ABRE

Mercado europeu de papel para embalagens inicia 2025 com novas quedas de preço


Redução na demanda e excesso de capacidade pressionam valores, enquanto fusões e aquisições seguem como estratégia para equilibrar o setor

O mercado europeu de papel para embalagens iniciou 2025 com novas reduções nos preços, refletindo a demanda ainda moderada dos consumidores. Em janeiro, o testliner registrou uma queda de 3% em relação ao mês anterior, atingindo 670 euros por tonelada métrica. O kraftliner também teve retração, com um recuo de 2%, chegando a 865 euros por tonelada.

Enquanto os preços do papel apresentaram queda, os custos das matérias-primas registraram leve alta. A pasta kraft de madeira de fibra longa branqueada do norte (NBSK) teve um aumento de 0,7%, alcançando 1.430 euros por tonelada. Já os preços do papel recuperado permaneceram estáveis no período.

O cenário de demanda enfraquecida e excesso de capacidade no mercado mantém a concorrência intensa entre os fabricantes, pressionando as margens do setor. Para otimizar ativos, empresas seguem investindo em fusões e aquisições. Em outubro de 2024, a Mondi anunciou a aquisição dos ativos da Schumacher Packaging na Alemanha, Benelux e Reino Unido por 634 milhões de euros. Já em janeiro de 2025, a Comissão Europeia aprovou a venda de cinco fábricas da International Paper na Europa, em uma negociação avaliada em 7,16 bilhões de dólares.

Com o setor ainda ajustando sua capacidade produtiva ao ritmo mais contido da demanda, os preços do papel para embalagens podem permanecer sob pressão. No entanto, a consolidação da indústria pode contribuir para um equilíbrio na oferta, possibilitando uma recuperação gradual da rentabilidade ao longo do tempo.

(Fonte: Portal Packaging, 21 de fevereiro de 2025)

Deixe seu comentário