Público vegetariano cresce no Brasil: como os supermercados podem atender esse perfil de shopper
04/10/2024
Em entrevista para a SuperVarejo, Elaine Queiroz, diretora de Operações da Hortifruti Natural da Terra, comentou sobre as estratégias da rede para atender os consumidores
Nos últimos anos, a crescente conscientização sobre saúde, meio ambiente e bem-estar animal tem levado um número significativo de pessoas a adotarem dietas vegetarianas. De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE e divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, número que representa um crescimento de 75% em relação a 2012.
Assim, os supermercados têm um papel fundamental na oferta de produtos que atendam a esse público específico. Um dos principais fatores que influenciam a experiência de compra dos vegetarianos é a diversidade de produtos disponíveis. Supermercados devem ampliar as seções de alimentos à base de plantas, incluindo produtos a granel e disponibilizar alternativas vegetarianas para produtos tradicionais, como opções de carnes vegetais.
A disposição dos produtos e a criação de seções específicas podem tornar a experiência de compra mais agradável. Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, o Hortifruti Natural da Terra destaca a importância da exposição separada para os produtos vegetarianos na parte de perecíveis, nas unidades da rede, os itens de laticínio vegano como iogurtes, manteiga e requeijão ficam agrupados dentro do balcão de produtos refrigerados. Já proteínas vegetais como hambúrgueres e embutidos, pratos prontos veganos e outros itens, ficam agrupados na seção de congelados. A rede acredita que essa organização facilita a identificação para os clientes que buscam opções sem origem animal.
Elaine Queiroz, diretora de Operações da Hortifruti Natural da Terra, comenta que para se destacar na oferta de produtos veganos é preciso ter sortimento adequado, entendendo que o público é altamente informado sobre a origem dos produtos e quer comprar não apenas alimentos, mas também produtos para outras necessidades, como itens de limpeza ou cuidados pessoais, por exemplo. “Isto exige do varejista uma visão ampliada sobre o processo produtivo de itens orgânicos e o entendimento que é um estilo de consumo consciente e que se preocupa com toda a cadeia. É necessário investir em treinamento dos times de vendas e estimular o engajamento de colaboradores e fornecedores.” finaliza a executiva.
Atender o público vegetariano é uma oportunidade valiosa para os supermercados não apenas expandirem sua base de clientes, mas também promoverem um estilo de vida mais sustentável e saudável. Essa transformação não é apenas uma tendência, mas um reflexo das mudanças nas preferências alimentares da sociedade.
(Fonte: Super Varejo, 26 de agosto de 2024)