreende/)

(Fonte: Cosmetic Innovation, 29 de abril de 2024)

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