ABRE

Rotulagem na América Latina e seu impacto no consumidor


Levantamento aponta que os rótulos de advertência nutricional, que informam e auxiliam os consumidores, influenciam na decisão de compra para 40% dos consumidores da região

O consumidor latino-americano prioriza a saúde ao escolher alimentos e bebidas. E nesse sentido, os rótulos dos produtos exercem um papel fundamental, já que informam e auxiliam os consumidores a ter uma dieta mais saudável, controlar o peso e evitar doenças crônicas.

Segundo levantamento da Innova Market Insights, apresentado no primeiro dia do Innovation Hub, atração da Food ingredients South America (FiSA), 40% dos consumidores na América Latina afirmam que os rótulos de advertência nutricional possuem algum nível de influência na sua decisão de compra. Considerando-se apenas o Brasil, esse percentual sobe para 52%, enquanto apenas 10% apontam que os rótulos não influenciam em sua decisão.

“Após a pandemia, as pessoas estão muito mais ligadas aos cuidados com a saúde. Além de exercícios físicos, mais de um em cada três consumidores na América Latina limitaram o consumo de açúcar, gordura e sal para melhorar a saúde nos últimos 12 meses”, afirma Ana Alícia Martínez, Regional Insight Manager da Innova Market Insights.

Rotulagem em números

De acordo com dados da Innova Market Insights, um em cada dez produtos na América Latina possui rótulo de advertência de gordura saturada ou sódio, ou ambos. No entanto, levando-se em consideração apenas os lançamentos mais recentes de alimentos e bebidas, 22% dos produtos já contam com rótulos de advertência nutricional, principalmente itens de confeitaria e lanches.

A expectativa é que essa tendência continuará mudando as percepções sobre alimentos saudáveis, tanto que o estudo aponta que 59% das pessoas acreditam que sua percepção de produtos que anteriormente consideravam saudáveis/não prejudiciais mudou ou mudará com o aparecimento dos rótulos regulatórios.

Além disso, 55% dos consumidores aumentaram ou diminuíram o consumo de determinados produtos em função das advertências nos rótulos. Por fim, 57% optaram por um produto diferente dentro de determinada categoria após comparar os rótulos de advertência nutricionais.

Direções futuras dos ingredientes

O levantamento indica que ainda há certa relutância em ingredientes que possam comprometer os sabores dos produtos. Daí a importância de inovações que ampliem as opções disponíveis aos fabricantes.

Entre as inovações, as apostas incluem sais com baixo teor de sódio e intensificadores de sabor com sabores mais naturais. Ingredientes que realçam outros sabores e a exploração de novos formatos físicos para o cloreto de sódio poderão ajudar a melhorar a percepção do consumidor sobre o salgado. Também se espera que adoçantes como o maltitol e o isomalte, além de fibras solúveis funcionais, se tornem mais prevalentes à medida que os produtores exploram métodos para replicar a funcionalidade e a doçura do açúcar.

(Fonte: Food Connection, 06 de agosto de 2024)

Deixe seu comentário