ABRE

Congraf quer crescer nas grandes tiragens com Heidelberg


Em setembro deve se encerrar mais uma etapa de modernização na unidade fabril da Congraf, gráfica especializada em embalagens em papelcartão instalada na Zona Sul da capital paulista. O marco será a chegada da impressora offset plana Speedmaster XL 106 8+L, que promete acelerar a produção de cartuchos.

No ano passado, a empresa investiu em maquinário de pós-impressão para ganhar velocidade na entrega dos produtos. Em janeiro de 2021 iniciou as obras de expansão da planta justamente para melhor acomodar a nova impressora. O equipamento substituirá com louvor uma outra máquina, aumentando de forma significativa a produtividade da empresa. “Essa Speedmaster é uma engolidora de trabalhos”, afirma Sidney Anversa Victor, Fundador da Congraf. “Além do setup muito rápido graças ao alto grau de automação, escolhemos uma offset oito cores para facilitar a confecção de cores especiais”, completa. O empresário destaca ainda os ganhos com a redução no custo de manutenção proporcionados pela troca de um outro mais antigo.

Integrante da geração 2020, chancela para sistemas que levam a automação a outro patamar ao incorporarem o conceito de Inteligência Artificial, a XL 106 8+L traz processos que reduzem os riscos de erros por meio de ferramentas UX (User Experience). Esse sistema possibilita uma interface mais intuitiva entre o operador e a impressora, reduzindo os pontos de contato, o tempo e o desperdício de insumos, além de otimizar a reprodutibilidade dos trabalhos. A máquina conta, ainda, com verificação automática do impresso por meio de espectrofotômetro, o que garante a reprodução exata do PDF aprovado pelo cliente. “Entraremos no segundo semestre com força total”, afirma Sidney.

Parceira da Heidelberg de longa data, a Congraf conseguiu atravessar as instabilidades geradas pela pandemia sustentada por uma gestão eficiente e dinâmica, que reconhece a importância do investimento em tecnologia de ponta. A gráfica projetava um aumento de 10% na receita em 2020, expectativa impactada pela Covid-19. Depois da queda no faturamento em meados do primeiro semestre, a empresa viu a curva subir de forma acelerada a partir de junho, encerrando positivamente um período que poderia ter sido ainda mais complexo.

Este ano começou com a conquista de novos clientes, alimentando a confiança da Congraf nos mercados em que atua: cosmético, farmacêutico e de higiene e limpeza, estimulando a gráfica a ampliar sua presença no mercado. E a estrutura produtiva por trás dessa estratégia já está garantida.

(Fonte: Heidelberg, 04 de maio de 2021)

Deixe seu comentário